sábado, 28 de fevereiro de 2009

Aumenta número de padres em todo o mundo

Na manhã deste sábado, 28, foi apresentado ao Papa Bento XVI, o Anuário pontifício 2009 do qual se podem deduzir algumas novidades relativas à vida da Igreja católica no mundo. O número de sacerdotes aumentou nos últimos oito anos, passando de 405.178 em 2000 para 407.262 em 2006 e 408.024 em 2007.

O número de católicos aumenta em particular na África e Oceânia ; mas diminui na América. Os dados estatísticos referentes a 2007 fornecem uma analise sintética das principais dinâmicas que dizem respeito á Igreja católica nas 2.936 circunscrições eclesiásticas do planeta.

Durante os últimos dois anos a presença dos fiéis batizados no mundo permanece estável, á volta dos 17,3%, como resultado da expansão do numero de católicos (1,4%) a um ritmo que se pode assimilar substancialmente ao da população mundial no mesmo período.

O número de bispos no mundo passou, de 2006 a 2007, de 4.898 para 4.946. O continente com o maior incremento é a Oceânia , com mais 4,7%.

O contributo das várias áreas geográficas para este dado geral é diversificado. Se a África e a Ásia mostram no período 2000-2007 uma dinâmica sustentada, com um aumento respectivamente de 27,6% e 21,2% a América mantém-se estacionaria, a Europa e Oceânia, pelo contrário têm uma taxa negativa de 6,8% e 5,5%.

Fonte: Rádio Vaticano/Canção Nova

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública", CNBB lança campanha e aponta falta de políticas para jovens

Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública", foi lançada hoje (25) a Campanha da Fraternidade de 2009, em Aparecida, interior de São Paulo.

Uma missa presidida pelo arcebispo do Santuário de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, marcou o lançamento oficial da campanha, que pela segunda vez não aconteceu em Brasília, onde fica a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O lema deste ano é "A Paz é Fruto da Justiça". "Numa sociedade onde nós temos democracia, mas falta justiça social, a segurança e a paz correm sério risco", disse o arcebispo de Aparecida.

A falta de políticas para jovens infratores foi apontada pela campanha como um dos principais desafios relacionados à segurança pública do Brasil.

"O trabalho com o adolescente infrator é uma espécie de patinho feio na administração pública", disse o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

"Uma hora ele está na Secretaria de Direitos Humanos, outra na de Justiça, e essas constantes trocas não permitem uma atenção continuada", disse o religioso que foi o responsável pela celebração da missa.

Por Aline Beckstein
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A amizade

Amigo é aquele que não desiste de estar junto

Há várias definições de amizade. Cientificamente falando, para a biologia, sentimentos são reações químicas dentro do nosso corpo e a amizade é a sensação de bem-estar que a pessoa pode nos causar devido às substâncias responsáveis pelo prazer, o qual é liberado por nosso organismo ao sentir sua presença.

Para a psicologia, a amizade pode acontecer devido a três fatores determinantes em nós: os afetos, a afinidade e o inconsciente. Afetos, a necessidade de amar e ser amado, busca de preenchimento. A afinidade: quando gostamos de coisas em comuns, semelhanças. E o inconsciente: nossa mente com tudo o que lá está guardado; o inconsciente não sabe o que é real, não é a lembrança, mas o que está oculto. Um exemplo de inconsciente é o que nós gravamos quando ainda estamos no útero materno, em gestação, nessa fase nosso cérebro já é capaz de gravar as

emoções que sentimos e também as sensações da mãe.

Só por esses argumentos é justo afirmar que o amigo tem força para influenciar em nosso humor, no nosso dia. Também no ânimo e na maneira de ver a vida e interferir nas nossas decisões.

Para o filósofo Aristóteles: “Amigo é uma única alma habitando dois corpos. E embora entrando no universo um do outro não podem perder sua individualidade”.

Amigos se unem nas alegrias e nos sofrimentos, revelando a beleza que há em cada um. Respeita características e não tenta fabricar no outro um modelo da vontade própria. No sentido bíblico temos várias definições para eles [amigos], mas uma é bem marcante: “Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação” (Eclesiástico 6, 7), pois, na adversidade, as verdadeiras intenções de coração são reveladas. Mostra-se amigo aquele que conhece as misérias e as fraquezas do outro e ainda assim continua demonstrando amor por ele.

Amigo é aquele que não desiste de estar junto, qualquer que for a situação. Não se ensoberbece mediante a sua força maior e a fraqueza alheia.

São tantos conceitos sobre esse tema, e em todos, encontramos belos exemplos! O importante é aprofundar-se no conhecimento e no sentido que cada definição pode nos trazer e refletir sobre como estão nossas amizades. Penso que todas as explicações nos mostrarão que o poder da amizade está exatamente na força da entrega. Como estou me entregando aos meus amigos e como eles estão se entregando a mim?

“Amigo é um tesouro”, porque há preciosidades no seu interior, ainda que algumas não venham com embalagens dignas de objetos valiosos, compete a quem é agraciado com o presente, revelar o valor da pérola que está escondida. Quer conhecer uma pessoa? Entregue de si a ela. O que ela fará com as pérolas recebidas é o que lhe mostrará um verdadeiro amigo. Quando expomos nossas vergonhas, nossas deficiências a alguém, estamos entregando força de influência sobre nós. E isso tem que ser processo, não pode acontecer da noite para o dia, mas a cada vez dando uma pérola maior e mais valiosa àquele que se mostra digno de confiança.

A busca do ser humano por felicidade passa pelo amigo. Dar-se numa amizade e ser companheiro vale a pena, ainda que no passado tenha havido decepções. "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" (Mt 7,12).

Deus se faz e nos fala em quem nos ama e está próximo, porque também é nosso Amigo!

Por Sandro Ap. Arquejada
Fonte: Canção Nova

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2009

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2009 acontecerá no dia 25 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O tema da CF deste ano é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça”.

A abertura terá início às 9h, com uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. A missa terá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e outras TVs Católicas.

Além dos bispos, estarão presentes o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, e a coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Logo após a celebração eucarística, o secretário-geral da CNBB e o arcebispo de Aparecida concederão entrevista coletiva à imprensa. Durante a coletiva será divulgada a mensagem do papa Bento XVI sobre a Campanha da Fraternidade.

Solicitado pela Pastoral Carcerária e pela Pastoral da Criança, com o apoio das demais pastorais e movimentos da Igreja, o tema “Segurança Pública” foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, há dois anos, e tem o objetivo de suscitar o debate sobre Segurança Pública na sociedade, bem como sobre as causas da violência e a cultura do medo. Com a CF 2009, a Igreja quer convocar a sociedade a promover uma cultura de paz em todos os âmbitos sociais.

Realizada desde os anos 60, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida no período da Quaresma. A cada ano aborda um tema diferente, com os objetivos de despertar o espírito comunitário e cristão no povo, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização.

Informações:
Telefones: (12) 3104-1041 (Flávia Gabriela)
(61) 8119-3762 (padre Geraldo Martins).


Padre Geraldo Martins Dias
Assessor de Imprensa da CNBB
Fonte: Catolica Net

Bento XVI define data para canonização de dez beatos

No final do Consistório Ordinário Público, que aconteceu neste sábado de manhã, no Vaticano, sob a presidência do Papa Bento XVI, para a canonização de dez Beatos, foram divulgadas as datas destas solenes celebrações, que serão realizadas em Roma.

No terceiro domingo do Tempo Pascal, 26 de abril, serão canonizados o Beato Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), juntamente com o padre Arcângelo Tadini, fundador das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, o Abade Bernardo Tolomei, fundador da Congregação de Santa Maria de Monte Oliveto, da Ordem de São Bento; e ainda duas religiosas italianas, Gerturde Comensoli (fundadora das Irmãs do SS Sacramento) e Catarina Vopicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração.

Os outros Beatos serão canonizados no domingo 11 de outubro: o Padre Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos na ilha de Molokai; o bispo polaco Sigimundo Felinnski, fundador de um instituto religioso feminino; o espanhol Francisco Coll e Guitart, também ele fundador de uma congregação feminina; a francesa Marie de la Croix Jugan, fundadora das Irmazinhas dos Pobres; e finalmente o espanhol Rafael Baron, da Ordem Cisterciense Nuno Álvares Pereira será canonizado em Roma, no domingo 26 de abril.

Fonte: Rádio Vaticano/Canção Nova