sábado, 15 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,13-17)
Sábado, 15 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Nossa Senhora – 1 — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15
E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16
Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17
Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,1-12)
Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Pelo perdão dos pecados - 40— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


1
Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,40-45)
Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Santíssima Eucaristia – 3A


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43
Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, foi escolhido o novo primaz do Brasil

O arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, foi escolhido o novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Ele substitui o cardeal Geraldo Majella Agnelo, 77, que se aposentou.

A escolha do papa Bento 16 foi anunciada na manhã desta quarta-feira. A cerimônia de posse deve acontecer no dia 25 de março.

Após a posse, Agnelo torna-se bispo emérito de Salvador.

A escolha do novo primaz do Brasil era esperada desde 2008, quando Agnelo pediu a aposentadoria por limite de idade que é de 75 anos.

O arcebispo de Salvador é considerado pela Igreja Católica o primaz do Brasil porque é a arquidiocese mais antiga do país.

Segundo o Vaticano, o novo primaz do Brasil irá administrar uma arquidiocese com cerca de 175 padres e 106 paróquias espalhada em 15 cidades.

Krieger nasceu no dia 19 de setembro de 1943 em Brusque (SC).

Em 1964, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e iniciou o curso de Filosofia. Cinco anos depois, foi ordenado padre.

Ele começou com padre em Taubaté (SP). Em 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR) e cinco anos depois foi nomeado arcebispo de Florianópolis.

Foto: JL Cibils-22.jan.2006/Folhapress
Fonte: Folha.com

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,29-39)
Quarta-Feira, 12 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Santíssimo Nome de Jesus - 4


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32
À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35
De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Bento XVI Nomeia Dom Murilo novo Arcebispo de Salvador


O Papa Bento XVI aceitou nesta quarta-feira, 12 de janeiro, ao governo pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, apresentada pelo Cardeal Geraldo Majela Agnelo, em conformidade com can. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

O Santo Padre nomeou novo Arcebispo Metropolita de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, S.C.I., até agora Arcebispo de Florianópolis.

Dados Históricos da Arquidiocese

A Diocese de São Salvador da Bahia foi criada a 25 de fevereiro de 1551, pelo Papa Júlio III. Por ser a primeira Diocese criada no Brasil – mais tarde, elevada à Arquidiocese tem o título de Arquidiocese Primaz do Brasil.
Em 16 de novembro de 1676, o Papa Inocêncio XI a elevou à Arquidiocese.
Seu primeiro Bispo foi Dom Pedro Fernando Sardinha (1552-1556). Enquanto Diocese, São Salvador da Bahia teve 8 bispos. Desde que é Arquidiocese, já teve 26 Arcebispos. Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, 27º Arcebispo, sucederá ao Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo (1999-2011).
Título da Catedral: Catedral Metropolitana Basílica Primacial de São Salvador – Transfiguração do Senhor (1549)

Dados da Arquidiocese
Superfície: 2.718km2
População: 3.247.278 habitantes
Católicos: 2.208.149
Paróquias: 106
Sacerdotes: 175
Seminaristas: 49
Religiosos: 208
Religiosas: 624

Municípios (15) que pertencem à Arquidiocese de São Salvador da Bahia: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Itaparica, Lauro de Freitas, Maragogipe, Muritiba, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu, Saubara e Vera Cruz.

A posse de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, como Arcebispo de São Salvador da Bahia, está marcada para o dia 25 de março de 2011.

Fonte: Rádio Vaticano/Catolicanet

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,21b-28)
Terça-Feira, 11 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

A importância do tempo - 'Falta de tempo é a desculpa da falta de método'

"Falta de tempo é a desculpa da falta de método" (Heus).

O melhor presente é o tempo Presente; então, é preciso aproveitá-lo bem. Mas há uma ciência em aproveitar o tempo. Não se trata de correr ao fazer as coisas, mas de não desperdiçá-lo com coisas sem sentido.

Para viver bem é preciso saber usar bem o tempo; é nele que construímos a nossa vida. Cada momento de nossa existência tem consequências nesta vida e na eternidade. Por isso, não podemos ficar “matando o tempo”; pois seria o mesmo que estar matando a nossa sua vida aos poucos.
Na verdade, o tempo presente é a única dádiva que nos pertence; o passado já se foi, e o futuro a Deus pertence.

Viva intensamente o presente. Tenha sempre em mente o seguinte: a pessoa mais importante é essa que está agora na sua frente; o trabalho mais importante é este que você está fazendo agora; o dia mais importante da vida é este que você está vivendo hoje; o tempo mais importante é o agora. Alguns me perguntam como consigo fazer tantas coisas; a resposta é simples: não perder tempo e há tempo para tudo que é importante ser feito. É claro que precisamos priorizar as atividades.

Viver é como escrever um livro cujas páginas são os nossos atos, palavras, intenções e pensamentos.

As coisas pequenas, mas vividas com amor, assumem um valor elevado, enquanto muitos momentos aparentemente brilhan­tes são comparáveis a bolhas de sabão! Abrace com toda força as oportunidades que você tiver para crescer nos estudos e numa profissão. As chances que a vida nos dá não são muitas; e se você não aproveitá-las bem, pode chorar mais tarde.

Nunca fique sem fazer nada; ainda que você esteja desempregado ou de férias; pois sabemos que “mente vazia e desocupada é oficina do diabo”. Descansar não quer dizer ficar sem fazer nada; é mudar de atividade. Mesmo no campo ou na praia de férias você pode fazer algo que o descansa e que é útil.

Se fizermos as contas, veremos que todas as manhãs são creditados para cada um de nós 86.400 segundos; e todas as noites o saldo é debitado como perda e não é permitido acumulá-lo [saldo] para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reiniciada, e todas as noites as sobras do dia anterior se evaporam.

Não há volta. Você precisa aplicar, vivendo o presente, o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor, em bens definitivos e não fugazes. Faça o melhor cada dia.

Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano. Para perceber o valor de um mês, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuramente. Para você perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal. Para perceber o valor de uma hora, pergunte aos namorados que estão esperando para se encontrar. Para você perceber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o ônibus. Para perceber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. Para você perceber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a alguém que conquistou a medalha de ouro em uma Olimpíada.

Lembre-se: o tempo não espera por ninguém. O dia de ontem é história. O de amanhã é um mistério. O de hoje é uma dádiva. Por isso é chamado "presente"! Não deixe que o tempo escorra por entre os dedos abertos de suas mãos vazias; segure-o de qualquer maneira para que ele vire eternidade.

Por que esperar amanhã para viver? O presente está cheio do passado e repleto do futuro. O bom aproveitamento do dia de hoje é a melhor preparação para o dia de amanhã. O tempo é sagrado, porque o evento da salvação se inseriu no tempo histórico.
Mas é preciso ter uma noção correta do uso do tempo. Alguns pensam que “tempo é dinheiro”, e não conseguem parar. Não é assim.

Emmir Nogueira, tem uma bela reflexão baseada em Jacques Phillippe, autor de “Liberdade Interior”, (Ed. Shalom, 2004), que ensina-nos que há dois tempos: um exterior, contato pelo relógio, e outro interior, contado pelo amor. Transcrevo aqui uma reflexão desse livro:

“O tempo exterior é o tempo do fazer, do trabalhar, estudar, produzir, produzir, produzir. É o tempo das horas marcadas, das agendas lotadas, dos compromissos importantes e inadiáveis. É o tempo que estressa, que envelhece, que desgasta, que irrita. Tempo que me fecha em mim mesmo, que me leva a pensar mais em mim do que nos outros, tempo de receber, de acumular. Tempo de usura.”

“O tempo interior é o tempo de ser, do trabalhar com gratuidade, do estudar com extasiamento, do produzir para o bem de todos, ainda que me "prejudique". É o tempo que esquece o relógio diante da necessidade do outro. Tempo das agendas que sempre cabem mais uma horinha, tempo dos importantes e inadiáveis compromissos com a vontade de Deus.”

“Tempo interior é o tempo que pacifica ao ser doado, tempo que rejuvenesce porque tudo espera, tempo que refaz porque tudo crê, tempo paciente que tudo suporta. É tempo que me abre para o outro e para as boas surpresas de Deus, tempo de dar, tempo de partilhar. Tempo de gratuidade. É aquele tempo que se chama "paciência histórica". Tempo que sabe que Deus tem o comando de tudo. Tempo que não se apressa em julgar e que se recusa a imprimir sentenças.”

“Tempo interior, é tempo de quem ora. É tempo de amor registrado pelos relógios da eternidade, sem ponteiros, sem dígitos. Tempo que sempre sobra. É o tempo em que Deus vive. Tempo que se partilha com Ele, carregado dos seus segredos de amor. Tempo que "guarda tudo em seu coração", que se submete inteiramente à vontade de Deus. Tempo sempre sim. Tempo-sim a Deus e ao irmão. O tempo da eternidade vivido no tempo que se chama hoje.”

Usamos tanto a palavra URGENTE, que ela perdeu a sua força. O que é urgente, de fato? As nossas correrias? Não. Urgente é saber perguntar: qual o sentido de tudo o que estou fazendo? O mais urgente é saber agradecer a Deus o nascer do Sol que se repete a cada dia; urgente é o relacionamento com os filhos, o abraço na esposa, saber gastar o tempo com os outros... não se esquecer de viver a vida.

As pessoas não se tornam grandes por fazerem grandes coisas. Fazem grandes coisas por serem grandes. Para ser grande é preciso, pacientemente, construir-se a cada dia.

Foto
Felipe Aquino felipeaquino@cancaonova.com Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,14-20)
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Pelos Ministros da Igreja - 8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


14
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no evangelho!”
16
E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19
Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Receita libera consulta ao 1º lote da malha fina 2010

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (10) a consulta ao primeiro lote residual do Imposto de Renda de 2010. São contribuintes que estavam na malha fina e que vão receber restituição. O valor creditado na conta no dia 17 deste mês.

Fazem parte deste lote 79.343 contribuintes, que juntos somam R$ 130,7 milhões, já corrigidos pela taxa Selic de 7,69 % (de maio de 2010 a janeiro de 2011).

A relação dos beneficiados em relação ao IR 2010 está disponível na página da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146.

Além disso, também serão liberadas consultas aos lotes dos exercícios de 2009 e 2008.

Em relação aos anos anteriores, a Receita libera uma outra página para o contribuinte fazer a consulta.

A correção para as restituições do IR 2009 será de 16,15%, abrangendo o período de maio de 2009 a janeiro de 2011. Nesta situação se encontram 20.247 contribuintes, que têm R$ 38,8 milhões a receber.

Em relação ao IR de 2008, 15.673 contribuintes receberão R$ 23,8 milhões em restituições, incluindo a correção de 28,22% correspondente à taxa Selic de maio de 2008 a janeiro de 2011.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento e solicitar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Os telefones são:

* 4004-0001 (capitais - clientes do Banco do Brasil)
* 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do Banco do Brasil)
* 0800-729-0722 (capitais e demais localidades - clientes e não clientes do Banco do Brasil)
* 0800-729-0088 (deficientes auditivos)

Fonte: Uol

domingo, 9 de janeiro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 3,13-17)
Domingo, 9 de Janeiro de 2011
Batismo do Senhor


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15
Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17
E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.