quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dom Geraldo Lyrio preside celebração de abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu, ontem (07), em Itaici (SP), a celebração de abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC). O evento reuniu 480 catequistas de todo o país, dentre os quais, dois cardeais, 25 bispos, vários padres e religiosas, além de assessores da CNBB. Eles discutirão, até domingo, 11, o processo de iniciação dos batizados à vida cristã.

A celebração foi marcada por símbolos que lembram a adesão das pessoas fé cristã pelo batismo e seu compromisso com o anúncio do evangelho de Jesus Cristo. Ao final, os coordenadores da catequese nos 17 Regionais da CNBB entregaram a cada participante uma cruz, lembrando o compromisso de todos como missionários assumido no dia do batismo.

A primeira Semana Brasileira de Catequese foi realizada pela CNBB em outubro de 1986 e teve como tema “Catequese, fé e vida em comunidade”. Em 2001, a 2ª Semana de Catequese discutiu o tema “Com adultos, catequese adulta”.

A 3ª SBC faz parte da programação do Ano Nacional Catequético, lançado pela Comissão Bíblico-catequética da CNBB. Segundo o presidente a Comissão, dom Eugênio Rixem, a Semana “é a culminância de todas as atividades desenvolvidas ao longo do Ano Catequético”. “O tema ‘Iniciação à vida cristã’ nos desafia a centrar forças na ação evangelizadora através de uma catequese que forma para o discipulado”, completa.

Fonte: C.N.B.B.

Nenhum comentário: