quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Feliz Aniversário amigo Jorge!!!!!


Hoje é dia de festa e alegria,
dia de refazer pensamentos e idéias,
fazer um novo balanço dos objetivos
e traçar novas metas para sua vida,
não se esquecendo de manter vivo
em seu coração as amizades sinceras,
porque muitas pessoas ainda
vão entrar e sair de sua vida,
mas somente os verdadeiros irão permanecer
e deixar marcas preciosas.

Aprenda com seus erros
e também com os erros dos outros,
tenha muita atenção
e cautela para não cometer os mesmos deslizes
porque a vida não lhe ofertará um tempo extra
para que você possa cometê-los novamente,
livre-se dos preconceitos
e das idéias pré-concebidas sobre qualquer situação.

Ontem é mistério, hoje será sempre uma dádiva,
você deve saber se posicionar diante da vida
como um observador e um personagem atuante,
faça amigos, conserve os antigos
para que compreendam
o valor e a necessidade de nunca se estar só.

E de todo nosso coração
lhe desejamos um dia maravilhoso,
carregado de energias positivas e de muita paz.

Feliz Aniversário pra você!!!
Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Saiba como interpretar melhor os mistérios da Sagrada Escritura

No mês dedicado a Bíblia, nossa equipe de reportagem mostra como é possível ler e interpretar melhor os mistérios da Sagrada Escritura.

Assista à reportagem



Uma inspiração de Deus escrita pelos homens. Milênios de história reunidos num mesmo lugar. A Bíblia Sagrada pode ser traduzida como uma revelação do amor do criador para com a humanidade. Mas como entender tudo isso?

Durante o mês de setembro, a Igreja Católica convida a todos os cristãos para uma experiência com a Palavra de Deus. Uma experiência que pode mudar a própria vida.

O livro "A Bíblia no meu dia a dia", escrito por Monsenhor Jonas Abib, apresenta um método de espiritualidade auxiliando as pessoas que querem experimentar um amor com relação à Palavra.

O livro, que está agora com uma capa nova procura levar o conhecimento da Palavra de Deus, a partir da intimidade de cada pessoa. Trazer as Sagradas Escrituras no coração é ter um encontro verdadeiro com o Senhor a cada dia.

Por Marcelo Chaves
Canção Nova Notícias

A Igreja necessita dos meios de comunicação, diz Dom Orani

O Brasil é, hoje, um dos países com o maior número de TVs de inspiração católica. E para melhor articular estas mídias e alcançar a unidade, a Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB promoveu mais uma reunião entre as emissoras, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), nesta terça-feira, 15.

O presidente da Comissão e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, destacou como a Igreja necessita hoje dos meios de comunicação para a evangelização e para comunicar a Palavra de Deus. “Jesus Cristo é o comunicador do Pai e nos enviou enquanto Igreja para comunicar, então o processo de comunicação é essencial”, enfatizou o arcebispo.
Dom Orani e a assessora da Comissão Episcopal,
Irmã Elide Maria Fogolari, durante a reunião na Canção Nova.


“Cada mídia tem o seu direcionamento e visa públicos diferentes e é nessa diversidade que temos a riqueza. E a unidade vem pela própria fé e pela articulação com essas reuniões”. Com esta afirmação, Dom Orani, explica o sentido deste encontro de organizar e promover uma maior articulação entre as emissoras de inspiração católica.

Após presidir a Santa Missa que antecedeu a reunião, o Arcebispo do Rio de Janeiro acolheu os representantes das TVs Canção Nova, Século XXI, Nazaré, Horizonte, Rede Vida e Aparecida e ressaltou que uma das propostas da Comissão é organizar a Signis Brasil. A entidade tem como objetivo congregar todas as mídias de inspiração católica e será filiada à Signis internacional (Associação Católica Mundial para a Comunicação), que é vinculada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. “Estamos trabalhando para que aconteça a Signis Brasil e vai ter parceria com o setor Comunicação da CNBB. É uma maneira de organizar porque a mídia católica tem o direito de se organizar e formar sua própria entidade”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal.

Além das pautas tratadas na reunião, como as novas tecnologias e a Liturgia das Missas para as transmissões pelas TVs, a jornalista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Viviane Medeiros, falou sobre o jornalismo nos meios católicos, destacando que estas mídias podem também abranger um público mais amplo e tratar de temas de prestação de serviço.

Por Gracielle Reis
Fonte: Canção Nova

Mês da Bíblia

Neste mês de setembro, mês da Bíblia, somos convidados a intensificar a nossa Pastoral Bíblica. O que isto significa?

Em primeiro lugar colocar o anúncio da palavra, através da leitura, proclamação e meditação em todas as nossas celebrações, encontros, catequese, reuniões, liturgias. A proclamação da Palavra deve estar no centro de nossa ação pastoral e litúrgica. Em nenhum momento ela deve estar ausente.

Em segundo lugar devemos aprofundar nosso conhecimento da Bíblia nos grupos de reflexão, nos cursos bíblicos, no Ajuri da Palavra de Deus.Em terceiro lugar, é preciso ler a Bíblia todos os dias. Uma boa maneira de fazê-lo é lendo as leituras de cada dia, se não as duas, ao menos o Evangelho. Ler muitas vezes o texto, imaginar aquilo que ele conta e descreve, meditá-lo, fazendo a ligação com a vida, pedir perdão porque a Palavra nem sempre é luz dos nossos caminhos, mas também agradecendo a Deus pela sua ação na criação, na história do mundo e na vida das pessoas.

Façamos também um esforço para que todos os católicos adultos tenham a sua Bíblia. Quando for dar um presente, dê uma Bíblia. Nas capelas e Igrejas, que a mesa da Palavra tenha destaque. Façamos as leituras sempre da Bíblia ou dos lecionários, nunca dos folhetos que devem ajudar mas não substituir o Livro Sagrado.
Temos caminhado muito neste sentido, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não retrocedamos.
Novenas, devoções pessoais, culto aos santos, ajudam, mas não podem substituir a Palavra revelada, que afinal das contas é o próprio Cristo.

Iluminemos as nossas devoções com a Palavra de Deus. Padres, diáconos, religiosos e religiosas, bem como todos os leigos, tem uma forma litúrgica e bíblica de rezar a sua disposição: a liturgia das horas e o oficio das comunidades. Não desperdicemos esta riqueza.

Que a Palavra seja a lâmpada que ilumina nossos caminhos. Uma pastoral bíblica vigorosa e ousada é o melhor caminho de renovação de nossas comunidades e de nossas vidas pessoais.

Fonte: Revista Missões

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estado da Bahia fica fora do horário de verão

O horário de verão começa à zero hora do dia 18 de outubro e, mais uma vez, a Bahia não vai alterar os ponteiros do relógio. Este ano, empresários de diversos setores reivindicaram a participação do estado na mudança de horário, alegando prejuízo para a economia baiana, que não segue o horário das principais cidades brasileiras. Mas o governador Jaques Wagner decidiu manter o estado fora do horário de verão.

A alteração no relógio é válida até zero hora de 21 de fevereiro de 2010. Vão aderir à mudança os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931 com objetivo de aproveitar melhor a luminosidade natural neste período, em que os dias são mais longos por conta da posição da terra em relação ao sol, desta forma, aproveitando energia.

Fonte: A Tarde Online

Ou você para ou seu corpo para você!

Chegar ao limite do seu estresse pode ser um caminho sem volta. Ou você se cuida ou pode acabar sendo vítima da Síndrome da Estafa Crônica
Ou você para ou seu corpo para você!
Lidar com as pressões cotidianas, em qualquer que seja a profissão, muitas vezes pode nos levar ao limite do nosso desgaste. Quando o estresse se reflete em cansaço no fim do dia, mas uma boa noite de sono se encarrega de renovar as energias, é sinal de que você pode precisar de férias, algo completamente normal em determinadas fases do trabalho. O problema é quando a situação de desgaste é tanta, que afeta a memória, a disposição física e impede o indivíduo de seguir com o resto de suas atividades.

Um alerta importante para todos que trabalham demais ou acham que podem administrar várias coisas ao mesmo tempo: Cuidado! Ou você para, ou seu corpo para por você!

A estafa ou o esgotamento profissional é resultado de um processo iniciado com excessivos e prolongados níveis de estresse no trabalho. De acordo com uma estimativa divulgada em 2008 pelo Isma Brasil, que desenvolve trabalhos para controlar o estresse, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros são afetados pelo mal.

“A Síndrome da Estafa Profissional, ou Síndrome de Burnout, descrita em 1974, é uma doença psicológica caracterizada por um sentimento de fracasso, exaustão emocional, redução da realização pessoal e insensibilidade do indivíduo em relação ao seu trabalho e todos aqueles envolvidos no exercício de sua profissão”, explica a psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Alexandrina Meleiro.

Sabe a máxima que diz que quando não ouvimos nosso corpo, ele para por nós? É exatamente por aí. “A Síndrome da Estafa Crônica pode ser identificada quando os sintomas não desaparecem mesmo após um período
de descanso ou afastamento”, afirma a especialista.

Dor de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais são alguns dos sintomas físicos que podem aparecer em conjunto com o cansaço excessivo e aparentemente não justificado.
Ou você para ou seu corpo para você!Parando para não parar

Conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout é resultado de um processo iniciado com excessivos e prolongados níveis de estresse no trabalho.

De acordo com a psicóloga Malu Rossi, do Centro Psicológico de Controle
do Estresse, a doença afeta especialmente os profissionais obrigados a manter contato próximo com outras pessoas, como médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, professores e psicólogos.

“Os funcionários de companhias aéreas, devido aos acidentes e transtornos que têm atingido atualmente a Aviação Brasileira, também estão no grupo de alto risco para desenvolver a síndrome”, informa a psicóloga.

Segundo o livro Burnout: Quando o Trabalho Ameaça o Bem-Estar do Trabalhador, da psicóloga Ana Maria Benevides Pereira, publicado em 2002, boa parte dos sintomas também é comum em casos de estresse convencional.

Por Isabelle Lindote
Fonte: Revista Uma/ Edição 104
Fotos: Getty Images

Dia Internacional da Democracia

As Nações Unidas comemoram esta terça-feira, 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia, com um pedido para que a comunidade internacional reafirme a vontade de construir sociedades participativas.

Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que a democracia não é apenas um fim em si, mas também um poderoso meio para se atingir o progresso econômico e social, além de paz e segurança.

Ban ressaltou que o avanço da democracia esbarra em obstáculos gigantescos e que é preciso muito empenho e trabalho árduo. Segundo ele, a ONU deve avaliar constantemente o seu papel, tendo em foco a coerência.

Por esse motivo, citado pela Rádio ONU, Ban Ki-moon lançou a Nota de Orientação sobre a Democracia, que define os parâmetros fixados pelas Nações Unidas nesta área, além de incitar a organização a ter ações coerentes, rigorosas e fiéis aos seus valores.

Já a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, lembrou que milhões de pessoas no mundo continuam a sofrer com injustiças, guerras, pobreza e exclusão social.

Ela destacou que existem quatro desafios ao progresso da democracia: impunidade, corrupção, falta de justiça aos grupos menos favorecidos e conflitos.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Nova Iorque