quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Militantes do MFC destacam importância do Movimento na valorização da família



Na sessão que comemorou os 41 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista, Rita de Cássia Mota Menezes, coordenadora do Movimento na Área de Fátima, destacou as ações do MFC em Conquista, no resgate da dignidade humana, construção da cidadania e assistência a famílias carentes.

Menezes ressaltou os encontros de casais; comemorações de datas que dizem respeito à família como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia da Criança; projetos de ação social e integração das famílias, além de ações voltadas para questões da espiritualidade. “Sabemos que a missão é grande e que precisamos caminhar muito em defesa das famílias”, disse.

Valmir Mota Sampaio, coordenador do MFC em Conquista, agradeceu ao vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em realizar a sessão em celebração aos 41 anos do Movimento. Sampaio afirmou o trabalho do MFC está concentrado no fortalecimento das famílias, defendendo a fidelidade no casamento e manutenção da família.

Destacou a fundação do Centro de Formação Humana (CFH), que tem sede própria no Bairro Conjunto da Vitória. Segundo Sampaio, o terreno foi doado pela Câmara Municipal há 12 anos. “Queremos o apoio dos vereadores quando apresentarmos nossos futuros projetos”, disse.

Para Valdemir Oliveira Dias, coordenador do MFC em Conquista, a sessão foi uma oportunidade para divulgar as ações sociais do MFC. Dias também fez uma breve retrospectiva histórica do Movimento, que atua no Brasil desde a segunda metade da década de 1950. Segundo o coordenador, nestes 41 anos do MFC em Conquista, muitos avanços foram alcançados, especialmente na preservação da família.

“Não compactuamos com a degradação da família que os meios de comunicação pregam”, disse, ressaltando que o MFC não é restrito apenas para casais, mas a todos os que querem lutar pelo bem das famílias.

José Ildo Pereira de Oliveira, que representou a coordenação estadual do MFC, destacou as bases que norteia as atividades no Movimento, especialmente sua ligação com a Igreja Católica. Enfatizou a história do MFC na América Latina e no Brasil, especificamente em trabalhos realizados com grupos. “Nosso objetivo sempre foi alcançar as famílias”, declarou.

O vice prefeito Ricardo Marques, ressaltou a importância do MFC, do qual participou quando era criança e apóia. “Desejo sucesso neste caminho. Nossa sociedade precisa muito de movimentos como este. O poder público deve apoiar as ações do MFC”, disse Marques, parabenizando o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em comemorar os 41 anos do MFC numa sessão mista.

Convidado de honra da noite, Cícero Pereira do Amorim, fundador do MFC em Vitória da Conquista, também agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem ao Movimento, e destacou que só com a bênção de Deus o MFC pode superar os problemas ao longo desses 41 anos.

Amorim salientou a missão evangelizadora do Movimento, o que “dá forças para que todos trabalhem pelas famílias”. Ressaltou as dificuldades enfrentadas no início dos primeiros grupos do MFC em Conquista, relembrando pessoas que tiveram participação decisiva na construção do Movimento. “É com grande alegria que estamos reunidos aqui, 41 anos depois, para celebrar o sucesso do MFC. Há 41 anos temos recebido a Palavra de Deus como alimento para nosso espírito”, disse.

O Pe. Edilberto Araújo Amorim, diretor espiritual do MFC, salientou a importância da família e a valorização dos valores da fé. Lamentou o abandono de crianças e famílias que são desfeitas, porém enfatizou que esta é a ação social do MFC, o resgate das famílias. “São 41 anos deste Movimento em Conquista. São 41 anos com grupos de pessoas disponíveis em lutar pela família. Parabéns a todos e que Deus nos abençoe”, disse.

Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores

Engenheiro Leandro Fonseca participou de reunião do CPP e deu esclarecimentos importântes

O Engenheiro Leandro Fonseca participou na noite de terça (27), no Vocacionário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de uma reunião do CPP, que é o Conselho Pastoral Paroquial, formado por coordenadores e participantes dos diversos movimentos da Paróquia.

O encontro foi aberto pelo Pe. Wesdras, que fez um breve relato sobre o seu estado de saúde e alguns esclarecimentos a respeito das matérias veiculadas na imprensa em relação ao laudo do CREA, informações estas que deram a entender que a obra teria sido feito de maneira clandestina.

O padre informou da participação do Engenheiro Leandro Fonseca na segunda parte da reunião para fazer os esclarecimentos. Por volta das 21 horas, Leandro iniciou sua participação, falando por 20 minutos sobre o acidente ocorrido no dia 16/10 e os fatos ocorridos posteriormente.

Destacamos abaixo alguns trechos da fala do Engenheiro:


Sobre a divulgação de informações na imprensa:

Nunca vi tanta gente falar tanta bobagem, tanta asneira ao invés de se preocupar com o trabalho de reconstrução. Querem colocar a mecha de irresponsável no Padre Wesdras. Ontem foi a gota d’água. Ontem eu assistir estarrecido alguém ocupar um cargo e dizer que a obra não estava registrada o CREA, não estava regularizada na Prefeitura, não tinha responsável técnico, pintando um quadro como se a Paróquia Aparecida fosse comandada por uma pessoa altamente irresponsável e desqualificada. Eu fico imaginando como pessoas que tem um determinado cargo, tem uma determinada profissão, que tem uma determinada instrução, pode de uma tacada só usar um meio de comunicação para atingir a alguém ou a alguns e não levar em consideração o que realmente o que se passou.

Eu tenho a minha opinião a respeito do que aconteceu, falei isso com o Padre Wesdras desde o primeiro momento mas que só falaria com uma perícia, com um documento porque um técnico não acha, ele tem certeza. Ele não pode nunca falar que ‘eu acho que isso aconteceu’. Ontem, eu tinha falado com o Padre Wesdras para que assim que tivéssemos o resultado do laudo fizéssemos um pronunciamento, ele como a pessoa que contratou o responsável técnico e eu como o contratado apresentando as questões técnicas envolvidas. Mas nós fomos surpreendidos com essas palavras indevidas, ou mal colocadas, como tentaram procurar depois o Padre George para dizer que não foi bem aquilo, como se pudesse com isso evitar que essas palavras faladas não fossem muito longe. Eu vi a matéria, com coisas verdadeiras e coisas não verdadeiras e uma palavra extremamente truncada, não sendo possível entender o que aquilo queria dizer. Aí eu afirmei ao padre que procuraria o meio de comunicação que divulgou essa matéria para que houvesse um posicionamento da pessoa que teoricamente não existia, que era alguém que estava escondido.

Critério para realizar o trabalho

No dia que eu cheguei a essa Paróquia para executar esse serviço eu botei lá a minha placa que estava identificando que ali tinha um profissional, quem era o profissional e o que eu estava fazendo na Paróquia. E eu não cheguei aqui por acaso. Eu fui convidado pelo Padre Wesdras e de pronto eu me dispus a executar.

As condições que encontrou a Paróquia

Tenho o cuidado que sempre que entrar em determinado lugar para executar qualquer tarefa, por mais simples que seja, olhar, com um olhar técnico para ver se tem paredes rachadas, se tem uma viga rachada, se tem alguma coisa que possa comprometer a estabilidade daquilo que a gente está entrando. É a nossa vida e a de vocês que estarão em jogo e nós não detectamos em nenhum momento absolutamente nada na Paróquia que indicasse que havia um perigo iminente de acontecer qualquer tipo de acidente.

O Forro

Trocamos aquele forro e 60 dias depois , todos que freqüentam a Paróquia se lembram que apareceram algumas fissuras próximas ao Altar e nós investigamos. Recebi uma determinação do Padre Wesdras para descobrir o que era aquilo, abrimos o forro, verificamos que existiam duas tesouras seladas, automaticamente ele determinou que fosse corrigido, o que foi feito e em nenhum momento nós escondemos isso. Ficou aí um bom tempo. As pessoas que freqüentavam a igreja presenciaram, porque ficou o buraco lá para que a gente pudesse verificar se aquilo que foi feito estava realmente seguro. Depois de um determinado tempo nós fechamos porque as correções necessárias foram feitas. Após isso, sempre tivemos o cuidado, enquanto estávamos continuando com a obra, de observar para ver se aparecia ou não alguma coisa naquele ou em outro lugar que indicasse que havia algo errado. Nesse período todo nós não identificamos absolutamente nada.

O desabamento

Quando aconteceu o desabamento no dia 16, procurei o Padre Wesdras e outras pessoas, para saber o que aconteceu. Tanto ele, como todas as outras pessoas relataram fatos idênticos, que em determinado momento ouviu um estouro, como se fosse um tiro. E pela forma que as pessoas me informaram, só existem dois motivos para ter ocorrido o problema nas tesouras: ou existia uma peça antiga trincada com um nó na madeira e que não estava visível ou houve realmente um determinado ponto que a madeira não agüentou.

Solidariedade

Enquanto tem gente que fica tentando colocar fogo neste assunto, eu recebi, desde o dia 19/10, ligações de pessoas da Paróquia de vocês e de outras Paróquias que simplesmente falavam assim: quando isso acabar conte com as madeiras, para que a gente faça as tesouras e a gente recoloque, outros oferecendo o telhado. Em nenhum momento eu falei isso e tinha marcado uma reunião para esta quarta-feira, 28, com os Padres George e Wesdras para informar a respeito dessa situação. Ainda enquanto ele estava no hospital eu disse uma coisa a ele: eu te garanto uma coisa, em fevereiro você entra na Igreja e realiza a sua celebração. E hoje eu disse a mesma coisa aos dois: no primeiro domingo de fevereiro a Igreja estará pronta.

Contratação de um engenheiro

Como eu afirmei hoje e repito a vocês: não havia nenhuma necessidade do Padre Wesdras ter contratado a mim para ser o executor das tarefas porque já tinha um projeto e este projeto já o credenciava, já que não se mexeria na estrutura, era pintura, troca de piso, janela e forro, mas, ainda assim, ele sabiamente contratou, porque senão, hoje estariam dizendo que ele quis ser um arquiteto e tocou a obra de maneira irresponsável.

Por Júnior Patente

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Feliz Aniversário Denise!!!

Uma das coisas mais importantes que possuímos é o dia de hoje,
mesmo que ele esteja exprimido entre o dia de ontem e
o de amanhã merece nossa total prioridade.

Lembre-se neste seu aniversário,
que você pode ser feliz hoje,
que nunca pode parar de perseguir a felicidade e a paz de coração.

Não esqueça de que o amanhã não chegou
e já é muito tarde para ser feliz ontem,
então levante a cabeça,
mostre um grande sorriso de confiança e otimismo
e diga para dentro do seu coração
que você é capaz de realizar grandes projetos em sua vida.

Torçemos muito para que você encontre seu caminho
e que continue buscando incessantemente a sabedoria e sua harmonia interior.

Que possa ter serenidade,
para vencer os problemas e dificuldades
e paciência para obter as respostas que procura.

Foi para ser feliz que Deus te colocou neste mundo,
acredite, que toda sua vida é obra dele e que a vida só vale a pena,
quando estamos rodeados de pessoas tão especiais como você.

De coração tenha um feliz aniversário...

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

Movimento Familiar Cristão comemora 41 anos em Vitória da Conquista

A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (29), às 19h30, no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, sessão mista em comemoração pelos 41 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista. A sessão é uma iniciativa do vereador Beto Gonçalves (PV), católico e militante do MFC.

De origem genuinamente latinoamericana, nascido no Uruguai na década de 1950, o MFC é uma sociedade civil constituída por cristãos leigos, cujos objetivos são evangelizar, humanizar e despertar a consciência crítica para a prática da fé. Por ser essencialmente ecumênico, caminha em estreita comunhão com as igrejas, não fazendo qualquer tipo de discriminação, e exerce o espírito democrático, valorizando, sem distinção todos os seus membros, por meio de suas bases.

É reconhecido de utilidade pública por decreto federal e está presente em 19 estados brasileiros, em quase toda a América Latina e em quase 50 países. No Brasil é coordenado nos níveis local, estadual, regional e nacional por colegiados constituídos de casais ou pessoas interessadas em preservar a família.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O papel espiritual da mãe - Ela é referência de carinho para seus filhos

O que se espera de um pai e de uma mãe para a educação dos filhos? Precisamos olhar para dois papéis bem definidos na família, o papel do pai e o da mãe.

Primeiro, vamos olhar para figura da mãe. Precisamos entender que a diferença entre homem e mulher é desejada pelo Criador, e não é só uma diferença física e genital, mas homens e mulheres são diferentes. Se queremos educar nossos filhos, precisamos de alguém que assuma o papel espiritual de pai e o de mãe. Os animais não têm pais espirituais, mas reprodutores, pois eles não têm papéis espirituais; somente nós seres humanos os temos. O que vemos na nossa sociedade é que esses papéis estão confusos e a sociedade está fazendo de tudo para que isso se torne ainda mais confuso. A sociedade quer abolir a diferença entre o homem e a mulher.

A mulher tem sua identidade e papel de mãe; o homem tem sua identidade e papel de pai. Todas as mulheres da face da terra, inclusive as virgens consagradas, precisam ser mães espirituais. Não existe mulher madura que não seja mãe. Assim também são os homens. Os padres não têm filhos biológicos, mas precisam assumir um coração paterno.

Quando olhamos para esses papéis de pais espirituais, precisamos querer dar frutos, pois ninguém veio à terra para ser estéril, mas para ter filhos espirituais, que é muito mais importante que ter filhos biológicos, pois os animais podem também procriar. Precisamos nos deter nesses papéis espirituais.

O ser humano no mundo inteiro reconhece que ser pai e ser mãe não é simplesmente "parir" um filho, no sentido verdadeiro da palavra, por isso muitos dizem: “eu não tive um pai, uma mãe de verdade”.

Tudo isso que estou falando é pesquisa do padre Vergote, ele descobriu uma coisa referente à mãe. Mãe é quem tem uma disponibilidade afetiva, um o coração aberto, por isso muitos dizem: “minha mãe está sempre de braços abertos para me acolher”. Mãe é colo, aconchego.

A segunda característica da mãe é o amor incondicional; por isso, nos presídios, as mães dizem: “não importa o que meu filho fez, eu continuo o amando”. Não que ela aprova o que ele fez, mas o ama mesmo assim.

Numa pesquisa nos Estados Unidos, descobriram que as mulheres se sentiriam muito mais satisfeitas se pudessem dispor parte de seu tempo para ter mais tempo para a família. A realidade é essa, para que as mulheres se realizem como mulher, é preciso realizar aquilo que está no coração de todas elas: ser mãe. Você mulher, não queira concorrer com seu marido em forma de dinheiro, saiba que seu lado materno sempre será insatisfeito.

Queremos que nossos filhos sejam educados, mas não queremos pagar um preço.

O padre Vergote descobriu que o esquizofrênico e o criminoso (aquele que tem a mente perversa) são pessoas que não têm a figura de mãe. O esquizofrênico tem a figura de uma mãe que é juiz. Vejam que isso tem consequências para seus filhos. Mas será que não existe uma ligação entre o crescimento da violência na sociedade e a ausência das mães na família? Eu não falo da mãe biológica, mas mães e pais espirituais. Se você pode ser pai espiritual e mãe espiritual, seja, pois nossos filhos precisam dessa referência de amor incondicional.

A mãe precisa ser referência de carinho para seus filhos. Há situações em que o marido não consegue emprego e a mulher trabalha, então que o marido faça presença paterna, mas não deixe o filho a mercê da televisão e da internet.

Se você não tem filhos, porque tem problemas para engravidar ou é celibatário, busque filhos espirituais. Ninguém nasceu para ser estéril, mas para ser alegre, então, busque filhos espirituais para que vocês tenham a alegria de auxiliá-los na formação.

A família é dom de Deus, é algo muito precioso aos olhos de Deus.

Mãe é gratidão, ela é o lugar onde a criança vai correndo quando está em perigo. Se você não teve uma boa experiência de mãe, você precisa perdoá-la. Se sua mãe já morreu, assuma a Virgem Maria como sua mãe.

A mãe não pode fazer tudo, mas os filhos precisam ter sua referência de mãe. Às vezes é necessário perder um pouco de dinheiro para ganhar a família.

Padre Paulo Ricardo - Reitor Seminário Cuiabá-MT
www.padrepauloricardo.org

Conquistando o cliente - Por Ítalo Brito

Hoje o grande papel a ser desempenhado nas empresas é a difícil tarefa de encantar e conquistar clientes. A arte de criar oportunidades de relacionamento entre consumidores e empresa é uma função de competência dos atores denominados funcionários que utilizam da estrutura e suas ferramentas, cabendo as instituições criarem um ambiente favorável no processo de encantamento dos consumidores que esperam encontrar muito mais do que uma linha completa de produtos, preços e prazos para atender suas necessidades, partindo da premissa que os mesmos desejam ambientes bem adaptados, com recursos tecnológicos de ponta, luminosidade adequada, show rom encantador, gôndolas e vitrines bem definidas, localização estratégica de fácil acesso com estacionamento rotativo, ambientes climatizados com layout atraente que viabilize o fluxo, e que lhes proporcione um bem-estar de excelência.

A percepção e sensibilidade dos grupos de consumo são interpretadas no panorama empresarial como força motivadora que as empresas utilizam para se organizarem visando o crescimento e o desenvolvimento de sua rede comercial. O que alimenta e fortalece os objetivos das organizações é o sucesso que ela alcança na relação de troca estabelecida entre o que empresa possui em seu portfólio e a decisão de compra dos clientes que compõe o mercado alvo. Levar o consumidor a uma decisão de compra é uma tarefa fundamentada em um conjunto de ações psicológicas que podem ser desenvolvidas através das ferramentas de marketing, estimulando os indivíduos ao consumo e isto vai desde o despertar das necessidades básicas até aos sentimentos gerados pelos desejos, pelo status ou pela auto-realização.

A conquista do cliente se dá pelo viés do conhecimento e da idéias inovadoras aplicadas de forma estratégica nos negócios, ressaltando que é imprescindível que no processo do encantamento para que as empresas possam atrair e efetivar um leque de clientes fidelizados a sua marca, produtos e serviços, é necessário que as mesmas tenham em seu escopo um banco de dados bem definido, com informações atualizadas do seu público-alvo e suas tendências, pois ai está o canal que gera a grande oportunidade de alavancar os negócios; quanto mais se conhece os clientes, mais se torna possível reconhecer suas necessidades e lhe dispensar produtos e serviços compatíveis com seu perfil. Diante do exposto, a conquista de mercado é um esforço estratégico e inteligente de identificar e transformar “não-cliente” em cliente, não perdendo gerencialmente o foco da continuidade que no passado era chamado simplesmente de “pós-venda” e hoje é destacado como um novo conceito, que resultará em uma efetiva fidelização, mas para isto, todas as organizações, seus colaboradores, em todos os níveis devem possuir um elevado grau de comprometimento com os clientes e com os serviços oferecidos, onde a busca da qualidade no atendimento transcenda os limites físicos da empresa, deve ser um objetivo ou desafio coletivo.

As empresas devem pesquisar continuamente as tendências dos consumidores, adotando-se a premissa de que o significado do sucesso é a lealdade do cliente, as vendas cíclicas, as indicações e recomendações. A grande competitividade do mercado é proporcionar o diferencial (no ambiente e no atendimento) aos clientes com a vantagem de poder monitorar o resultado financeiro e mercadológico de todo e qualquer esforço alocado. Em suma, desenvolver um relacionamento comercial é saber que o poder está nas mãos do consumidor, percebendo-se que, ou reconhecemos essa força e adequamos o ambiente focando o bem-estar das pessoas, e lhes oferecemos aquilo que eles realmente desejam, ou teremos poucas chances de vencer os desafios impostos pela competitividade do mercado, uma vez que a concorrência é acirrada. Esteja antenado com os novos tempos; arquitete ou modifique sua empresa com o que há de melhor, a excelência em conquistar e fidelizar clientes está na otimização do ambiente e na melhoria do relacionamento com as pessoas, portanto mude o layout da sua empresa e invista no capital intelectual do seu empreendimento, treine e capacite seus colaboradores para serem os profissionais do século XXI, trabalhe com o tempo a seu favor, antes de procurar produtos e serviços às pessoas procuram pessoas.

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.