sábado, 26 de novembro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,34-36)
Sábado, 26 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pequenas ideias de como evangelizar

“NÃO EVANGELIZES PARA VIVER. VIVE PARA EVANGELIZAR” (Santo Agostinho).

1.  Seja gentil! Quando pescarmos homens, temos que ser especialmente cuidadosos para não espantar a pesca. “O sábio conquista as pessoas” (Pr 11,30).

2.    Seja paciente! O viticultor no EVANGELHO disse ao proprietário: “SENHOR, deixa-a ainda este ano: eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disso dê frutos...”; (cf. Lc 13,8b – 9).

3.    Cuidado com todos! Mantendo a opção preferencial pelos pobres, devemos levar JESUS não apenas aquelas que não têm nada, mas também aqueles que têm tudo exceto a SALVAÇÃO. “Vai e anuncia o Reino de Deus” (Lc 9,60).

4.    Comece com os que estão em torno de você! Alguém perguntou ao reitor de um Seminário sobre um velho jardineiro que trabalhava no jardim: “Ele vai à MISSA?”, “Não sei” foi à resposta. O questionador então exclamou: “Como é que você pode estar preparando sacerdotes, se você não mostra interesse nem em evangelizar aqueles que trabalham à sua volta?”.

5.    Coloque toda a sua confiança em DEUS! Davi venceu Golias pondo de lado as armas de que outros dependiam, colocando CONFIANÇA ABSOLUTA em DEUS. Sem esta espécie de confiança, não há como vencer o mundo para JESUS DE NAZARÉ.

6.    Ore! Para os evangelizadores, a oração não é apenas um detalhe: é o coração e a alma de toda evangelização. Um bom evangelizador é um bom orante “ORAI SEM CESSAR” (1 Ts 5,17).

7.    Faça um esforço unido! A unidade dos apóstolos no Cenáculo ocasionou o primeiro PENTECOSTES e, daí fluiu o começo da evangelização. “Manter sempre a comunhão” (At 2,42). Aqui está o sucesso de tudo!

8.    Trabalhe para IGREJA! Se não evangelizarmos pelo crescimento saudável do CORPO, como estamos – a FAMÍLIA de DEUS – vivendo como IGREJA? O que estamos fazendo para manter a IGREJA VIVA? Cristo é a Cabeça, a Igreja é Seu Corpo e nós somos PEDRAS VIVAS (1 Pd 2,5).

9.    Prepare! DEUS nos envia a ANUNCIAR ao mundo inteiro a BOA NOVA. Somos obrigados a estar até mais cuidadosamente preparados do que qualquer apresentador ou comentarista. “Preparados para responder sobre a nossa fé” (1 Pd 3,15).

10.  Use a linguagem certa! Siga o exemplo de como JESUS explicou delicadamente a SALVAÇÃO aos dois homens, na estrada de Emaús. Comece do princípio, falando claramente, de forma prática e bíblica, e seja humilde! O alvo é fazer morada no coração (Lc 24,32).

11.    Faça de tudo! Seja ativo quanto contemplativo. Seja orante quanto apostólico! Encontrar JESUS sem sair para levá-LO aos outros no mundo, é não dar frutos. “Para irdes e produzirdes fruto” (Jo 15,16).

12.   Seja corajoso! Muitas vezes, encontraremos portas fechadas, porém temos que seguir o EXEMPLO de JESUS, entrando através delas. (Ler Ap 3,20).

13.    Espere a Cruz! Temos que seguir o EXEMPLO de MARIA. Ela tornou-se uma TESTEMUNHA melhor do que a maioria dos apóstolos ficando de pé com João ao pé da Cruz, vendo e participando de todos os detalhes, de como o SEU FILHO morreu por nós. Daí São Paulo Apóstolo anuncia: “Pregamos o Cristo crucificado” (1 Cor 2,2).

14.     Comece! Há muitas pessoas do “Amanhã” na IGREJA. JESUS ainda era um menino quando SEUS PAIS O encontraram ensinamento no Templo. SUA EXPLICAÇÃO foi que ELE tinha que tomar conta da OBRA de SEU PAI. Temos o MESMO PAI, portanto, estamos na MESMA OBRA e não vamos esperar até amanhã. Bonito é começar hoje e lindo belo é terminar com a vitória gloriosa!

15.     Não desista! Se desistirmos, falhamos: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo, colhemos, se não relaxarmos” (Gl 6,9). Quem desiste não faz história. Não alcança o sucesso. “Sede firmes, fazei incessantes progressos na obra do Senhor, cientes de que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Cor 15, 58).

ANUNCIAR O EVANGELHO

“Alcançais o fim da vossa fé, a saber, a salvação das vossas almas” (1 Pd 1,9).

O mundo muda a partir da transformação de ser humano pelo poder do evangelho de Cristo. Quem acredita na vida eterna tem a missão de evangelizar a maior obra do Planeta: a Obra da Redenção.

O Reino de Deus é proclamado por aqueles que têm a vida convertida pela graça e pelo poder do Espírito Santo.

A missão mais importante do cristão é falar do amor de Deus ao seu semelhante a onde quer que ele esteja.
A paz, a justiça, o amor e a salvação das almas estão na verdade do evangelho do Senhor Jesus, por isso, anunciar é uma ordem e uma obrigação dos filhos de Deus. O mundo espera sedento esse anúncio para libertação da cultura de morte.

O verdadeiro cristão tem essa consciência e os pés na missão, o falso cristão é omisso e tem os pés na perdição.

Evangelizar é sair do cerco pessoal, da preguiça, sair dos laços dos estreitos limites da família, do grupo fechado, para abrir-se para a família universal.

Sair da cultura do assento, do teclado e da imagem para falar, cantar e caminhar com o outro na alegria da maravilhosa Boa Nova de Jesus de Nazaré.

O santo evangelho de Cristo é a cultura de vida e vida plena. Pregar o evangelho é a prática obediente ao amor de Deus e ao pecador pela salvação de sua alma. Nós temos a mais poderosa mensagem para dar sentido completo ao ser humano.

Disse Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Especialista em Ciência Social da Religião
E-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com

NOTA: Pequenas ideias de como evangelizar é do Pe. Tom Forrest, (C. Ss.R). Adaptado e atualizado.

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,29-33)
Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

34.000 católicos a mais por dia


Segundo o relatório anual da “Situação da Missão Global”, feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de adeptos em todo o mundo e todos os dias aderem mais 34 000 pessoas. Os dados do estudo, divulgado pela agência Analisis Digirtal, afirma que no mundo hoje, existem dois bilhões de pessoas, de um total de sete bilhões, que nunca foram alcançados pela mensagem do Evangelho. Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes, ou conhece vagamente, mas não são cristãos.

“Apesar do fato de que Jesus Cristo fundou uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que -todos fossem um- hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1600 no início do séc.XX, e são 42 000 em 2011”, afirma o estudo. Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes “clássicos” são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia.

As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia. Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia. Aqueles que o estudo define “cristãos marginais” (Testemunhas de Jeová, mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.

“A forma mais comum de crescimento é ter muitos filhos e fazê-los aderir à sua tradição religiosa. A conversão é mais rara, no entanto, acontece para milhões de pessoas todos os anos, o mais comum é a de um cônjuge para a fé do outro”. Em 2011, os cristãos de todas as denominações farão circular mais de 71 milhões a mais de Bíblias no mundo (já há 1 bilhão e 741 milhões, algumas de forma clandestina). A cada ano 409 mil cristãos partem para evangelizar um país que não é o seu de origem, distribuídos em 4.800 organizações missionárias diversas.

ROMA, novembro de 2011(ZENIT.org)

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,20-28)
Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2011
Sto. André Dung-Lac, Comps. Mts.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,12-19)
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

1ª Corrida Grisi Fitness

Dia 18 de Dezembro, as ruas do Bairro Brasil(Vitória da Conquista) serão tomadas por centenas de atletas de Conquista e região. São atletas da alegria, da saude, da qualidade de vida, do bem estar. Todos com o mesmo objetivo completar a prova, que pode ser de 2,5 Km de  caminhada, 5 KM ou 10 KM de corrida. Espero todos voces ! independente de idade, sexo ou nivel de condicionamento, venha e traga muita disposição e alegria. Só em participar voces ja são vencedores, esse é o grande lance da 1ª corrida Grisi Fitness, vivenciar outras emoções!
 
Vocês não podemos ficar de fora dessa.... garanta sua vaga !!!
Após a corrida Grande Show com Alex Simpatia

Grisi Fitness
Informações - (77) 3422-5896
www.grisifitness.com.br

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,5-11)
Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011
Santa Cecília


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Em dezembro, Cruz da JMJ começa peregrinação pela Bahia e Sergipe

No mês de dezembro, a peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora começa seu trajeto pela região Nordeste. Até o dia 10 de janeiro de 2012, os dois símbolos da JMJ passarão por todas as dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, e depois seguirão para Alagoas.


No dia 18 de dezembro acontece a maior festa: o Bote Fé Salvador. Todas as outras dioceses e arquidioceses também estão preparando grandes eventos para receber os símbolos.


A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes. Passarão por todos os estados brasileiros até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.


Confira o roteiro completo da peregrinação no Regional Nordeste 3




2011


Bahia


1º/12 – Diocese de Caetité
03/12 – Diocese de Bom Jesus da Lapa
05/12 – Diocese de Barreiras
06/12 – Diocese de Barra
07/12 – Diocese de Irecê
08/12 – Diocese de Livramento
09/12 – Diocese de Jequié
10/12 – Arquidiocese de Vitória da Conquista
13/12 – Diocese de Teixeira de Freitas
14/12 – Diocese de Eunápolis
15/12 – Diocese de Itabuna
16/12 – Diocese de Ilhéus
17/12 – Arquidiocese de Salvador
20/12 – Diocese de Camaçari
21/12 – Diocese de Alagoinhas
22/12 – Arquidiocese de Feira de Santana
25/12 – Diocese de Amargosa
26/12 – Diocese de Rui Barbosa
28/12 – Diocese de Serrinha
30/12 – Diocese de Bonfim
31/12 – Diocese de Juazeiro


2012


1º/01 – Diocese de Paulo Afonso


Sergipe


03/01 – Diocese de Estância
05/01 – Arquidiocese de Aracaju
08/01 – Diocese de Propriá

Fonte: C.N.B.B.

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 12,46-50)
Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011
Apresentação de Nossa Senhora


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 20 de novembro de 2011

O catequizando e a catequese

01. Por que a catequese oferecisa pela comunidade é importante para mim?

A catequese oferecida pela comunidade é importante para você porque o/a ajuda a abrir o coração e a mente para Deus, para o próximo, para você mesma/o e para universo. Ao abrir o coração e a mente, você se deixa amar e dispõe-se a amar as pessoas, a adorar a Deus e a usar com responsabilidade as coisas deste mundo.

02. Qual o significado da palavra "catequese"?

A palavra "catequese" é de origem grega e significa "o ato instruir", de ensinar a doutrina e de apresentar os mistérios da fé. Catequizando, portanto, é aquela pessoa que se dispõe a acolher os ensinamentos de Deus, transmitidos pela Igreja, por meio dos catequistas.

03. Por que eu posso fazer a catequese em casa, estudando sozinho?

Por três motivos: primeiro porque a catequese exige uma instrução sistemático e progressiva, isto é, o aprendizado deve ter começo, meio e fim, no sentido de que você receba todo o conteúdo, e não apenas parte dele: segundo porque, com auxílio do/a catequista, você esclarece as dúvidas que tem e, terceiro, porque você, sendo batizado, é membro da Igreja e participa de uma comunidade; assim, você faz a experiência, também na catequese, de não viver a fé isoladamente, mas em unidade com outros batizados - os seus amigos e amigas de catequese.

04. Os meus pais podem ser meus catequistas?

Podem e devem! Eles são os seus primeiros catequistas, já a partir do momento em que você foi concebido/a, no seio da sua mãe.
Porém, por mais dedicados e informados que eles sejam, ainda assim a comunidade, por  meio dos catequistas, podem ampliar e aprofundar o que você aprendeu em casa. O ideal é que a catequese comunitária complemente a catequese familiar. Uma, contudo, não dispensa a outra.

05. O que é necessário para que eu aproveite ao máximo a catequese?

Para que você aproveite ao máximo a catequese é essencial que você se dedique a ela, tendo consciência de que, mais do que uma obrigação , ela é uma oportunidade de você encontrar o verdadeiro sentido da vida. História, matemática, geografia, ciências... tudo é importante.

Não basta, porém, ter muitos conhecimentos; nós somos a soma de "cabeça e coração", de "corpo e espírito", de razão e emoção". Somos seres que necessitam tanto do alimento para o corpo como do alimento para intelecto (mente) e para o espírito (alma).

06. Isso quer dizer que a catequese não é apenas mais uma "matéria" a ser estudada?

Justamente! Você não deve dedicar à catequese apenas o tempo que sobra. Mas fazer da catequese uma prioridade, isto é, deve colocá-la em primeiro lugar, sem contudo abandonar ou relaxar no estudo escolar. Dar prioridade à catequese quer dizer dedicar atenção e tempo para rever em casa o que você refletiu junto com a/o catequista; quer dizer também participar dos encontros com interesse, disposto/a a fazer uma autêntica experiência de Deus.

07. O que mais pode me ajudar a participar com proveito da catequese?

Você participará com proveito da catequese, além de tê-la como prioridade, ao cuidar daquelas pequenas coisas, como ser pontual, prestar atenção, zelar do material (do seu, do de seus colegas, da/o catequista, da comunidade), respeitar a/o catequista, participar das atividades, não sair antes do término dos encontros, não atrapalhar com brinacadeiras fora de hora, levar para a catequese somente o que utilizar nos encontros, ser amigo/a de todos os seus colegas, não faltar, emprenhar-se para compreender o que a/o catequista estiver ensinando...
Essas são apenas algumas dicas. Certamente você descobrirá outras: o importante é que você se esforce para que o tempo investido na catequese seja aproveitado o máximo possível.

08. Quem participa da catequese deve participar também da Missa?

Sim. A missa é a nossa "maior" oração, porque nela quem preside a celebração é o próprio Cristo, na pessoa do sacerdote. Os catequizando que levam a sério e entendem a catequese participam das Missa com alegria, sem que seja necessário exigir deles que participem.
Você pode avalir como está indo a sua catequese pela motivação que existe em você para participar da Missa. Quanto mais a catequese for importante para você, tanto mais vontade você terá de participar da Missa.

09. O que fazer quando, nos domingos, não há Missa em minha comunidade?

Se na sua comunidade não há Missa nos domingos, participe da celebração realizada na mesma. Essa celebração pode ser a celebração da Palavra (sem a presença do sacerdote).
Em algumas comunidades, além da celebração da Palavra e da Eucaristia, dá-se o encontro fraterno entre as pessoas; Jesus está presente na comunidade que se reúne em seu nome. Portanto, participar das atividades da comunidade, inclusive das celebrações, não é tão-somente um dever, mas também um direito que você, como batizado/a, tem.

10. Além da oração em comunidade, posso rezar em casa?

Sim. Todos os lugares são lugares de oração! O universo é um grande "templo", onde Deus está presente, e quer ser adorado "em espírito e verdade". Na catequese você aprenderá que a oração em comunidade é indispensável, como também o é a oração em família e a oração pessoal. Faça orações breves - de súplica, de pedido de perdão, de ação de graças, de adoração; assim você aprenderá a rezar, por meio da prática e da expereiência. Crie no seu coração um clima e um ambiente de oração; faça dele um santuário. Assim, onde você estiver, Deus estará com você.

11. Como a catequese pode me ajudar a estar a serviço da comunidade?

A partir da catequese, e das diversas atividades resultantes dela, você irá descobrindo as muitas possibilidades de serviço existentes na sua comunidade. Sonde o seu coração, peça as luzes do Espírito Santo, e vá em frente! Peça orientação ao seu catequista: ele/ela poderá ajudá-lo/a a discernir onde e como você atuará.
Quando completar a catequese para a Confirmação (crisma), você entenderá que estar a serviço dos outros não é uma questão de opção e sim uma exigência do ser cristão. Quem se dispõe a ser seguidor (= discípulo/a) de Cristo, deve viver, e não para ser servido.

12. Eu posso repassar aos meus pais e aos meus irmãos e irmãs o que estou aprendendo na catequese?

É claro! Você é convidado/a a contar em casa o que estuda, reza e faz na catequese.
Mesmo quando os seus pais não perguntam, diga a eles ao menos alguma coisas do que está acontecendo na catequese. Assim, você partilhará com eles o que você recebeu da Igreja por meio da comunidade.

13. O que posso fazer para demonstrar à minha/ao meu catequista que sou agradecida/o pelo que ela/ ele faz por mim?

Demonstre que você o/a quer bem! Primeiro participando bem dos encontros, e depois demonstrando que você reconhece o quanto ela/ele dedica para você conheça mais e melhor a Jesus e ao Evangelho. Diga "obrigado/a", dê um abraço, leve flores, apresente-o/a seus pais, seja carinhoso/a com ele/ela, e tudo o mais que a sua criatividade sugerir e o seu coração mandar.

14. Como posso ajudar os meus colegas de catequese a aprederem o que é ensinando pelo/a catequista?

O que você deve e pode fazer para ajudar seus colegas é, antes de tudo, acompanhar com atenção os encontros de catequese. Depois de aprender o que foi ensinado, coloque-se à disposição deles; estudem juntos, na sua casa ou na casa de seus colegas; reúnenam-se em dois, três ou mais colegas e partilhem o que aprenderam. Assim você estará sendo catequizando e catequista ao mesmo tempo. Tendo dúvidas, recorra ao/à seu/sua catequista, e aos colegas.
A entre-ajuda é, além de importante, também necessária. Não guarde dúvidas com você; busque quem o/a possa ajudar.

15. Concluindo

Aproveite ao máximo o tempo da catequese! Dedique-se à reflexão, à oração e à vivência de tudo o que for aprendendo. Deixe que Deus, por meio do/da catequista, mostre o quanto Ele o/a ama, e o quanto deseja que você ame a Ele e às pessoas!
 




Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 25,31-46)
Domingo, 20 de Novembro de 2011
Jesus Cristo, Rei do Universo


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37
Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44
E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46
Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.