sábado, 15 de maio de 2010

Comunidade Anuncia-me: Cenáculo em Pentecostes

Cenáculo em Pentecostes
Quando: 22 e 23 de Maio
Onde: Comunidade Anuncia-me
Endereço: Rua Odilon Correia - 12 Alto Marom
Tel: (77) 3422-5835

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Famílias que amam de verdade

Que o amor de vocês seja sem hipocrisia, detestem o mal e apeguem-se ao bem.
O amor seja fraterno.
Sejam carinhosos uns com os outros.
Rivalizem-se na mútua estima, nada de preguiça.
Sejam fervorosos em espírito.
Sirvam ao Senhor.
Sejam alegres na esperança, pacientes na hora difícil e perseverantes na oração.
Sejam solidários com os outros em suas necessidades e melhorem cada dia na prática da hospitalidade.

Não se deixem levar pela mania de grandeza.
Sejam simples e modestos.
Vivam em harmonia uns com os outros.
Não paguem o mal com o mal.
Preocupem-se em fazer o bem a todo mundo.
Não se vinguem.
Nem façam justiça com as próprias mãos.
Deixem Deus cuidar disso.
Dêem de beber e comer.
E visitem até seus inimigos.
Vençam o mal com o bem.
No que depender de vocês,
vivam em harmonia e em paz com todo mundo
e com a natureza!

Paulo aos romanos 12, 9-21

Fonte: Pe, Zezinho, scj
Local:São Paulo (SP)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso

Na conversa com os jornalistas a bordo do voo entre a Itália e Portugal, o Papa falou sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero contra menores, a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade e a possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia.

Sobre os casos de abuso sexual, disse:

"Não somente de fora vêm os ataques ao Papa e à Igreja, mas os sofrimentos da Igreja vêm do próprio interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isto sempre foi conhecido, mas hoje o vemos de modo realmente terrível: que a maior perseguição à Igreja não vem dos inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja então tem profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender, por um lado, o perdão, mas também a necessidade da justiça. O perdão não substitui a justiça".

Sobre a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade, afirmou:

"Penso que a terefa, a missão da Europa nesta situação é encontrar este diálogo, integrar fé e racionalidade moderna em uma única visão antropológica que completa o ser humano e torna assim também comunicável às culturas humanas. A presença do secularismo é uma coisa normal, mas a separação, a contraposição entre secularismo e cultura da fé é anômala e deve ser superada. O grande desafio deste momento é que os dois se encontrem, de tal forma que encontrem a própria identidade. É uma missão da Europa e uma necessidade humana nesta nossa história".

Finalmente, acerca da possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia, indicou:

"Toda a tradição da Doutrina Social da igreja vai no sentido de alargar o aspecto ético e da fé para além do indivíduo, à responsabilidade do mundo, a uma racionalidade configurada pela ética. E, por outra parte, os últimos acontecimentos no mercado nestes últimos dois ou três anos têm demonstrado que a dimensão ética é interna e deve entrar no interior do agir econômico [...] Somente assim a Europa realiza a sua missão"

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova

Bispos aprovam continuidade das atuais diretrizes da evangelização

As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão prorrogadas por mais quatro anos, a partir de 2011. A proposta, apresentada pela Comissão responsável pela condução deste tema, foi aprovada por 161 votos, contra 102 que queriam a elaboração de novas diretrizes.

Segundo o secretário da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, mesmo sendo prorrogadas, as atuais DGAE receberão acréscimos e emendas a partir de novos documentos publicados nos últimos anos. A Comissão presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, continuará trabalhando na atualização do Documento que será apresentado à 49ª Assembleia da CNBB, no ano que vem.

As Diretrizes são um documento que serve de base para as dioceses elaborarem seus planos de pastoral e dá as linhas da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, buscando a unidade e a comunhão pastoral. Elaboradas a cada quatro anos, são aprovadas nas assembleias em que é eleita a Presidência da CNBB, a quem cabe acompanhar a aplicação do documento.

Fonte: C.N.B.B.

terça-feira, 11 de maio de 2010

48ª AG: CNBB lança Manual de Procedimentos Administrativos para a Igreja no Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta segunda-feira, 10, no plenário da sua 48ª AG, que acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, o Manual de Procedimentos Administrativos. O livro tem por objetivo disponibilizar às dioceses do Brasil um instrumento de trabalho facilitador no complexo processo da administração dos bens e serviços da Igreja nas comunidades. O Manual é direcionado, principalmente, às mitras diocesanas, suas paróquias, comunidades e outras instituições.

De acordo com o integrante do grupo que escreveu a obra e responsável pelo início dos trabalhos, padre Aleixo W. Souza, o material é uma proposta da Conferência para atender os gestores da Igreja no Brasil nas mais diversas situações eclesiais.

“A proposta é que todas as paróquias do Brasil contem com esse Manual. Não existe pretensão de impor, criar diretrizes, mas sim o interesse de disponibilizar um instrumento de trabalho. É uma proposta da CNBB para responder a tantas perguntas concretas do mundo da gestão eclesial”, explicou o sacerdote.

Padre Aleixo argumenta ainda que o material é de suma importância para a Igreja hoje. Ele disse que a necessidade de um subsídio para a gestão vai diminuir algumas falhas que são cometidas nas dioceses, paróquias e comunidades. “Bispos, padres, gestores de comunidades, e outros, trazem questões, perguntas e muitas dificuldades. Às vezes pela falta de conhecimento ou pela precipitação de algum administrador que não conhece bem a legislação de cada área da gestão, acaba-se cometendo imprudências danosas, desastrosas e irrecuperáveis. E o Manual vem para sacar essas dificuldades”.

Da mesma forma, o ecônomo da CNBB, Francisco Julho, defende o Manual como um importante projeto de controle para os procedimentos administrativos da Igreja no Brasil. “O objetivo é ajudar as instituições católicas a organizarem sua contabilidade, a área de recursos humanos, o patrimônio, para terem um controle mais preciso de tudo. Queremos com o livro facilitar os trabalhos nessa área para que a Igreja tenha unidade nos procedimentos administrativos”.

Ainda de acordo com Francisco Julho, a Comissão de Gestão Eclesial, está à disposição da Igreja no Brasil para orientações e seminários sobre o conteúdo do Manual. O ecônomo da CNBB lembra também que a equipe está aberta para sugestões e críticas sobre o Manual recém publicado.

Ideia e conteúdo

O Manual foi usado primeiramente na década de 1990, na arquidiocese de Curitiba (PR), quando padre Aleixo era o responsável pelo setor econômico daquela Igreja particular. Nos anos de 2002 e 2003, o trabalho acabou sendo discutido numa reunião promovida pelos gestores da CNBB, de modo especial, pelo ecônomo Francisco Julho.

O Manual tem 328 páginas. O livro é uma edição da CNBB, e consta de planilhas oficiais da área contábil e área tributária. O trabalho tem seis grandes capítulos e uma introdução geral que versa sobre a natureza da instituição. Os capítulos discorrem sobre as áreas contábil, jurídica, patrimonial, de recursos humanos, e serviços em geral, incluindo a informática.

Fonte: C.N.B.B.

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães

Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração

Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe

Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação

Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito

Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados

Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.

Mãe, simplesmente mãe.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!