sexta-feira, 27 de junho de 2008

Vôos com modernas aeronaves em Conquista


Enquanto a cidade e região aguardam a reforma do aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo em Vitória da Conquista, serão iniciados a partir do próximo mês de julho novos vôos pela TRIP LINHAS AÉREAS para as seguintes cidades:

• Salvador
• Rio de Janeiro
• São José dos Campos,
• Ribeirão Preto,
• Uberlândia,
• Belo Horizonte

A operação da TRIP LINHAS AÉREAS será feita pelos modernos ATR-42 (foto) de última geração. Brevemente as tarifas estarão disponíveis em nosso portal www.maxtour.com.br.

A nove empresa aérea foi atraída para Conquista através de articulações do mandato do vereador Alexandre Pereira (PT). A participação do empresário José Maria Caíres, presidente do movimento Conquista Pode Voar Mais Alto foi também muito importante.

Fonte: Blog da Resenha Geral

Embraer confirma venda de cinco aeronaves para Trip Linhas Aéreas

A Embraer confirmou hoje a venda de cinco aeronaves EMB-175 para a Trip Linhas Aéreas, conforme antecipado pelo jornal Valor. O negócio inclui ainda opções para mais dez aviões desse modelo e direitos de compra para outros 15. Os pedidos firmes têm valor, a preço de tabela, de US$ 167,5 milhões. Caso todas as opções e direitos sejam exercidas, o negócio pode ultrapassar US$ 1 bilhão.

Os jatos vendidos para a Trip devem começar a ser entregues em 2009. Os modelos serão configurados em classe única e deverão suportar o plano da companhia de aumentar malha doméstica em cerca de 11% neste ano e em 66% até 2010. Atualmente, a empresa opera para 60 municípios, a maioria com pequeno volume de tráfego.

Novas rotas ainda estão sendo estudadas, mas quatro destinos já estão previstos para serem contemplados: Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), São José dos Campos (SP) e Guarulhos (SP), disse o presidente da Trip, José Mario Caprioli. Nossa meta é chegar a 70 municípios até o final deste ano e à marca de 100 até 2010, completou o executivo.

Fonte: Valor Online

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Papa Bento XVI é Rubro-Negro

Após duas horas sob um calor de 40 graus na Praça de São Pedro, o presidente Marcio Braga entregou ao Papa Bento XVI a camisa do Flamengo. O Papa demonstrou surpresa e entusiasmo ao receber a camisa personalizada. Estavam presentes o Ministro da Embaixada Brasileira em Roma, Jorge Ney Fernandes, o advogado Pedro Trengrouse e João Marcio Braga, filho do presidente do clube carioca. Emocionado, o presidente recebeu a benção Papal em nome de todos os rubro-negros.

Fonte: G1

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Papa imporá pálio a 41 arcebispos, dois deles do Brasil

Domingo próximo, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Bento XVI celebrará a Eucaristia às 9h30 na Basílica Vaticana, com a participação do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I.

O patriarca e o papa - informa o Departamento das Celebrações Litúrgicas - farão a homilia, recitarão juntos a profissão de fé e darão a bênção. Concelebrarão com Bento XVI os 41 novos arcebispos metropolitanos de recente nomeação, aos quais Bento XVI imporá o Pálio.

Dos 41 arcebispos que receberão o pálio 16 são das Américas, dois dos quais do Brasil: o arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, o capuchinho D. Luís Gonzaga Silva Pepeu; e o de Cascavel, no Paraná, D. Mauro Aparecido dos Santos; 14 são da Europa; sete da África e quatro da Ásia, entre eles o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, D. Fouad Twal.

Outros dois arcebispos, um da Índia e um de Serra Leoa, receberão o pálio nas suas sés metropolitanas.

O pálio parece com uma estola, sendo mais curto: é uma faixa de lã branca ornamentada com seis cruzes pretas, que se coloca ao pescoço e as duas pontas caem sobre o peito. É tecido com a lã dos dois cordeiros brancos oferecidos ao papa todos os anos, por ocasião da festa de Santa Inês, no dia 21 de janeiro, e isto para indicar em quem o leva a figura do Bom Pastor. Simboliza também a autoridade eclesiástica do metropolita, entendendo-se a autoridade como serviço, e não como poder.

A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia, com comentários também em português, a partir das 4h20 de Brasília, para todas as emissoras que nos retransmitem.

Fonte: Radio Vaticano

segunda-feira, 23 de junho de 2008

São João

Festa juninas ou santos populares são uma celebração brasileira e portuguesa, de origem européia. Historicamente, está relacionada com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

Ela festeja no Brasil importantes santos católicos:

Santo Antônio (13 de junho)
São João (24 de junho)
São Pedro (29 de junho)
São Paulo (29 de junho)
São Marçal (30 de Junho)

Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de santos populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Festas de São João são ainda celebradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos (França, Portugal, Irlanda, os países nórdicos e do Leste europeu). As fogueiras de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados (como o casamento fictício no baile da quadrilha nordestina) são costumes ainda hoje praticados em festas de São João européias.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamento para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Atualmente, os festejos ocorridos em cidades pólos do Norte e Nordeste dão impulso à economia local. Citem-se, como exemplo, Caruaru em Pernambuco; Campina Grande na Paraíba; Mossoró no Rio Grande do Norte; Maceió em Alagoas; Aracaju em Sergipe; Juazeiro do Norte no Ceará; e Cametá no Pará. Além disso, também existem nas pequenas cidades, festas mais tradicionais como Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié e Euclides da Cunha na Bahia. As duas primeiras cidades disputam o título de Maior São João do Mundo, embora Caruaru esteja consolidada no Guinness Book, categoria festa country (regional) ao ar livre.

História de João Baptista

João Baptista (português europeu) ou Batista (português brasileiro) , também chamado de João, o Baptizador (Judeia, 2 a.C. - 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores, entre os quais estão Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.

Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.

Infância e educação

João nasceu numa pequena aldeia chamada Judá, há cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém. Segundo interpretações do Evangelho de Lucas, era um nazireu de nascimento. Outros documentos defendem que pertencia à facção nazarita da Palestina, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 a.C.; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 a.C..

Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimónia da circuncisão, ao oitavo dia de vida do menino. A sua educação foi grandemente influenciada pelas acções religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura.

Aos 6 anos de idade, de acordo com a educação sistemática judaica, todos os meninos deveriam iniciar a sua aprendizagem "escolar". Em Judá não existia uma escola, pelo que terá sido o seu pai e a sua mãe a ensiná-lo a ler e a escrever, e a instruí-lo nas actividades regulares.

Aos 14 anos há uma mudança no ensino. Os meninos, graduados nas escolas da sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. Como não existia uma escola em Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qumram) com o fito de este ser iniciado na educação nazarita.

João terá efectuado os votos de nazarita que incluíam abster-se de bebidas intoxicantes, o deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em frente ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual.

Engedi era a sede ao sul da irmandade nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem, reconhecido, de nome Ebner.