quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dom Geraldo comemora 25 anos de bispo com missa na Catedral de Colatina

No próximo dia 23 de agosto, o primeiro bispo da diocese de Colatina (ES), dom Geraldo Lyrio Rocha, irá celebrar uma missa em ação de graças pelos seus 25 anos de ordenação episcopal.

A celebração será na Catedral de Colatina, às 19 horas. Ao lado de dom Geraldo, concelebra a missa o atual bispo da diocese, dom Décio Sossai Zandonade, e o clero local.

“Clareza, lucidez e profundidade” são as qualidades mencionadas por dom Décio ao se referir ao irmão no episcopado. “Os mais de 10 anos de episcopado de dom Geraldo deram solidez à diocese de Colatina e foram essenciais para a edificação de uma base sólida. Hoje, colhemos os frutos de seu trabalho”, avalia dom Décio.

Ele vai ao Espírito Santo neste mês de agosto para participar também do encerramento do Sínodo da arquidiocese de Vitória.

Dom Geraldo Lyrio Rocha

O segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha, nasceu em Fundão (ES), em 14 de março de 1942, seus irmãos: Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano. Foi batizado em 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi. Iniciou os estudos, em sua terra natal, no então Grupo Escolar Ernesto Nascimento, onde fez o curso primário.

Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória, em 1954, onde realizou o Curso Colegial, tendo sido aluno do Colégio Salesiano. Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucar­ístico de Jesus, em Belo Horizonte, onde cursou Filosofia. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco - São João Del Rei.

Em 1963 seguiu para Roma, onde fez o Curso de Teologia, na Universidade Gregoriana e Especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

Em 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em sua terra natal. No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória.

Atividades antes do episcopado: Diretor Espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha; Diretor do Instituto de Pastoral da Arquidiocese de Vitória; Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória; Professor de Liturgia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Vitória; Professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo; Pároco de Itacib¡, Praia do Su¡, Vila Rubim.

Atividades como Bispo: Bispo Auxiliar de Vitória (1984-1990); Vice Presidente do Regional Leste II; Membro da Comissão Episcopal Pastoral (CEP) do Regional Leste II; Responsável pelo setor de Vocações, Seminários e Presbíteros (1985-1987) e Liturgia no Leste II (1987-1989), Membro do Departamento de Liturgia do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM- 1987-1991); Membro da CEP “CNBB (1995-1999); Responsável pela Liturgia (1995-1998 e 1999-2003); Delegado para a Assembleia Episcopal do S­nodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Presidente do Departamento de Liturgia do CELAM (1999-2003); Bispo de Colatina ES (1990-2002); Arcebispo de Vitória da Conquista na Bahia (2002-2007), Atualmente segundo Vice Presidente do CELAM, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB (maio de 2007) e arcebispo da Arquidiocese de Mariana (2007)

Fonte: C.N.B.B.

Quer um filho bom? Gaste tempo com ele

Que a sociedade está em crise, ninguém duvida. Difícil mesmo é descobrirmos o caminho de saída da crise. Parece que estamos mais preparados para lidar com as guerras do que com as crises. Guerra é quando não queremos ouvir o inimigo. A saída é negociar, sentar para ouvir. Mas e a crise? Crise é quando não queremos falar ao amigo. O amigo bate à minha porta e esbarra num silêncio ensurdecedor. A sociedade procura os seus dirigentes e recebe em troca o silêncio dos discursos vazios.

É triste perceber que as famílias também estão em crise. É sinal de que alguém precisa dizer algo, romper o silêncio, combater a crise. É a figura do pai que, na maioria das vezes, deve chamar para si essa responsabilidade. O problema é que poucos homens estão dispostos a assumir esse papel.

Se existe guerra entre pai e filho, a mãe está sempre disposta a intermediar a relação. Ela tem grande disponibilidade afetiva e está quase sempre com os braços abertos, pronta para um gesto de compreensão e acolhimento.

Mas quando se trata de crise são o silêncio e a ausência de um pai que geram o problema. Mesmo nos lares em que não há um pai biológico alguém precisa assumir o papel paterno, preferentemente alguém do sexo masculino. Faz parte do desígnio de Deus que alguém assuma a realidade de pai.

O papel de pai é exigente porque a sua orientação, por mais afetuosa e pedagógica que seja, significa sempre um limite. Muitos se perguntam como impor limites que estimulem o respeito e o amor em família. Mas não basta começar a ditar regras. É importante compreender esse limite, que exige da figura paterna uma virtude fundamental: a magnanimidade. Sim, o pai tem de ter uma “alma grande”.

Um grande amigo meu e excelente educador uma vez me disse: “Não dê mais de uma ordem por mês nem explique muito”. O pai não deve se preocupar com pequenos defeitos, mas com os grandes. Você não deve encher a vida do seu filho de regrinhas, que desgastam sua autoridade e transformam a relação em mera cobrança.

Lembre-se: resolver uma crise é, antes de tudo, falar a um amigo. Mas como ter uma amizade com seu filho se não houver convívio? Quer um filho bom? Gaste tempo com ele. Quem não tem tempo para os filhos é porque tem priorizado outros assuntos em detrimento da família. A tendência dos filhos é seguir o mesmo caminho. Se o pai não se fizer presente e não impuser regras, a sociedade se incumbirá dessa tarefa - muitas vezes da pior forma possível.

Os pais modernos se vangloriam de serem cúmplices de seus filhos. Mas tal cumplicidade nem sempre é verdadeiro amor. A esse respeito o Papa Bento XVI nos dá um testemunho luminoso: “Recordo sempre com grande afeto a profunda bondade de meu pai e de minha mãe. É claro que para mim bondade significa também a capacidade de dizer ‘não’, porque uma bondade que deixa tudo correr às soltas não quer fazer o bem ao outro”.

*Membro do Conselho Internacional de Catequese da Congregação para o Clero

Por Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior
Local:Cachoeira Paulista(SP)

Capela em shopping incentiva fiéis a prática da confissão

Recentes estatísticas nos Estados Unidos demonstram que o número das confissões entre os católicos está em constante diminuição mas o clero tem procurado novos caminhos para aproximar os fiéis à prática. Um estudo realizado em 2008 pelo "Center for Applied Research in the Apostolate", junto à Georgetown University, em Washington, colocou em evidência que três quartos dos católicos não se confessam e se o fazem, é uma vez por ano.

A diocese de Colorado Springs procurou resolver este problema abrindo uma capela nos ambientes de um centro comercial onde os visitantes podem se recolher em oração, participar da Missa e se confessar. A capela de Colorado Springs, é administrada por cinco freis franciscanos capuchinhos, que acolhem os visitantes do shopping. Já passaram pela capela desse centro milhares de fiéis durante os oito anos de atividades. Calcula-se que participaram da Santa Missa da tarde cerca de 72 mil fiéis enquanto a Celebração do meio-dia foi frequentada por mais de 16 mil fiéis.

Outra iniciativa para levar os fiéis norte-americanos à prática do Sacramento da Reconciliação foi iniciada em Illinois e intitulada "24 hours of Grace" (24h de Graça). Trata-se de manter abertas algumas paróquias vinte quatro horas ao dia. Essa iniciativa que se realiza em determinado período do ano, tem início no tempo pascal e convida os católicos a frequentarem as paróquias em qualquer momento, durante o dia ou à noite, a se confessarem e participarem da Missa.

Fonte: Rádio Vaticano

Mãe de Deus

Vocação especialíssima teve Maria: ser a Mãe do Salvador. A Basílica de Santa Maria Maior em Roma foi construída pelo papa Sisto III no século quinto, exatamente após a proclamação do dogma da maternidade divina de Nossa Senhora pelo Concílio de Éfeso em 431.

Dia 5 de agosto é celebrado o memorável acontecimento que foi a edificação do mais antigo santuário mariano do Ocidente.. Maria, fez-se o exemplar da correspondência ao apelo divino. Suas palavras ao embaixador da Trindade sintetizam toda sua postura, refletem como estava preparada para corresponder à sua palavra.

Foi por excelência a mulher engajada numa tarefa especial. Na terra fértil de seu admirável coração a semente do alto caiu e deu frutos centuplicadamente. Identificada com a missão salvífica do seu divino filho, ela em tudo podia dizer ao Pai: “Seja feita a vossa vontade”.

Com destemor e magnanimidade, assumiu a co-redenção da humanidade. Não lhe importavam os riscos anunciados por Simeão e os dissabores e apreensões que teria.

A cada passo, perseverantemente ela conservava com cuidado tudo que ia ocorrendo, conferindo cada evento em seu coração. Nunca duvidou, jamais tergiversou.

Trilhou com coragem as sendas martirizantes de todo o processo soteriológico. Dedicou-se, integralmente, ao múnus que recebera. Se seu Filho havia dito: “Sim, Pai”, colocando-se a serviço da salvação dos homens, ela não procedeu diferentemente. Sintonizou-se com Ele e suportou com garra o acre sistema redentor. Foi irrestrita sua conformidade com os planos divinos.

Situou-se com aptidão e adequados talentos no espaço que deveria ocupar e, deste modo, atingiu, com a realização de sua vocação, imensa perfeição, fazendo-se mar de graças que extravasaria depois, para os salvos pela cooperação querida pelo Todo-Poderoso. Sua linha de conduta era, em tudo, responder ao chamamento divino.

A exemplo do Salvador não procurou a si mesma, a sua própria glória. Imolou o seu querer e se identificou com a vontade do Ser Supremo. Por que Deus ama aquele que dá com alegria. Sua conformidade com os desígnios divinos a fazia sempre mais agraciada.

Submissa às aspirações do Espírito Santo, seu contributo ao cumprimento das Escrituras foi decisivo. Por certo repetiria a cada hora com o salmista: “Ensinai-me a fazer vossa vontade”.

Assim, ninguém viveu melhor e mais intensamente sua vocação. Foi uma existência consagrada na plenitude do termo. Através de Isaías, Javé se queixava: “Vossos caminhos não são os meus caminhos”. Ela reparou os desvios humanos e sua retidão de intenção fez parte de sua participação na salvação do gênero humano tão rebelde em atender os apelos de seu Senhor.

Foi operosa obreira, cooperando na construção da ponte que seu Filho estenderia da terra ao céu. Aliou-se, confiadamente, à ingente empresa e programou sua vida segundo o que o Pai dela queria.

Todos os seus atos estavam entregues ao beneplácito celeste. Podia sempre redizer as palavras escriturísticas: “Fiz voluntariamente todas essas ofertas na retidão do meu coração.Cristo ensinou: “Por vossa paciência constante salvareis vossas almas. As provações duríssimas que sua vocação dela exigiu, ela as superou com sua admirável tolerância, grande longanimidade, inteira adesão e deu muito fruto pela paciência.

Compartilhou os sofrimentos do Salvador e, deste modo, plenificou-se na atuação de sua vocação, totalizando o máximo de esforços, unindo aquiescência integral aos desejos da Trindade.

Não hesitou, nunca, ante as ordens recebidas do céu e, com o coração transbordante de alegria fazia a vontade do Onipotente. Sabia que ser mãe do Salvador significava ser mártir. Aceitou isso de boa vontade até o fim! Diz Graef com razão: “O Fiat de Maria é a palavra mais corajosa que jamais foi dita, como também a palavra mais cheia de conseqüência. Foi uma palavra sacerdotal que fez Deus descer à terra”.

Deus veio porque sabia que Ela cumpriria sua tarefa, seria digna de sua vocação, pois era qual “harpa, cujas cordas estão tão perfeitamente afinadas que são sensíveis ao menor sopro de graça”.

Como a Mãe do Salvador cada cristão deve corresponder à sua vocação e ser submisso aos planos do Ser Supremo. Realizando-os, atingirá uma existência plena de significado. Será venturoso e fará outros felizes, cooperando para que o mundo seja cada vez melhor digno de seres talhados para grandes feitos e destinados ao reino de Deus.


Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local:Mariana (MG)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Arquidioceses do país tomam medidas preventivas contra a Gripe A

Seguindo recomendação do ministro da saúde, José Gomes Temporão quando afirma não ser prudente permanecer em meio a aglomerado de pessoas, algumas arquidioceses do Brasil estão tomando medidas preventivas contra a Gripe A (Influenza A ou Gripe Suína).

Por iniciativa dos bispos diocesanos, as medidas tomadas entre as arquidioceses são quase sempre as mesmas, ou seja: adiamento de Ordenações Sacerdotais; cancelamento de Romarias; cancelamento de Encontro; cancelamento de Peregrinações; a proibição da recepção da comunhão na boca e sim nas mãos; evitar o abraço da paz e dar as mãos à oração do Pai-Nosso; retirar a água benta da entrada das igrejas; e nas celebrações eucarísticas dominicais e novenas, as igrejas devem ficar o mais ventilada possível, entre outras.

Em muitas regiões do país, onde a pandemia da Gripe A está mais contundente, algumas dioceses, como as de Ponta Grossa e de Criciúma (ambas no Paraná) pedem aos fiéis que estão gripados que permaneçam em casa, em recuperação. Já as arquidioceses de Belo Horizonte, do Florianópolis, da Paraíba e do Rio de Janeiro orientaram as paróquias a seguirem todas as medidas que informa o Ministério da Saúde.

Mais informações ou dúvidas sobre a Gripe A, acesse o site: www.respostasgripesuina.com.br

Fonte: C.N.B.B.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Começa a Semana Nacional da Família

Teve início neste domingo, 9, a Semana Nacional da Família. O evento, que acontece anualmente, em 2009 traz como tema “Família, Igreja Doméstica, Caminho para o Discipulado” e segue até o próximo dia 15.

A Semana acontece dede 1992 e o seu objetivo é defender e promover a família. Durante esta semana, as paróquias e comunidades de todo o país se engajam no evento por meio de palestras, orações, discussões e passeatas. Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Antônio Bento, os sete dias de evento vai destacar os valores da família para a sociedade e “salientar a sua importância, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”.

Hora da Família

Para auxiliar as comunidades e paróquias que participarão da Semana Nacional da Família, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família”. A obra, que já está em sua 13ª edição com uma tiragem de 190 mil exemplares, começou a ser editada desde a vinda do então papa João Paulo II ao Brasil, em 1994, e passou a ser publicada anualmente. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares e traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, entre outras.

Por onde começar um estudo bíblico?

Cada pessoa deve procurar um roteiro de estudo que lhe seja mais útil

Quando alguém se propõe a fazer uma viagem, o ideal é que ele se programe para esta empreitada: defina qual meio de condução vai utilizar (avião, carro, ônibus…), onde vai se hospedar, em que lugar fará as refeições, entre outros. Se for de carro, por exemplo, é essencial que o viajante veja por qual caminho seguirá para chegar ao destino final. Se ele quiser chegar mais rápido deverá optar por determinada estrada; se quiser pagar menos pedágios deverá seguir por outro caminho; se quiser se hospedar em bons hotéis poderá escolher outra rota.

Com certeza, cada um dos caminhos tem sua beleza própria e também sua dificuldade. É preciso que a pessoa que vá viajar escolha o roteiro que é mais adequado para a sua realidade. Qual caminho se encaixa melhor no objetivo da viagem e do mesmo modo, qual não trará maiores dificuldades.

Quando nos propomos ao estudo bíblico algo parecido acontece. Estudar e se aprofundar nos textos bíblicos é também viajar por lugares muitas vezes desconhecidos. Por isso, é preciso que haja um planejamento, assim como nessa viagem de automóvel. Faz-se necessário escolher um roteiro de estudo – um método que melhor se encaixe na realidade daquele que se dispõe a ler e a entender os textos da Sagrada Escritura. Por isso, cada pessoa deve procurar um roteiro de estudos bíblicos que lhe seja mais útil e oportuno.

São vários os roteiros de estudos bíblicos que temos hoje no mercado. Sem desmerecer os demais, quero indicar aqui quatro deles, pois são os que conheço de forma mais aprofundada e sei dos resultados que proporcionam. Repito, esses são apenas alguns dos tantos e bons roteiros que temos à disposição. O que precisa ficar claro é a necessidade de seguir um percurso que nos dê segurança e nos impulsione a não desistir no meio da viagem.

Curso Bíblico da Escola Mater Ecclesiae – O primeiro roteiro vem da escola fundada por Dom Estevão Tavares Bettencourt OSB, cujo objetivo é a formação. É um tipo de curso de teologia para leigos por correspondência.

“Lectio Divina” – O segundo é um dos métodos mais antigos da Igreja. Leitura da Bíblia a partir de quatro passos: Ler, Meditar, Orar e Contemplar. O objetivo da Lectio Divina é – através de um método orante – proporcionar um contato direto com as Sagradas Escrituras.

O terceiro método é a coleção “Luz para os meus passos” – baseada na “Lectio Divina”. Trata-se de uma proposta que segue uma apostila com uma lição que deve ser feita a cada dia. De certo modo ela mescla essa leitura orante com alguns conhecimentos mais técnicos, como o que temos no método da Escola Mater Ecclesiae.

“A Bíblia no meu dia-a-dia” – O quarto roteiro indicado por mim faz parte da proposta do monsenhor Jonas Abib. O estudo possui alguns passos e também possui uma ligação direta com a “Lectio Divina”: num diário espiritual a pessoa deve, ao fazer o estudo de um trecho bíblico, anotar as promessas de Deus, as ordens d'Ele, os princípios eternos, a mensagem de Deus e como aplicar o entendimento do texto no cotidiano.

Além desses métodos, sei que algumas pessoas fazem estudos dos Livros Sagrados orientados por roteiros disponíveis em páginas da internet. É preciso muito cuidado! Já vi muita coisa errada e perigosa em várias dessas propostas. Se ainda assim, você faz ou deseja fazer um estudo orientado pela rede mundial de computadores, então tome as devidas precauções: veja quem é a pessoa que ministra o curso, se está vinculado à Igreja Católica, qual a procedência do site, converse com outras pessoas que também seguem esse curso e peça orientação ao seu diretor espiritual, pároco ou coordenador da sua comunidade.

Existe também o fato de muitas pessoas não conseguiram se adaptar a nenhum dos roteiros que conheceram e por isso resolveram ler a Bíblia começando no seu primeiro livro, o Gênesis, seguindo até o Apocalipse – lendo um ou alguns capítulos diariamente. Particularmente, acho esse caminho o mais difícil, mas não posso negar que também funciona ao ver algumas pessoas optarem e se adequarem a essa proposta.

O importante é que você faça uso de um bom roteiro que o impeça de se perder nessa viagem e o mantenha motivado para seguir adiante. Escolha um percurso de estudos que vá de acordo com as suas necessidades e capacidades, tomando o devido cuidado em averiguar a procedência do roteiro que assume para si. E que, seguindo essas orientações, possa, durante a maravilhosa viagem pelos textos bíblicos, ter a certeza de que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (cf. Salmo 119,105).

Foto Denis Duarte contato@denisduarte.com Denis Duarte Especialista em Bíblia e Cientista da Religião. www.denisduarte.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Receita libera consultas ao 3º lote de restituição do IR 2009

Valores serão pagos a 620 mil contribuintes.
Recursos poderão ser sacados a partir de 17 de agosto.

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (10), às 9h, as consultas ao terceiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009.

Segundo a Receita Federal, 620 mil contribuintes receberão a restituição, sendo 15,3 mil idosos, além de 5,3 mil contribuintes do Imposto de Renda do ano passado - que caíram na malha fina do Fisco. Serão pagos R$ 650 milhões em restituições, dos quais R$ 636 milhões para os contribuintes do IR 2009 e R$ 13,5 milhões do lote residual de 2008.

As restituições poderão ser sacadas a partir de 17 de agosto. Para os contribuintes do IR 2009, os valores serão corrigidos em 3,32% e, para o lote residual do IR do ano passado, a correção será de 15,39%.

As consultas poderão ser feitas na página da Receita na internet ou pelo telefone 146. Recebe primeiro a restituição do IR quem enviou mais cedo a declaração do IR sem erros ou omissões. Neste ano, o prazo foi de 3 de março até 30 de abril.

Menor lote deste ano

Esse é o menor lote de restituições deste ano até agora. No primeiro lote do IR, que saiu em junho, o órgão pagou restituições a 1,26 milhão de contribuintes, sendo 1,07 milhão de idosos, com valor total de R$ 1,53 bilhão.

Já em julho, no segundo lote do IR 2009, 1,48 milhão de contribuintes receberam restituições, no montante de R$ 1,82 bilhão. As restituições são pagas mensalmente entre junho e dezembro de cada ano, em sete lotes.

Valor não creditado

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve se dirigir ou ligar para uma das agências do Banco do Brasil ou para o ‘BB responde’, nos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

Comunicação da devolução via celular

Desde a criação do serviço SMS para comunicação do depósito da restituição do IR, em junho, já foram cadastrados 120 mil celulares, segundo a Receita Federal. Para esse lote serão enviados 17 mil mensagens de texto.

O contribuinte que desejar ativar o recurso deverá cadastrar o número do seu telefone celular na página do órgão na internet. Após a habilitação será enviado para o celular cadastrado um código de ativação. O contribuinte deve, então, acessar a página da Receita e informar o código de ativação, confirmando o celular habilitado.

Fonte: G1

domingo, 9 de agosto de 2009

Pai é Pai !

Pai é Pai !
Pode ser novo, pode ser velho
Pode ser branco, negro ou amarelo

Pode ser rico ou pobre
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado

Pode ser feliz ou infeliz
Pode estar aqui ou já ter ido embora
Pode ter tido filhos ou adotado-os

Pode ter casa ou morar na rua
Pode usar terno ou tanga
Pode ser Deus ou humano
Pode estar trabalhando ou desempregado
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI

Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da criação.

Que não só hoje, mas em todos os dias desta vida
possa ser lembrado como aquele
que muitas vezes não dormiu
muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa
muitas vezes engoliu sapos
muitas vezes chorou escondido
muitas vezes gargalhou
muitas vezes perdeu a hora
mas nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida NÓS!!!!

Feliz dia dos Pais!!
Um homenagem do Grupo Novos Amgos