sexta-feira, 31 de julho de 2009

Amamentação pode salvar 1,3 milhão de crianças por ano, diz OMS

GENEBRA (Reuters) - Ensinar novas mães a amamentarem poderia salvar 1,3 milhão de crianças por ano, mas muitas mulheres não recebem ajuda e desistem, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Menos de 40 por cento das mães do mundo permitem que seus filhos só se alimentem com leite materno nos seis primeiros meses de vida, conforme recomenda a OMS. Muitas abandonam o aleitamento porque não sabem como fazer o bebê agarrar o seio, ou sentem dor e desconforto.

"Quando se trata de fazer na prática, elas não têm apoio", disse a especialista da OMS Constanza Vallenas a jornalistas em Genebra, onde fica a sede da agência da ONU.

O problema, segundo ela, ocorre em países ricos e pobres, e precisa ser combatido a partir de hospitais, clínicas e centros comunitários.

A OMS alertou também para a necessidade de conscientizar as grávidas quanto à sua vulnerabilidade às gripes comum e H1N. A agência defendeu que as grávidas tenham prioridade para receber antivirais como o Tamiflu, especialmente nas primeiras 48 horas a partir do aparecimento de sintomas gripais.

"As grávidas, quando ficam gripadas, estão em risco e devem ir ao médico", disse a porta-voz Aphaluck Bhatiasevi. "É realmente essencial para as grávidas buscarem medicação."

Especialistas em saúde dos EUA dizem que as grávidas também deveriam ser as primeiras a serem vacinadas contra o vírus H1N1, dito "da gripe suína", e que pessoas que cuidam de bebês deveriam vir em segundo lugar.

A OMS recomenda que os bebês comecem a mamar no peito uma hora depois de nascerem, e que consumam apenas o leite materno durante seis meses -- o que exclui água, sucos ou alimentos sólidos.

A amamentação dá à criança nutrientes vitais, além de reforçar seu sistema imunológico, prevenindo contra doenças como diarreia e pneumonia. O leite em pó não fornece a mesma imunidade, e a água das torneiras em muitos lugares do mundo vem contaminada.

Vallenas disse que, se o índice de aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida chegasse a 90 por cento, seria possível evitar cerca de 13 por cento das 10 milhões de mortes anuais de crianças menores de cinco anos.

Em nota divulgada a propósito da Semana Mundial da Amamentação, de 1o a 7 de agosto, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse ser importante dar apoio para que mães em zonas de desastres continuem ou recomecem o aleitamento.

"Durante emergências, doações não-solicitadas ou descontroladas de substitutos do leite materno podem prejudicar a amamentação e devem ser evitadas", disse Chan, argumentando que a interrupção do aleitamento pode agravar os riscos para crianças já vulneráveis. "O foco deve ser na proteção ativa e no apoio à amamentação."

Por Laura MacInnis

Os amigos nos ajudam a enxergar

As lentes são muito frias, não conseguem nos deixar ver por dentro

Uma menina muito esperta olhava, sentada aos pés de sua mãe, a costura que ela estava a bordar. Vendo de baixo a garota estava confusa, pois via um emaranhado de linhas de várias cores, mas sem sentido, não dava para entender nada. Incomodada, perguntou: – “Que está fazendo, mamãe, com tanta atenção neste monte de linhas? Eu não estou entendendo nada”. A mãe lhe respondeu: – “Estou bordando uma linda peça para enfeitar o seu quarto”. Imediatamente retrucou a menina: – “Eu não quero esse desenho feio!” A mãe, com toda calma, disse: – “Levante-se do chão e sente-se aqui do meu lado, para que você possa ver de cima, pois de cima se enxerga diferente”. Então ela viu um lindo arco-íris com todas as cores e bem feitinho.

De cima se veem as coisas de modo diferente. Quantas vezes, estamos exatamente como essa garota: olhando as coisas de baixo, no emaranhado, no burburinho, na agitação. Julgamos as coisas e as pessoas por aquilo que vemos ou por aquilo que nos falaram. Dessa forma, não temos a visão verdadeira da realidade e, por isso, muitas vezes, desanimamos e abandonamos um sonho, um projeto, ou desistimos de algo ou de alguém. Tudo isso, porque não decidimos ver as coisas do alto, de cima. Precisamos nos distanciar para ver melhor, ver os detalhes e entender o contexto.

Eu preciso de lentes especiais para que eu consiga enxergar o real e não ficar com as aparências, os “pré-conceitos”. Porque o essencial é invisível aos olhos, como lemos em “O pequeno príncipe”! É preciso alargar a visão, pois nem tudo que reluz é ouro, assim como nem tudo que brilha demais é precioso. Percebo o quanto a minha visão limitada me atrapalhou, pois o que eu via era uma parte e não o todo. Porque Deus nos surpreende, porque Ele nos enxerga no todo e não pela metade, por isso, nos ama. As lentes são muito frias, não conseguem nos deixar ver por dentro, por isso, eu preciso de lentes humanas e confiáveis.

Hoje eu me decido a ver as coisas de cima e não de baixo, não vou me contentar com minha visão e meus conceitos limitados. O amigo verdadeiro sempre nos enxerga na medida certa, não nos esconde a verdade nem fica mascarando as coisas. Eu posso dizer que meus amigos são minha segunda visão, e na maioria das vezes enxergam melhor do que eu. Quanto mais diferente o amigo, melhor é, pois é na auteridade, na diferença, que eu muitas vezes me descubro, afinal “as diferenças não são barreiras, são riquezas!”

Alarga, Senhor, a minha visão, cura a minha miopia, dai-me as lentes da Verdade e da Caridade. Mas, como mesmo de óculos eu não enxergo, dai-me muitos e verdadeiros amigos: “Amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro” (cf. Eclesiástico 6, 14-17).

Se você anda enxergando pouco, onde estão os seus amigos? Enxergar sozinho é pobre, é tão bom saber que posso dividir ou somar minha visão com meus amigos, eles “são o meu segundo coração”. É muito bom saber que não estou sozinho. Procure alargar a sua visão, não tenha medo dos outros.

E aos meus amigos: obrigado por me fazerem enxergar melhor. Muitas vezes os amigos se ausentam para que eu possa enxergar sozinho. O respeito é fundamental na amizade, por meio dele você consegue tirar as vendas do orgulho dos olhos de alguém.

Aos meus amigos que me ajudam a enxergar: obrigado!

Minha bênção amiga!

Padre Luizinho - Sacerdote Canção Nova

Dom Pepeu ordena novos Diáconos no próximo sábado

Serão ordenados às 18h do próximo sábado, (1/8) três diáconos para a Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. O Presidente da Ordenação e Celebração Eucarística será D. Luiz Gonzaga Silva Pepeu (OFMcap) – Arcebispo Metropolitano. Serão ordenados diáconos e, após seis meses, já poderão ser ordenados padres, os seguintes seminaristas:
André Costa Santos

Frenilson da Conceição Brito

Geneildo Almeida Lima

Papa Bento XVI lançará disco, diz gravadora

Gravação trará canções e passagens em várias línguas, inclusive português.

Um disco com a voz do papa Bento XVI será lançado no final do ano, segundo anúncio feito pela gravadora Geffen UK/Universal.

No disco, chamado inicialmente de "Alma Mater" ("mãe que alimenta" em latim), o pontífice gravará mensagens e cantará músicas em latim, italiano, espanhol, francês, alemão e português.

Segundo a gravadora, esta será a primeira vez que Bento XVI gravará um disco, que estárá sendo lançado com a benção do papa.

A gravação será lançada no dia 30 de novembro e a Geffen UK aposta que ele terá boas vendas na véspera do Natal.

Voz 'incrível'

O disco trará a Ladainha Lauretana, cantos marianos e oito melodias clássicas. O papa recitará passagens da Bíblia e orações acompanhado do coral da Filarmônica de Roma, conduzida por Pablo Colino, maestro emérito da Basílica de São Pedro.

A britânica Royal Philharmonic Orchestra gravará as composições clássicas nos estúdios Abbey Road, em Londres.

A gravadora e o Vaticano não divulgaram os valores envolvidos no lançamento do disco, mas, foi anunciado que os lucros do álbum serão doados para projetos de educação musical para crianças carentes pelo mundo.

O presidente da gravadora Geffen UK, Colin Barlow, disse que a voz do papa é "incrível". Entre outros artistas da gravadora, estão Snoop Dogg, Mary J. Blige e Pussycat Dolls.

"Nós estamos felizes que o papa Bento XVI mostrou apreciação e deu sua benção especial a esse projeto", disse Barlow.

Mais detalhes do disco serão anunciados em setembro, em um lançamento oficial do projeto no Vaticano.

Fonte: BBC/G1

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Estresse e falta de sono podem levar ao excesso de peso

Não são só o excesso de comida e a falta de exercícios que fazem engordar; conheça outros problemas que levam o corpo a acumular mais gordura

Pode soar como a desculpa mais esfarrapada de quem não consegue emagrecer: "Não como muito e engordo!". No entanto, os lamentos daqueles que ganham peso independentemente da ingestão de calorias podem ser reforçados por explicações científicas - e conhecê-las também ajuda a obter bons resultados em um programa de perda de peso.

Há alguns anos, pesquisadores de todo o mundo buscam entender os motivos que têm levado a população a ganhar mais peso. "A epidemia de obesidade vem de 30 anos para cá. Pensa-se que as pessoas comem mais e estão mais sedentárias, mas há outras coisas que ajudam a explicar esse fato", diz Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Não que a fórmula consagrada para emagrecer (ingerir menos calorias do que se gasta) não deva ser levada em conta, assim como a genética, fator predisponente por excelência. Porém, há situações e agentes externos que modificam o metabolismo e favorecem o acúmulo de gordura, estimulam o apetite ou dificultam a queima das células gordurosas.

"É preciso saber que a gente não controla absolutamente nosso peso. Existem mecanismos, alguns ainda desconhecidos, que também exercem controle. Não é só "fechar a boca", é preciso identificar outras causas que podem estar interferindo no aumento do peso", afirma Maria Tereza Zanella, endocrinologista da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A estudante de nutrição Paula Bokor, 28, sabe bem que parar de comer pode não ser suficiente para emagrecer. Desde que sua irmã mais nova morreu, há um ano, ela acumulou 11 quilos extras. O problema também atingiu seu irmão, que ganhou 20 quilos no período.

"Sempre controlei meu peso com alimentação e exercícios. Nesse ano, porém, não me pesava, não dava importância. Só recentemente eu me dei conta de que tinha engordado muito e de que isso poderia estar relacionado ao trauma", diz.

Mesmo controlando a alimentação e usando remédio para perda de peso com orientação médica, Paula ainda não conseguiu emagrecer. "Ao menos estacionei nos 11 quilos. Mas minha endocrinologista me aconselhou a fazer acompanhamento psicológico", diz.

O estresse, causado por questões emocionais ou por pressão no trabalho, por exemplo, tem sido considerado um dos principais fatores predisponentes ao acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

Situações estressantes propiciam o aumento na secreção de cortisol, hormônio que estimula o apetite e aumenta a proliferação e o acúmulo das células de gordura. Para Halpern, do HC, o estresse crônico pode contribuir para elevar medidas mesmo que a pessoa não consuma calorias em exagero.

"Outro mecanismo descoberto mais recentemente é o aumento da secreção do neuropeptídio Y, substância que eleva a sensação de fome e favorece a deposição de gordura no abdômen", acrescenta Walmir Coutinho, professor de endocrinologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

Para que o programa de redução de peso seja eficaz, em muitos casos são indicadas terapias complementares para diminuir os níveis de estresse, como acupuntura, ioga e meditação. "Todos os mecanismos de relaxamento e liberação de endorfina ajudam e, aqui, entram também os exercícios, não só por causa da queima calórica mas pela sensação de bem-estar", afirma Zanella.

Sono ruim

Durante os últimos dois anos, a coordenadora de enfermagem Aline Maia, 29, trabalhava à noite, em esquema de plantão. Há dois meses, foi promovida no hospital e agora atua em horário comercial.

As mudanças nos padrões de sono e o aumento da responsabilidade com o novo cargo dificultam um descanso de qualidade durante a noite. O resultado foram cinco quilos a mais adquiridos no último bimestre, ainda que a alimentação seja equilibrada no dia a dia.

"Fui proibida de trabalhar mais de oito horas por dia e fico estressada porque tenho de dar conta de todo o trabalho nesse período. Tenho vários estímulos que não me deixam relaxar à noite e durmo mal, fico planejando o que vou fazer no dia seguinte, demoro para pegar no sono e tenho medo de não acordar na hora: programo três celulares para tocar às 5h30."

A secreção de alguns hormônios está relacionada ao sono e, quando há privação desse descanso, podem ocorrer mudanças que contribuem para o acúmulo de gordura corporal.

Por exemplo, há redução de leptina -hormônio relacionado à sensação de saciedade e que também facilita o gasto de energia pelo organismo. Quando se dorme menos também ocorre o aumento na secreção de grelina, o hormônio responsável por estimular o apetite.

"Vemos ganho de peso em quem não tem um ritmo normal de sono, como quem trabalha em esquema de plantão", diz Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Quem sofre de apneia também apresenta mais chances de acumular gordura, especialmente na região abdominal. A doença pode causar falta de oxigênio no cérebro, o que funciona como um agente estressor, estimulando a liberação de cortisol e todos os efeitos do estresse no ganho de peso.

"Magros com apneia têm mais peso do que os que não têm a doença -e acumulam gordura no tronco mais do que os outros", diz Zanella, da Sbem.

Remédios

Alguns antidepressivos e antipsicóticos podem estimular o apetite ou a compulsão por açúcar em alguns pacientes e levar ao aumento de peso. Outras hipóteses são a redução do metabolismo e o aumento na reprodução de células adiposas com o uso dessas drogas.

O ideal é observar se há ganho de peso que coincide com o início do uso do remédio e comentar com o médico. Em alguns casos, é possível trocar a droga por outra menos danosa ou tratar o efeito colateral.

"Recomenda-se desde o controle da alimentação até o uso de remédios, sempre com orientação médica. Infelizmente, os pacientes só buscam um especialista após terem engordado muito", diz Coutinho.

Os corticoides, drogas de ação anti-inflamatória, têm na lista de seus efeitos colaterais o favorecimento do acúmulo de gordura. Quando ingeridos, provocam no organismo efeitos semelhantes aos do cortisol.

A estudante de direito Daniela Gomez, 20, precisou tratar uma doença autoimune no sistema nervoso com esse tipo de remédio. De dezembro do ano passado até o início de julho, havia adquirido 20 quilos -recuperou os nove que perdeu durante uma internação anterior e ganhou mais 11.

"Fui avisada de que os remédios alteravam o metabolismo, mas não achei que seria tanto. Sempre estive um pouquinho acima do peso ideal e conseguia controlar com a alimentação."

No início, sentiu o apetite aumentar muito -um dos conhecidos efeitos do cortisol- e comia o dia inteiro. Depois, tentou se controlar, mas não conseguia perder peso.

No último dia 10, encerrou o tratamento com o corticoide e, desde então, perdeu três quilos.

Outras causas

A baixa ingestão de cálcio também tem sido relacionada ao maior acúmulo de gordura corporal. Alguns estudos sugerem que esse mineral é importante no processo de quebra de gordura e que, na sua falta, há acúmulo de tecido gorduroso.

No entanto, não adianta tomar suplementos de cálcio com a intenção de emagrecer. As pesquisas mostram que o cálcio da dieta (presente em leites e derivados, por exemplo) é mais importante nas reações químicas que envolvem a queima de gordura. O indicado é atingir a recomendação de 1.000 mg diários do nutriente.

Maria Tereza Zanella pondera que as associações encontradas podem ocorrer por uma intolerância à lactose mais frequente em obesos (daí a falta de cálcio no organismo). Dados preliminares de um estudo da Unifesp com 45 pacientes mostram que obesos mórbidos são mais intolerantes à lactose.

Outra questão que pode contribuir para o ganho de peso é passar a maior parte do dia dentro do escritório. O problema está nas chamadas "zonas termoneutras", áreas com temperatura estável o ano todo à custa de ar condicionado. Elas não permitem que as pessoas sintam frio durante o inverno, situação que acelera o metabolismo. "E no verão, quando as pessoas tendem a comer menos por causa do calor, quem fica no ar condicionado acaba consumindo a mesma quantidade de comida", analisa Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de SP.

Por Julliane Silveira
Fonte: Folha de São Paulo

Vaticano divulga tema para Dia Mundial da Paz

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 29, o tema do 43º Dia Mundial da Paz: "Se quiser cultivar a paz, preserve a criação". A data será celebrada em 1° de janeiro de 2010 e pretende conscientizar sobre a ligação que existe no nosso mundo globalizado e a salvaguarda da criação e o cultivo do bem da paz.

"Se a família humana não souber fazer frente a esses novos desafios com um renovado sentido de justiça, de equidade sociais e de solidariedade internacional, corre-se o risco de semear a violência entre os povos e entre as gerações presentes e futuras", ressaltou o texto de apresentação do tema.

Seguindo as indicações contidas nos números 48-51 da Encíclica Caritas in veritate, a mensagem de Bento XVI destacará a urgência de que a tutela do meio ambiente constitua um desafio para toda a humanidade. "Trata-se do dever, comum e universal, de respeitar um bem coletivo, destinado a todos, impedindo que se possa utilizar de modo impune as diversas categorias de seres. É uma responsabilidade que deve amadurecer com base na globalidade da atual crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la globalmente, enquanto todos os seres dependem uns dos outros na ordem universal estabelecida pelo Criador".

O texto destaca, ainda, que "se a intenção é cultivar o bem da paz, é preciso favorecer uma consciência renovada da interdependência que une entre si todos os habitantes da Terra. Esta consciência servirá para eliminar diversas causas de desastres ecológicos e garantir uma capacidade tempestiva de resposta quando esses desastres atingem povos e territórios. A questão ecológica não deve ser enfrentada somente pelas terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta: ela deve traduzir-se, sobretudo, em uma forte motivação para cultivar a paz."

Fonte: Radio Vaticano/Canção Nova

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Formando a consciência de seus filhos

Quem não participa na decisão, não participa na execução

Muitos pais ficam fazendo as vontades de seus filhos e estes acabam se acomodando. Acabam se tornando um galho e não uma árvore. Assim, com o passar os anos, a criança e o jovem não se desenvolvem. Esse é o grande erro dos genitores, pois, dessa forma, fazem de seus filhos verdadeiros deuses, realizando um verdadeiro estrago na vida das crianças. De modo que a criança assume o papel de Deus e por causa do seu egoísmo sobe no trono e fica. Eu já ouvi muitos pais dizerem: “Meu filho é tudo para mim!”

Abrão era um homem que tinha tudo: dinheiro, bens, servos, etc., mas, ao mesmo tempo, parecia que lhe faltava tudo, pois o que ele mais queria era ter um filho com sua esposa, Sara. Deus então concede a ele um filho chamado Isaac, o filho querido. Contudo, o Senhor ordena a esse pai que leve o pequeno ao alto da montanha e o mate, oferecendo-o em sacrifício.

Qual é o “Isaac” que você precisa oferecer em sacrifício?

Deus tinha em mente um plano maravilhoso para Abraão. O que você deseja para seu filho? O que você tem no coração para que seus filhos sejam bons? Cada atitude nossa tem um efeito sobre as pessoas, positivo ou negativo.

Como têm sido suas atitudes com os seus filhos? Quando não queremos encarar uma realidade, ficamos arrumando um "jeitinho" para escapar.

Se não formarmos a consciência dos filhos, depois não adianta reclamar! Mas se realmente queremos ter filhos de consciência correta, precisamos nos esforçar para isso. A consciência nós formamos deixando a pessoa dar a resposta.

Muitas vezes a mãe dá razão para o filho. Quando um jovem pode fazer alguma coisa e nós decidimos por ele, estamos roubando a decisão dele. A comodidade não forma ninguém. Quem precisa participar é quem está perguntando. É preciso diálogo.

Nós enchemos os filhos de conselhos e recomendações, mas não os levamos à participação, mas à decisão. Quem não participa na decisão, não participa na execução. A criança e o jovem precisam saber que tudo eles podem, mas nem tudo lhes convém. É preciso formá-los por intermédio da Palavra de Deus. E como formar a consciência? Ouvindo, escutando e depois perguntando.

Devemos pensar que a criança que hoje tem 3 anos, daqui a pouco vai ter 10, depois 20, depois vai sair de casa para se casar... Nós devemos preparar e formar verdadeiros homens e mulheres. Não adianta passar recomendações. O filho bem educado é aquele que tem as mesmas atitudes na presença ou na ausência dos pais. A partir do testemunho dos genitores e dos valores recebidos pelo jovem, ele irá saber decidir livremente.

Se seu filho não for formado com valores, alicerces, raízes, mais tarde, ele vai ser arrastado e conduzido pelos outros. Mas se você colocou no coração de seu filho os valores de Deus, então este vai saber dar respostas diferentes diante das situações.

Você está treinando seu filho para viver como casado? Eu digo para você que é casado: tem que ter coragem para se casar! Assim, mais tarde seu filho vai dizer: “Meus pais me deram valores, me desafiaram, me formaram, e hoje sou assim devido a eles. Hoje sou um homem ou uma mulher formada e estou pronto para encarar a vida, para constituir uma família”.

Do contrário, você pode criar o seu filho como uma "cabeça de repolho" ou uma "couve-flor": cada vez mais entranhado.

As crianças hoje em dia estão cansadas e estressadas, pois fazem muitos cursos, balé, inglês, dança, depois chegam em casa e ficam na frente da televisão ou do vídeo game. Desse modo, a consciência destes não é formada, pois não aprendem a falar de si.

É preciso fazê-los [filhos] participarem das decisões. É preciso formá-los. Se você quer que seu filho seja feliz, você deve treiná-lo para ser generoso.

Se eu der um presente para uma criança, sem que ela precise dele, eu estarei fazendo mal para ela, pois estaria dando mais um objeto para ela. As pessoas que são ingratas são tristes e infelizes.

Certo dia, perguntei para um grupo de crianças: vocês preferem presentes ou a presença dos pais? Elas responderam que preferem a presença de seus pais. Você não pode fazer com que as coisas ocupem o espaço que é seu na vida de seus filhos.

Se você passa valores para seus filhos, quando eles saírem de casa, vão saber que são cristãos e irão saber decidir corretamente.

Padre Alir Sanagiotto, SCJ

Ordenado sacerdote em 19/09/87, é membro da Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus. Dedica-se de forma preferencial na escuta, no aconselhamento e no trabalho psicoespiritual dos fiéis. blog: http://blog.cancaonova.com/padrealir

terça-feira, 28 de julho de 2009

CNBB promove congresso para discutir plenejamento familiar

Nos dias 16 e 18 de outubro, na Universidade Católica do Paraná, se realizará o 1° Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família. O tema será “Gerar a vida com responsabilidade”.

Promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Comissão Nacional de Pastoral Familiar e pela Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM). O congresso tem como objetivo motivar os agentes de pastoral para o trabalho de planejamento natural familiar e lançar bases para um processo de formação a distância em planejamento natural da família, com a instalação de uma rede de supervisão e de intercâmbio.

“O curso será importante para esclarecer algumas dúvidas sobre o planejamento natural familiar e deverá ser voltado para os arcebispos, bispos, padres, casais, religiosos, agentes de pastoral (familiar, juventude, noivos, pessoas que atuam na preparação para a vida matrimonial), médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, psicólogos e educadores em geral”, afirmou a coordenação do Congresso.

Fonte: C.N.B.B.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Papa saúda os avós de todo o mundo

A pequena localidade alpina de Les Combes, no Vale d'Aosta, no norte da Itália, foi, neste domingo, 26, o local de encontro do Papa Bento XVI com cerca de cinco mil pessoas que, juntamente com ele, recitaram a oração mariana do Ângelus do meio. A oração aconteceu nos jardins da residência dos salesianos, onde o Pontífice está hospedado, em seu período de férias que se concluirá no próximo dia 29.

No domingo passado, 19, o Papa recitou a oração do Ângelus em Romano Canavese, terra natal do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, na província de Ivrea. Hoje, o Santo Padre permaneceu na casa que o hospeda e foi ele mesmo o anfitrião, recebendo os numerosos fiéis e peregrinos que para ali se dirigiram.

Antes do Ângelus, Bento XVI destacou a figura do sacerdote. Perante a grandeza da missão, cada sacerdote deve se colocar nas mãos de Jesus, sem se desencorajar. Desta maneira, os sacerdotes se tornam instrumentos de salvação para tantos, disse o Pontífice.

Hoje, a liturgia prevê no Evangelho o inicio do capítulo seis de São João que contém o milagre da multiplicação dos pães, quando Jesus deu de comer a milhares de pessoas com apenas cinco pães e dois peixes. Em seguida, o outro milagre do Senhor é caminhar sobre a água do lago em tempestade. E, finalmente, o discurso no qual Ele se revela como o pão da vida.

Narrando o sinal dos pães o evangelista sublinha que Cristo antes de os distribuir , os benzeu com uma oração de acção de graças. O verbo é eucharistein, e manda-nos directamente ao trecho da Ultima Ceia, no qual, efectivamente, João não refere a instituição da Eucaristia, mas o lava pés. A Eucaristia é aqui antecipada no grande sinal do pão da vida.

Neste Ano Sacerdotal, como não recordar que especialmente nós sacerdotes podemos nos espelhar neste texto de São João, nos identificando com aspalavras dos apóstolos: onde poderemos encontrar o pão para toda esta gente? E, a partir, daquele anônimo rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes, também a nós vem o impulso de dizer: mas o que é isto para toda esta multidão? Por outras palavras: o que sou eu? Como posso, com os meus limites, ajudar Jesus na sua missão? E a resposta é dada pelo Senhor: precisamente colocando nas suas mãos santas e veneráveis o pouco que eles são, os sacerdotes se tornam instrumentos de salvação para tantos, para todos.

O segundo ponto de reflexão foi proporcionado ao Papa pela memoria litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora e portanto avós de Jesus. Eles nos levam a pensar no tema da educação que ocupa um lugar tão importante na pastoral da Igreja.

“Em particular nos convida a rezar pelos avós, que na família são os depositários e muitas vezes testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante, e torna-se ainda mais, quando, por varias razões, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos, durante a idade do crescimento.

Ao final, o Santo Padre pediu a intercessão dos avós de Jesus: "Confio à proteção de Sant' Ana e São Joaquim todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma bênção especial. A Virgem Maria que, segundo uma bela iconografia, aprendeu a ler as Sagradas Escrituras sobre os joelhos da mãe Ana, os ajude a alimentar sempre a fé a esperança nas fontes da Palavra de Deus".

Fonte: Rádio Vaticano