sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio perdeu na primeira rodada e esteve perto da vitória antecipada na segunda


Cariocas ficaram atrás de Madri na primeira votação. Na terceira e decisiva, entretanto, a vitória foi de lavada: 66 a 32

Dá para dizer que foi uma vitória de virada. Após o anúncio do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016, nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional divulgou os números das votações nas três rodadas.


1ª rodada 2ª rodada 3ª rodada
RIO DE JANEIRO 26 46 66
MADRI 28 29 32
TÓQUIO 22 20 -
CHICAGO 18 - -

Na primeira, Madri foi a cidade vencedora, com 28 votos, dois a mais do que a candidatura carioca. Chicago foi a eliminada, com 18. Na segunda rodada, o Rio conseguiu uma virada e tanto. Ficou perto até de conseguir a maioria dos votos, o que eliminaria a necessidade da terceira rodada. Somou 46 votos, contra 49 de Madri e Tóquio, somados. Os japoneses levaram a pior e saíram da disputa.

Na rodada decisiva, a vitória foi de lavada: 66 votos para o Rio, e 32 para Madri. Os espanhóis vivem, assim, uma experiência parecida com a de quatro anos atrás. Na briga pelos Jogos de 2012, a cidade teve a maior votação da segunda rodada, mas foi eliminada em seguida, ficando atrás de Madri e Londres. Os ingleses venceram na quarta rodada e ganharam o direito de receber as Olimpíadas.

Fonte: G1



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Após quase 9h, bancários e federação suspendem negociação; reunião será retomada na sexta

Integrantes do Comando Nacional dos Bancários se reuniram por quase nove horas com representantes da Fenaban ("braço" sindical da Febraban - Federação Brasileira dos Bancos) nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, para negociar uma saída para a greve da categoria, que hoje completou sete dias de duração. As partes ainda não chegaram a um acordo e devem retomar a negociação amanhã.

Em todas as unidades federativas do país há bancários paralisados. O número de locais de trabalho fechados mais do que dobrou desde o início da greve, saltando de 2.881 para 6.826, segundo balanço divulgado ontem pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), entidade ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores). O número representa cerca de 35% das agências do país. A Fenaban não informa dados sobre a adesão à greve, que já dura oito dias.

Os bancários rejeitaram proposta oferecida pela Fenaban, que ofereceu reajuste de 4,5% nos salários no último dia 17. A categoria pede reajuste de 10%, além de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) composta por três salários mais valor fixo de R$ 3.850. A proposta da Fenaban previa pagamento de 1,5 salário, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco. Os trabalhadores pedem ainda proteção ao emprego, mais contratações, além do "fim do assédio moral e da metas abusivas".

Como pagar suas contas

A paralisação das agências não altera as datas de vencimento de contas e dívidas. A Fenaban orienta a população a procurar as agências e, se caso estiverem fechadas, pagar as contas em casas lotéricas, supermercados, farmácias, pela internet ou por telefone.

A federação informa ainda que todos os serviços realizados fora das agências funcionarão normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED), o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.

Fonte: Uol

Paróquia Nossa Senhora das Graças: 50 anos

A Paróquia Nossa Senhora das Graças celebra no próximo dia 10 de outubro o seu Jubileu. A celebração será presidida pelo Arcebisbo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu. A Igreja está localizada na Avenida Waldemar Sá Porto, 149, Bairro Recreio em Vitória da Conquista. Telefone 3424-6964.

Fonte: Blog do Anderson

Confira dicas para diminuir as contas no final do mês

Sabe aquelas contas que aparecem do nada ao final de cada mês? Pois é, a explicação pode estar na falta de disciplina. É que pouca gente tem o hábito de anotar os gastos diários. Para acabar com o problema, só uma mudança radical de comportamento.

Assista à reportagem



"Muitas vezes a melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo", destaca o planejador financeiro, Rogério Nakata.

Para o aposentado, Ayrton da Silva, dívidas sempre deram o que "não falar" dentro de casa. "Eu faço a dívida, e nem comento nada para ela (sua esposa). Depois que eu faço a dívida que eu chego e falo, aí ela fica doida, mas já fiz", conta Ayrton.

Por fim, não teve jeito. Quem administra o dinheiro é sua esposa, a dona de casa, Wanda Vinhas da Silva. Mas hoje até que a papelada diminuiu na mesa do casal. Ayrton faz anotações dos gastos antes da segunda quinzena de cada mês.

Algumas dicas de planejamento podem ajudar no controle das contas de casa. Ir ao supermercado com uma lista de compras, sem fome e sem crianças, pode ser uma boa dica de economia.

O orçamento doméstico para o Rogério Nakata deveria ser ensinado na escola. Se isso tivesse ocorrido com Ayrton, certamente ele não passaria por um novo problema: o cartão de crédito.

Ele deve 743,80 no cartão de crédito. Antecipou o valor mínimo de 111,26. Mas no próximo mês ele terá de pagar juros de 18% da dívida, que irá para 751,50. Um por cento a mais do que já devia antes.

Mudanças imediatas, recomenda Rogério. "Por exemplo, num empréstimo consignado, que gira em torno de 1,9% a 2% ao mês, é aonde vocês vão trocar uma taxa de juros de 690% ao ano por uma taxa de 25 a 26% ao ano, nesse sentido de empréstimo".

Quando se trata de economia doméstica, gastos pequenos podem se tornar um grande problema. Um lanche, um refrigerante, custos pequenos que, na maioria das vezes, podem passar despercebidos e se transformar em uma imensa bola de neve de contas. Pouca gente sabe mas, uma simples caderneta, pode por fim a muita dor de cabeça no final do mês.

Uma planilha com todos os ítens consumidos no mês e outra pequena para anotações diárias garantem o controle do orçamento.

Ayrton afirma que agora aprendeu mais do que uma lição de economia. E sem precisar ir à escola. "A gente precisa ter paciência e ver que não é o momento de fazer a dívida, esperar mais uns meses, mas eu tenho que me controlar um pouco sim".

Por Pedro Teixeira
Fonte: Canção Nova

Você sabe ler e rezar com a Palavra de Deus?

É preciso aprender a extrair desta fonte de vida todo o bem

Este mês é dedicado à Palavra de Deus e para que a Bíblia faça parte de nossa vida durante todo o ano é preciso aprender a ler, a meditar e a extrair dessa fonte de vida todo o bem que ela pode nos dar. Há um método que a Igreja já vive há muitos anos e que a Canção Nova, por intermédio do nosso pai fundador, monsenhor Jonas Abib, desde os inícios da comunidade, nos forma pela Palavra de Deus, com um toque todo especial do Carisma Canção Nova. Ele é chamado de “padre Jonas da Bíblia” justamente por ser este homem da Palavra. Vamos aprendê-lo!

"Toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra (cf. II Timóteo 3, 16-17).

1- LER: Escutamos a Palavra de Deus. É a hora de engolir. É uma leitura bem ativa: lemos com lápis ou caneta na mão, sublinhando e destacando elementos essenciais: verbos, sujeitos ativos, ações, atitudes, pensamentos, a situação, os motivos das ações. Mais do que ler, na verdade, relemos várias vezes, fazendo com a caneta todas essas anotações. Podemos recorrer a outras traduções que ajudem a esclarecer; lançar mão de introduções, explicações e notas de rodapé, hoje abundantes em nossas Bíblias. Podemos também comparar com as passagens paralelas, em geral indicadas nas margens das páginas da Bíblia, logo depois dos títulos, etc. Esse é o primeiro estágio do mastigar e engolir. Vamos prestando atenção aos vários pontos indicados e nos deixando levar de uns para os outros a partir do seu próprio movimento interior; isso leva de modo natural a um surpreendente entendimento. É a luz que se faz interior. Esse imperativo interior nos conduz de maneira deveras natural à segunda etapa, que é quando se inicia de fato a “ruminação”.

2- SABOREAR: Poderíamos chamar essa etapa de “meditar”, pois, na verdade, é uma meditação da Palavra mastigada. Não o fazemos, contudo, para não dar a impressão errônea de que se trata de um trabalho puramente intelectual, preferindo denominá-la “saborear”. Tive um professor de ciências que dizia que na hora de a vaca e o boi ruminarem o capim, este fica, por causa da saliva, doce. Brincávamos com ele, perguntando-lhe como ele sabia disso… Na verdade, é chegado o momento de “sentir” a Palavra. O intelecto também participa dele, mas não está sozinho. Entram também os sentimentos, a nossa liberdade movida pelo Espírito, os vários movimentos da vontade. Eis o principal momento em que devemos nos deixar impregnar pelos sentimentos que o Espírito Santo faz surgir em nós por meio da Palavra: alegria, medo, confiança, generosidade, arrependimento, esperança, entusiasmo, entre outros. Os vários sentimentos, os vários impulsos que se misturam uns aos outros…

3- ORAR: Como é de se esperar, esses sentimentos nos levam a dar uma resposta. Não é tanto responder à Palavra quanto ao Senhor que, pela Palavra, infundiu em nós esses impulsos. Brotam naturalmente o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta, a adoração, e assim por diante. Mais do que uma oração por palavras, essa vai ser uma oração de sentimentos e de atitudes interiores. Umas poucas palavras nos prestarão simplesmente ajuda para nos exprimirmos e nos referirmos ora ao Pai, ora a Jesus, ora ao próprio Espírito Santo. É uma oração já bem simples e sobremodo interiorizada.

4- CONTEMPLAR: Pouco a pouco, todos aqueles sentimentos que se misturavam e se multiplicavam em nós, assim como os vários movimentos de oração por eles provocados, vão se simplificando e se unificando em nosso íntimo. É a hora da tranquilidade, da harmonia, do repouso em Deus. Eis o que significa contemplação: entrarmos, mediante a Palavra, no Templo de Deus, que existe em todos nós e aí nos deixamos ficar repousando no Senhor. Vem aqui a simplicidade de todos os nossos movimentos interiores. Trata-se de um movimento privilegiado, um instante de graça. Todos podem chegar a vivenciá-lo; Deus deseja vê-lo em todas as pessoas, sem distinção. Os mais simples podem chegar com mais facilidade a esse ponto; os que mais penam são os intelectuais. É lamentável que se tenha criado tanto mistério, tanta complicação, acerca de algo tão simples como a contemplação, a ponto de parecer que só tem acesso a ela uma minoria, quando o Altíssimo sempre quis vê-la ao alcance de todos. Graças ao Pai isso nos é devolvido hoje, e gratuitamente.

5- ESCREVER: O ponto de chegada é a contemplação. Contudo, depois que a rede está repleta de peixes, não se pode deixar que escapem e vão embora. Apesar do gozo espiritual que a contemplação lhe traz, ponha-se a escrever: é seu Diário Espiritual, feito agora de maneira distinta e certamente muito proveitosa. Não é questão de escrever muito, nem é o momento de narrar ou descrever o que se passou. Agora, temos somente de registrar: O que Deus me falou? O que Ele realizou em mim? O que deixou depositado em meu interior? Isso tudo é muito precioso; é algo que não se pode perder. Você também pode registrar: O que, a partir dessa Palavra, Deus diz hoje de mim? O que Ele diz para mim? Você recolhe o conteúdo depositado em seu ser dos dois lados: “O que diz de mim” e “O que diz para mim”. Não estou fazendo um simples jogo de palavras, são duas maneiras de focalizar a questão. E não é difícil diferenciar.

Veja primeiro: O que Deus diz de mim? O que sou? Quem Ele me fez? Quais qualidades que Ele mesmo me deu e quer que eu as assuma e cultive. Da minha vocação e missão, do trabalho específico a mim confiado e para o qual me capacitou com os dons naturais que me deu, com os carismas do Espírito Santo de que me dotou por graça. Segundo: O que Ele diz para mim? O que Ele quer de mim? Que eu seja e que eu realize. Que atitudes quer que eu tome e o que quer que eu cultive. Por quais caminhos Ele quer que eu vá, que rumos me indica, que mudanças quer que eu assuma, o que quer transformar em mim. Convenhamos: não é nada complicado. Apresentei tudo isso apenas para você perceber a diferença e medir a amplitude daquilo que Deus possa estar dizendo a você”.

*(Trecho do livro a “Bíblia foi escrita para você” de monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova).

Oração: Ó Deus, torna meu espírito digno de encontrar sua alegria na compreensão do Mistério de Cristo, teu Filho bem-amado, revelado nas Escrituras. Acende tua Santa Luz, no meu coração, a fim de que meu espírito penetre para além das palavras escritas com tinta… Que eu veja, com os olhos iluminados, os sagrados mistérios escondidos na tua Boa Nova. Concede, ó meu Senhor, por tua graça, e tua misericórdia, que tua lembrança nunca desapareça do meu coração, nem de dia nem de noite. Amém.

Por Padre Luizinho - Cancao Nova

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O aborto é contra à lei natural e lei divina, diz Dom Orlando

“Salientamos o valor da vida em todas as suas dimensões”. Esta é a proposta apresentada no material de divulgação da Semana Nacional da Vida, que tem início nesta quinta-feira, 1º, com encerramento no Dia do Nascituro, na terça-feira, 8.

O presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Orlando Brandes, explica que a primeira finalidade da Semana é a defesa da vida humana desde o útero materno. O bispo assume a posição “bem clara antiabortista” do evento e afirma que a vida é um direito essencial de qualquer ser humano. “O aborto é contra à lei natural, além de ser contra à lei divina", destaca.

Dom Orlando esclarece ainda que a reflexão se estende a todas as fases e realidades que podem atingir o ser humano: “Como temos que ser responsáveis pela vida humana, em todos os seus estágios, nós também falamos dos mandamentos do motorista, da ecologia, mutirão de combate à fome, dessa Campanha da CNBB, em parceria com o Ministério da Saúde, para que as pessoas façam o quanto antes exames do vírus da AIDS”.

De acordo com o bispo, esta Semana também pretende despertar para questões políticas devido aos diversos projetos, em tramitação no Congresso Nacional, que envolvem a vida e a dignidade humanas, como os projetos de lei favoráveis ao aborto e à manipulação de células-tronco embrionárias.

Dom Orlando afirma que muitos são os sofrimentos causados às mulheres devido à prática do aborto, como observado no atendimento prestado pela Pastoral da Mulher Marginalizada a estas mulheres. “Nós queremos também respeitar o instinto da maternidade tão natural e forte. O aborto, portanto, prejudica duas vidas: a vida criança que é eliminada e a vida da mãe que é prejudicada”, ressalta o bispo.

O presidente da Comissão Episcopal enfatiza ainda que o aborto não deve ser praticado em nenhuma circunstância, mesmo em casos de anencefalia. “Também somos contrários mesmo ao aborto de fetos anencéfalos. Mesmo assim tem o direito de nascer porque é vida humana, porque já é um ser humano e não nos cabe, ou à medicina ou aos políticos, decidir sobre a vida”.

A Semana Nacional da Vida foi lançada na 43ª Assembleia da CNBB, realizada em Itaici, no ano de 2005, quando os bispos convidaram os fiéis e toda a sociedade a se empenharem na defesa e promoção da vida. A Declaração sobre Exigências Éticas em Defesa da Vida, fruto da Assembleia, sugeriu que toda a Igreja no Brasil refletisse sobre o tema através da realização de celebrações, cursos, encontros e seminário de bioética.

Por Gracielle Reis
Fonte: Canção Nova

Hoje é dia de entrega das assinaturas da Campanha Ficha Limpa

Os esforços de mais de um ano da Campanha Ficha Limpa terá um de seus resultados, nesta terça-feira, 29, às 11h30, no Congresso Nacional. As 1 milhão e 300 mil de assinaturas, coletadas pela sociedade civil em todo o Brasil, serão entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer.

A partir das 9h acontece a concentração de membros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e da sociedade civil em frente ao Congresso Nacional. Às 10h haverá uma sessão solene em comemoração aos 10 anos da primeira lei de iniciativa popular do país, a lei 9840/99, que trata do combate à compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa. Às 11h30, juristas, sociedade civil e representantes das 43 entidades que compõem o Comitê Nacional do MCCE se dirigirão ao salão verde do Congresso para o encontro com Temer, quando haverá a entrega oficial do Projeto de Lei (PL) e das assinaturas da Campanha Ficha Limpa.

Ciente de que muitos formulários ainda circulam pelo país devido a greve dos Correios, o MCCE se compromete a entregar as assinaturas que chegarem a Brasília depois do dia 29/09, mesmo com o PL já tramitando no Congresso Nacional. “Não ficaremos com nenhuma assinatura e também fazemos um apelo para que as pessoas não guardem formulários em casa”, acrescenta a secretária executiva do Movimento, Cristiane Vasconcelos.

A entrega das assinaturas marca o encerramento da primeira fase da Campanha Ficha Limpa, caracterizada pela coleta de adesões. O passo seguinte é o diálogo com os parlamentares para o acompanhamento da tramitação e aprovação do PL sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o PL terá um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O RH e a Informação - Por Italo Brito

O universo organizacional é palco de mudanças transformativas que influenciam o modo como as pessoas se comportam e como atuam os gestores em suas funções, neste ambiente fazer uso de ferramentas tecnológicas é um diferencial competitivo. A gestão da informação nas organizações é um elemento importante para desenvolver o bem social, proporcionando um campo de atuação abrangente em todos os processos, desde os mais elementares aos mais dinâmicos e essências.

Neste contexto as instituições e seus gestores, de forma integrada fpadrões estabelecidos no passado por líderes de recursos humanos extremamente tradicionais, com foco voltado apenas para tarefas corriqueiras, e, assim desenvolverem um departamento de recursos humanos com um modelo de gestão que esteja atuando com líderes capacitados e treinados para lidarem intensamente com o capital intelectual da empresa.

Um dos desafios da organização contemporânea é fazer com que o departamento de recursos humanos seja um setor flexível, sensível, operando como um canal que produz uma dinâmica informacional muito intensa no contexto estrutural da organização, capturando, processando e fornecendo informações com eficiência, proporcionando saúde na relação interdependentes dos departamentos, sendo que no conjunto do aprendizado profissional, a informação é um elemento de fundamental importância, pois é por meio do intercâmbio formal que os colaboradores, gestores e a organização com seus objetivos se interagem e tomam conhecimento de seus direitos e deveres e, a partir deste momento fomentam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual, bem como de forma coletiva.

A observação deste cenário remete gestores a se capacitarem e promoverem uma reestruturação organizacional em torno da informação, selecionando a comunicação adequada e otimizando sua utilização nos departamentos, pois é aqui que a gestão de tecnologia de informação ganha significância imprescindível como ferramenta competitiva proporcionando força inteligente na tomada de decisão em todos os setores, A informação é considerada como o elemento básico do qual dependem os processos de decisão. A qualidade da informação e os dados são para os gestores, especificamente para o RH um importante recurso que bem gerido proporciona uma otimização nos processos organizacionais.

No novo desafio empresarial o RH representa o setor da empresa que tem o escopo de mapear e cuidar do capital intelectual, proporcionando motivação e comprometimento nos colaboradores, visando continuamente a retenção dos talentos. As políticas deste setor devem ver os parceiros internos como verdadeiros clientes, pressupondo sempre que estes são os que produzem conhecimentos e experiências que contribui intensivamente para o progresso das atividades em todos os níveis da empresa. Gerir pessoas é saber fazer uso da gestão do conhecimento e este deve ser mapeado pela ferramenta da informação, pois a informação facilita o enquadramento da estratégia, proporcionando o aumento da produção intelectual e otimizando os processos dos negócios da empresa. Com o uso eficiente desta ferramenta se torna possível identificar, promover e fidelizar novos valores nas equipes, pois nos últimos tempos o aprendizado e a aplicação são apropriações peças-chave para o desenvolvimento das empresas que possuem um setor de Recursos Humanos participando estrategicamente no planejamento.

Tratar Recursos Humanos como seu verdadeiro banco de inteligência, é, como se poderia dizer, o melhor e o mais rentável dos investimentos. Talvez o único investimento que já vem com taxa de previsibilidade, ou seja, a empresa que tiver o melhor banco de inteligência, terá vida mais longa e um aproveitamento total. (Carvalho, Grisson, 1998, p. 109-110).

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.