sábado, 23 de março de 2013

Liturgia Diária

Evangelho (João 11,45-56)
Sábado, 23 de Março de 2013
5ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não enten­deis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Apostolado realiza Festa da Divina Misericórdia


O Apostolado da Divina Misericórdia de Vitória da Conquista realiza nos próximos dias 5, 6 e 7 de abril a Festa da Misericórdia 2013, com o tema: “Conhecemos e Cremos no Amor de Deus”. Este ano, o evento acontece no Orfanato Lar Santa Catarina de Senna, tendo início na sexta-feira, às 19h30h, e se encerrando no domingo às 16h, com a celebração da Santa Missa. As palestras, orações e celebrações litúrgicas, realizadas durante os três dias, serão ministradas pelos Padres Juraci Brandão, da Arquidiocese de Salvador, e Valter Silva, da Diocese de Buritirama (BA). No encontro, estima-se a participação de três mil pessoas. Maiores informações podem ser encontradas no site: : www.misericordiavc.com.br

Com informações do Blog do Anderson

Liturgia Diária

Evangelho (João 10,31-42)
Sexta-Feira, 22 de Março de 2013
5ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a Palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Conheça alguns ritos litúrgicos da Semana Santa

A Semana Santa, a semana mais importante para os católicos, possui uma série de tradições que revelam alguns aspectos da fé cristã. Muitas dessas práticas possuem uma íntima relação com elementos da tradição católica. Conheça algumas das comemorações presentes nessa semana tão importante para a Igreja:

Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa. Ele relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Esse domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou nos sacerdotes da época e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.

Procissão do Encontro

Em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa "Procissão do Encontro" na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja ou local determinado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre "Sermão das Sete Palavras" fazendo uma reflexão que chama os fiéis à conversão e à penitência. 

Santos Óleos

Abençoar os santos óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. São três os óleos abençoados nessa celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Lava-pés


No 13º capítulo do seu Evangelho, São João fala sobre Jesus, fraco, pequeno, que terminará sendo condenado e morto na cruz como um blasfemador, um fora da lei ou um criminoso. O começo desse capítulo é bastante significativo: "Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo. Começada a ceia, Judas, filho de Simão Iscariotes, tendo já no coração a determinação de o entregar, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha cingiu-se com ela" (Jo 13,1-4).

"Jesus, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto..." Então, o Senhor se ajoelhou diante de cada um dos discípulos d'Ele e começou a lavar-lhes os pés, em uma atitude que mostrava o serviço e a caridade de Cristo, que veio ‘não para ser servido, mas para servir’ (Mt 20, 8).

Instituição da Eucaristia

A palavra "Eucaristia" provém de duas palavras gregas "eu-cháris": "ação de graça", e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de pão e vinho.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, onde Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Instituição do Sacerdócio

“Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19). Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia. Durante a Missa, ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela. Ao fim da Missa, o altar é desnudado; ele é o símbolo do Cristo aniquilado, despojado, flagelado e morto por nossos pecados. 

Sexta-feira da Paixão


A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que é apresentada solenemente a cruz à comunidade.

Sábado Santo

Sábado Santo é o dia em que o Círio Pascal é acesso, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Nela estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”. Depois do anoitecer, no Sábado Santo, a Vigília Pascal, a mão de todas as vigílias, é celebrada dando início à Páscoa.

Páscoa

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu "Peseach", Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Comemora-se a passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida".

Liturgia Diária

Evangelho (João 8,51-59)
Quinta-Feira, 21 de Março de 2013
5ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Memorial Irmã Dulce participa de Festival em Salvador

De 22 de março a 1º de abril, diversos espaços do Centro Histórico de Salvador e a Concha Acústica do Teatro Castro Alves abrem os braços para receber o Festival Artes do Sagrado. O evento vai reunir concertos sinfônicos, recitais de canto lírico, exposições de arte sacra, feira de antiguidades e artigos religiosos. Além disso, uma rota gastronômica e cinematográfica e a encenação d’A Paixão de Cristo também farão parte do evento.

O Festival funciona também como núcleo de articulação e divulgação para outras iniciativas de realização simultânea. Este ano, o Memorial Irmã Dulce (MID) entra na rota de museus do projeto.

A estátua da Bem-aventurada será realçada por iluminação de cor roxa. Da “janela de Irmã Dulce”, penderão até o chão duas faixas de tecido roxo, ladeando o retrato iluminado que fica à entrada do Memorial. E sob a janela, será afixado um painel com frase de Irmã Dulce alusiva à Paixão.

“Essa foi a maneira que encontramos de inserir o Memorial no espírito da Semana do Sagrado e de integrarmos a visitação ao MID ao calendário do festival, estabelecendo mais um momento privilegiado para a divulgação do nosso acervo e da história da Bem-aventurada”, comenta o assessor de Memória e Cultura, Osvaldo Gouveia.

Fonte: ASCOM/OSID

Liturgia Diária

Evangelho (João 8,31-42)
Quarta-Feira, 20 de Março de 2013
5ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 19 de março de 2013

Feliz Aniversário Maciel Júnior

Meu amor,

Somos muito felizes de ter você ao nosso lado. Agradecemos a Deus por nos ter dado de presente uma pessoa tão amável, carinhosa, dedicada, sensível e capaz de amar incondicionalmente aos seus. Lágrimas rolam em meu rosto apenas pelo simples fato de ter você ao nosso lado.
Te amamos,
Te amaremos para sempre.
Maisa e João Maciel




No seu aniversario pai, não poderia deixar de te dizer o quanto te amo e o quanto desejo que este dia seja promissor de muita saúde, felicidades e  sucessos na sua vida. A sua bondade permanece passando de pai para filho para aquele que segue seus exemplos e obedecem a seus ensinamentos, e assim é comigo pai tenho em você o meu exemplo de vida. Que você possa conquistar todos os seus sonhos e objetivos, sei que já foram muitos conquistados mais precisamos sempre deles para ter mais motivações e emoções no nosso viver. Que um dia pai eu possa retribuir pelo menos a metade de tudo que você fez e tem feito por mim. Agradeço a você toda a educação e caráter que tem todas as suas preocupações, dedicações e lições só me fizeram crescer. Desejo há você muitas felicidades e que continue merecedor de tantas qualidades. Parabéns pelo seu aniversário Te Amo!


Danny Maciel, Diego Maciel e João Maciel

Dia de São José


Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. "Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24). O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria. Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós. Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

História

José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.

Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 1,16.18-21.24a)
Terça-Feira, 19 de Março de 2013
São José, Esposo da Virgem Maria


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Padre Mozart Tanajura: com Papa Francisco, Igreja se aproxima do povo

Discípulo confesso do pai, de quem herdou o nome e o amor pelas letras, o padre Mozart Tanajura é um apaixonado por literatura – ele próprio escritor, membro da Academia Conquistense de Letras e autor do livro “O outro sob a ótica do amor”. No último sábado (16), por ocasião da posse da nova direção da Casa da Cultura, ele conversou com o Blog do Fábio Sena sobre um dos seus sonhos do escritor Mozart Tanajura, o pai, já falecido: ver editada a obra completa do poeta Camillo de Jesus Lima, que mereceu esforços de anos para ser reunida. “A obra de Camillo foi reunida pelo meu pai, e em vários volumes inclusive; foi um trabalho de pesquisa de bastante dedicação, de enorme esforço intelectual”. O padre é guardião do exuberante acervo deixado pelo pai e tem a esperança de compartilhá-lo com a comunidade; parte, inclusive, já foi doada ao Museu Regional. Sobre a escolha do Papa Francisco, o padre Mozart Tanajura é bastante objetivo: “Vemos o Ministério do Papa Francisco como uma forma de lutarmos por uma igreja mais próxima do povo, onde o binômio fé e vida possa ser realmente ser vivenciado com todo vigor que o evangélico nos propõe”.

LEIA, NA ÍNTEGRA, A ENTREVISTA:

DISCÍPULO DO PAI: Para mim, sempre foi uma honra ser uma espécie discípulo do próprio pai; aprendi com ele as primeiras letras, na nossa casa, e é sempre motivo de alegria levar o nome do meu pai no meu próprio nome, no gosto pela cultura, pela literatura, sobretudo a dimensão poética dos versos e estrofes que conhecemos da parte dele. Lembro com grande alegria da sua biblioteca na nossa casa, e lá pude aprender com ele muito da literatura universal, das nossas letras, da literatura de Vitória da Conquista, por isso, para mim, não é um peso, mas uma grande honra levar o nome do meu pai no meu próprio nome.

O ACERVO DE MOZART: Meu pai dizia que não existe uma cidade sem sua memória preservada e esse acervo ele deixou comigo para que eu pudesse cuidar e, no momento certo, compartilhando com a comunidade conquistense. Um acervo que reúne volumes do literatura universal, da literatura brasileira, regional, um acervo que reúne também obras de memória histórica de nossa região. No momento, esse acervo se encontra sob a minha guarda, mas pretendo em breve, com a ajuda dos poderes públicos, compartilhar esse acervo; uma parte desse acervo foi doada ao Museu Regional de Vitória da Conquista e se encontra numa sala dedicada ao escritor Mozart Tanajura, e todos que quiserem conhecer estão convidados.

A OBRA DE CAMILO: A obra de Camillo de Jesus Lima foi reunida pelo meu pai e em vários volumes, inclusive; foi um trabalho de pesquisa de bastante dedicação, de enorme esforço intelectual, ele tinha realmente esse grande amor pelas letras, sobretudo pelos escritores regionais. Lembro que nossa casa estava sempre de portar abertas aos escritores regionais, para que ele pudesse corrigir, dando orientações, elaborando o prefácio das obras. Em relação à obra de Camillo de Jesus Lima não poderia ser diferente. Ele se empenhou bastante na produção, na reunião das poesias inéditas, mas, infelizmente, até o momento, essa obra não foi publicada, como muitos gostariam que fosse.

PASTORAL DA CULTURA: A Igreja Católica, no Brasil, tem diversos mecanismos de evangelização e, dentre esses mecanismos, estão as pastorais, os movimentos, que atual diretamente na evangelização de uma determinada dimensão e a Igreja sempre se preocupou com o mundo da cultura; então, e Igreja quer dar sua contribuição no mundo da cultura através de uma pastoral específica, que se chama Pastoral da Cultura, que se encaminha em parceria com a Pastoral Universitária, à qual já havíamos dado início em nossa paróquia algum tempo atrás, com o trabalho brilhante do padre João Santos Cardoso, que hoje é bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí, e com sua transferência para lá eu acabei assumindo esse trabalho da Pastoral Universitária, que está dando seus primeiros passos agora. E aí surgiu a necessidade de se criar a Pastoral da Cultura, um lugar onde os universitários já formados pudessem entrar para dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo lá, no tempo em que eram estudantes. Estamos dando os primeiros passos na Paróquia Nossa Senhora das Graças, juntamente com a coordenação do professor Bite e de sua esposa, Sílvia; já tivemos alguns eventos, recital de poesias, alguns momentos também de encontro com a música popular brasileira, e divulgação do trabalho cultural a Igreja em nível mundial, já que a própria Igreja tem seu Conselho Pontifício para a Cultura, que foi inspirado para evangelizar nessa dimensão.

O PAPA FRANCISCO: Quando o Papa Francisco apareceu pela primeira vez para o mundo como Papa, os nossos corações se encheram de esperança por acreditar numa evangelização mais próxima do povo, mas próxima, sobretudo, daqueles que não têm voz nem vez na nossa sociedade, que são os mais pobres. A Igreja fez, aliás, a opção preferencial pelos pobres por conta do projeto do Cristo Jesus, que é um projeto aberto aos excluídos da sociedade; então vemos com esperança a nomeação e o Ministério do novo Papa Francisco, como uma forma de lutarmos por uma igreja mais profética, mais próxima do povo, onde binômio fé e vida possam ser realmente ser vivenciado com todo vigor que o evangélico nos propõe.

"Deus nunca se cansa de nos perdoar", disse o Papa Francisco

Uma multidão de pessoas, mais de 150 mil, lotaram a Praça São Pedro e todas as ruas vizinhas, para assistir e rezar junto com o Papa a sua primeira oração do Angelus. Às 12h deste domingo (8h de Brasília), Francisco apareceu na janela de seu apartamento para rezar e abençoar os fiéis, turistas e romanos.

Desde as primeiras horas do dia, o movimento já era grande. Toda a área foi interditada ao tráfico e ao estacionamento. Francisco fez um discurso informal, falando de improviso e apenas em italiano.

Ele saudou com as mãos e um grande sorriso, recebendo em troca aplausos e muito entusiasmo. A popularidade de Francisco tem aumentado a cada dia desde que se tornou, quarta-feira passada, o primeiro Papa latino-americano da história. Chegou ao balcão com o seu modo simples, os braços ao longo do corpo e a mão direita ao alto, saudando o povo. “Bom dia!” – foram as suas primeiras palavras.

Lembrando o episódio da mulher adúltera que Jesus salva da condenação, Francisco ressaltou o valor e a importância da misericórdia e do perdão nos dias de hoje: “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão. Temos de aprender a ser misericordiosos com todos”, afirmou.

Antes disso, Francisco disse que estava contente de estar com os fiéis domingo, “dia do Senhor, dia de se cumprimentar, de se encontrar e conversar, como aqui, agora, nesta Praça, uma praça que graças à mídia, é o tamanho do mundo!”.

A propósito da leitura evangélica, Francisco encorajou os fiéis citou a atitude de Jesus, que não desprezou nem condenou a adúltera, mas disse apenas palavras de amor e misericórdia, que convidavam à conversão.

“Vocês já pensaram na paciência que Deus tem com cada um de nós? É a sua misericórdia: Ele nos compreende, nos recebe, não se cansa de nos perdoar se soubermos voltar a Ele com o coração arrependido. É grande a misericórdia do Senhor!”.

Dando andamento ao discurso, o Papa citou um livro lido nestes dias sobre a misericórdia, de autoria do Cardeal Walter Kasper, “um ótimo teólogo”. “O livro faz entender que a palavra ‘misericórdia’ muda tudo; torna o mundo menos frio e mais justo” – disse, ressalvando que com isso “não quer fazer publicidade ao livro do cardeal”. Depois, completou lembrando o Profeta Isaias, que afirma que “ser nossos pecados forem vermelhos escarlate, o amor de Deus os tornará brancos como a neve”.

Sem ler um texto preparado, Francisco contou à multidão um fato de quando era bispo, em 1992, e uma senhora de mais de 80 anos, muito simples (uma ‘vovó’, ele disse, ndr) quis se confessar com ele. Diante de sua surpresa, a idosa lhe disse “Nós todos temos pecados! Se Deus não perdoasse tudo, o mundo não existiria...!”. De seu balcão, Francisco brincou com os fiéis arriscando que a senhora “havia estudado na Universidade Gregoriana de Roma”.

Telões foram montados em toda a área para transmitir as imagens do Papa e helicópteros sobrevoavam o centro de Roma enquanto o Papa continuava seu discurso:

“É, o problema é que nós nos cansamos de pedir perdão a Deus. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora, que teve em seus braços a misericórdia de Deus em pessoa, no menino Jesus”.

O bispo de Roma, que é argentino, lembrou ainda que as origens da sua família são italianas, sublinhando, no entanto, que “nós fazemos parte de uma família maior, a família da Igreja, que caminha unida no Evangelho”.

Despedindo-se dos fiéis, Francisco disse palavras ainda mais simples: “Bom domingo e bom almoço!”.

Fonte: Canção Nova / Rádio Vaticano

Liturgia Diária

Evangelho (João 8,1-11)
Segunda-Feira, 18 de Março de 2013
5ª Semana da Quaresma




— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 17 de março de 2013

Papa enviou o seu primeiro tuite na manhã deste domingo,17


Papa Francisco será um pontífice em comunicação com as novas gerações através das mídias sociais? A resposta veio neste domingo, 17, por volta das das 8:17 (horário de Roma – 4:17 hora do Brasil) quando o novo sucessor de Pedro enviou a sua primeira mensagem no Twitter: “Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco” disse no perfil de lingua portuguesa @Pontifex_pt Esta foi a primeira mensagem do Papa que, segundo especialistas, deve continuar o esforço de fortalecer a presença da Igreja nas redes sociais e a evangelização da geração conectada.
Por Daniel Machado enviado especial a Roma
Fonte: Canção Nova

Liturgia Diária

Evangelho (João 8,1-11)
Domingo, 17 de Março de 2013
5º Domingo da Quaresma



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.