sexta-feira, 30 de maio de 2008

Feliz Aniversário Tâmara

(Aniversário de Tâmara 30/Maio/2008)

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
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Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

terça-feira, 27 de maio de 2008

Campanha do Desarmamento é retomada

Quem tem arma em casa precisa regularizar sua situação ou devolvê-la até 31 de dezembro deste ano. Para facilitar a vida do portador da arma, vai começar, mais uma vez, a Campanha do Desarmamento que contará com o apoio de organizações não-govenamentais (ONGs) e da Igreja Católica.

Mais de 40 ONGs e Igrejas começam a preparar a Campanha do Desarmamento deste ano. A idéia é abrir postos para registrar ou receber armas em todo País.

Na primeira Campanha, entre 2004 e 2005, cerca de 500 mil armas foram recolhidas. O ministério da Justiça pagou entre R$ 100 e R$ 300 por cada arma devolvida. Um relatório mostra que o resultado foi uma redução de 12% no número de homicídios entre 2003 e 2006 o que representa mais de 4,6 mil vidas preservadas.

Para que a Campanha comece em todo País, o Governo aguarda a aprovação da medida provisória que define as regras para o recadastramento ou entrega das armas. A MP já foi aprovada na Câmara e deve ser apreciada ainda esta semana pelos senadores.

OMS inicia cruzada para proibir todas as formas de propagandas de tabaco

Indústria do tabaco na Justiça para voltar a anunciar em rádios, emissoras de TV e outros veículos. ACT requer seu ingresso na Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelas empresas, exigindo a manutenção do veto à publicidade. Também pede a proibição total de qualquer tipo de promoção de cigarros

Para garantir que a lei 10.167/2000 - que proibiu a publicidade de produtos de tabaco em TVs, rádios, revistas, jornais, Internet, outdoors - continue a ser cumprida, a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) vai requerer amanhã, 27 de maio, em Brasília, seu ingresso na ADIN como terceiro interessado ('amicus curiae'), assim como outras entidades já fizeram. A ACT tem a convicção de que a volta da veiculação dos anúncios de cigarros é um passo atrás em relação ao avanço que o país conquistou em termos de controle do tabagismo.

Essa ameaça à lei 10.167/2000 se deve à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), impetrada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto ao Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de liberar a propaganda de cigarros. A CNI questiona a legislação com o argumento de que ela feriria a Constituição Federal, por interferir na liberdade de manifestação comercial. Essa ação também quer retirar as advertências sobre os malefícios do cigarro de suas embalagens e peças publicitárias. A ACT vê tal iniciativa como uma ameaça à atual lei 10.167/2000 - e à saúde pública. Portanto, exige que as autoridades competentes mantenham as restrições à publicidade, conforme a lei 10.167/2000, e julguem a ADIN improcedente.

O ingresso da ACT na ADIN acontece justamente na semana de 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. Neste ano, em particular, a Organização Mundial da Saúde aproveita a data para colocar a indústria do tabaco em xeque. Em todo o planeta será deflagrada uma ampla campanha para proibir definitivamente todas as formas de propaganda e promoção do tabaco. A ação é focada inicialmente no público jovem, mas há a consciência de que a eliminação total da propaganda do fumo é fundamental para evitar a propagação do mal em todos os públicos, em todas as faixas etárias.

"A norma é evidentemente constitucional. A tendência mundial é proibir totalmente a publicidade de cigarros. Seria um retrocesso perante as conquistas em termos de saúde pública e de políticas de controle do tabagismo. Sem falar na própria Convenção Quadro, ratificada pelo Brasil, e que prevê a proibição total da publicidade", diz Paula Johns, diretora-executiva da ACT.

De fato, o artigo 13 de Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, o primeiro tratado internacional de saúde pública, promovido pela OMS e adotado pelo Brasil, preconiza a proibição total de qualquer tipo de publicidade e promoção, inclusive nos pontos de venda.

Também neste dia 27, a OMS estará entregando ao governo brasileiro um diagnóstico sobre a política nacional de controle do tabagismo com uma série de recomendações. Há duas semanas no Brasil, uma missão de especialistas nacionais e internacionais da OMS analisou a capacidade nacional em controle do tabagismo. Esta é a primeira avaliação feita no mundo e o Brasil foi o país piloto. Agora, a análise será replicada em outros países. Integrantes da ACT participaram da missão na qualidade de especialistas nacionais sobre o tema.
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A EXPOSIÇÃO DE JOVENS À PROPAGANDA DO TABACO

É sabido que a maioria das pessoas começa a fumar antes de 18 anos e quase um quarto delas usa tabaco antes dos 10. Quanto mais novo for o jovem a experimentar o fumo, mais propenso está a se tornar usuário e menores são as possibilidades de parar de fumar.

Está claramente provado que a exposição direta ou indireta à propaganda de tabaco, junto com outras estratégias de marketing usadas pela indústria, leva a um aumento da experimentação entre os jovens e, por conseguinte, a um risco real de se tornarem usuários regulares de produtos de tabaco. A indústria gasta, em todo o mundo, 10 bilhões de dólares por ano para vender seus produtos de todas as maneiras possíveis.

Hoje a propaganda direta ou indireta é feita de várias formas: na televisão, rádio, Internet, revistas, banners, pôsteres; correio, cupons, outdoors, programas de fidelidade da marca, patrocínio de esportes e eventos culturais, revistas de circulação controlada distribuídas pela indústria e até brindes para estimular o consumo.

No Brasil, desde 2000, por meio da lei 10.167, a propaganda é proibida na TV, em rádios, jornais, revistas, outdoors, banners, pôsters, mas é permitida nos pontos de venda. Por isso, cada vez mais a indústria investe nesses locais, com material atraente especialmente para jovens e com a criação de abordagens diferenciadas, como a ação de promotores de seus produtos em bares e baladas. Também é proibido o patrocínio de eventos esportivos e culturais por marcas de cigarros, mas para burlar essa restrição, a indústria vem investindo cada vez mais em patrocínio institucional e em atividades convenientemente denominadas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

MENSAGEM DA OMS

Em resposta à ameaça aos jovens e a toda a sociedade, este ano o Dia Mundial Sem Tabaco traz uma mensagem contundente:
Um dos meios mais eficazes dos países protegerem seus jovens da experimentação e de se tornarem fumantes é proibir todas as formas de propaganda de tabaco, direta ou indireta, incluindo a promoção e o patrocínio de eventos pela indústria.

A cruzada iniciada pela OMS deve-se ao fato de cerca de metade das crianças do mundo viverem em países que não proíbem a distribuição de amostra grátis de produtos de tabaco e a publicidade. Aliás, estudos de diversas nações, antes e depois da proibição de propaganda, atestam uma queda no consumo de mais de 16%.

O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela OMS em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura. Em algumas áreas da Polônia, de Zimbábue e da China, crianças de 10 anos de idade já estão dependentes do tabaco.

No Brasil este mesmo estudo foi realizado entre estudantes de 12 capitais brasileiras, em 2002 e 2003, e encontrou uma prevalência de experimentação variando de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino. De acordo com o mesmo estudo brasileiro, a prevalência de escolares fumantes atuais variou de 11 a 27% no sexo masculino e 9 a 24% no feminino.

OS MALEFÍCIOS DO TABACO E SEU PODER MORTAL

O tabaco é a primeira causa de mortes no mundo, apesar de ser totalmente passível de prevenção. É o único produto legal de consumo que mata metade dos usuários, seguindo as instruções dos fabricantes, com suas vítimas morrendo prematuramente (cerca de 15 anos antes).

Há aproximadamente 1.8 bilhão de jovens (com idades entre 10-24 anos) no mundo, sendo que mais de 85% estão em países em desenvolvimento. Tendo sobrevivido às doenças vulneráveis à infância, estes jovens são geralmente saudáveis.

Entretanto, como a indústria do tabaco intensifica seus esforços para alcançar usuários novos e com potencial de fumar por longo período, a saúde de uma porcentagem significante da juventude do mundo está seriamente ameaçada.

A nicotina é uma substância altamente adictiva e a experimentação por crianças e adolescentes pode facilmente levá-los à dependência por toda a vida.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Biking - Pedale em trilhas e passeios!

Você compra a bike, equipa com os acessórios, pega seu capacete e... como começar? Bem, na cidade parece não ser uma sugestão, mas às vezes é o melhor caminho para quem ainda não tem amigos que curtam o ciclismo de montanha ou estrada.

Mas antes de sair pedalando, é importante checar se o ciclista está em condições e se a bike também está em cima. Ou seja, check-up nos dois. A manutenção simples do equipamento inclui freios, câmbio, correntes e pneus. Já a manutenção do ciclista...


Bem, temos esporte e esportes. O ciclismo - e principalmente o mountain biking - é uma atividade esportiva que precisa de uma certa prática e dedicação do interessado. São mínimas as chances de uma pessoa gostar de cicloturismo se não tiver experiência em pedalar. Vai sofrer no pedal, achar que é muito difícil, que exige de atividade física. Mas não é isso; é que os músculos e capacidade aeróbica têm de estar um pouco em dia.



Uma dica de alimentação é que seja leve, de preferência com alimentos energéticos como barras de cereais, frutas, e fáceis de levar na mochila, numa pochete ou nos bolsos da roupa. E muito líquido na caramanhola ou no hydrabak.
Lembre-se que muitas trilhas podem ter desaparecido por causa da vegetação e, portanto, o seu senso de orientação deve estar apurado. Se houver planilha, estude-a antes de iniciar um percurso. Na dúvida, peça informações a moradores locais.


Por fim, lembre-se de não sujar a trilha. Coloque na lista de itens indispensáveis o saco de lixo. Todo mountain biker convive com a natureza e, por isso mesmo, tem responsabilidade sobre ela.
Kit básico

Capacete, câmara de ar reserva, bomba de ar, espátulas e canivete com chaves Allen.









Grupos urbanos

É ideal para começar a pedalar por vários motivos: segurança para pedalar na cidade (tanto em assaltos quanto em possíveis atritos bicicletas-veículos), conhecer pessoas que gostam de pedalar, formar grupos para sair de final de semana. Enfim, uma boa oportunidade de fazer do esporte um meio social.

Na maioria desses grupos, o passeio é noturno. Pode parecer perigoso, mas veja: o trânsito é menor, as pessoas já voltaram do trabalho e da escola, e depois pode até rolar uma pizza ou pastel, dependendo do grupo que se pedala.

Nos grupos, o ciclista a pedalar corretamente pela cidade, como deve se comportar no trânsito (é sério!) e começa a entender mais de bicicletas e sua manutenção. O essencial nesses passeios é o capacete. O passeio só não acontece quando chove.
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Passeios e trilhas de mountain bike

Para começar, é bom que o biker junte seu pessoal e comece por trilhas leves, de no máximo 20 quilômetros, com pouco desnível.


Equipe Chuck Norris do pedal

Em Vitória da Conquista está surgindo a equipe Chuck Norris do pedal. No início eram alguns poucos ciclistas com pequenas trilhas, mas a cada dia ganha mais adeptos do esporte, dentre eles os ilustres representantes (Marcos, Flaulles e Eliana) do Grupo Novos Amigos. Se voce também gosta do esporte e quer participar, entre em contato pelo telefone (77) 9999-6206.