quinta-feira, 6 de maio de 2010

Censo 2010 vai começar no dia 1º de agosto

O Censo 2100 começará no dia 1º de agosto e vai mobilizar 191,9 mil pesquisadores. Durante três meses, serão visitados 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. As pessoas poderão optar por informar os dados pela internet, e, para isso, receberão uma senha do recenseador, que dará acesso ao sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os primeiros dados do Censo 2010 serão divulgados em dezembro de 2010 e a partir de 2011 serão apresentados os resultados definitivos e temáticos.

O IBGE lançou o Censo 2010 na manhã de hoje, 5, em cerimônia realizada no Ministério do Planejamento. Os pesquisadores vão usar crachá do instituto, além de boné e colete, e trabalharão com um aparelho equipado com GPS (para localização geográfica) que vai criptografar as informações digitadas, para garantir a inviolabilidade.

Foram adquiridos 230 mil aparelhos, que, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, só serão usados neste trabalho. De acordo com ele, no censo passado, um equipamento foi furtado, mas acabou sendo devolvido, porque a pessoa que o pegou percebeu ele que não servia para outra finalidade.

O governo vai fazer uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de responder às perguntas dos recenseadores.

O presidente do IBGE destacou que os resultados finais vão contribuir para a formulação de políticas públicas e serão importantes para determinar, por exemplo, a quantidade de vereadores nos municípios, que é baseada na população residente, assim como os critérios para repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que recebe recursos da União.

Também será possível analisar a evolução das camadas da população depois do último censo, realizado no ano 2000, destacou Nunes. O país poderá conhecer ainda dados sobre as moradias, relações de parentesco entre a população, a taxa de fecundidade, o nível educacional e sobre trabalho, renda, cor e raça, religião, entre outros.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que este "será o primeiro retrato de corpo inteiro do Brasil” e permitirá que os governos elaborem políticas publicas "de forma mais acertada".

Ele assinou durante o evento portaria autorizando a contratação de 350 técnicos de nível superior concursados para o IBGE.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aniversário de casamento de Paulinho e Cinthia!!!!

Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece...
Nunca se apaga da memória...
O aniversário de casamento...

Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida...
Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança...
Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram...
Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro...

E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
quero desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito sucesso,
e que este casamento dure por muitas eternidades...

Parabéns...
É o nosso desejo sincero...
Parabéns pelo aniversário de casamento e pela chegada de Erick
Felicidades pra vocês...

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pressionada, Câmara deve votar 'Ficha Limpa' hoje

Impulsionado pela pressão popular, o projeto "Ficha Limpa", que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, deve ser votado hoje na Câmara dos Deputados. O plenário da Casa promete analisar tanto a urgência da proposta como o mérito. Em seguida, a matéria será encaminhada ao Senado, onde se fala em análise rápida. Em ano eleitoral, há senadores que defendem a aprovação sumária do projeto para livrar a Casa da marca de corporativista.

Ontem, senadores defenderam que a proposta seja votada no Senado como vier dos deputados. Qualquer eventual modificação no texto exige que a proposta volte para a Câmara, a Casa de origem, o que inviabilizaria a adoção da lei nas eleições deste ano. Para valer nas próximas eleições de outubro, o texto tem de encerrar sua tramitação no Congresso e receber sanção presidencial até 6 de junho, antes do início das convenções partidárias.

No entendimento de alguns juristas, no entanto, mesmo que tal prazo seja obedecido, a lei só poderá valer para as eleições municipais de 2012. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), faz coro. Segundo ele, não há tempo para as regras, mesmo aprovadas, serem aplicadas em outubro.

Para senadores governistas e da oposição, o Senado não tem alternativa, a não ser votar rapidamente. Caso contrário, a imagem da Casa, e sobretudo a deles, em ano eleitoral, seria fortemente arranhada. "Já digo aqui, que a disposição é votar o que vem da Câmara sem emenda, o que não significa que estejamos a aprovar o que veio da Câmara simploriamente. Não. É que nós não temos outra saída", disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) cobrou dos partidos políticos que também façam a sua parte, como maneira de impedir que candidatos envolvidos em "peculato, estelionato e sonegação fiscal" sejam candidatos nas eleições. "É hora de cada um mostrar a sua face, é hora de cada um dizer a que veio na vida pública. É hora de votar o projeto, com rapidez. Lá (na Câmara) demoraram muito, mas se votarem agora se redimem."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.