sábado, 7 de setembro de 2013

Liturgia Diária



22º Semana Comum – Sábado 07/09/13
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.
23Mas é necessário que per­maneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Liturgia Diária



22ª Semana Comum – Sexta-feira 06/09/13
Conheça a história de Santo Eleutério
Primeira Leitura (Cl 1,15-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Liturgia Diária



22ª Semana Comum – Quinta-feira 05/09/13
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 9desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discer­ni­mento da luz do Espírito.
10Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância.
12Com alegria, dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Liturgia Diária




22ª Semana Comum – Quarta-feira 04/09/13
Conheça a história de Santa Rosália
Primeira Leitura (Cl 1,1-8)
Início da Carta de São Paulo aos Colossenses.
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu.
Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente.
7Assim aprendestes de Epa­fras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Papa Emérito Bento XVI celebra Missa para seus ex-alunos


Estamos no caminho certo se tentamos nos tornar pessoas que “descem” para servir e levar a gratuidade de Deus. Assim disse o Papa Emérito Bento XVI na Missa celebrada na manhã deste domingo, 1º, na capela do Governatorato no Vaticano. A celebração foi por ocasião do encerramento do tradicional encontro do professor Ratzinger com seus ex-alunos, os “Ratzinger Schuelerkreis”.

O encontro dos alunos aconteceu como de costume em Castel Gandolfo, mas neste ano não contou com a participação do Papa Emérito. Esta 38º edição da reunião foi dedicada ao tema “A questão de Deus diante da secularização”.

Todos na vida querem encontrar o seu lugar bom, mas qual é verdadeiramente este lugar? A homilia de Bento XVI foi, no fundo, uma resposta a esta pergunta e partiu do Evangelho deste domingo, no qual Jesus convida a tomar o último lugar.

“Um lugar que pode parecer muito bom, pode revelar-se um lugar muito ruim”, observou o Papa Emérito, fazendo referência ao que já aconteceu neste mundo, também nos últimos anos, onde se vê como “os primeiros” foram derrubados e de repente transformaram-se “últimos” e aquele lugar que parecia bom estava “errado”.

“Jesus nos diz que o lugar certo é aquele próximo a Ele, o lugar de acordo com Sua medida”, disse.  Bento XVI destacou que independente do lugar que a história queira atribuir a cada um, o que é determinante é a responsabilidade diante de Deus, e a responsabilidade pelo amor, pela justiça e pela verdade.

O Papa Emérito fez também na homilia uma catequese sobre o sentido do abaixamento, da humilhação de Cristo e sobre a essência do amor de Deus. “A Cruz na história, é o último lugar (...), mas João, no Evangelho, vê esta humilhação extrema como a verdadeira exaltação”.

A Missa foi concelebrada com Bento XVI pelos cardeais Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Christoph Schönborn, arcebispo de Viena. Também concelebraram os arcebispos Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia e Barthelemy Adoukonou, secretário do Pontifício Conselho da Cultura, além do bispo auxiliar de Hamburgo, Dom Hans-Jochen Jaschke.

Com Rádio Vaticano

Liturgia Diária

São Gregório Magno – Terça-feira 03/09/13
Conheça a história de São Gregório Magno
Primeira Leitura (1Ts 5,1-6.9-11)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
1Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar.
4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.
9Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. 11Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Liturgia Diária



22ª Semana Comum – Segunda-feira 02/09/13
Conheça a história de Santa Doroteia
Primeira Leitura (1Ts 4,13-18)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que fomos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que fomos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 1 de setembro de 2013

Liturgia Diária

22ª Domingo Comum – Domingo 01/09/13
Conheça a história Santa Beatriz
Primeira Leitura (Eclo 3,19-21.30-31)

Leitura do Livro do Eclesiástico.
19Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 21Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes.
30Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende.
31O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.