quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Em Salvador, o Clero e o Legislativo exigem melhorias para Vitória da Conquista

Em audiência com Wagner, o Legislativo e o Clero
de Vitória da Conquista exigem mais segurança pública para a cidade


Durante uma hora, na tarde desta quarta-feira (2), estiveram reunidos com o governador Jaques Wagner, o vereador Gildásio Silveira (PT), representando o Legislativo Municipal, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu e o monsenhor Uilton Pereira que apresentaram a campanha da fraternidade 2009, com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”. Segundo Gildásio, o governador disse que apesar dos desafios contatará com as parcerias das igrejas e do Governo Municipal que tem desempenhado um papel importante voltadas para a educação das crianças. Wagner disse ainda que estará acionando as Secretarias de Justiça e de Segurança Pública para disponibiliar recursos.

“O crescente índice de homicídios e trafico de drogas é preocupante para toda a sociedade, e o governador estará adotando melhorias para o nosso município, além ainda da reestruturação do Instituto Médico Legal (IML), mais recursos para a Polícia Civil e Militar e a continuidade na construção do presídio”, falou ao Blog do Anderson por telefone, Gildásio Silveira.


Com informações do Blog do Anderson

HQ brasileira conta a história de Jesus

Uma HQ brasileira contando a história de Jesus. Isso é Yeshuah – Assim em Cima Assim em Baixo, do quadrinista Laudo Ferreira Júnior. São 160 páginas em que o autor coloca uma visão própria sobre a saga de Cristo. Laudo pesquisou os textos dos quatro evangelistas e também outras fontes históricas para criar a HQ. O estudo levou nove anos para ficar pronto e resultou nesse álbum que pretende ser o primeiro de uma trilogia.

Para manter uma proximidade com o texto original, Laudo mudou para o hebraico os nomes dos personagens. Assim, Maria é Miriam, José é Yosef e assim vai. Jesus aparece apenas na parte final do álbum e a ideia é mostrá-lo mais próximo de uma pessoa comum do que dentro do que o autor chama de “aura católica”.

Yeshuah, da Devir Livraria, é em preto e branco e custa R$ 23. Tem lançamento nessa sexta-feira (4 de dezembro), em São Paulo, na HQ Mix Livraria, às 19h30. Fica na Praça Roosevelt, 142, no Centro.

Fonte: O Capacitor

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Papa reza pelas crianças e para que nações se abram a Cristo

Neste mês de dezembro o Papa Bento XVI pede orações para as crianças e para que a humanidade se abra a Cristo.

Na intenção geral, Bento XVI pede orações "a fim de que as crianças sejam respeitadas e amadas e nunca sejam vítimas de exploração em suas várias formas".

E na intenção missionária, o Papa reza para que "no Natal os povos da terra reconheçam no Verbo Encarnado a luz que ilumina cada homem e as Nações abram as portas a Cristo, Salvador do mundo".

Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.

Fonte: Rádio Vaticano

Campanha quer promover cidadania e não apenas tratamento da Aids

Todo 1º de dezembro é Dia Mundial de Luta contra a Aids. Como ressalta o secretário executivo da Pastoral da Aids no Brasil, frei José Bernardi, esta campanha é importante para conscientizar a população sobre a epidemia da doença que atinge muitos países. Além disso, o Dia de Luta pretende também combater o preconceito e a discriminação em relação aos portadores do vírus do HIV.

Frei Bernardi destaca ainda que a campanha mundial visa o alerta aos governos para que não promovam apenas o tratamento de pessoas com aids, mas também seu bem-estar social: "Junto com o tratamento para a doença é necessário promover a cidadania das pessoas com HIV através de políticas públicas que possibilitem emprego e renda, moradia e alimentação dignas".

Qual a importância deste Dia de campanha?

Frei Bernardi - A campanha é importante porque chama atenção de toda a sociedade que a epidemia do HIV ainda está presente e, infelizmente, tem atingido a população de forma silenciosa. Com os avanços da ciência e da medicina, conseguiu-se controlar as manifestações da doença, mas não o seu aumento. A cada ano, no Brasil, são registrados 30 mil novos casos de aids. Isto é um número altíssimo para o sistema de saúde, pois significa que, a cada ano, se somam estes números aos que já estão em tratamento. Por outro lado, ainda está enraizado o preconceito e a discriminação com quem se descobre com HIV. A campanha deste ano enfatiza exatamente este aspecto: "Viver com aids é possível, com preconceito, não!".

Quais são as principais reivindicações junto aos governos no combate à doença?

Frei Bernardi - O movimento de combate à aids reivindica o cumprimento da legislação que prevê a distribuição gratuita dos medicamentos e o acompanhamento sistemático das pessoas que tem HIV. Em muitos estados e municípios está havendo um desmantelamento dos programas e serviços que cuidam deste setor, em função de que há outras prioridades. Isto vem sendo criticado pelas organizações da sociedade civil. Embora o Brasil tenha um programa exemplar de enfrentamento à epidemia, ainda há taxas de transmissão vertical – da mãe infectada para o bebê – que são inconcebíveis. Por outro lado, junto com o tratamento para a doença e necessário promover a cidadania das pessoas com HIV através de políticas públicas que possibilitem emprego e renda, moradia e alimentação dignas.


Como está o andamento pelo Brasil da campanha para o diagnóstico precoce da Aids?

Frei Bernardi - Está em andamento a experiência piloto em cinco cidades do Brasil, na parceria entre o Ministério da Saúde e a CNBB: Porto Alegre, Curitiba, João Pessoa, Fortaleza e Manaus. Temos notícias que houve um crescimento na procura dos testes nas cidades envolvidas. Em Curitiba, por exemplo, aumentou 10% a procura. Um bom resultado é a repercussão nos meios de comunicação. Isso deixa o tema da aids na discussão pública e, deste modo, a população é convidada a pensar sobre o assunto, inclusive repensando suas atitudes diante do vírus, diante das pessoas com HIV e da possibilidade de também ser atingido pela doença, pois todos somos vulneráveis. A campanha desfaz uma série de mitos produzidos: que a Igreja atrapalha, que a Igreja é contra, que é impossível trabalhar juntos, mesmo pensando e tendo estratégias diferentes. A campanha foi pensada sob o enfoque das coisas que temos em comum: responsabilidade de contribuir para o controle da epidemia, de incentivar as pessoas a terem vida saudável e que se ofereça serviço de saúde de qualidade.


Em recente pesquisa do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o número de infecções pelo vírus HIV em todo o mundo teve queda de 17% nos últimos oito anos. Este percentual de redução de infecções pelo vírus HIV é confirmado pelos governos e entidades mundiais? Como está a situação pelo mundo?

Frei Bernardi - Realmente as notícias são de que houve uma diminuição dos casos. Uma das razões é a mudança no modo de calcular ou fazer a estimativa. Há uma relativa diminuição no número de pessoas que desenvolvem a doença em função de que há mais medicamentos disponíveis, mas nos países pobres somente 15% dos que necessitam tem acesso ao tratamento. Atualmente, cerca de 33 milhões vivem com HIV no mundo.

Por Gracielle Reis
Fonte: Canção Nova

Problemas difíceis, soluções díficeis - Dia Internacional de Combate à Aids

Você já resolveu um polinômio complicado que tenha como resultado uma solução fácil?

Tá, tá, isso aqui não é matemática on-line. Mas responda aí vai… com certeza já passou da 7ª série e perdeu muitos cabelos resolvendo teoremas e logaritmos.

Aprendemos na vida:

Problemas difíceis não têm soluções fáceis!

Como podem querer resolver um problema difícil como a Aids com solução fácil: uso de camisinhas “a torto e a direito”.

Muito simples distribuir milhares de preservativos aos jovens pensando estar resolvendo a situação.

Galera, o problema é mais em cima e não embaixo!

É mudança de mentalidade! É formação. É saber que não somos máquinas de satisfação pessoal de prazer. Uso descartável!

Somos gente.

O dramaturgo francês Paul Claudel afirmou certa vez que: “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio”. “Ser homem não é dominar os outros, mas dominar-se a si mesmo”.

Propor a castidade é desafiante, pois exige inteligência, exige autoconhecimento. E quem quer pensar?

Eu. Eu quero!

O True Love Waits ("O Verdadeiro Amor Espera"), lançado em 1994 na cidade de Baltimore, capital do estado de Maryland, nos Estados Unidos, é bem bacana. Eles prometeram, por escrito, manter-se virgens até o dia do casamento. O pacto que assumiram diz o seguinte:

“Acreditando que o verdadeiro amor espera, eu me comprometo diante de Deus, de mim mesma, minha família, meu namorado, meu futuro companheiro e meus futuros filhos a viver a castidade até o dia em que entrar numa relação de casamento” (Jornal do Brasil, Ana Maria Mandin, 12/03/94).

Este exemplo não é único e mostra o renascer da castidade.

Quando o Papa João Paulo II esteve nas Filipinas, em janeiro de 1995, na “Jornada Mundial da Juventude”, houve uma concentração de 4 milhões de pessoas para participar da Missa que ele presidiu em Manila. Nessa ocasião um grupo de cinquenta mil jovens entregou a ele um abaixo-assinado se comprometendo a viver a castidade.

Hoje quero levantar esta bandeira: O verdadeiro amor espera e diante do problema difícil da Aids a solução não é fácil, mas é desafiadora: Castidade!

Aceita o desafio?

Foto Adriano Gonçalves
adriano@geracaophn.com
Adriano é apresentador do programa Revolução Jesus. Vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 23h e com reprise aos domingos a partir das 17h na TV Canção Nova. Programa jovem que tem como finalidade levar o telespectador a um encontro profundo e determinante com Jesus.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O cenário regional e o mundo - Por Ítalo Brito

A realidade do mundo moderno nos continentes é fragmentada nas culturas que compõem os contextos sociais, formando as características próprias dos cenários regionais, estes interligados com o mundo sem fronteiras o qual é movido pela força gigantesca da universalização. O poder desta força está presente nos negócios e nas políticas que norteiam governos, empresas, instituições do terceiro setor e na sociedade. Neste sentido, as organizações são compelidas a estarem preparadas para produzirem os resultados, e a eficiência que as projetam, a sobressaírem em um universo comportamental que formam nos múltiplos mercados cíclicos, nichos regionais cada vez mais dinâmicos e competitivos.

A evolução do mundo atual é o fato de estarmos na era do conhecimento e este, dita os ritmos dos negócios em qualquer parte do planeta, pois se no passado o consumo era fruto apenas das demandas que agiam apenas motivadas pela necessidade, nesta nova dimensão, o ato de consumir passa por uma serie de etapas e motivações com características próprias de cada segmento. As culturas, focalizam estrategicamente o planejamento das empresas nos canais de consumo, dos serviços, ou dos produtos produzidos e comercializados no cenário universal, bem como dos negociados somente no âmbito regional.

O grande avanço do mercado em suas demandas são acontecimentos universais decorrentes das transformações comportamentais dos consumidores e da profissionalização dos empresários, administradores e colaboradores que, mesmo no empirismo, são movidos pela informação. Notadamente colocamos em foco as transformações no Brasil que, em pleno desenvolvimento socioeconômico, vê destacar o Nordeste, com indicadores de crescimento diferenciado. Como parte deste avanço evidenciamos que nos últimos anos, a potencialidade econômica de Vitória da Conquista e região sudoeste, vem sendo um atrativo para investidores e empreendedores. Destaca-se também no mercado local, o aporte de diversas lojas de rede, que associadas ao advento do Shopping Conquista Sul, vem desencadeando fatos sociais que estão exercendo um papel determinante na vida da comunidade, quebrando paradigmas e gerando uma nova mentalidade nos clientes, gestores, colaboradores e comerciantes locais. Os indicadores positivos para todos os segmentos, evidenciam os diversos destaques no cenário local, revelando atores e organizações que compõem o panorama regional, com suas estratégias competitivas que são perceptíveis nas mudanças e no crescimento da cadeia dos diversos setores.

O desenho do cenário e as ações de crescimento nos grupos que formam o mercado do sudoeste estabelecem a todos que desejam manter-se no nível já conquistado e tem como meta crescimento sustentável, que além do empenho e da vontade de vencer, é preciso ser criativo, inovador, saber viabilizar soluções e criar em torno de sua atuação, um ótimo nível de confiança, soluções inovadoras, superando assim as expectativas dos clientes antenados com todos os canais de distribuição.

Antes de enfrentar os desafios do mercado, gestores e lideres devem conhecer as variáveis do desenvolvimento globalizado e os comportamentos dos consumidores alocados no publico alvo que compõe a geografia de atuação das empresas, que seja nas interfaces da internet, no tradicional atendimento de balcão que ainda é muito corriqueiro nas empresas de todos os portes da região sudoeste, ou até mesmo nas lojas que recentemente instalaram o sistema de auto-atendimento os denominados “Home Center”.

As vantagens competitivas estão no diferencial que cada empresa promove, com ousadia, inovação e estratégias mercadológicas, assim é possível superar a exigência regional ou da globalização, e fazer sucesso no atacado, no varejo ou em qualquer outro segmento. O segredo para todas as pessoas de qualquer sexo, idade ou condição social que almejam fazer sucesso na era do conhecimento, é planejar ações empreendedoras, explorando “a arte de criar oportunidades”. A Conquista da Vitória é uma questão de competência, isto é Vitória da Conquista. As pessoas geram as idéias e elas movem o mundo.

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.