sábado, 9 de novembro de 2013

Igreja católica celebra missa em ação de graças aos 173 anos de Vitória da Conquista

Nesse sábado, 9 de novembro, Vitória da Conquista completou 173 anos de emancipação política. Para comemorar essa data tão especial, a Prefeitura Municipal realizou, ao longo de todo o dia, diversas atividades comemorativas.  A igreja católica também prestou sua homenagem a cidade. Para fechar as atividades comemorativas, foi celebrada a missa em Ação de Graças aos 173 anos de emancipação política do município  na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.
.
A celebração foi ministrada pelo Monsenhor Wilton Pereira que, na oportunidade, destacou o crescimento do município. “ Todos nós somos testemunhas de que a cidade passou por um crescimento acelerado e sabemos que ela continuará crescendo. Este dia de hoje vem intensificar a iniciativa e a cooperação em prol da nossa cidade que amamos e queremos bem”, disse. 
.
A cerimônia contou com a presença de representantes da Administração Municipal, entre eles o assessor especial do Gabinete Civil, Gildásio Silveira, que, na ocasião, representou o prefeito Guilherme Menezes. Na oportunidade, Gildásio agradeceu aos presentes pela celebração. “Queremos agradecer, em nome de toda a Administração Municipal, essa ação de graças ao aniversário da cidade. Este é um momento de reflexão, para que possamos pensar sobre o nosso compromisso: cuidar das pessoas mais fragilizadas; olhar e amar o próximo. E é justamente isso que a igreja católica e nós da Administração Municipal temos como meta principal. Queremos desejar que a nossa cidade continue altiva e independente”, destacou.
.
Também participaram da celebração o deputado estadual José Raimundo Fontes, os vereadores Florisvaldo Bittencourt e Coriolano Moraes, o secretário de Governo, Edwaldo Alves, a procuradora administrativa do Município, Maria Aparecida Falcão, e o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues.
.
Ao deixar sua mensagem, o Monsenhor Wilton pediu paz e progresso para Vitória da Conquista. “Que a nossa cidade seja iluminada pelo Espírito Santo e que possa cada vez mais superar os desafios”, finalizou.
.
Fonte: PMVC

Liturgia Diária




Dedicação da Basílica de Latrão – Sábado 09/11/13
Conheça a história de São Teodoro
Primeira Leitura (Ez 47,1-2.8-9.12)
Leitura da Profecia de Ezequiel.
Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam
nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Liturgia Diária




31º Semana Comum – Sexta-feira 08/11/13
Conheça a história de São Deodato
Primeira Leitura (Rm 15,14-21)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Meus irmãos, 14de minha parte, estou convencido, a vosso respeito, de que tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu.
16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite santificada no Espírito Santo.
17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus.
Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer de eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo desta maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado, verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele, compreenderão”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Liturgia Diária




31º Semana Comum – Quinta-feira 07/11/13
Conheça a história de São Vilibrardo
Primeira Leitura (Rm 14,7-12)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 7ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. 10E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante
do tribunal de Deus que todos compareceremos. 11Com efeito, está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus”. 12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Liturgia Diária

31º Semana Comum – Quarta-feira 06/11/13

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Liturgia Diária

31º Semana Comum – Terça-feira 05/11/13

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 5assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros. 6Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé; 7se é o serviço, pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino; 8se é o dom de exortar, exortemos.
Quem distribui donativos faça-o com simplicidade; quem preside presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria.
9O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas.
11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração.
13Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.
16aMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Liturgia Diária




São Carlos Borromeu – Segunda-feira 04/11/13
Conheça a história de São Carlo Borromeu
Primeira Leitura (Rm 11,29-36)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 29os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, em consequência da desobediência deles. 31Assim são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia. 32Com efeito, Deus encerrou todos os homens na desobediência, a
fim de exercer misericórdia para com todos. 33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele, e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 3 de novembro de 2013

Liturgia Diária




Solenidade de todos os Santos – Domingo 03/11/13
Conheça a história de São Martinho de Lima
Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”.
4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.
9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”.
11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?”
14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”.
E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.