quinta-feira, 22 de maio de 2008

Corpus Christi

Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).

História

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
A Festa no Brasil

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. No Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Adriana, tenha um "Maravilhoso Aniversário".

Parabéns! Feliz aniversário!
Saiba que uma grande felicidade INVADE nosso CORAÇÃO.
Você está ficando um pouco mais velha,
mas não se sinta triste,
isso é sinal de experiência,
isso mesmo, significa que a cada dia
você se prepara para conhecer as ARMADILHAS da vida,
pois sempre há muito o que aprender.
É... E não se esqueça das pessoas
que te admiram tanto
e esperam ver o seu SUCESSO.
Você é um ser de coração fiel
que todos tem o prazer fazer parte da RODA DE AMIGOS
e FAMILIARES QUE TE CERCAM.
Seu sorriso é capaz de confortar as mais tristes almas,
suas idéias movem o mundo.
ADRIANA
Tenha um MARAVILHOSO ANIVERSÁRIO!

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos


terça-feira, 20 de maio de 2008

Vamos conversar diferente

Quanto tempo perdido porque não se procura escutar e acolher o que o outro tem a dizer.
Em muitos relacionamentos há um tipo de conversa que quase sempre acontece dentro do mesmo esquema: provar que um está certo e que o outro está errado. Durante a conversa (melhor dizendo: a discussão), cada um fica mais preocupado em:

• rebater o que o outro está dizendo;

• derrubar os seus argumentos;

• desmerecer o outro e seus argumentos;

• apelar para sua moral, etc..

Enquanto um está falando, o outro nem presta atenção, porque está preocupado em arranjar argumentos que possam contradizer ou rebater o que está sendo dito por essa pessoa. Assim, fica uma conversa emperrada e infrutífera. Não favorece em nada o relacionamento. No final, teria sido bem melhor que nem tivesse acontecido. Piorou. O muro ficou ainda maior do que já estava. Quanto tempo perdido porque não se procura escutar e acolher o que o outro tem a dizer. Ninguém de nós é juiz de si próprio. Se o outro está falando algo de errado a meu respeito “ele está me prestando um favor”. É como se eu estivesse carregando uma placa nas costas e alguém me avisasse, pois, o que eu não consigo ver, o outro percebe. Devo ficar bravo ou agradecer pelo aviso? Triste situação e perda de tempo quando não se consegue escutar e deixar que o outro expresse o que pensa e sente.

UMA RECEITA

Não rebata o que o outro está expondo. Se você não concorda, então questione para que ele argumente e prove o que está dizendo. Se alguém afirmar para você que determinada pedra vem da lua, ele deve provar o que está dizendo. Caso contrário, quem cairá no descrédito será ele próprio. Por que ficar rebatendo o que outro diz? Será que ao menos em parte ele não tem razão? Não seria um absurdo partir para a agressão quando o médico nos dissesse que temos uma doença grave? Que bom que ele descobriu! Assim vamos nos tratar para melhorar.

Da mesma forma: Que bom que alguém teve coragem de me dizer em que estou errando! Vou tratar de me curar. Melhorarei e serei uma pessoa bem mais simpática e querida por todos. Há relacionamentos que há anos vêm acontecendo dentro do esquema “um argumentando que está certo e que o outro está errado”.
Tente, ao menos por alguns dias, ou meses uma forma diferente. Seja criativo e inovador. Mesmo que não dê os resultados esperados, você estará fazendo ricas descobertas sobre relações humanas.

Por: Padre Alir http://blog.cancaonova.com/padrealir

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Feliz aniversário, amigo Edfran !!!

Amigo
é alguém que te dá um pedacinho de chão
quando é de terra firme que você precisa;
Ou um pedaço do céu se é sonho que te faz falta.

Amigo é mais que mão estendida,
é mente aberta,
coração pulsante,
costas largas...

É aquele que dá e não espera o retorno,
porque o ato de compartilhar já o satisfaz;

É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você;

É aquele que entende o seu desejo de voar e subir;
Fica enfurecido ao enxergar o seu erro,
embora saiba que perfeição é utopia;

É o Sol que seca suas lágrimas e a polpa que adoça seu sorriso.
É quem não tem egoísmo;

Amigo é aquele que toca sua ferida,
vibra com as suas vitórias,
ou faz piadas para amenizar o problema.

Amigo na verdade é quem te ama e ponto final.

É quem tentou e fez;
É quem sorri sem achar motivo aparente,
a ao achar aquilo que você nem sabia que procurava.

É aquele que te ouve no telefone com a mesma atenção de quem está olhando nos olhos.

Amigo é quem ouve e fala com o olhar.
Tem a palavra certa e o olhar expressa dor ou alegria.
É a Lua, a estrela mais brilhante, a luz que renova a cada instante.
Amigo é aquele que diz "te amo" sem risco de ser mal interpretado.

É verdade, razão, sonho ou sentimento.

E amigo é pra sempre,
mesmo que sempre não exista.

Feliz aniversário, meu amigo!!!
Uma mensagem do Grupo Novos Amigos ao amigo Edfran.

domingo, 18 de maio de 2008

Bento XVI lembra papel central e insubstituível da família

O Papa recebeu esta Sexta-feira no Vaticano duas centenas de participantes num Fórum de Associações Familiares européias, tendo como tema “A aliança pela família na Europa: o associacionismo protagonista”. Bento XVI recordou a coincidência de se celebrar este ano o quadragésimo aniversário da Encíclica “Humanae vitae” e o vigésimo quinto da Carta dos Direitos da Família, apresentada pela Santa Sé em Outubro de 1983.

Dois documentos da Igreja “unidos na sua inspiração”, observou o Papa: “Se a Humanae Vitae, corajosamente e em contracorrente com a cultura dominante, recorda com firmeza a qualidade de amor dos esposos, não manipulado pelo egoísmo e aberto à vida, a Carta dos Direitos da Família põe em evidência os direitos inalienáveis que permitem à família, fundada no casamento entre um homem e uma mulher, ser o berço natural da vida humana”.

Citando João Paulo II (“o Papa da família”), Bento XVI sublinhou que “o futuro da humanidade passa pela família”, até porque “a verdade do matrimônio e da família radica-se na verdade do homem”.

“A revelação bíblica é antes de mais uma história de amor, a história da aliança de Deus com os homens. É por isso que a história de amor entre um homem e uma mulher na aliança do matrimônio foi assumida por Deus como símbolo da história da salvação. É precisamente por isso que a união de vida e de amor, baseada no matrimônio entre um homem e a mulher – que constitui a família – representa um bem insubstituível para toda a sociedade, a não confundir nem equiparar a outros tipos de união”, acrescentou.

Perante o inegável aumento das crises matrimoniais e familiares, com tantas famílias que se debatem com condições de preocupante precariedade, surge espontâneo “um pedido de ajuda que interpela os responsáveis das administrações públicas, das comunidades eclesiais e das diferentes agências educativas”, fez notar Bento XVI.

É urgente “unir forças para sustentar, por todos os meios, as famílias, do ponto de vista social e econômico, jurídico e espiritual”, concluiu.

Santíssima Trindade grandeza infinita de Deus

O mundo está cheio de vestígios da grandeza e da sabedoria de Deus. A imensidão do mar, a majestade do firmamento, a beleza das estrelas e das flores, a multiplicidade da vida das plantas e dos animais, e sobretudo a inteligência do homem, que se manifesta nas ciências e nas artes, fazendo dele um vivo reflexo da divindade.

Mas houve quem observasse como, nesse universo uno e múltiplo, há uma particular insistência no ritmo ternário, que deve ter algum misterioso nexo com o próprio mistério de Deus.
Assim é que há três dimensões do espaço: comprimento, largura e altura.
Há três reinos na natureza: mineral, vegetal e animal.
Há três estados dos corpos: sólido, líquido e gasoso.
Há três ambientes em que vivem os seres vivos: terra, água e ar.
Há três etapas do tempo: presente, passado e futuro.
Há três cores fundamentais: vermelho, azul e amarelo.
O mais perfeito dos polígonos é o triângulo eqüilátero, que tem três ângulos iguais e três lados iguais. Há três pessoas do discurso: eu, tu, ele. Há três grandes áreas do trabalho humano: agricultura, indústria e serviços. Há os três poderes no governo democrático: legislativo, executivo e judiciário.

Sem falar na tendência irresistível de dividir uma obra em três volumes e uma conferência em três partes.
Para o homem que observa tudo isso e que tem fé, vem espontânea a pergunta: Deus não estará querendo chamar a atenção para algo de seu próprio mistério? E, depois que sabemos pela doutrina da Revelação que Deus é uno em três pessoas, não temos dúvida em concluir: Deus deixou no mundo vestígios também da Trindade.
O universo é um canto infinito ao Deus Uno e Trino.
E esse canto se torna hoje mais vivo e mais fervoroso pela voz de toda a Igreja, quando o giro do ano litúrgico nos traz a celebração da festa da Santíssima Trindade.
Como que se intensifica esse louvor que milhões de vozes fazem subir ao céu todos os dias: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo". Esses nomes divinos nos quais fomos batizados um dia. Um só Deus em três pessoas: é o mistério fundamental de nossa fé. Somos visceralmente monoteístas, como os israelitas e os muçulmanos: acreditamos que Deus é um só. Mas nós cristãos temos um privilégio que eles não têm: sabemos e cremos pela palavra da Escritura, que em Deus há três pessoas. Há o Pai, princípio sem princípio; há o Verbo (o Filho), nascido do Pai antes de todos os séculos, no esplendor da eternidade; há o Espírito Santo, que, também desde toda a eternidade, procede do Pai e do Filho.
Um pouco como no homem - eis aqui um novo vestígio da Trindade - há o pensamento que procede da inteligência, e o amor que procede do coração. Santo Tomás de Aquino e Bossuet, seguindo os passos de Santo Agostinho, chamam a atenção para esse maravilhoso vestígio da Trindade. Mas, diante do mistério, o que nos cabe é adorar.
A Igreja, desde os primeiros séculos, na voz de seus Concílios, na reflexão de seus teólogos e na oração de seus místicos - particularmente Santa Teresa - vem ajudando o povo de Deus a se aproximar com reverência do grande mistério, seguindo uma luminosa norma de Santo Agostinho, que, aliás, escreveu um precioso tratado sobre a Trindade: "perscrutar é temeridade; crer é piedade; conhecer será um dia nossa eterna felicidade".
Dante Alighieri, depois de ter criado com a riqueza de sua fantasia as mais esplêndidas imagens para descrever o Reino dos bem-aventurados, na terceira parte de sua "Divina Comédia", quando chega à contemplação poética da Santíssima Trindade, tem vôos simplesmente sublimes, como o deste terceto: "O luz que vives de teu próprio ardor, - que em ti te sentes e és por ti sentida, - que em ti, e só por ti, és graça e amor" (Paraíso, XXXIII, 124-126. Trad. de Cristiano Martins).
Mas não consegue ir muito adiante.
E acaba depondo a pena e exclamando: "Da fantasia a força me fugiu" (Ibid. 142). O bom é exclamarmos com São Pauto: "0 abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! " (Rm 11,33). Senhor, nós te adoramos!


Padre Lucas de Paula Almeida

Nascido em Ouro Branco, MG é sacerdote da Congregação São Vicente de Paula há 25 anos.

Músico consagrado, tem várias de suas composições incluídas nas Campanhas da Fraternidade da CNBB.