quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sexo no casamento

A relação sexual, embora seja marcada pelo prazer, não é só prazer

Algum tempo atrás, seguindo uma moção do Espírito Santo, em um momento de oração, senti que seria bom – para a Evangelização pela Internet – abrir um canal de “diálogo” com os internautas. Sendo assim, escrevi um artigo: “Pergunte para o Padre”. Confesso que fiquei impressionado com o número de comentários e perguntas. Cerca de 100 perguntas em menos de um dia. Acredito que é a confirmação de uma inspiração. Bendito e louvado seja Deus!

Dentre as perguntas que chegaram, muitas são a respeito da vida afetiva sexual. E sobretudo de pessoas casadas, que pedem uma orientação a respeito do que pode e do que não pode na vida sexual dentro do casamento. Não sei precisar exatamente quantas mensagens chegaram com essa preocupação. Mas, posso dizer que foram mais de vinte. Penso que muitas pessoas e muitos casais têm dúvida nesta matéria.

Tentarei ser breve, objetivo e claro. O sexo é uma bênção de Deus. Mas, ele precisa estar no seu devido lugar, ou seja, dentro de uma ordem e de um projeto. Podemos afirmar com toda ênfase que o sexo é uma bênção de Deus na vida e na relação matrimonial, pois, no matrimônio, ele tem a força de unir os cônjuges e de gerar vida. Deus conta com os casais para o aumento da família d'Ele mesmo. Os filhos são uma bênção! E são como que presentes de Deus para os casais. Eles vêm de Deus por meio do sexo santo e respeito dentro do casamento.

Às vezes, somos tentados a ter o seguinte pensamento: “Já que estou casado posso fazer de tudo com a minha esposa, com o meu marido”. Ou ainda: “Dentro de quatro paredes, tudo é permitido ao casal”. Contudo, à luz da fé, da Palavra de Deus e da Doutrina Católica, precisamos corrigir esse pensamento. Pois, o sexo não é simplesmente uma opção de lazer; não é para que o casal se “divirta” às custas da relação sexual. O sexo é tão sagrado como o próprio casamento! A relação sexual, embora seja marcada pelo prazer, não é só prazer. É também, e sobretudo, encontro, doação e meio de santificação.

Por conta de uma vasta fábrica da pornografia, trazida através de vários meios, hoje mais do que nunca precisamos estar vigilantes, para não sermos enganados pelas astutas ciladas do inimigo de Deus. Tenta-se difundir a idéia do “tudo é permitido em busca do prazer e da realização”. Há uma verdadeira pressão para levar as pessoas a pensarem que é normal tudo o que dá prazer; alguns exemplos: sexo anal, sexo oral, troca de casais e tantas outras coisas. Quem se entrega a esta “força do mal” se ilude e tem uma pseuda felicidade, uma falsa realização. Pois, isso tudo só pode levar as pessoas e os casais ao vazio, à frustração e ao desencanto com a vida afetiva.

Por isso, estejamos todos atentos e vigilantes na oração para que a nossa opção de vida não seja causa de pecado, mas, meio de santificação. Encerro com as palavras de São Paulo: “Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade” (1Tes 4,3-5.7).

Viver o sexo no matrimônio – de modo puro e santo – pode ser difícil e até parecer impossível; mas, não o é. Com a graça de Deus e com o esforço pessoal é possível se aproximar da santidade no dia-a-dia da nossa vida.

Que Deus nos ajude a buscar a santidade para que o mundo creia!

Padre Silvio Andrei
Sacerdote Palotino há quase 10 anos. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que pertence à Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo. É membro da Comissão Arquidiocesana de Comunicação de São Paulo e Assessor de Comunicação da Região Episcopal Sé.

Vitória da Conquista é o novo líder do Baianão

O Campeonato Baiano tem um novo líder: o Vitória da Conquista. A equipe do interior foi a Juazeiro e derrotou o time da casa por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27). Agora, com 31 pontos, lidera o estadual, um ponto à frente do Bahia.

O Vitória também triunfou.
Jogando no estádio Barradão, o rubro-negro bateu o Colo-Colo por 3 a 0. Gustavo, Índio e Danilo Rios marcaram para o Leão, que agora ocupa a terceira colocação, com 25 pontos ganhos.

Outros resultados:

Fluminense de Feira 2 x 2 Atlético
Ipitanga 3 x 1 Feirense
Camaçari 2 x 2 Itabuna

Veja como ficou a classificação:

1 Vitória da Conquista 31 pts 14 jogos
2 Bahia 30 pts 14 jogos
3 Vitória 25 pts 14 jogos
4 Atlético 24 pts 14 jogos
5 Ipitanga 24 pts 14 jogos
6 Colo Colo 21 pts 14 jogos
7 Feirense 16 pts 14 jogos
8 Itabuna 16 pts 14 jogos
9 Camaçari 15 pts 14 jogos
10 Fluminense 14 pts 14 jogos
11 Juazeiro 9 pts 14 jogos
12 Poções 5 pts 14 jogos

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cresce a pressão sobre o papa para que reveja o celibato dos padres

"Não é uma exigência teológica", diz o líder da Conferência Episcopal da Alemanha
Bento 16 deseja que haja mais vocações para que "a Igreja possa continuar sua missão evangelizadora", mas não explicou como pretende conseguir isso.

Milhares de paróquias não têm sacerdote na Espanha ou são dirigidas por padres vindos de outros países. Alguns são casados e têm filhos. Se fossem espanhóis não poderiam exercer, apesar de o bispado de Tenerife ter ordenado sacerdote no ano passado um pastor anglicano converso, com mulher e filhos.

É o eterno debate do celibato opcional do clero. Ele foi reaberto pelo novo presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, o arcebispo Robert Zollitsch. Ele substitui o cardeal Karl Lehmann, que estava no cargo havia 20 anos. Zollitsch apostou em "um catolicismo aberto" e apontou dois caminhos: um apoio hipotético aos casais homossexuais de fato e "a eliminação do celibato obrigatório". O prelado salientou o que já se sabe: que a relação entre o sacerdócio e o celibato não é necessária do ponto de vista teológico.

A voz do prelado alemão não foi a única esta semana a favor do celibato opcional. Os presbíteros do Brasil sugeriram essa alternativa no documento final de sua reunião anual, na terça-feira passada. Também pedem ao Vaticano "orientações mais seguras e definidas sobre o acompanhamento pastoral para os casais de segunda união", isto é, os católicos divorciados que se casam de novo. Os 430 delegados que participaram do 12º Encontro Nacional de Presbíteros no estado de São Paulo representavam 18.685 sacerdotes de 269 dioceses brasileiras.

As duas reivindicações são contrárias às normas que a Igreja Católica se negou a discutir até hoje. As resoluções serão analisadas pelo prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, o cardeal Claudio Hummes, também brasileiro e que já admitiu em dezembro de 2006 que "embora o celibato faça parte da história e da cultura católicas, a Igreja pode refletir sobre essa questão, pois o celibato não é um dogma, mas uma norma disciplinar".

"Bem-vindas sejam notícias como essa. Especialmente é motivo de profunda alegria que um episcopado do significado do alemão formule que a Igreja deve avançar conscientemente em um tema tão importante para a comunidade eclesiástica como o do celibato opcional e livre dos sacerdotes. Além disso, é maior nossa alegria quando a notícia vem unir-se à voz de outros bispos, cardeais e comunidades que pedem o mesmo há anos", disse ontem o espanhol Julio Pinillos.

Sacerdote casado, Pinillos também foi padre operário e hoje ganha a vida como professor. Embora não oficialmente, continua com uma atividade pastoral em um bairro periférico de Madri.

No mundo há 80 mil sacerdotes casados (40 mil na Espanha), bem organizados e em diálogo com muitas conferências episcopais para avançar para o celibato opcional, "sempre dentro da fidelidade ao Evangelho", salienta Pinillos, que foi dirigente desse movimento durante anos.
.
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Fonte: Jornal El País


Juventude tem um novo encontro com o Papa em Aparecida

A cidade de Aparecida mais uma vez foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar um evento de grande importância para os cristãos, principalmente os jovens universitários: a “Jornada da Juventude do Brasil com o Papa”, cujo tema será: “Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor”.

O evento será realizado no dia 1º de março na sala Paulo VI no Vaticano e terá a participação, através de videoconferência, das cidades de Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália), Nova York (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador) e APARECIDA (BRASIL).

A juventude de Aparecida e de todo o Brasil estará reunida no Santuário Nossa Senhora Aparecida, participando deste encontro com o Papa Bento XVI, via satélite. Segundo Dom Damasceno, essa jornada com os jovens universitários é comum na Europa e agora eles decidiram estendê-la para as Américas. “É necessário que a igreja fale com os jovens porque o mundo precisa de jovens bem orientados não só profissionalmente, mas também espiritualmente”.

A jornada será realizada das 13h às 15h (horário brasileiro). “Será uma celebração presidida pelo Papa Bento XVI e acompanhada por um telão no Santuário Nacional. Mas durante a manhã, nós também vamos ter uma programação especial para esses jovens universitários”.

Segundo a comissão de organização no Brasil, a programação começa às 10h na Tribuna do Papa, no pátio João Paulo II, no Santuário Nacional, com a apresentação de bandas católicas. Na seqüência, o professor e ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, fará palestra sobre o tema: “Juventude chamada a construir a civilização do amor: afetividade, cidadania e ecologia”. Também haverá depoimentos de jovens universitários envolvidos em movimentos e pastorais da igreja.

Após intervalo para o lanche, os universitários vão se reunir no interior da Basílica para a celebração com o Papa Bento XVI. A programação termina com uma missa celebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, às 16h, no Santuário.

Confira a programação:
10h00 – Acolhida dos jovens e movimentos na Esplanada João Paulo II
10h30 – Conferência – Prof. Dr. Gabriel Chalita: Juventude chamada a construir a civilização do amor, Afetividade, Cidadania e Ecologia
11h15 – Testemunhos Folcolares
Opus Dei
Caminho Catecumenal
Renovação Carismática Católica
Pastoral da Juventude
Pastoral Universitária Shalom
11h45 – Almoço
12h30 – Retorno para o interior da Basílica para o encontro com o Papa
13h00 – Início do Encontro com o Papa Bento XVI – Interior da Basílica
16h00 – Missa de Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Aparecida

Homens resistem aos consultórios

Eles se acham invencíveis. A menos que sofram um acidente ou possuam alguma doença aguda, os homens não freqüentam médicos. O resultado desse comportamento, em alguns casos, é a submissão a tratamentos às pressas, com diminuição de chances de cura devido ao diagnóstico tardio.

Assim como as mulheres visitam o ginecologista anualmente, os homens devem dedicar-se a exames de check-up para verificação de diferentes tipos de patologias: avaliação de risco para doença circulatória, neoplasias (tumores), doenças metabólicas, doenças infecciosas, entre outras.

Especialmente a partir dos 40 anos, eles devem adquirir essa consciência.

Uma pesquisa realizada recentemente revelou que a maioria dos homens sente dificuldades em expor problemas de saúde. Muitas vezes, eles estipulam prioridades na vida como o trabalho, por exemplo, e vão remediando as dores e os incômodos com paleativos. Por isso, as campanhas de saúde amplamente divulgadas são fundamentais. Elas incentivam a ida deles aos consultórios. Com a ajuda de uma mulher, claro, seja irmã, esposa ou filha.
.
Um diagnóstico tardio diminui as chances de cura de doenças variadas.

Equipe Bem Estar

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Perdoar pra quê? (Kátia Cristina Horpaczky)

Pra que serve o perdão?
O perdão oferece a possibilidade de conseguir liberdade e alívio.
Quando perdoamos e somos perdoados, nossas vidas sempre se transformam.
As doces promessas do perdão são mantidas.
E começamos uma nova relação conosco e com o mundo.
Vamos fazer um exercício:
Pare alguns minutos e preste atenção nas emoções que a sugestão de perdoar alguém desperta em você.
Permita agora que venha à sua mente uma pessoa que você acha que te fez sofrer.
O que você acha de perdoar essa pessoa?
O que significa para você perdoá-la?
O que você teria que fazer para perdoá-la?
O que é o Perdão?
Perdão é para você e não para o autor da afronta.
Perdão é recuperar seu poder.
Perdão é assumir a responsabilidade por como você se sente.
Perdão pode melhorar sua saúde física e mental.
Perdão é uma escolha.
Perdoar não significa que você deva mudar o seu comportamento.
Se eu perdôo um amigo de quem estou afastada, não preciso voltar a ligar para ele a não ser que eu realmente queira.
Para perdoar não é preciso que você comunique verbalmente que a pessoa está perdoada. Talvez as pessoas com quem você esteja mais zangado sejam aquelas que você não pode contatar.
Perdoar só precisa de uma mudança na percepção, outra maneira de ver as pessoas e as circunstâncias que nos causam dor e sofrimento.
Perdoar é uma decisão de ver além dos limites da nossa personalidade, é ver além dos medos, neuroses e erros.
Perdoar é um modo de vida que vai nos transformando aos poucos de vítimas indefesas em poderosos e co-criadores da nossa realidade.
O que o Perdão não é:
Perdão não é fechar os olhos para a falta de amabilidade;Perdão não precisa ser uma experiência religiosa ou sobrenatural;Perdão não significa se reconciliar com o autor da afronta;Perdão não significa desistir de ter sentimentos.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: GUARDAR MÁGOA E RANCOR PREJUDICA A SAÚDE.
Alguns estudos revelam que:
As pessoas que demonstram mais inclinação ao perdão têm menos problemas de saúde.
O Perdão gera menos estresse.
O Perdão gera menos sintomas físicos.
Pessoas que culpam outras por seus problemas apresentam índices mais altos de doenças cardiovasculares e cânceres.
Até as pessoas que sofreram perdas devastadoras podem aprender a perdoar e a se sentir melhor em termos psicológicos e emocionais.
Auto-Perdão: O maior desafio
Ao meu ver, perdoar a si mesmo é o maior desafio que você irá encontrar, é o processo de aprender a se amar e a se aceitar. No auto-perdão, costuma haver uma grande resistência, pois ele requer uma mudança significativa, uma morte.
Que morte é essa? É um morrer para os velhos hábitos, morrer para a culpa, a vergonha e a auto-crítica.
Quantas vezes condicionamos o auto-perdão a circunstâncias diferentes do momento?
Qual auto-crítica você terá de abandonar para poder se perdoar?
A auto-perdão é um grande nascimento.
Permita-se!