sábado, 11 de dezembro de 2010

Renovação de Casamento de Jorge & Denise



Aniversário de Casamento de Jorge & Denise

Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece...
Nunca se apaga da memória...
O aniversário de casamento...

Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida...
Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança...
Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram...
Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro...

E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
queremos desejar tudo de mais positivo em suas vidas, muito sucesso,
e que este casamento dure por muitas eternidades...

Parabéns...
É o nosso desejo sincero...
Parabéns pelo aniversário de casamento...
Felicidades pra vocês...

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 17,10-13)
Sábado, 11 de Dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Ao descerem do monte,
10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bento XVI promulga beatificação de Irmã Dulce

Com o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Dulce, o Papa Bento XVI promulgou o decreto para a beatificação da freira baiana, nesta sexta-feira, 10.

Este foi o último estágio do processo de beatificação iniciado em 2000. A autorização foi dada pelo Pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em audiência privada no Vaticano.

“É uma alegria saber que com tranquilidade a Igreja reconheceu o seu milagre, presença do amor de Deus, e assim pode seguir para o processo de canonização. Reconhecimento oficial da santidade de Irmã Dulce”, destacou o presidente da Cáritas Brasil e Bispo de Jales (SP), Dom Luiz Demétrio Valentini.

Bem-aventurada Dulce dos Pobres: assim já pode ser chamada a freira baiana que dedicou a sua vida para servir os mais necessitados e marginalizados.

Para a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e vice-postuladora da causa, Maria Rita Pontes, a beatificação “vai fortalecer ainda mais o carisma de Irmã Dulce e a espiritualidade e missão da Osid [Obras Sociais Irmã Dulce]”.

Reconhecimento de um verdadeiro milagre

Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação.

A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência.

Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura, esclarece o Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella.

Segundo a arquidiocese, a cerimônia de beatificação deverá acontecer no primeiro semestre de 2011.

Dom Geraldo esclarece que foram notificadas muitas graças obtidas pela interseção da religiosa e esses testemunhos continuam sendo examinados para o encaminhamento do processo de canonização.

Deus é caridade

Os caminhos de Deus são os caminhos da caridade. Acreditando nisso, Dom Demétrio salienta que o exemplo de vida de Irmã Dulce, deve ser reconhecido e amplamente difundido, uma resposta aos anseios de uma sociedade corrompida pelo individualismo.

"Ela nos interpela e nos faz redescobrir a beleza do esquecimento de si próprio, da busca da própria glória para buscar o bem dos irmãos, a prática da caridade e ver no próximo a presença de Cristo”, enfatiza o presidente da Cáritas Brasil.

Uma "presença discreta" que com o tempo foi vista pelo povo baiano como "presença amorosa de Cristo", seguindo o mandamento precioso da caridade, devoção e entrega total. Por isso, Dom Demétrio acredita que desde já a Venerável Serva de Deus Dulce pode ser invocada como mais uma padroeira da Cáritas brasileira para que o exemplo dela possa fecundar em outras atitudes de caridade.

Por Nicole Melhado
Fonte: Canção Nova

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 11,16-19)
Sexta-Feira, 10 de Dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18 Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Deus está em dívida ou com crédito? - Entendendo o sentido das parábolas

Gosto muito de parábolas. Elas são um jeito simples utilizado por Nosso Senhor Jesus Cristo para ensinar algo profundo. Por isso, fico sem entender quando tentam me apresentar um Jesus complicado, mais ainda: quando mostram as lições d'Ele como algo complexo, ou pior ainda: como impossíveis de serem aplicadas na vida.

As parábolas me mostram o contrário. Nelas percebo o ensinamento de Cristo atrelado à minha vida cotidiana. Nelas percebo que minhas necessidades materiais estão intimamente ligadas às minhas necessidades espirituais. Não há como separar. Não há como dividir a minha vida.

A parábola do filho pródigo (cf. Lc 15,11-32) é um exemplo dessas instruções do Senhor. Por meio dessa narrativa, Jesus nos conta uma história sobre finanças, sobre questões relacionadas ao dinheiro. O filho mais novo pede a herança antecipadamente, acaba com o dinheiro, passa fome e volta para pedir emprego ao pai... E o filho mais velho se queixa ao pai de nunca ter gasto o dinheiro da família, de sempre ter trabalhado com ele e nunca ter recebido nada por isso...

No contexto bíblico a prestação de contas e os cálculos são metáforas comumente utilizadas para sugerir julgamento. Dessa forma, devedores e dívidas, recebedores e pagadores, possuíam também conotação religiosa. Dívida, por exemplo, possui dois significados: débito monetário e pecado.

É Jesus nos ensinando como lidarmos com nossa vida financeira e, ao mesmo tempo, e principalmente, nos explicando sobre questões do mundo espiritual.

Sobre o mundo financeiro é importante perceber que Jesus nos dá informações muito práticas. Dessa parábola [filho pródigo] já podemos vislumbrar alguns dos temas trabalhados por Ele (herança, compra, venda, fome, trabalho...), descritos também em outras passagens evangélicas. Sobre esses ensinamentos do Senhor sobre finanças dediquei quatro anos de pesquisa, o que gerou, inclusive, o livro Dinheiro à luz da fé.

Sobre o mundo espiritual, entre outros ensinamentos que recebemos com a ajuda dessa parábola, quero frisar um, que a partir dessa linguagem financeira encontrada na parábola do filho pródigo, nos mostra como Deus trata a cada um de nós. Para isso, valho-me da reflexão de um conhecido escritor cristão:

"Disse o filho mais moço:
- Pai, peguei o dinheiro adiantado e gastei tudo. Eu sou devedor, tu és o credor.
Respondeu-lhe o pai:
- Meu filho, eu não somo débitos.
Disse o filho mais velho:
- Trabalhei duro, não recebi meus salários, não recebi minhas férias e jamais me deste um cabrito para me alegrar com meus amigos. Eu sou credor, tu és devedor.
Respondeu-lhe o pai:
- Meu filho, eu não somo créditos.


Os dois filhos eram iguais um ao outro, iguais a nós - somavam débitos e créditos. O pai era diferente. (...) Ele não faz contabilidade. Não soma nem virtudes nem pecados. Assim é o amor. (...) Não faz contabilidade nem do mal nem do bem. Com um Deus assim o universo fica mais manso. E os medos se vão" (Rubem Alves - "O Deus que conheço").

Foto
Denis Duarte

contato@denisduarte.com
Denis Duarte Especialista em Bíblia e Cientista da Religião.
www.denisduarte.com

twitter: @denisduartecom

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 11,11-15)
Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010
2ª Semana do Advento


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia da família é celebrado na Câmara

A Câmara realizou, na manhã desta quarta-feira (8), sessão especial para celebrar o Dia da Família. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), contou com a presença de representantes religiosos e marcou a comemoração da data em Vitória da Conquista.

O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da sessão e parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em organizar a sessão. Para o parlamentar, discutir o tema família deve ser interesse de todos, já que a mesma é a base da sociedade.


O vereador Gilzete Moreira (PSB) agradeceu a presença dos convidados especiais, porém lamentou a ausência de pessoas interessadas em discutir o assunto. “Agradeço aos colegas vereadores que foram unânimes em aprovar esta sessão”, disse, destacando que seu mandato tem dado uma atenção especial para as questões concernentes à família conquistense. O parlamentar afirmou que o tema foi um dos assuntos mais importantes debatidos na Casa em 2011.

O pastor evangélico Marcelo Andrade afirmou que a família é uma instituição criada por Deus, porém o homem não valoriza a mesma. Andrade lamentou a crise que a família brasileira atravessa, diante dos altos índices de divórcios e da falta de respeito dos filhos para com os pais. “Maridos responsáveis, esposas auxiliadoras e filhos submissos aos pais: esta é a ideia de Deus para a família”, declarou.
Andrade também lamentou a utilização da internet como meio para enfraquecer os valores morais e espirituais da família. “O sexo dentro do projeto de Deus nunca foi errado. Biblicamente o sexo foi criado por Deus para ser praticado dentro do casamento”, disse. O pastor ressaltou que a Igreja é o lugar onde a família é valorizada.

Para Lázara Figueira, juíza em Barra do Choça, ao longo do tempo a família mudou sua composição, assumindo uma nova configuração e redefinição de papeis. Figueira defendeu a preservação da dignidade de cada indivíduo que compõe a família. “Infelizmente vivemos um caos por causa da falta de afeto na família”, afirmou.
A juíza destacou a importância de momentos de reflexão como a sessão que celebrou o Dia da Família e afirmou que o casamento não deve ser encarado como fardo, mas deve ser pautado pelo amor. Também destacou a necessidade da valorização da mulher e da responsabilidade que os pais devem ter para com os filhos.

Já o padre João Cardoso, que representou o arcebispo metropolitano, afirmou que as questões da desigualdade e vulnerabilidade sociais são as que mais pesam na desagregação da família. Para o padre, a má distribuição de renda atinge a família. “No atual contexto que vivemos enfrentamos grandes desafios para a preservação da família”, disse.
Cardoso ressaltou que é papel da família educar seus filhos e não transferir tal responsabilidade para a escola. “Vivemos uma grande diversidade de família, que é o espaço indispensável para que as pessoas possam desenvolver-se. Ela é a primeira e fundamental escola de ética e solidariedade, onde desenvolvemos nossa espiritualidade”, afirmou.

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 1,26-38)
Quarta-Feira, 8 de Dezembro de 2010
Imaculada Conceição de Maria — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Show de Louvor

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo realiza neste sábado (11), um show um beneficio de reformas a serem feitas nas dependências da Igreja, com as bandas Restauração, São Tarcisio, Ministério Ângelus, e a participação do Padre. Valmir Neves, que estará lançando o CD Mensagens e Canções. Ingressos: R$ 5. Maiores informações (77) 3421-3247 | 8812-0498.

A coroa do Advento e seu significado - Simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir Seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do Advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva à oração, e simbolizam as quatro manifestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos pôr a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos estes que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se converteram rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.

Oração: Senhor Jesus, celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nossa família.

Como você se prepara para celebrar esta grande festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo? Clique em comentários e diga como você vive este tempo litúrgico? Natal feliz é Natal com Cristo!

Padre Luizinho - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/padreluizinho

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 18,12-14)
Terça-Feira, 7 de Dezembro de 2010
Santo Ambrósio— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pedágio na BR-116 começa nesta terça-feira


A cobrança do pedágio na BR-116 será iniciada na próxima terça-feira (7). As praças autorizadas pela Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ficam em Rafael Jambeiro, Brejões, Nova Itarama, Jequié, Planalto e Vitória da Conquista. A Viabahia Concessionária de Rodovias S/A informou que tarifa, a cada 100 quilômetros, é calculada de acordo com o contrato assinado com o governo federal, que estipula que o valor oferecido no leilão seja corrigido pela variação do IPCA de dezembro de 2005 a dezembro de 2010. Para automóvel, o valor é de R$ 2,80. Os preços, no entanto, variam por categoria de veículo. Para motos, o valor é de R$ 1,40. Para caminhões, o pedágio custa entre R$ 5,50 e R$ 24,90. Segundo a empresa, foram investidos R$ 148 milhões em obras e equipamentos, como restauração do asfalto e acostamento, sinalização e reparos dos sistemas elétricos e de iluminação. A empresa também cobrará pedágio na BR-324, entre Salvador e Feira de Santana. Neste trecho, a cobrança ainda não está liberada BR 116.

Confira abaixo a tabela completa.


1 Automóvel, caminhonete e furgão R$ 2,80
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla R$ 5,50
3 Caminhão,caminhão-trator,caminhão-trator com semi-reboque e ônibus R$ 8,30
4 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 11,10
5 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 13,90
6 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 16,60
7 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 19,40
8 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 22,20
9 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque R$: 24,90
10 Automóvel com semi-reboque e caminhonete com semi-reboque R$: 4,20
11 Automóvel com reboque e caminhonete com reboque R$: 5,50
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto R$: 1,40

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
BR 324 0800-6000-324
BR 116 0800-6000-116

Com informações do Blog do Anderson

MCCE promove Corrida contra Corrupção na Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios será o local da 1ª Corrida contra a Corrupção, que acontece no dia 12, em Brasília. O evento pretende estimular a população sobre a importância do controle social para fiscalizar e exigir transparência no uso do dinheiro público.

A iniciativa é a primeira ação do projeto “Venceremos a Corrupção”, que conta com o apoio das organizações não governamentais Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Contas Abertas, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (Cipae) em parceria com várias outras entidades. O projeto piloto será em Brasília, mas a partir do próximo se estenderá a todas as capitais brasileiras.

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro, a ideia é chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para permanecer mobilizada na luta contra a corrupção no Brasil.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Duque Dantas, novas ações estão sendo elaboradas para o ano que vem. Uma delas é o fortalecimento dos índices de transparência nas instituições. “Já é obrigado por lei que municípios de no mínimo 50 mil habitantes tenham um portal de transparência em seu site. O projeto pretende mobilizar a sociedade para que todos esses municípios sejam cobrados pela sua própria população”, disse.

“Outra ação é capacitar as entidades organizadas para saber exatamente o que cobrar da prefeitura quanto à transparência e anticorrupção”, completou. Segundo Dantas, o IFC já trabalha com ONGs municipais que, entre outras atividades, trabalham na capacitação da população nesse sentido. Outras 112 ONGs são vinculadas ao Instituto.

Corrida contra a Corrupção

O evento vai contar com três percursos diferentes. Todos serão na Esplanada dos Ministérios e o ponto de encontro inicial é o Congresso Nacional. Os participantes poderão optar pelo circuito de 10 quilômetros com largada na Esplanada dos Ministérios subindo até o Memorial JK e retornando à Esplanada para a bandeirada final.

A segunda opção é a prova de cinco quilômetros que faz a volta na Rodoviária do Plano Piloto e retorna para a Esplanada. Já a terceira opção será uma caminhada de aproximadamente 1.500 metros, que visa reunir adultos e crianças em uma confraternização com objetivo de mostrar que a sociedade deve continuar mobilizada para combater a corrupção em todos os níveis.

As inscrições estão sendo realizadas no site www.venceremosacorrupcao.net.br

O custo é de R$30,00. O evento premiará todos que cruzarem a linha de chegada com medalhas de participação além de troféus e medalhas para os primeiros colocados em cada categoria.


Dia Mundial de Combate à Corrupção

O dia 9 de dezembro foi instituído em 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional contra a Corrupção. A data se refere à convenção da ONU assinada por 110 países que se comprometiam a cooperar para rastrear e recuperar dinheiro e bens desviados, assim como criminalizar o suborno e a lavagem de dinheiro, entre outros aspectos.

No entanto, a convenção entrou em vigor internacionalmente apenas em maio de 2005. No Brasil, o texto passou a valer com força de lei apenas em 2006.

Fonte: C.N.B.B.

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 5,17-26)
Segunda-Feira, 6 de Dezembro de 2010
2ª Semana do Advento— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Quem pode perdoar pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Ensino superior tem 5,9 milhões de estudantes

As matrículas no ensino superior cresceram pouco mais de 3% entre 2008 e 2009, confirmando a tendência de estabilidade verificada nos últimos anos. É o que apontam dados preliminares do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). As informações completas ainda não foram divulgadas. Dos 5,95 milhões de alunos das instituições de ensino superior, 4,43 milhões estão na rede privada e 1,52 milhões nas públicas. Os números incluem estudantes de cursos presenciais e a distância.

Os dados mostram que houve uma pequena queda no número de alunos da rede pública - cerca de 30 mil a menos. Em 2008, 1,55 milhões estavam matriculados. A redução se deu nas universidades municipais e estaduais, já que na rede federal houve um acréscimo de 141 mil novos estudantes no período de um ano (em cursos presenciais e a distância).

Um balanço das ações divulgado pelo MEC mostra que houve um acréscimo de quase 60% no número de vagas oferecidas nas universidades federais entre 2003 e 2009. Esse crescimento ocorreu em função do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado em 2007. A previsão do MEC é que em 2012 o total de vagas oferecidas por essas instituições chegue a 234 mil.

O levantamento da pasta ressalta ainda que de 2005 a 2010, 748.788 ex-alunos de escolas públicas tiveram acesso a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total, 69% dos benefício eram integrais – que custeiam 100% das mensalidades em faculdades privadas. Quase metade (47%) dos bolsistas eram afrodescendentes.

Fonte: Agência Brasil
Evangelho (Mateus 3,1-12)
Domingo, 5 de Dezembro de 2010
2º Domingo do Advento— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”
4João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.
5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.
11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.