sábado, 12 de novembro de 2011

Feliz Aniversário Daisy , João Maciel e Fabio!!!


Reflexões, alegrias, surpresas, amigos...
É assim que o dia de hoje deve transcorrer para vocês, repleto de belas
surpresas e grandes acontecimentos.
Manifestações de amizade e carinho por parte de todos aqueles que
como nós receberam o privilégio de fazer parte de suas vidas.

É grande o poder de Deus sobre nós... a cada passo um aprendizado e mais certezas de que a vida só vale realmente a pena, quando estamos cercados
pela amizade sincera e verdadeira que nascem em nossos corações.

Queremos que recebam hoje, além dos votos de feliz aniversário, muita
energia e força, para que possam enfrentar as lutas e suportar todas as
adversidades que fazem parte do destino de cada um de nós.

Enfrentem sempre de cabeça erguida a vida tal qual ela se apresentar à vocês,
com suas alegrias e seus lindos momentos de prazer e descontração, pois na verdade, são estes mágicos instantes que compartilhamos com os amigos
e com as pessoas queridas, que faz o nosso amanhã cheio de paz e serenidade.

Que vocês encontrem amigos, todos os seus caminhos...
Que as portas se abram e que em cada uma delas o sol esteja à brilhar para vocês.
Feliz Aniversário é o que desejamos de coração!!!

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 18,1-8)
Sábado, 12 de Novembro de 2011
São Josafá


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Casal em dificuldade deve redescobrir sentido do matrimônio

Para um casal católico que passa por dificuldades conjugais, o primeiro passo para superá-las é redescobrir o Sacramento do Matrimônio e redescobrir a relação com a Igreja, que é transmissora daquilo que Cristo viveu e ensinou, salienta o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

“A família deve ser uma comunidade de amor, à luz da comunidade de amor que é a Santíssima Trindade. O mundo de hoje não tem essa consciência do papel de família. Vale recordar o que o Papa João Paulo II disse ‘Família, torna-te aquilo que és’, então a família deve se voltar àquele projeto inicial de Deus”, destaca.


Superando as dificuldades

Para o Arcebispo de Salvador, um dos maiores desafios, se não o maior, é a falta de objetivo, a não compreensão do que se quer como família.

“Deus tem um plano: que a família seja uma expressão da família da Santíssima Trindade. Quando se esquece isso se perde o sentido, o objetivo mais importante da família, e aparecem tantos absurdos”, reforça.

Dom Murilo salienta que o mundo de hoje é um mundo muito individualista apregoa que cada um deve procurar resolver seus problemas.

“Num mundo assim não há sacrifícios, renuncias. Então a pessoa se casa, mas quer buscar sozinha sua felicidade. Ora, o projeto de Deus é que nos realizamos à medida que nos doamos ao outro e essa doação que é importante buscar sempre mais na família”, enfatiza.
Doação supõe diálogo, troca de ideia, conhecimento do outro, entrar na intimidade do outro, ver as diversas realidades a partir do ângulo do outro. O arcebispo salienta que quando há diálogo, compreensão e busca de comunhão os problemas são facilmente superados.

Participação numa comunidade

Sozinhos muitas vezes temos dificuldade de caminhar.  Por isso, Dom Murilo reforça que é importante não deixar de lado o apoio de pessoas que têm mais experiência.

Nessa troca de experiência se baseia o Encontro Matrimonial Mundial, movimento da Igreja Católica criado na Espanha, na década de 50, e que hoje se encontra em certa de 100 países. 

Neste sábado, 12, e domingo, 13, cerca de 450 casais e 25 sacerdotes vindos de todo o Brasil se reunião em Salvador (BA) para V Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial. O objetivo do encontro é refletir sobre a contribuição da família no mundo contemporâneo.

“Assim, a grande vantagem de uma grande convenção como essa é a busca da troca de experiências para entender como o outro do sul, do noroeste ou da Amazônia, conseguiu superar determinadas dificuldades. Dessa partilha nasce muita luz, pois Jesus prometeu estar em meio àqueles que se reúnem em seu nome; Ele traz o Espírito Santo para ajudar os casais a superar seus desafios”, diz Dom Murilo.

Este movimento ligado à Pastoral da Família está no Brasil há 35 anos e nesta convenção se reunirão casais e sacerdotes já engajados no mesmo. 

*Foto (Para Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador, a família deve se mirar no modelo de amor da Santíssima Trindade)

Por Nicole Melhado
com colaboração de Kelen Galvan
Fonte: Canção Nova

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 17,26-37)
Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2011
São Martinho de Tours


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A comunhão dos santos - A Igreja é comunhão dos santos

O Sermão da Montanha é o programa do Reino dos Céus. É o Reino proclamado por João Batista e, depois, pelo próprio Jesus. Em Mateus, Jesus faz a Sua proclamação no alto de uma montanha, como momento inaugural do Seu ministério na Galileia. Moisés, também no alto da montanha, recebeu de Deus as Tábuas da Lei e os Mandamentos. Agora, é Jesus, que, no Seu anúncio do programa do Reino, transmite as oito bem-aventuranças aos discípulos que vêm a Ele, no alto.

O estado de felicidade, associado à prática dessas bem-aventuranças, enche de esperança e atrai quem ouve Jesus. Nas bem-aventuranças, encontramos valores universais, que podem ser estendidos e acolhidos por todos. Ser bem-aventurado é ser santo. A Igreja, segundo o Catecismo da Igreja Católica, é comunhão dos santos. Essa expressão designa, primeiro, as coisas santas, ressaltando, antes de tudo, a Eucaristia, que une os fiéis em Cristo. Em segundo lugar, designa a comunhão das “pessoas santas” em Cristo, que “morreu por todos”.

Cremos na comunhão de todos os fiéis em Cristo, dos que são peregrinos na terra, dos que faleceram e estão terminando a sua purificação, dos bem-aventurados do céu, formando todos, juntos, uma só Igreja e cremos também que, nesta comunhão, o amor misericordioso de Deus e de Seus santos estão sempre à escuta de nossas orações.

Todos os santos e todas as santas de Deus, rogai por nós que recorremos a vós!
Dom Eurico S. Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 17,20-25)
Quinta-Feira, 10 de Novembro de 2011
São Leão Magno


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22
E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 2,13-22)
Quarta-Feira, 9 de Novembro de 2011
Dedicação da Basílica de Latrão


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


13
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 17,7-10)
Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011
32ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus:
7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vitória da Conquista 171 Anos - Madrigal se apresenta no aniversário de Conquista

Nesta quarta-feira, dia 9, às 20:30h o Madrigal do IFBA se apresentará na Catedral Nossa Senhora das Vitórias. O concerto de Música Sacra,faz parte da programação oficial do aniversário de 171 anos da cidade. Esta será a 4º apresentação do Madrigal em homenagem ao aniversário de  Vitória da Conquista.

A novidade para este ano é a apresentação de trechos da Missa São Pedro de Alcântara, composta por José Mauricio Nunes Garcia, em 1809 em homenagem a D. Pedro, o então futuro imperador do Brasil.

O Madrigal do IFBA é um projeto musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Vitória da Conquista, criado com o objetivo de possibilitar a manutenção da prática musical dos estudantes/coralistas egressos da instituição. Atualmente é formado por alunos, ex-alunos e pais de alunos do Instituto, bem como por amigos da comunidade, representantes de outras instituições de ensino e amantes da música vocal.

O coral é regido pelo maestro Marcos Ferreira graduado em Regência, Piano e Licenciatura em Música. Fez seu aperfeiçoamento em Regência Coral na Pró-Arte/RJ.

Como pianista atua em diversos grupos de música de câmera, destacando-se o Villa Trio Camerístico e o Duo com a flautista Jane Gilbert, com quem se apresentou na Europa em 2000, 2004, 2009 e 2010.

Atualmente é professor de Educação Musical do IFBA/ Campus Vitória da Conquista, onde atua também como maestro do Coral de Alunos, do Madrigal e  do Coral Sinfônico. 

Vitória da Conquista 171 Anos - Origem

As origens de Vitória da Conquista estão ligadas ao esforço da administração colonial portuguesa no sentido de estabelecer comunicações entre a zona litorânea e o sertão. Ao contrário do que sucedera à zona do litoral norte, a faixa costeira que corre ao sul da Bahia de Todos os Santos permaneceu, até meados do século XVIII, completamente isolada do interior. Para esta situação concorriam a debilidade do movimento colonizador das duas capitanias - Ilhéus e Porto Seguro - a que se achavam vinculadas aquelas terras e, bem assim, a natureza inóspita das terras interiores, onde os indígenas defendiam seus últimos redutos.

Assim, os sertões de Conquista permaneceram insulados durante longa fase da vida colonial, até que, pelo ano de 1752, um bandeirante, o Mestre de Campo João da Silva Guimarães, obteve permissão do rei para guerrear os indígenas que, desde o Verruga (hoje cidade de Itaimbé) até as margens do Paraguaçu, resistiam às tentativas até ali realizadas para desalojá-los de suas terras.

Entrando em luta com os silvícolas, no lugar posteriormente chamado Batalha, o sertanista, ajudado por seu genro João Gonçalves da Costa, sentiu que o combate lhe era desfavorável; conta a tradição que, nesta contingência, o Mestre de Campo prometeu a Nossa Senhora das Vitórias levantar uma capela sob sua invocação, no mesmo lugar em que viesse a bater os aborígenes. Reanimados com a promessa, os invasores conseguiram vencer.

Retirando-se mais tarde para Minas Gerais, o chefe bandeirante deixou o governo das aldeias indígenas entregue a seu genro João Gonçalves da Costa, que, com os filhos, explorou a floresta e abriu as primeiras estradas para o litoral, ligando os sertões de Conquista a Ilhéus, Canavieiras, Belmonte, etc. Pelas estradas abertas pelo sertanista, chegavam a Ilhéus, em 1783, as primeiras cabeças de gado destinadas ao consumo da população.

Os anos que se seguem ainda são assinalados pela resistência esporádica dos nativos, até que, em 1806, é feita a paz, localizando-se os indígenas em sete aldeias, ao norte do rio Patite (Pardo).

O Município surgiu a 19 de maio de 1840, tornando-se conhecido como centro pecuário.

Com as contingências da guerra mundial, na década de 1940, em que o tráfego rodoviário se impunha em substituição às rotas marítimas ao longo do litoral brasileiro, Vitória da Conquista muito lucrou, pois todo o movimento norte-sul tinha aí sua passagem obrigatória.

A construção de novas rodovias, fez surgir a Rio - Bahia, a Ilhéus - Lapa e outras, com cruzamentos e convergências em Vitória da Conquista, formando aí um centro de irradiação para os grandes centros nacionais.

A Cidade é um pólo em desenvolvimento e marcha a passos largos para conseguir uma posição de relevo na comunidade nacional.

Formação Administrativa

Segundo a Lei provincial n.° 124, de 19 de maio de 1840, o então arraial da Vitória foi elevado a vila e freguesia, com território desmembrado do Município de Caetité, verificando-se sua instalação em 9 de novembro do mesmo ano.

Em ato de 1.° de julho de 1891 passou à categoria de cidade, passando a denominar-se Conquista; esse topônimo foi modificado para Vitória da Conquista, pelo Decreto-lei estadual n.° 141, de 31 de dezembro de 1943.

No período 1950/60, Vitória da Conquista abrangia 10 distritos: Vitória da Conquista (ex-Conquista), Anagé (ex-Joanópolis), Barra da Choça, Belo Campo, Caatiba (ex-São Paulo), Coquinhos, Iguá (ex-Angicos), Inhobim (ex-Monte Verde), José Gonçalves e Quaraçu (ex-Porto de Santa Cruz).

A partir de 1961, começou a perder território para a formação de novos municípios: Lei estadual n.° 1.401, de 1.° de abril de 1961, o de Caatiba (1 distrito); de nº 1.623, de 22 de fevereiro de 1962, 0 de Belo Campo (1 distrito), de n.° 1.656, de 5 de abril de 1962, o de Anagé, com dois distritos, Anagé e Coquinhos, de n.° 1.694, de 22 de junho de 1962, o de Barra da Choça (1 distrito); e a de n.° 1.703, de 5 de julho de 1962, o de Cândido Sales (ex-Quaraçu), com um distrito.

Compõe-se de quatro distritos: Vitória da Conquista, Iguá, Inhobim e José Gonçalves.

É sede de Termo e Comarca do mesmo nome, criada pela Lei nº 3.111, de 28 de maio de 1873.

Sua jurisdição abrange, presentemente, os municípios de Anagé, Barra da Choça, Belo Campo, Caatiba e Cândido Sales.

Fonte: Biblioteca IBGE

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 17,1-6)
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2011
32ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 6 de novembro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 5,1-12a)
Domingo, 6 de Novembro de 2011
Solenidade de todos os Santos


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.