sábado, 4 de abril de 2009

Campanha da Fraternidade 2009: Violência é tema de debate no Legislativo

Na sessão que discutiu a Campanha da Fraternidade 2009, Fabiano Aurich, que representou a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), cobrou da Câmara apoio para a criação de local apropriado para abrigar menores infratores. Aurich destacou o aumento do número de crimes cometidos por adolescentes e ressaltou os resultados do trabalho realizado pela Polícia Civil em Vitória da Conquista.

Para o padre José Carlos, coordenador da Pastoral Carcerária e pároco da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, é fundamental que a sociedade reflita sobre o crescimento da violência e que elabore estratégias para combatê-la. “Vitória da Conquista é a nona cidade mais violenta da Bahia. É preciso criar alternativas para reduzir este quadro”.


Jorge Chagas, inspetor da Polícia Federal, lamentou a ausência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) promovendo pesquisas sobre o tema e contribuindo para elaboração de estratégias contra a violência. Chagas parabenizou a Igreja Católica pela iniciativa em discutir o tema, porém criticou a postura dos católicos em condenar o uso de métodos anticoncepcionais como estratégia para controle da natalidade. “Precisamos combater todos os tipos de violência e lutar contra o tráfico de drogas”.

O Capitão Aroldo de Araújo, que representou o Comando Geral da Polícia Militar em Vitória da Conquista, parabenizou a Câmara e a Igreja Católica pela iniciativa em discutir o tema, mas ressaltou que, se não houver envolvimento de toda a sociedade, a violência não será superada. Para Araújo, investir em educação e na formação cidadã de crianças e adolescentes é uma estratégia eficaz no combate à violência.


Já Luiz Henrique Machado, representante da Delegacia Especial da Mulher, na sessão especial, afirmou que a segurança pública não se restringe apenas à repressão policial. Machado condenou a postura de políticos corruptos, que desviam recursos públicos que poderiam ser investidos no combate à criminalidade.


O padre Mozart Tanajura Junior, que representou o arcebispo metropolitano D. Luiz Gonzaga Pepeu, ressaltou que a campanha da CNBB induz a uma reflexão sobre a atitude da sociedade diante do problema da violência. “A paz enquanto fruto da justiça perpassa um compromisso pela construção de uma sociedade melhor, onde todos tenham oportunidades iguais”.

Nadjara Régis, secretária controladora do Município, que representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou os vários tipos de violência que assolam a sociedade contemporânea, especialmente a violência contra a mulher e crianças. Para Régis, as pressões do cotidiano impedem que as pessoas encarem os relacionamentos com fraternidade, reduzindo assim, a violência.


Destacou a necessidade da implementação de políticas públicas que fortaleçam os laços comunitários, como estratégia eficaz no combate à violência, a exemplo de investimentos em educação. “Por mais investimento público que se faça no setor social, enfrentamos as dificuldades com a indiferença e individualismo tão presente em nossa sociedade”, afirmou, salientando a importância do envolvimento de todos no combate à criminalidade.

Fonte: ASCOM/Camara de Vereadores

Campanha da Fraternidade é discutida na Câmara Municipal

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (02), sessão especial para discutir a Campanha da Fraternidade 2009, que tem como tema: A paz é fruto da justiça social. A campanha é organizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por objetivo chamar atenção da população para temas polêmicos.


A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Fernando Jacaré (PT), Beto Gonçalves (PV) e Alexandre Pereira (PT), e contou com a presença de dezenas de pessoas interessadas em debater sobre o crescimento da violência em Vitória da Conquista.




O vereador Fernando Jacaré ressaltou a importância da discussão do tema com representantes da Igreja Católica e da população conquistense. “A Câmara é a caixa de ressonância da sociedade e é muito importante que este tema seja debatido aqui, para que juntos, elaboremos políticas públicas de combate à violência”, afirmou.

Fonte: ASCOM/Camara Vereadores

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia Mundial da juventude ao vivo na internet

As celebrações do 24º Dia Mundial da Juventude, que se terão em ambito diocesano, no próximo Domingo de Ramos, em Roma, poderão ser seguidas, pela primeira vez, pela Internet.

Toda a programação do dia, inclusive a Santa Missa presidida pelo papa e a entrega da Cruz e do Ícone do DMJ, será transmitida ao vivo pelo site www.xt3.com, uma rede social criada por ocasião do DMJ em Sydney, nove meses atrás, e que tem registrado um recorde de crescimento: dezenas de milhares de inscritos, de 200 países, e cotidianamente, milhões de visitas, principalmente de jovens.

Como em outros sites de relacionamento, os inscritos dividem idéias, amigos, fotos, fóruns de discussão e páginas interativas. O site também envia mensagens de texto, áudio e vídeo, assinalando informações e entrevistas sobre eventos e temas de atualidade religiosa, política, social, cultural e esportiva que interessam à Igreja, com comentários e reações.

Em setembro passado, o próprio papa, Bento XVI, enviou uma breve mensagem ao site, que rapidamente incrementou o número de páginas. Entre as novidades de mais sucesso, está o podcast semanal inserido para a Quaresma, “Deus tem senso de humor?”, com diversos hóspedes cômicos de sucesso.

Fonte: Rádio Vaticano / Católica Net

Ministério da Educação anuncia novo modelo de vestibular

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira, 31, a proposta do novo modelo de vestibular. O MEC propõe a substituição dos vestibulares clássicos por um outro tipo de exame que privilegia a análise e o raciocínio, no lugar da conhecida decoreba.


O sonho de muitos estudantes é uma vaga em uma universidade federal. Diante de uma concorrência bem maior, a preparação precisa ser redobrada.

Mas o Ministério da Educação quer mudar esta forma de avaliar o aluno. A proposta é aplicar uma prova única, na mesma data e em todo país. O teste seria uma reformulação do atual Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que, na opinião do ministro, poderia ajudar a qualidade da educação para os alunos do Ensino Médio.

E com a nota na mão, os alunos poderão se candidatar à uma vaga em qualquer universidade do país. Luiz Antônio, que saiu de Três Marias (MG) para morar sozinho em Brasília, só viu vantagens.

Por Helen Bernardes
Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Guerra santa: estado pede apoio da Igreja para combater a dengue

A luta contra da dengue da Bahia ganha contornos de luta religiosa. Nesta terça-feira (31), em visita ao cardeal de Salvador e Primaz do Brasil Dom Geraldo Majella Agnelo, o secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, pediu apoio das dioceses baianas no combate do mosquito transmissor da doença, que já matou 29 pessoas este ano.

Ficou acertado que a partir do próximo domingo (05), dia da procissão de ramos, em todas as celebrações da Igreja católica da Bahia haverá campanhas de conscientização dos fiéis sobre as medidas de combate a dengue, que já infectou 32.306 pessoas.

Será dada ênfase nas cidades onde há uma grande incidência de casos, como por exemplo, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Salvador, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Eunápolis.

Na reunião, realizada na Cúria Metropolitana, em Salvador, também estiveram presentes o padre Ademar Dantas, coordenador da arquidiocese de Salvador, e Washington Dantas, chefe de gabinete da Sesab.

Além do apoio dos católicos, o secretário também pretende pedir ajuda de outras religiões. Também no domingo está previsto um curso para quatro mil fiéis na Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus no Iguatemi (Salvador).

A Sesab informou ainda que o apoio das comunidades de religiões africanas também está sendo procurado.

Fonte: Correio da Bahia

terça-feira, 31 de março de 2009

A Santa Missa lhe dá tédio?

A Santa Missa lhe dá tédio?
Prepare-se, pois se encontrará com o Senhor


1. De casa para a Santa Missa, “prepare o seu coração”, pois você se encontrará com o seu Senhor, com uma pergunta: “Pelo que me mostrarei agradecido a Deus? Que levo nas mãos para oferecer-Lhe hoje?”

2. Seja pontual e fique num lugar próximo ao altar, para não se dispersar.

3. Participe de toda a liturgia, cantos, posições do corpo, como o sentar ou ajoelhar-se.

4. Preste atenção às leituras e à pregação do padre. O Salmo é a sua resposta a Deus, por isso cante respondendo ao refrão [do Salmo].

5. Depois de comungar faça um momento de oração, uma ação de graças a Deus por se doar a você mais uma vez.

6. Por fim, marque um pequeno compromisso com Jesus para a semana que vem.

Saiba como se encontrar com o seu Senhor.

Seis razões para ir à Santa Missa

1. Você conhece algum cristão sério que não vá à Missa?

2. A Celebração Eucarística não é uma invenção da Igreja ou dos homens, mas do próprio Jesus, por isso não podemos mudar o que Ele nos deixou.

3. Ir à Missa é encontrar-se com Cristo e constitui um encontro de Seus seguidores entre si.

4. A Missa é um momento privilegiado para escutar a Palavra de Deus.

5. Eucaristia quer dizer “ação de graças”. Você não tem nada para agradecer a Deus?

6. Por fim, a Eucaristia nos alimenta e fortalece.

Não perca tempo! Vá se encontrar com o seu Senhor!

Por Padre Anderson Marçal
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dom Geraldo Majella renuncia ao cargo de Arcebispo-Primaz

O Arcebispo-Primaz do Brasil, D. Geraldo Majella, já apresentou sua renúncia ao Vaticano, segundo o blog Direto da Fonte do jornal O Estado de S. Paulo. O procedimento faz parte das obrigações do cardeal quando ele completa 75 anos.

Ainda não foi confirmada a data de aposentadoria. O cargo de Arcebispo-Primaz é o mais importante no país e tem sede em Salvador. De acordo com o blog, estão sendo os cotados para o lugar de D. Geraldo: D. Raymundo Damasceno, de Aparecida (SP), e d. Walmor de Azevedo, de Belo Horizonte (MG). O bispo Azevedo é baiano e já atuou durante anos em Salvador.

Fonte: Correio da Bahia