sexta-feira, 20 de junho de 2008

Após a matéria do SBT em Conquista o IBAMA entra em ação

No ultimo domingo (15), o IBAMA com apoio da CAESG, realizou uma fiscalização na feirinha do Bairro Brasil em Vitória da Conquista e apreendeu 28 pássaros silvestres, varias gaiolas e malas para transporte de animais. Três pessoas foram detidas e autuadas. No momento que estava sendo realizada a Operação na feira, a equipe recebeu uma denúncia de uma rinha de canários no Bairro Cadija. No local foram apreendidos 21 pássaros de diversas espécies em área comercial, com o Sinandes Rosa de Oliveira, que foi detido e autuado.

No momento da abordagem não foi detectado briga de canários, mas características do local levaram a crer que exista este tipo de Crime Ambiental.
As multas extraídas foram no valor total de R$ 13.000,00 (Treze Mil Reais).

Com informações do Site: www.nildofreitas.com

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A falta de fé

No tempo em que vivemos só é possível sobreviver se tivermos fé

O Evangelho de São Marcos, no capítulo 9, versículos de 14 a 29, coloca-nos diante de um pai desesperado, alguém que já esgotou todos os recursos para ver o filho curado e liberto. Desde criança este é oprimido por um demônio que causava nele uma terrível epilepsia.

A falta de fé do pai levou-o a procurar todo tipo de ajuda em muitos lugares. Mas agora está ali, diante de Jesus, Aquele que de fato pode curá-lo.

Aflito, o pai diz ao Senhor: "Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos" (v. 22). Esse modo de falar revela a atitude de alguém que já está prestes a desistir, revela desespero e não fé. Por isso, Jesus o exorta: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé!” (v. 23).

Então, o pai, com humildade, reconhece sua falta de fé e pede socorro. Na verdade, não é só o filho que precisa de ajuda, mas também o genitor. Jesus vem em auxílio deles, liberta o filho e devolve a fé àquele pai.

Dessa forma, o Senhor revela duas realidades fundamentais para quem quer viver liberto: Fé e Oração.

No tempo em que vivemos só é possível sobreviver se tivermos fé e se mantivermos uma constância na oração. Não existe outro modo.

Jesus é Aquele que, de fato, pode trazer uma solução às realidades mais difíceis e para isso é preciso ter fé. Se não recorremos a Ele, as coisas vão ficando cada vez mais difíceis. O bom é que sempre podemos recorrer ao Senhor.

Não podemos ter medo de assumir diante de Jesus nossa falta de fé e pedir que Ele a aumente; isso é sinal de humildade e desejo sincero de mudança. E fé aqui não é apenas crer em Jesus, mas crer também naquilo que Ele pode fazer, visto que Ele realmente pode!

O caso desse filho é uma situação de muito sofrimento não somente para ele, mas para o próprio pai. Não sei se você conhece alguém que sofreu algum tipo de crise epiléptica, é muito doloroso para quem está tendo a crise e desesperador para quem está ali próximo tentando ajudar. Se não se tem um pouco de instrução de como lidar com essa situação, realmente fica difícil fazer alguma coisa. Nesse caso narrado pelo Evangelho, a causa da epilepsia estava vinculada a um ataque do demônio, isso agrava ainda mais a situação para o pai, que, muito provavelmente, tenha sido alvo de zombaria e de desprezo por parte das pessoas que estavam ali apenas para ver o “espetáculo”. A atitude de Cristo foi a de libertar o filho e devolver a alegria para o genitor. Jesus agiu de maneira muito respeitosa para com a situação e na verdade o fez porque teve compaixão, viu o sofrimento daquele jovem e de seu pai.

A fé que o Senhor nos exorta a ter é uma atitude de confiança em Deus, e, ao mesmo tempo, uma atitude de misericórdia e de compaixão para com aquele que sofre. Foi por isso que Ele afirmou que alguns demônios só são expulsos pela oração, ou seja, por uma intimidade e confiança em Deus. Quando oramos, depositamos em Deus nossa confiança e cremos que Ele verdadeiramente pode agir e mudar a situação. É também uma atitude de abandono n’Ele.

Esse Evangelho é um verdadeiro convite de Deus para que renovemos nossa confiança e fé n’Ele e também um convite para uma vida de oração mais intensa e verdadeira.

Deus abençoe você e aumente sua fé!

Pe. Clovis

quarta-feira, 18 de junho de 2008

CNBB saúda Pastoral Nipo-Brasileira pelo centenário da Imigração

Lembrando os cem anos da Imigração Japonesa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou, por ocasião de sua assembléia, em abril, uma Menção de Congratulação à Pastoral Nipo-Brasileira (Panib) em que ressalta a fé cristã e os valores dos japoneses que vieram para o Brasil. "Ao atravessar os oceanos e mares, essa gente não trouxe na bagagem somente seus sonhos e expectativas, sua cultura milenar, tradições longevas, costumes profundamente arraigados e valores próprios. Entre os imigrantes, muitos já vinham assinalados pela fé cristã-católica que, quinze séculos depois de Jesus dizer 'Ide e evangelizai...' (Mt. 28,19) chegou também ao Japão", diz o texto.

A CNBB agradece, também, à Panib "todo o trabalho prestado à Evangelização dos japoneses e se congratula com sua diretoria e todos os seus membros pela passagem do Centenário".

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem da CNBB à Panib:

"Menção de Congratulação"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com a Panib (Pastoral Nipo-brasileira) pela passagem do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que ocorrerá dia 18 de junho próximo.

Nesta data, há cem anos, a primeira leva de japoneses, (168 famílias e 779 pessoas), aportou em Santos (SP), no Kasato-Maru, navio de guerra adaptado para o transporte de passageiros. Do porto de Santos, foram levados para o centro de triagem na capital paulista e, daí, encaminhados, sobretudo, para fazendas de café, no interior do Estado.

Hoje, os vindos do Japão, ditos primeira geração ou ‘issei’, os de segunda geração, ‘nissei’, e os de terceira geração, ‘sansei’, somam aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. O maior contingente, desde há três anos, passou a ser o dos ‘sansei’. Muito cedo, em nosso país, os japoneses galgaram notáveis postos na agricultura e economia em geral, na ciência, na política, no esporte, na arte e outros campos.

Mas, ao atravessar os oceanos e mares, essa gente não trouxe na bagagem somente seus sonhos e expectativas, sua cultura milenar, tradições longevas, costumes profundamente arraigados e valores próprios. Entre os imigrantes, muitos já vinham assinalados pela fé cristã-católica que, quinze séculos depois de Jesus dizer “Ide e evangelizai...” (Mt. 28,19) chegou também ao Japão. O primeiro operário dessa messe foi ninguém menos que São Francisco Xavier, seguido, depois, por outros missionários.

Aqui, então, começa a história da Panib com quem hoje nos congratulamos. Pessoas bondosas se compadeceram das famílias japonesas que, marcadas pela fé católica, como dito, encontravam enormes dificuldades para se integrar na Igreja do Brasil devido, sobretudo, à diferença de língua. Os primeiros cuidados da Igreja para com os japoneses se deram já em 1916 com o missionário redentorista Padre Lourenço Hubfoner e, na década de 20, com o Pe. Guido Del Toro, SJ. Em 1923, chegou do Japão, o Pe. Domingos Chohati Nakamura, apóstolo dos japoneses em nossa terra, do qual, na Diocese de Presidente Prudente, instalou-se e tramita processo de beatificação. Em 1967 foi criada a Panib – Pastoral Nipo-brasileira, com sua sede nacional na cidade de São Paulo, sua diretoria, estatuto e programação anual. Aí um significativo número de missionários franciscanos, Jesuitas, verbitas, diocesanos e outras congregações masculinas e femininas chegaram para somar com a Panib no trabalho de evangelização dos japoneses. Papel importante nesta história teve o Colégio São Francisco Xavier, fundado no bairro do Ipiranga, na capital de São Paulo, para atender a juventude japonesa. Muito significativa foi também a criação e atuação do movimento de jovens “Círculo Católico Estrela da Manhã”, que se espalhou por todos os lugares do país onde os japoneses se instalaram. Todos os missionários muito se dedicaram para atender as necessidades dos imigrantes. Para tanto, fundaram institutos de formação de catequistas e construiram escolas, creches, hospitais, asilos e igrejas.

A CNBB, agradece à Panib todo o trabalho prestado à Evangelização dos japoneses e se congratula com sua diretoria e todos os seus membros pela passagem do Centenário. Que o Deus das luzes ilumine os passos e anime a Panib a caminhar para maiores realizações ainda no serviço ao Reino de Deus, no segundo centenário que em breve se iniciará.

Pedimos também, ao bom Pai de toda a humanidade, que permita ao povo japonês, lá do Japão, acelerar a experiência do encontro com seu Filho Jesus especialmente através da presença irradiante dos dekasseguis, já tão numerosos, em várias cidades daquele país. A Mãe da Igreja e Auxílio dos Cristãos os inspire e proteja hoje e sempre!"

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB

terça-feira, 17 de junho de 2008

Firefox começa a distribuir sua nova versão nesta terça

Uma nova versão do navegador gratuito e em código aberto Firefox (http://br.mozdev.org) será lançada nesta terça-feira (17), às 14h, com melhorias na segurança, velocidade e design do software.

O programa da Fundação Mozilla é o mais forte concorrente do Internet Explorer (sua fatia de mercado dos browsers, em abril, era de 17,76% ante 74,83%). O Internet Explorer já teve o virtual monopólio desse mercado.

Com o lançamento, a marca pretende entrar para o "Guinness" com o recorde de maior volume de downloads feitos em 24 horas.

Os destaques do novo "browser" ficam por conta sistema de buscas e o gerenciamento de favoritos e sites visitados. Um ícone, que fica abaixo do endereço da internet, leva a sites mais acessados pelo usuário, que não precisa fazer nada para guardá-los.

Nas buscas, outro ponto forte é a hora de digitar o endereço de um site. A barra de endereços virou um buscador interno que vasculha as páginas recém-visitadas e favoritadas.

Papa pede compromisso contra o tráfico de armas

Bento XVI deixou nesta Segunda-feira (16) um apelo a todas as pessoas envolvidas “na venda e no tráfico de armas”, pedindo que se interroguem sobre “as consequências dos seus comportamentos”.

Falando num negócio com “interesses muito lucrativos”, o Papa deixou votos de que a comunidade internacional possa empenhar-se nesta luta, “ao lado das comunidades locais, para fazer da paz uma prioridade em todos os países”.

O Papa dirigia-se ao novo embaixador dos Camarões na Santa Sé, Antoine Zanga, tendo desafiado a população deste país a “ter uma consciência cada vez mais apurada do bem comum”, esperando que a comunidade internacional ofereça “ajudas adequadas” para romper o “ciclo vicioso do subdesenvolvimento e da pobreza extrema”.

Neste contexto, Bento XVI pediu o “perdão da dívida externa e uma repartição mais equitativa das riquezas”.
Fonte: Catolicanet

Projeto de lei contra corrupção eleitoral é entregue ao TSE

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregou, em audiência, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, o novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular que prevê alterações à Lei de Inelegibilidades.

A comitiva do Movimento foi composta, dentre outros, pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Carlos Moura, e o representante do Conselho Federal da OAB, Amauri Serralvo.

O novo Projeto de Lei, lançado no mês de abril, durante a Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, uma das 36 entidades que integram o Movimento, trata sobre a vida pregressa dos candidatos e propõe a inelegibilidade dos "que forem condenados em primeira ou única instância ou tiverem contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado pela prática de crime" e dos que renunciarem a seus mandatos para não serem cassados, bem como proteger a máquina administrativa.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Matéria do SBT mostra venda ilegal de pássaros em Vitória da Conquista

Reportagem do SBT sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil mostra a facilidade com que se comercializam animais silvestres, crime ambiental, sem nenhuma ação das autoridades. Reportagem de Fabio Diamante, Thiago Bruniera e Ronaldo Dias.


domingo, 15 de junho de 2008

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado em todo o País

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado em todo o País neste dia 14. Cada unidade hemoterápica do Brasil montou uma programação diferente para lembrar e reconhecer o empenho dos doadores voluntários de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada para motivar e sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue altruísta, para ajudar os que precisam de transfusões.

Atualmente existe no país 1,75 mil unidades hemoterápicas, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue que recolhem as doações, credenciadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Deste total, 150 são hemocentros que integram a rede pública de saúde.

O coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovês, explicou que no Brasil apenas 1,8% da população doa sangue. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que 3% a 5% da população faça isso regularmente. Cerca de 49% das doações de sangue são espontâneas e o restante, de reposição. Pelo perfil do doador, 46% deles são jovens entre 18 a 29 anos e mais de 35%, mulheres. Outra observação feita pelo coordenador é que a maioria das pessoas que doam sangue são de classe baixa.

De acordo com Guilherme Genovês, "o próprio ministério, nos últimos 14 anos, vem mudando muito, principalmente depois que foi criada a Política Nacional de Doação de Sangue. Com isso, foi aprovada na Constituição Federal a importância do sangue para a população brasileira tornando objeto de não comercialização".

"É importante a doação de sangue voluntária da população, pois esse gesto pode salvar vidas", ressaltou Genovês.

Santo Antônio é casamenteiro porque ajudava mulheres a arrumar dote

Seu nome de batismo era Fernando, mas foi como Antônio de Coimbra ou Antônio de Pádua, como alguns preferem chamá-lo, que Santo Antônio ganhou popularidade entre católicos de todo o mundo. O frade, que nasceu em Lisboa em 1195 e faleceu na Itália aos 36 anos, foi canonizado um ano depois de morrer e tem seu dia comemorado nesta sexta-feira (13).

Segundo o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Santo Antônio começou sua trajetória religiosa na Congregação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Lisboa, mas em pouco tempo se sensibilizou com a causa franciscana e decidiu se tornar missionário. Ao entrar na Congregação dos Franciscanos, onde recebeu o nome de Antônio de Coimbra, o frade foi pregar o evangelho na África, mas por motivo de doença teve que retornar.

Um problema no navio em que estava obrigou Santo Antônio a ficar na Itália, país onde conheceu São Francisco de Assis. Santo Antônio então dedicou sua vida religiosa a pregar para os humildes na Europa e seus sermões ficaram conhecidos pela simplicidade e clareza. “Santo Antônio se destacou por ser um ótimo pregador. Sua capacidade de falar de forma simples, diretamente para o povo, o fez ganhar popularidade”, afirma Haas.

Ainda de acordo com Haas, entre as principais características do santo estão a luta pela justiça e a valorização dos mais humildes. Por ter morrido na cidade de Pádua, na Itália, por complicações da mesma doença que o obrigou a deixar a África, Santo Antônio também é conhecido como Santo Antônio de Pádua. “Ainda hoje portugueses e italianos discordam sobre o fato de Santo Antônio ser um santo português ou italiano. Por isso as duas nomenclaturas são utilizadas”, diz.

Santo casamenteiro
Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido. Segundo Haas, a fama ganhou popularidade porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

Seu dia é comemorado em 13 de junho, mas algumas paróquias comemoram o dia de Santo Antônio no dia 13 de todos os meses."Além de missas e de festejos populares que acontecem pelo país, é comum a realização de trezenas, em vez de novenas, por Santo Antônio”, afirma Haas. Uma trezena corresponde a 13 dias de oração, que geralmente começa em 1º de junho.

“Depois de Nossa Senhora, Santo Antônio é, sem dúvida, o santo mais popular, do Norte ao Sul do país. Dia 13 não é dia de azar, é dia de Santo Antônio”, diz.