sábado, 2 de março de 2013

Santa Sé divulga data da primeira congregação geral dos cardeais


O boletim da Santa Sé informou nesta sexta-feira, 1º, que o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, convocou os cardeais para a primeira Congregação Geral.

Esta primeira reunião será na segunda-feira, 4, na Sala Paulo VI, Sala do Sínodo dos Bispos, às 9h30 (horário em Roma, 5h30 no horário de Brasília). Também está prevista uma segunda congregação geral à tarde, às 17h (13h no horário de Brasília), no mesmo lugar.

Mas ainda não deve ser nesta reunião que será apresentada a data do Conclave. Esta foi a informação dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, durante coletiva na manhã desta sexta-feira, 1º. Segundo ele, esta será a primeira reunião, quando os cardeais devem começar a se organizar.

Boletim da Santa Sé

JMJ Rio2013 terá trilhas pelo Rio de Janeiro


Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude poderão conhecer o Rio de Janeiro por uma forma tipicamente carioca: através das trilhas. Um grupo de escoteiros irá guiar os jovens por famosas trilhas, apresentando paisagens inéditas para os turistas. O passeio inclui ainda momentos de oração e visitas a capelas e igrejas tradicionais da cidade ao longo dos trajetos.

O primeiro encontro com os escoteiros acontece nesse sábado, 2, com um mutirão de limpeza em nove trilhas: Pedra Bonita, Morro da Urca, Parque da Catacumba, Parque de Nova Iguaçu, Floresta da Tijuca, Prainha e Morro Azul, além de duas em Niterói (Ilha da Boa Viagem e Parque da cidade). O dia termina com uma missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na igreja da Candelária, às 17h.

As trilhas também fazem parte do Festival da Juventude, parte cultural da Jornada. Durante a JMJ Rio2013 os passeios ocorrerão diariamente, a partir de 23 de julho, no período da tarde, em horário alternativo aos Atos Centrais. Além de guiar todos pelo trajeto, garantindo a segurança dos peregrinos, os escoteiros terão participação ativa na JMJ, atuando no Festival da Juventude, e organizando um acampamento próprio, com previsão de 1,5 mil pessoas. Serão cinco mil escoteiros participando como voluntários e peregrinos.

Assessoria JMJ

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)
Sábado, 2 de Março de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 21,33-43.45-46)
Sexta-Feira, 1 de Março de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O pro­prietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinha­teiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O fim do pontificado de Bento XVI também na internet


Com o fechamento das portas do Castelgandolfo e o fim do pontificado de Bento XVI, a conta de Twitter @pontifex - primeira a pertencer a um Papa - mudou seu nome para Sé Vacante (Sede Vacante). A imagem de Joseph Ratzinger também foi substituída pelo escudo com duas chaves cruzadas, que simbolizam a ausência de um Pontífice no Vaticano. Todos os tuítes foram apagados. Na homepage do Vaticano, no lugar da imagem do Papa, já pode ser lida a frase “Apostolica sedes vacans”, que se refere ao novo período entre dois papados. É o fim do pontificado de Bento XVI também na internet.

Mais cedo, o Pontífice se despediu dos fiéis através de sua antiga conta na rede social, antes que seu perfil fosse desativado:

“Obrigado por vosso amor e proximidade. Que experimentem sempre a alegria de ter Cristo como o centro de vossas vidas”, escreveu.

No sábado, o Monsenhor Paul Tighe, secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, emitiu a seguinte declaração em resposta a inúmeros fiéis que perguntavam se a conta no Twitter seria fechada.

“A conta de Twitter @pontifex foi criada para o uso exclusivo do Papa. @pontifex ficará inativa durante o período entre a renúncia do Papa Bento XVI e a eleição de seu sucessor (sede vacante). E estará disponível para ser utilizada pelo próximo Papa, caso seja seu desejo”.

Bento XVI foi o primeiro Pontífice presente nas redes sociais - sua conta oficial já tem mais de 1,6 milhões seguidores. Durante o papado, ele contou ainda com um aplicativo oficial, disponível para iPhone e iPad, com imagens de eventos e discursos, o “The Pope App”, que mostrará ao vivo a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina que anuncia a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Fonte: O globo

Sé Vacante: Termina Pontificado de Bento XVI

Desde às 16h (horário de Brasília, 20h em Roma), desta quinta-feira, 28, terminou o Pontificado de Bento XVI, após quase oito anos à frente da Igreja Católica, e teve início o período de Sé Vacante. Esse horário foi escolhido pois era a hora em que Bento XVI costumava terminar seu dia de trabalho.

Como sinal do fim do Pontificado de Bento XVI, o Cardeal Carmelengo, que atualmente é Dom Tarcísio Bertone, irá quebrar o Anel do Pescador (anel do Papa) e lacrar o apartamento e o escritório papal, à espera do novo Pontífice, como estabelece a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

O Anel do Pescador é o sinal visível da autoridade do Papa, que ele recebe em momento solene no início do seu Pontificado e usa no dedo anular direito. O anel, confeccionado em ouro, traz gravado o nome do Pontífice e a imagem em relevo do Apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Com a morte de cada Papa, ou neste caso, a renúncia, o Cardeal Camerlengo quebra o símbolo na presença dos representantes do Colégio dos Cardeais.

Durante a Sé Vacante, toda a Igreja é convidada a se unir em oração, aos Sagrados Pastores e aos Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e “implorar a Deus o novo Papa como dom de sua bondade e Providência”, orienta a constituição Universi Dominici Gregis.

Confira as perguntas mais frequentes sobre o futuro de Bento XVI

- Bento XVI vai aparecer ao público após a renúncia?
Não estão previstas aparições após 28 de fevereiro. Em sua chegada a Castel Gandolfo, Bento XVI deverá saudar os vizinhos e visitantes da fachada principal da Casa Pontifícia. Esta deverá sera sua última aparição pública.

- Onde Bento XVI irá morar?
Bento XVI residirá em Castel Gandolfo de 28 de fevereiro até o final de abril ou início de maio. A partir de então, o Papa emérito residirá no Mosteiro ‘Mater Ecclesia’ no Vaticano. Até outubro de 2012 residiam ali as Irmãs de Clausura visitandinas. Os trabalhos de reforma foram iniciados em novembro de 2012 e serão concluídos nos próximos meses.

- Por que o Pontífice escolheu ficar num mosteiro no Vaticano e não retornar à Baviera, sua terra natal?
Bento XVI não mencionou claramente, mas a presença e oração de Bento XVI no Vaticano dá uma continuidade espiritual ao papado. Além disso, Bento XVI mora no Vaticano há mais de três décadas.

- Quem vai assessorar o Papa emérito?
Quer em Castel Gandolfo, quer no Mosteiro ‘Mater Ecclesia’, Bento XVI será acompanhado por Dom Georg Gaenswein, seu secretário particular, que permanece no cargo de Prefeito da Casa Pontifícia.

Por Kelen Galvan
Da Redação Canção Nova, com agências

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 16,19-31)
Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade debate ações de interação entre juventude e sociedade

Na manhã desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal realizou uma Sessão Especial para tratar a importância da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano aborda o tema “Fraternidade e Juventude”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade com diversos temas de interesse social. Este projeto busca favorecer espaços de discussões, reflexão e projetos, além de debater políticas públicas que possam auxiliar na transformação social.


 O tema “Fraternidade e Juventude” tem por finalidade sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

.
Para o vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Casa, o tema deste ano é de extrema importância, pois trabalha com “a base da sociedade”. “É a partir dos nossos jovens que temos a real noção do futuro. Portanto, temos que trabalhar suas concepções e conceitos, fundamentando-os na base do amor ao próximo e do respeito mútuo”, disse.
.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM), uma das proponentes da sessão especial, destacou a grande capacidade de intervenção dos jovens na vida da sua comunidade e ressaltou a importância da Igreja no processo de conscientização da juventude.  “Como agentes públicos devemos nos integrar nesta campanha. Precisamos acolher os jovens neste contexto de mudança de época, pois eles são a esperança de mudança do futuro. Para que eles sejam transformadores da realidade precisamos trabalhar seus conceitos religiosos”, afirmou.
.
Também proponente da sessão, o vereador Coriolano Moraes (PT), sugeriu que a Câmara transforme em Lei a realização de uma Sessão Especial para debater os temas propostos pela CF todos os anos. Segundo o parlamentar, a Campanha dá início ao período da quaresma, despertando a solidariedade dos fiéis católicos. “O tema define a realidade vivida pela nossa juventude.
.
A CNBB tem como meta educar para vida e fraternidade, tendo em vista uma sociedade justa e igualitária”, disse. “A CF solidariza-se com os jovens neste processo tão importante e difícil, numa sábia escolha do tema”, ressaltou, destacando a iniciativa do prefeito Guilherme Menezes, em criar a Coordenação para Juventude.

.
Alan Teixeira, coordenador da Pastoral da Juventude, ressaltou o jovem como agente protagonista na mudança de rumo da sociedade. “A igreja, pensando nas demandas da nossa juventude, propôs debater este tema, olhando para os jovens como esperança. A mídia apresenta o jovem como problema social. A CF apresenta formas alternativas de envolver a juventude na evangelização e propagação do evangelho”, disse.
.
Erick Gonzaga Menezes, representante do Apostolado da Divina Misericórdia, falou sobre o despertar da vocação missionária nos jovens. “A juventude está exposta no mundo e os responsáveis para levar os jovens ao caminho de Cristo são os pais”, disse. “Eu sou uma prova viva de que a juventude pode dizer sim a Deus, proclamando o lema da campanha deste ano - Eis-me aqui, envia-me”, concluiu.
.
A irmã Cristina Freitas, representando as Freiras Sacramentinas, destacou o papel social da CF. “Como comunidade educativa reafirmamos o compromisso de fornecer uma educação com fundamento no amor, por meio de valores cristãos. Nossa ação educativa prepara os jovens para vida, respeitando a dignidade humana, vendo no outro a face de Jesus. Que possamos sentir a necessidade de dar um testemunho de fé e de vivência dos valores de justiça e amor”, convocou a religiosa.
.
O diácono Luciano Lima Santana fez um resgate histórico das intervenções da Igreja na realidade social. “A CF tem sido um instrumento forte para a evangelização quaresmal e a Campanha deste ano influenciou na elaboração de projetos e leis que interferem na realidade brasileira”, informou.
.
O padre Gérson Bittencourt enumerou estratégias de acolhimento da juventude. “Nossa igreja precisa aproximar-se da realidade juvenil, com problemas, mas também marcada pela beleza. Precisamos considerar os jovens como agentes de transformação, escutando a voz da juventude, valorizando as famílias, suscitando oportunidades de formação dos nossos jovens e incentivando as artes, fornecendo espaços para desenvolvimento do jovem e fomentando o protagonismo juvenil”, afirmou.
.
Padre Estevão Santos resgatou a história do jovem profeta Isaías, que conduziu o povo de Israel com justiça e amor, sendo sua trajetória e disponibilidade, base para o lema da CF, “Eis-me aqui, envia-me”. “Os jovens não são problemas. Eles são a solução para nossa sociedade. Vivemos uma mudança de época que necessita de uma mudança de atitude”, disse, solicitando a todos os setores da sociedade ações que “despertem a esperança na juventude”.
.
Edwaldo Alves, secretário de Governo e representante do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, destacou a Coordenação para Juventude criado para desenvolver políticas públicas para juventude. “Tenho certeza que CF defende a luta pela educação e fraternidade, abraçando a família dos jovens mortos nas periferias”, disse.
.
O Monsenhor Wilton Pereira ressaltou que a CF trata com toda sociedade, não somente com a juventude. “A CNBB busca atingir os adultos que não acreditam no protagonismo juvenil. É preciso incentivar os adultos a apostarem nos jovens”, salientou. “O jovem quer alguém que possa compartilhar as dúvidas da vida e não uma autoridade, mas alguém que está ao lado dele para executar as escolhas feitas”, afirmou.
.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, destacou as angústias vividas pelos jovens e a missão da Igreja em possibilitar alternativas de inserção da juventude na vida social. “A CF quer ser o itinerário de conversão pessoal, retomando o tema da juventude e olhando as pontecialidades dos jovens, sendo solidária com suas angústias nesta mudança de época”, disse. “A violência institucionalizada gera sofrimento nos jovens. A CF conclama a sociedade para desenvolva alternativas de superação dessas ações de violência, para que os jovens possam protagonizar atitudes de mudanças”, afirmou.
.
Fonte: Câmara de Vereadores

Na última audiência, Bento XVI diz que papado teve 'águas agitadas'

O Papa Bento XVI disse nesta quarta-feira (27) que tem "grande confiança" no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve "águas agitadas", ao falar publicamente pela última vez como pontífice, um dia antes de sua renúncia.

Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI.

Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou "águas agitadas e vento contrário".

"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse.

Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja "afundar".

"Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva", disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.

Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida "não para seu bem, mas para o bem da Igreja", e reiterou que sabe "da gravidade e da novidade" da decisão que tomou.

"Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", disse.

O pontífice, de 85 anos, afirmou que "não vai abandonar a Cruz" e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja.

"Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2005 (ao ser eleito Papa)", disse.

"Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", completou.

Bento XVI também pediu que os fiéis orem pelos cardeais que, após a renúncia, terão de eleger seu sucessor, em uma tarefa que ele considera difícil.

"Orem pelo meu sucessor! Que Deus os acompanhe", disse o Papa.

'Viva o Papa!'

O Papa apareceu para o público, no papamóvel, por volta das 10h40 locais (6h40 de Brasília). Ao longo de um passeio de cerca de 15 minutos pela praça, ele foi cumprimentado com gritos de "Bento! Bento!" e "Viva o Papa!".

O Vaticano distribuiu 50 mil entradas para a audiência, mas, segundo estimativa da Santa Sé, havia pelo menos 150 mil pessoas na praça para acompanhar a última aparição pública do Papa, um dia antes de sua renúncia.

Vários grupos de pessoas, entre religiosos, seminaristas e estudantes, com bandeiras amarelas (cor do Vaticano) e de países, estavam na praça. Cerca de 70 cardeais também participaram.

Depois da cerimônia, acontece uma breve audiência na Sala Clementina, com algumas personalidades para o tradicional "beija mão", em que o Papa é cumprimentado.

Quinta-feira, último dia

Na quinta-feira (28), Bento XVI deixará o posto, em um acontecimento sem precedentes na história da Igreja moderna, e passará a ser chamado de "Papa Emérito".

Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. A expectativa é de que cerca de 100 cardeais participem deste encontro.

Durante a tarde, no Pátio de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação.

Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.

Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.

Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".

No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".

ConclaveNo dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações gerais" que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.

Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.

Nas últimas semanas, os cardeais já começaram, por e-mail e por telefone, as consultas informais para decidir o nome.

Papa Emérito

Nesta terça (26), o Vaticano anunciou que  Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade"  após a renúncia. Ele será chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito".O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.

Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.

O porta-voz afirmou que Bento XVI tinha tomado as decisões sobre seus títulos após consulta com as autoridades do Vaticano.

Leia abaixo a íntegra da mensagem em português de Bento XVI nesta quarta-feira (27):

"Queridos irmãos e irmãs,

No dia 19 de abril de 2005,, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: «É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis». E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.

Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica."


Fotos: AFP / Juliana Cardilli - G1
Fonte: G1

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 20,17-28)
Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Receita libera programa para fazer declaração do IR 2013


A Secretaria da Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (25), o programa do Imposto de Renda 2013, necessário para realizar a declaração pelos contribuintes. O programa está disponível para download na página do Fisco. O envio da declaração, no entanto, pode ser feito apenas a partir de 1º de março, às 8h.

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Veja outros motivos que obrigam o contribuinte a entregar a declaração do IR.

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, houve poucas modificações no programa do Imposto de Renda deste ano. "Aumentaram um pouco as facilidades. O contribuintes que guardou seu arquivo do ano anterior, vai fazer a importação do programa e receber uma pergunta se quer importar pagamentos efetuados. Aí já aparece, por exemplo, o nome da escola que ele usou no ano anterior e tem só que colocar os valores pagos", explicou.

O supervisor nacional do IR do Fisco confirmou também que a ficha relativa aos rendimentos está mais "detalhada" neste ano, já que passou a incluir itens como a restituição de imposto sobre a renda de anos anteriores, ganhos líquidos em operações com ouro e em operações de ações negociadas em bolsa, entre outros.

Fonte: G1

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 23,1-12)
Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Papa aprova mudanças para adiantar Conclave, diz Vaticano


O Papa Bento XVI aprovou as mudanças necessárias na legislação da Igreja Católica para permitir que os cardeais iniciem o Conclave que irá eleger seu sucessor antes do prazo originalmente estipulado, de 15 dias após o ínicio da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice, informou o Vaticano nesta segunda-feira (25).

Segundo a Santa Sé, o Papa aprovou um “Motu Proprio” (um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave. Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica oficialmente às 20h (no horário de Roma; 16h em Brasília) desta quinta-feira (28). Na quarta-feira (27), ele realiza uma audiência geral na Praça São Pedro, na qual são esperadas milhares de pessoas.

Com o decreto, foi concedida aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave caso todos estejam presentes no Vaticano. Permanece a possibilidade de adiar o início da votação por até 20 dias após o início da Sé Vacante, caso seja necessário para a chegada dos cardeais.

Para eleger o novo Papa continuará sendo necessário que um dos nomes tenha pelo menos dois terços dos votos.

Deste modo, o Conclave poderá ser iniciado agora antes do dia 15 de março.

O Papa alemão surpreendeu a Igreja e o mundo ao anunciar, em 11 de fevereiro, que iria deixar o cargo no fim do mês, por conta de sua saúde frágil.

As regras atuais do Conclave -encontro em que os cardeais, secretamente, escolhem o novo Papa- foram estabelecidas em 1996 por João Paulo II, antecessor de Bento XVI.

O Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI, segundo a Constituição Apostólica, deve começar "entre um mínimo de 15 dias e um máximo de 20" desde que se decrete a chamada "Sé Vacante", fixada para o próximo 28 de fevereiro às 20h (16h de Brasília), o momento que Bento XVI escolheu para abandonar o Trono de Pedro.

Cardeais de todo o mundo já começaram consultas informais por telefone e e-mail para a construção de um perfil do homem que eles acham que seria mais adequado para liderar a Igreja em um período de crise contínua.

Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

Fonte: G1
Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Senhor, ensina-nos a orar


“Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11, 11). É com este tema que a Canção Nova promove o 'Acampamento Livrai-nos do Mal'. O encontro acontecerá entre os dias 1º e 3 de março, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

O objetivo do encontro é levar os cristãos católicos a crescerem em sua vida de oração, sempre conscientes de que a batalha espiritual existe e precisa ser travada diariamente.

Momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço mariano e celebrações da Santa Missa marcam a programação nos três dias.

Presenças confirmadas:

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova

Salette Ferreira
Missionária da Comunidade Canção Nova

Ironi Spuldaro
Pregador Internacional da RCC

Roberto Tannus
Pregador Internacional da RCC

Alexandra Gonçalves
Missionária da Comunidade Canção Nova


O encontro é gratuito e não há limite de idade para participar. Além disso, você pode se hospedar no Camping Canção Nova. Para informações sobre mais locais de alojamento, conheça a Associação de Hospedagem Papa Bento XVI e o Grupo de Apoio às Pousadas.

Fonte: Canção Nova

Bento XVI reza o último Angelus de seu pontificado

O Papa Bento XVI rezou neste domingo, 24, o último Angelus de seu pontificado. Acompanhado por fiéis de várias partes do mundo na Praça São Pedro, o Santo Padre, que encerra o seu pontificado nesta quinta-feira, 28, agradeceu a todos pelas orações a ele dirigidas e o afeto que os fiéis têm manifestado.
Bento XVI comentou o Evangelho do dia (Lc 9,28b-36), que fala sobre a Transfiguração do Senhor. Ele lembrou que o evangelista Lucas dá especial atenção ao fato de que Jesus se transfigurou enquanto rezava. A partir disso, o Santo Padre disse que esta passagem traz um ensinamento muito importante: o primado da oração, sem a qual todo o empenho do apostolado e da caridade se reduz ao ativismo.

“Na Quaresma aprendemos a dar o tempo certo à oração, pessoal e comunitária, que dá fôlego à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é um isolar-se do mundo e das suas contradições, como no Tabor queria fazer Pedro, mas a oração reconduz ao caminho, à ação”.

O Santo Padre enfatizou ainda que sente esta Palavra de Deus particularmente dirigida a ele, neste momento de sua vida. Ele disse que o Senhor o chama para “subir o monte”, para dedicar-se mais à oração e à meditação, o que não significa abandonar a Igreja. “…se Deus me pede isto é para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual tenho buscado fazer até agora, mas de modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”, disse.

Por fim, o Pontífice invocou a intercessão da Virgem Maria, para que auxilie todos os fiéis a seguir sempre Jesus, “na oração e nas obras de caridade”.

Após a oração mariana, Bento XVI dirigu saudações aos peregrinos de diversos idiomas, entre eles os de língua portuguesa. “Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”.

Por Jéssica Marçal
Fonte: Canção Nova

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 6,36-38)
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 9,28b-36)
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013
2º Domingo da Quaresma




— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.
30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.