sábado, 19 de fevereiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 9,2-13)
Sábado, 19 de Fevereiro de 2011
6ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Encontro de Universitários Católicos‏


Um dos princípios fundamentais da Igreja em nosso tempo é o de mostrar a validez de sua doutrina, assim, lembrando as palavras de João XXIII, pronunciadas no início da década de 1960, a Igreja Católica levanta seu "facho de verdade religiosa e deseja mostrar-se mãe amorosa de todos, benigna e paciente, cheia de misericórdia".

Em outro momento, em sua Mensagem à Humanidade, o pontífice proclamara a urgência de levar aos homens a verdade de Deus, íntegra e pura, "de modo que todos [pudessem] compreender e a ela assentir" (CV, 04, ss).

No limiar deste século XXI, a mensagem de João XXIII nos aparece ainda mais atual e necessária. Com efeito, entramos numa situação pós-cristandade em que a todo instante as decisões e tomadas de posição são marcadas pelo relativismo pluralista e por valores pautados numa responsabilidade em nível pessoal.

Ao lado disto, vê-se surgir um enorme contingente de pessoas indiferentes a fé, principalmente nos ambientes universitários, largamente marcados pelo laicismo vincado por ideologias de caráter materialista e/ou ateu.

Entretanto, é preciso reconhecer que a Igreja Católica "historicamente sempre acompanhou a Universidade", como bem afirmam Dom Orani João Tempesta e Dom Eduardo Benes de Sales Rodriges, uma vez que, graças a sua "missão de levar a Boa Nova a todos os homens, a Igreja nunca [deixou] de interessar-se por esta instituição" (Ex CordeEcclesiae, n. 13), como assevera João Paulo II.
E é daí que partem os objetivos do Encontro Arquidiocesano de Estudantes Universitários Católicos, a ser realizado nos dias 02 (sábado) e 03 (domingo) de abril de 2011, na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista.

Este evento busca integrar a vida acadêmica com a fé, ou seja, firmar a missão e presença da Igreja na Universidade e pensar a academia como lugar privilegiado para um profícuo diálogo entre o Evangelho e a cultura.

E, finalmente, "unir aprendizagem intelectual com a dimensão religiosa da vida" (Ex CordeEcclesiae, II,art. 6, § 1), aberta à transcendência e à Revelação da verdadeira luz que ilumina todo homem, a graça e a verdade, Jesus Cristo(Cf. Jo 1,9;17).

Pautado em três dimensões afirmativas: Oração, Aproximação e Organização, as quais consoantes ao tema "Viver como cristãos" e ao lema "Ninguém se engane com filosofias e vãos sofismas", ambos retirados da Epístola de São Paulo ao irmãos de Colossos, a programação do Encontro foi pensada à promoção de uma síntese renovada e indispensável entre a cultura a vida e a prática cristãs.

Afinal, cotidianamente, a "Igreja e o mundo tem necessidade tem necessidade do testemunho e do contributo cristão, competente, livre e responsável" (Presença da Igreja na Universidade..., n. 14, ss). Porque a Universidade é um foro privilegiado de elaboração do saber e da formação, alem de desempenhar um "papel fundamental na preparação de quadros dirigentes da sociedade".

A par destes preceitos, o Encontro de Universitários constará de:

a)uma conferência, cujo tema "O princípio da humanidade" deve refletir sobre as recentes descobertas científicas e tecnológicas que ao tempo em que comportam um grande avanço econômico e industrial depõem contra a dignidade do ser humano e o sentido da vida, sobrecarregando-a de angústia;

b) uma mesa redonda para debater o ateísmo teórico e militante dos tempos atuais e difusor do ceticismo e da indiferença, que, ao fim e ao cabo, levam ao conformismo das correntes de pensamento dominantes;

c) uma plenária para aprofundar a exigência do ideal cristão e para que o Encontro não seja um influxo modesto, um parêntesis, enfim, um iniciativa episódica. Mas, ao contrário, seja um motivo de esperança para a Igreja e que sirva para que se realize uma presença pública "constante e universal do pensamento cristão em todo o esforço dedicado a promover a cultura superior" (GravissimumEducationes, n. 10), e, assim seguir ao mesmo tempo a dignidade, o princípio da humanidade, e a causa da Igreja, enfim, a razão de Cristo.

Finalmente, rogando à intercessão de Nossa Senhora das Graças, havemos de renovar a ação evangelizadora em nosso meio universitário com coragem e confiança no Deus Altíssimo.

PROGRAMAÇÃO

09 de Abril de 2011 : Sábado

15:00 – Recepção, Credenciamento e Distribuição das Casas de Acolhimento
18:00 – Celebração
19:00 – Café
19:30 – Solenidade de Abertura
19:50 – Conferência (O princípio da humanidade)
21:00 – Atividade Cultural
22:30 – Encerramento (saída para as casas)


10 de Abril de 2011 : Domingo

08:00 – Oração das Laudes
08:30 – Mesa Redonda (Desvendando o ateísmo teórico-militante)
10:00 – Lanche
10:30 – Plenária
12:00 – Almoço de Encerramento

CONTATO:

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Rua Waldemar Sá Porto, 149 – Recreio
Vitória da Conquista
Telefone: 077 3424-6964
Horário: 08h às 12h e das 14h às 17h30

Professor Elton Becker (coordenador do Encontro)
eltonbecker@hotmail.com

INSCRIÇÕES:

www.gracas.com.br/encontro


Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,34–9,1)
Sexta-Feira, 18 de Fevereiro de 2011
6ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36
Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,27-33)
Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2011
Santos Fundadores dos Servitas


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28
Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30
Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,22-26)
Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011
6ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
23
Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
24
O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Renovação de Casamento de Flaulles & Eliane





Grupo Novos Amigos
Renovação de Casamento de Flaulles & Eliane
Anjos: Alan & Aline
Dia: 14 de Fevereiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,14-21)
Terça-Feira, 15 de Fevereiro de 2011
6ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16
Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lem­brais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Feliz Aniversário de Casamento - Flaulles & Eliane



Quanta alegria e emoção vocês devem estar sentindo nesse dia de hoje e tem toda a razão, pois fazer aniversário de casamento é solidificar algo que nasceu há algum tempo e que se solidificou com o tempo e com as virtudes que ambos possuem.

É maravilhoso para nós presenciar esta união cheia de saúde, plena de confiança e respeito.

Estão completando mais uma data juntos, sabemos o quanto é importante a presença dos amigos que os acompanham nesta estrada, e este é o motivo especial desta mensagem.

Reafirmar nossa amizade e nossa eterna solidariedade em todos os momentos.

Que a beleza das flores em união com a presença de Deus neste dia especial continue a enfeitar a vida de ambos.

Parabéns e muitas felicidades para todos os dias em que viverem, sempre buscando se fortalecer em Deus e rogando por esperanças e fé para que nunca seja árdua a caminhada que ainda tem pela frente.

De coração nós lhe desejamos um feliz e um lindo dia, onde os corações amigos sejam um incentivo para muitas outras conquistas.

Felicidades! Aceite o nosso profundo carinho e apreço!!!
Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 8,11-13)
Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2011
São Cirilo e São Metódio

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Igreja vai ganhar três novos santos

Na próxima segunda-feira, 21, acontecerá um Consistório Ordinário Público para a Canonização de três beatos. A cerimônia será presidida pelo Papa e serve para anunciar a futura canonização, que ainda não tem data prevista para acontecer.

A Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, durante a celebração da Hora Sexta (parte da Liturgia das Horas que acontece ao meio-dia), às 9h (horário de Brasília - 12h em Roma), será o local do encontro.

Os beatos a serem canonizados são:

- o Arcebispo de Parma e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras (Missionários Xaverianos), Dom Guido Maria Conforti;

- o padre e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do instituto das Filhas de Santa Maria da Providência, Luigi Guanella;

- a virgem e fundadora da Congregação das Servas de São José, Bonifacia Rodríguez de Castro.

Por Leonardo Meira
com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Evangelho (Mateus 5,20-22a.27-28.33-34a.37)
Domingo, 13 de Fevereiro de 2011
6º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21
Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.
27
Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33
Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.