sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mães brasileiras estão amamentando mais, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde fez o balanço dos últimos dez anos e constatou que as mães brasileiras estão amamentando mais. Em contrapartida, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que termina na nesta sexta-feira, 7, os bancos de leite em São Paulo pedem socorro.

Assista a reportagem



Dá para contar as gotas, não os benefícios do leite materno. Segundo a Dra. Maria José Mattar, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o leite materno é um alimento completo. "Ele tem todos os nutrientes para o desenvolvimento, tanto estrutural e neurológico, e também vai passar os anticorpos e células do sangue que vão ajudar a produção de anticorpos pelo próprio bebê".

A Dona de casa Elisa Quispe, amamentou os 4 filhos que teve de parto normal e com o pequeno Diego de apenas 8 dias não está sendo diferente. Mas poucas mães são como Elisa, apenas 40% delas em todo o mundo amamentam pelo tempo ideal.

"Aleitamento exclusivo por seis meses e a mãe deverá introduzir outros alimentos a partir desse tempo, e manter o aleitamento materno até o segundo ano de vida ou mais, se ela desejar", explica Dra Maria José.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em menos de dez anos, o tempo da amamentação aumentou em aproximadamente um mês e meio. Já os motivos que as mulheres alegam para a interrupção do aleitamento são as exigências do trabalho, falta de informação e a preocupação com a estética.

Mas existem aquelas que não amamentam por problemas de saúde, é quando elas podem recorrer aos bancos de leite, que fornecem gratuitamente o alimento nestes casos, mas em São Paulo, o inverno e as férias estão afastando os doadores.

As mães que estão amamentando e quiserem beneficiar outros bebês podem entrar em contato com o Banco de Leite mais próxima de sua cidade.

Por Renata Vasconcelos
Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Uso excessivo de computador pode provocar fotofobia, adverte especialista

A hipersensibilidade à luz é cada vez mais comum em pessoas que passam horas em frente à tela do computador. Conhecida como fotofobia, essa intolerância prejudica a qualidade de vida do indivíduo, além de provocar desconforto e, eventualmente, enxaqueca, alerta Wilmar Silvino, oftalmologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

De acordo com Silvino, o agente causal da fotofobia não é o computador, mas a permanência excessiva diante da tela faz com que doença se manifeste.

A fotofobia pode, também, ocorrer como resultado de alterações do sistema ocular e de outros sistemas. As alterações mais freqüentes que levam à fotofobia são dores de cabeça frequente, noites mal dormidas, uso de óculos inadequados e tarefas que exigem atenção ocular para perto como, por exemplo, a utilização de computadores.

"No caso do uso excessivo do computador é importante que a pessoa faça intervalos de alguns minutos a cada duas horas", acrescenta o especialista, que também ressalta a necessidade de a tela do equipamento ficar na altura do nariz com distância de 50 centímetros do aparelho.

Com o esforço em frente à tela do monitor, a pessoa pisca menos, o que diminui a lubrificação dos olhos. "Piscando menos, os olhos ficam secos por evaporação excessiva da lágrima", diz o médico.

Riscos da doença

Pessoas de pele ou olhos claros podem apresentar a fotofobia por falta de melanina e devem tomar mais cuidado, usando diariamente óculos de lentes escuras, principalmente em locais ensolarados.

De maneira geral a doença pode comprometer a rotina do individuo, impedindo-o de fazer atividades como dirigir, caminhar durante o dia, tomar sol, assistir TV, trabalhar em frente à tela do computador, entre outras.

O tratamento para a fotofobia é variável, pois depende da causa que a gerou. Em casos originados a partir de doenças, é importante tratá-la o quanto antes. Mas há casos em que não há nenhum tipo de doença e sim um excesso de sensibilidade.

"Quando isso acontece é fundamental que a pessoa se habitue à claridade ou utilize lentes/óculos que protejam os olhos contra a claridade", finaliza o médico.

Veja abaixo algumas dicas para se prevenir contra a fotofobia:

* Faça um descanso de 10 minutos a cada uma hora de trabalho.
* Evite colocar o monitor em uma posição em que alguma janela fique de frente para seu olhar.
* Use o monitor do computador abaixo da linha do horizonte de visão.
* Pessoas com predisposição devem usar lágrimas artificiais (colírios) ou umidificar o ambiente.
* Mantenha uma distância de 50cm da tela do monitor.
* O uso de lentes de contato pede lubrificação extra dos olhos.

Fonte: Wnews/Uol

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dia do Padre: Carta aos sacerdotes do Brasil

Hoje, 4, dia em que se completa 150 anos do falecimento de São João Maria Vianey, padroeiro dos presbíteros também é comemorado o Dia do Padre. Por esta razão o presidente da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) do Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) e presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), Padre Francisco dos Santos divulgou uma carta em que parabeniza todos os padres do Brasil por seu dia, felicitando-os, e lembra também sobre o 13º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá na casa de retiros de Itaici, Indaiatuba (SP), em fevereiro de 2010.

Irmão Presbítero,

Na alegre esperança de prepararmos bem a celebração dos 25 anos dos Encontros Nacionais de Presbíteros no Brasil, nos dias 03 a 09 de fevereiro 2010, em Itaici, Indaiatuba/SP, no Ano Sacerdotal (19/06/2009 a 11/06/2010), dia do Padre, 04/08/2009, venho trazer-lhe um abraço fraterno e afetuoso, fazendo memória das palavras do Cardeal, Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, em palestra proferida aos presbíteros no 12º ENP:
“...nossos sacerdotes, de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo, especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo. A imensa maioria são sacerdotes fiéis à sua vocação e missão, fiéis e zelosos no exercício de seu ministério, na entrega total de seu ser ao Senhor e a Seu Reino”.
E continua em sua Carta aos Sacerdotes, no lançamento do Ano Sacerdotal: “...a Igreja quer dizer antes de tudo aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos, à sociedade mundial, através dos meios de comunicação global, que se orgulha de seus sacerdotes, os ama, os venera, os admira e reconhece com gratidão seu trabalho pastoral e seu testemunho de vida”.

Lembrando, também, nosso texto-base de preparação ao 13º ENP, fruto de reflexão de nosso amigo colaborador, Pe. Paulo Suess, que deverá estar chegando logo às suas mãos, que nos fala no “Concluindo sem concluir” do “Sacerdote Elementar”:
“O mundo de hoje necessita do ‘sacerdote elementar’, não o virtuoso com dons extraordinários. O sacerdote elementar é o presbítero do bom senso que tem o dom de ‘elementarizar’ a fé no meio dos desacreditados e dos que não acreditam mais em si mesmo; o dom de dizer com poucas palavras e gestos elementares a razão de sua esperança aos desesperados; o dom e a força de abraçar aquela parte da humanidade que o mundo competitivo considera descartável”.

E ainda: “O sacerdote elementar é teologicamente perspicaz, bem informado, inteiro e livre. Reconhece os sinais dos tempos, seu lugar social e sua missão. Sabe que a pluralidade de religiões não lhe permite mais o papel exclusivo que teve na cristandade. Hoje o presbítero está obrigado a fundamentar melhor o porquê de sua catolicidade”.

Meu irmão, presbítero, companheiro de luta e caminhada, como apresentamos o texto-base do 13º ENP: “Esperamos que nós presbíteros do Brasil, possamos abraçar com entusiasmo esta proposição, aprofundando as motivações do ministério como dom de Deus para a edificação da Igreja”. Cristo é nossa alegria, nossa esperança. Diz-nos o Papa Bento XVI, durante a audiência concedida à Congregação para o Clero: “A centralidade de Cristo traz consigo a justa valorização do sacerdócio ministerial, sem o qual não haveria a Eucaristia, nem muito menos a missão e a própria Igreja”.

Parabéns pelo nosso dia, o Dia do Padre! Que São João Maria Vianney interceda a Deus por nós. Juntos, empenhados na preparação do grande ‘Kairós” do 13º ENP.

Pe. Francisco dos Santos-Presidente da CRP/Leste 2 e CNP.

Doença na gengiva aumenta risco de infartos e derrames

Apenas dois em cada dez adultos possuem gengivas sadias, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os idosos, a taxa é de apenas 10%. Embora seja difícil para um leigo associar uma coisa e outra, inflamações na boca podem levar a doenças cardiovasculares como infarto e derrame, como confirma um novo estudo feito no Brasil.

A doença periodontal é uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes. 0 sinal mais característico é o sangramento frequente. O problema tem sido associado a diversas doenças, como diabetes, infecções pulmonares e até partos prematuros.

O novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos, mostrou que pacientes com a doença nas gengivas têm níveis até quatro vezes mais altos de triglicérides (gordura) no sangue. Além disso, têm níveis mais baixos de HDL, o "bom colesterol".

O professor Antônio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP, um dos autores, explica que a doença periodontal leva o sistema imunológico a lutar contra as bactérias, mas o organismo acaba atacando o que não deve também. O processo gera o que os cientistas chamam de LDL (ou "mau colesterol") modificado, o verdadeiro vilão da saúde cardiovascular.

Se o LDL estiver íntegro, afirma o pesquisador, ele é metabolizado no fígado e levado pelo HDL para ser excretado. Ou seja, a pessoa não precisa de remédios para baixar o colesterol. "Mas o LDL modificado não participa do metabolismo e fica depositado na parede das artérias", diz. O resultado é a aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura que pode causar infartos e derrames.

O estudo contou com uma nova técnica, chamada de Varredura-Z, para a dosagem da quantidade de LDL modificada no plasma. "Os resultados revelaram que pacientes com periodontite são portadores de um maior número de LDL modificadas quando comparados com os pacientes controle".

A análise foi feita em 40 pacientes com periodontite crônica, monitorados ao longo de um ano. Após tratarem a doença, a concentração de LDL modificada caiu significativamente, mostrando que a saúde bucal tem uma importância maior para a saúde do que simplesmente conservar o sorriso.

Por Tatiana Pronin
Editora do UOL Ciência e Saúde

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Equilibre-se: Dicas para seu equilíbrio, felicidade e tranquilidade

Ao sentar para a meditação todos os dias, você melhora a oxigenação do sangue, permite que o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos se equilibrem, levando você a um estado de tranquilidade e relaxamento.

A meditação funciona. Tem o efeito oposto ao do estresse no organismo. Desacelera o metabolismo, diminui a pressão arterial, a tensão muscular e o ritmo respiratório. Auxilia no tratamento da enxaqueca, gastrite, tensão pré-menstrual, arritmias cardíacas, problemas circulatórios, de hipertensão e em várias doenças psicossomáticas.

Cada sessão de meditação é um passo para a saúde e a paz mental. E isto não é mágica. A melhora da saúde é uma consequência natural porque ao relaxar, ao se acalmar, o corpo libera seratonina, uma substância que atua no cérebro e causa sensação de bem-estar. Rejuvenesce e retarda o envelhecimento porque estimula o DHEA, hormônio associado à juventude.

O stress e a ansiedade diminuem porque descobrimos a maneira adequada de lidar com as situações, dando a elas a importância e o peso devido. Vamos ficando mais focados e concentrados no momento presente, sem esforço e sem tensões.

A própria ciência já demonstrou que uma mente apaziguada ajuda a prevenir doenças, acelera a recuperação física e até a cura. E o contrário também é verdadeiro. Pensamentos e sentimentos negativos contribuem para o surgimento de doenças, debilitam o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a e atrapalham o restabelecimento da pessoa.

Ficou comprovada, através das pesquisas científicas que a meditação feita com regularidade contribui no tratamento da depressão, pânico, ansiedade, insônia.

A meditação fortalece o corpo que fica livre de doenças. Você dorme melhor. Experimenta a experiência do equilíbrio. Cria seu próprio milagre.

A meditação aquieta a mente, voltando-a para o interior, onde descobrimos o Ser interior, fonte de toda a vida, criatividade, paciência, compaixão, bondade, compreensão, coragem, sabedoria, entusiasmo e amor.

A meditação nos faz fortes, eficientes, competentes, corajosos, independentes e livres. Tais qualidades conduzem ao sucesso em todas as áreas da vida tanto material como espiritual. A meditação nos treina para comandar a própria vida.Desperta o amor dentro de nós.

Através da meditação, acontece a união perfeita da mente e do coração. Ela nos equilibra, unindo corpo, mente e espírito.

Durante a meditação, mudamos a frequência das ondas cerebrais e mentais que se acalmam. Você sente o que é paz de espírito e serenidade interior e isto é contagiante. É um grande trabalho social e humanitário porque meditando, você pode ajudar o ambiente e as pessoas, transmitindo tranquilidade.

Meditação não é uma ação egoísta, muito pelo contrário é um ato de compaixão. Você melhora, se harmoniza, desenvolve virtudes através da meditação e você leva essa transformação aonde você vai, aonde você vive e trabalha. Você contribui para a paz, com um coração mais pacífico, espalhando harmonia e compreensão.

Incorpore esta prática em sua vida diária, se tornando uma pessoa menos irritável, menos estressada, mais livre e pacífica. Fique em paz!

Fonte: Uol