sábado, 13 de julho de 2013

Liturgia Diária



14ª Semana Comum – Sábado 13/07/13
Primeira Leitura (Gn 49,29-32;50,15-26a)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49,29 “Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30 defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31 Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”.
32 Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15 Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”.
16 E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17 que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”.
Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 18 Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19 Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20 Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21 Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”.
E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22 E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23 José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos.
24 José disse a seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25 Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, 26a José morreu, completando cento e dez anos de vida.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

18º encontro nacional do MFC é encerrado festivamente!

A quinta-feira (11), 6º e último dia do 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, em Vitória da Conquista – Bahia iniciou com a Liturgia do CONDIR NORDESTE com um forte estampido e a apresentação do vídeo “a vida toda”, retratando as mudanças que o mundo teve desde seu inicio.

O CONDIR NORDESTE dramatizou a era dos tempos com pessoas representando Adão e Eva, homens e mulheres com anzóis, arpão, pá, facão, cestas e outros utensílios, gesticulando, falando e dançando. Em outro momento, crianças acompanhadas de uma catequista, todas com um Catecismo na mão, entraram no palco e sentaram, enquanto a catequista, de pé, começou a interrogar o que as crianças não podem entender.

Dramatizando a era atual, jovens e adultos entraram no palco com notebooks, tablets, celulares, instrumentos que a modernidade disponibiliza a todos.

O CONDIR NORDESTE mostrou na Liturgia de hoje que ninguém aprende ou acerta sozinho. Por isso é preciso ler a Bíblia em conjunto. Não só com os olhos. A Bíblia tem cheiro de pó de estrada, de suor de gente. Ninguém pode deixar de valorizar o ver, o escutar, o tocar, o comer, o andar com os outros, o fazer.

Nesta Liturgia, ficou destacado que  não se pode viver falando só em cruz, em sofrimento, é preciso cuidar da alegria de servir, de provar o gosto bom de viver.

Finalizando a Liturgia, em clima de festa, todos falaram em alto e bom tom: “UM MEFECISTA NÃO PODE SER DORMINATE, MAS MILITANTE”.

Dando sequencia a programação, os encontristas se dirigiram as suas oficinas para o encerramento dos trabalhos e às 12h30min foi servido o almoço no Restaurante Mesa Farta, instalado no Instituto de Educação Euclides Dantas.

Às 14h30min, os encontristas se dirigiram para o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, onde assistiram uma palestra e de lá seguiram em caminhada até a Praça 9 de Novembro, popular Praça do Acarajé, onde participou de um ato concreto, reivindicando melhorias para as famílias conquistense e de todo o Brasil.

A caminhada denominada “CAMINHADA DA FAMÍLIA” teve sua conclusão na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista, com uma celebração eucarística.

O 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO teve um encerramento festivo no Mediterrâneo, tradicional casa de festas de Vitória da Conquista – Bahia, com uma noite recheada de muita animação.

Na manhã desta sexta-feira (12), a organização do 18º ENA vai proporcionar aos encontristas várias opções de passeios turísticos, concluindo com muito sucesso a realização do 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.

Fonte: MFC Brasil

Liturgia Diária



14ª Semana Comum – Sexta-feira 12/07/13
Primeira Leitura (Gn 46,1-7.28-30)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 1 Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2 Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3 E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4 Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.
5 Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6 Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7 com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.
28 Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29 José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30 Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

5º dia do ENA em Vitória da Conquista


Com o tema: “Famílias, abram os olhos para o avanço tecnológicos”, o CONDIR SUDESTE apresentou a Liturgia da quarta-feira (10), 5º dia do 18º ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, que acontece em Vitória da Conquista – Bahia.

A Liturgia iniciou-se com a apresentação do vídeo celular – Disconnect to Connect, mostrando parte dos resultados de pesquisa mundial que mostram que o convívio entre crianças e adultos está praticamente desaparecendo e um dos fatores que mais influíram nesta mudança radical na vida familiar e no isolamento das pessoas é, em grande parte, o uso intensivo da tecnologia digital.

Meninas e meninos estão conectados na Internet, nos celulares, nos games e na televisão, enquanto pais vivem obsecados pelos dispositivos e aplicativos que lhes oferecem aumento de produtividade e ganhos financeiros. Desde modo, a vida em família pode entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção.

O CONDIR SUDESTE dramatizou o momento retratando a realidade vivida por pais e filhos que se utilizam da tecnologia, esquecendo a verdadeira e tradicional convivência familiar.

Às 9 horas, o encontristas se dirigiram as salas onde funcionaram as Oficinas do 18º ENA, com diversas opções de assuntos: oficina desejada: Nucleação e Caminhada dos Jovens; Vivência e experiência da nucleação no MFC no Brasil; Religiosidade e espiritualidade; Resgatando vida – experiência para o tratamento da sobriedade; Envelhecimento e sexualidade, vivência do tempo e relacionamento afetivo; Consumismo e sustentabilidade: como trabalhar a preservação do meio ambiente no MFC; Conjugalidade e parentalidade, desafios para as famílias hoje (marido e mulher, pais e filhos); Formação nas equipes-base: Reuniões e Temários, Fato e Razão; Projetos sociais e de formação: como organizar; Papel dos leigos e leigas na sociedade e na Igreja instituição; Vivências em grupos para a formação de novas lideranças.

As 12h30min, as Oficinas foram interrompidas para o almoço no Restaurante Mesa Farta e às 14h30min os CONDIR’s se reuniram para darem posse aos coordenadores estaduais para o triênio 2013/2016 e elegerem entre os coordenadores estaduais o coordenador do CONDIR para o triênio.

Com grande expectativa, iniciou-se às 17h15min a AGN – ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL que se iniciou no domingo (07) e teve sua conclusão na quarta-feira (10) com a escolha da Cidade de Maringá – Paraná que sediará o 19º ENA, no período de 16 a 22 de julho de 2016 e a eleição do Coordenador Nacional que administrará o MFC nos próximos três anos.

Durante a AGN, os coordenadores regionais da gestão 2010/2013 fizeram uma homenagem ao casal Eduardo e Ismari neste encerramento de gestão.



No último dia da AGN 2013, os Coordenadores e Vice-Coordenadores dos 5 CONDIR’s foram aclamados e empossados. Em seguida, foi estabelecida a forma de eleição do casal Coordenador Nacional para o triênio 2013/2016, através de voto secreto, sendo distribuídas as cédulas com os nomes dos Coordenadores Regionais aos mefecistas com direito a voto. Galdino, Coordenador Regional Sudeste, pediu a palavra para informar que não pode participar da eleição por motivos particulares e ficará apenas como Coordenador Regional. Assim, a presidência da AGN encaminhou a votação que concluído e realizado o escrutínio dos votos, o resultado foi o seguinte: Sudeste com 2 votos, o Nordeste com 2 votos e o Centro Oeste com 39 votos. Em consequência, o Coordenador Regional do CONDIR CENTRO OESTE, Adalberto e Sônia, foram eleitos e empossados como CASAL COORDENADOR NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO NO BRASIL, para o período 2013 a 2016. Após a eleição festiva do casal Coordenador Nacional, a AGN foi encerrada.

As atividades do 5º dia do 18º ENA foram concluídas com um delicioso jantar e a palestra de Antônio Carlos Aguiar, vice-coordenador nacional do MFC, às 20 horas, no Teatro Carlos Jeová, do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

Fonte: MFC Brasil

Liturgia Diária




São Bento, abade – Quinta-feira 11/07/13
Primeira Leitura (Gn 44,18-21.23b-29;45,1-5)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 18 Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo, disse: “Perdão, meu Senhor, permite a teu servo falar com toda a franqueza, sem que se acenda a tua cólera contra mim. Afinal, tu és como um faraó! 19 Foi meu Senhor quem perguntou a seus servos: ‘Ainda tendes pai ou algum outro irmão?’ 20 E nós respondemos ao meu senhor: ‘Temos um pai já velho e um menino nascido em sua velhice, cujo irmão morreu; é o único filho de sua mãe que resta, e seu pai o ama com muita ternura’. 21 E tu disseste a teus servos: ‘Trazei-o a mim, para que eu possa vê-lo. 23b Se não vier convosco o vosso irmão mais novo, não vereis mais a minha face’.
24 Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai, contamos tudo o que o meu senhor tinha dito. 25 Mais tarde disse-nos nosso pai: ‘Voltai e comprai para nós algum trigo’. 26 E nós lhe respondemos: ‘Não podemos ir, a não ser que o nosso irmão mais novo vá conosco. De outra maneira, sem ele, não nos podemos apresentar àquele homem’. 27 E o teu servo, nosso pai, respondeu: ‘Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos. 28 Um deles saiu de casa e eu disse: um animal feroz o devorou! E até agora não apareceu. 29 Se me levardes também este, e lhe acontecer alguma desgraça no caminho, fareis descer de desgosto meus cabelos brancos à morada dos mortos’”.
45,1 Então José não pode mais conter-se diante de todos os que o rodeavam e gritou: “Mandai sair toda a gente!” E, assim, não ficou mais ninguém com ele, quando se deu a conhecer aos irmãos. 2 José rompeu num choro tão forte, que os egípcios ouviram e toda a casa do Faraó. 3 E José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda vive?” Mas os irmãos não podiam responder-lhe nada, pois foram tomados de um enorme terror. 4 Ele, porém, cheio de clemência, lhes disse: “Aproximai-vos de mim”. Tendo-se eles aproximado, disse: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis, por me terdes vendido a este país. Porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

4º dia do ENA em Vitória da Conquista


Os encontristas do 18º ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO reiniciaram as atividades nesta terça-feira (09), 4º dia do 18º ENA com um café da manhã às 7h30min no Instituto de Educação Euclides Dantas e logo após seguiram para o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, onde assistiram a Liturgia do CONDIR SUL.

A liturgia teve como tema: “Famílias, abram os olhos para os Valores do século XXI” começando com a leitura do Evangelho extraído do livro de Coríntios 13.

Durante a liturgia, várias frases, slides e músicas foram apresentados, destacando-se a música “Todos estão surdos”. Nesta liturgia, o CONDIR SUL procurou destacar os valores absolutos de hoje, como o dinheiro, que proporciona uma falsa segurança (Lc 12, 16-21), idolatria (Mt 6,24), etc.

Após a liturgia, o CONDIR SUL apresentou um vídeo institucional, sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, destacando a Cidade de Maringá – Paraná candidata a ser sede do 19º ENA em 2016.

Seguindo a programação, às 9 horas, os encontristas participaram do momento de “provocação do assessor” com o professor Mário Betiato, graduado em filosofia e teologia, pós-graduado em didática do ensino superior, mestrado em educação e doutorado em teologia. Em seguida todos se dirigiram as suas respectivas Comunidades.

Às 12h30min foi servido o almoço no Restaurante Mesa Farta, no Instituto de Educação Euclides Dantas. Às 14h30min os encontristas retornaram as suas Comunidades para o encerramento das atividades e às 15h30min aconteceu o “fechamento” com o professor Mário Betiato.

Logo após o lanche das 16h45min, reiniciou-se a AGN – Assembleia Geral Nacional com a participação de coordenadores estaduais, regionais e membros dos diversos Estados presentes no 18º ENA.

As atividades do 4º dia do 18º ENA foram concluídas com um delicioso jantar e show musical, às 20 horas, no Teatro Carlos Jeová, do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.


Fonte: MFC Brasil

Liturgia Diária



14ª Semana Comum – Quarta-feira 10/07/13
Primeira Leitura (Gn 41,55-57;42,5-7a.17-24a)
Leitura do Livro do Gênesis.
41,55 Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”.
56 Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57 De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.
42,5 Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6 José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.
Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7a Ao ver seus irmãos, José os reconheceu. 17 E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18 E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19 Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que com­prastes. 20 Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.
Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21 E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.
22 Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23 Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 9 de julho de 2013

3º dia do 18º ENA em Vitória da Conquista


Com o tema: “Famílias abram os olhos para a influência da exploração econômica” o CONDIR CENTRO OESTE apresentou a Liturgia da segunda-feira (08) no 3º dia do 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC que acontece em Vitória da Conquista – Bahia com a participação de mefecistas de todo Brasil.

Nesta Liturgia, o CONDIR CENTRO OESTE convidou a todos para refletir sobre os acontecimentos políticos e econômicos contemporâneos que muitas vezes impedem o desenvolvimento dos valores humanos e cristãos, e também partilhar com todo o amor e alegria que nos impulsiona para o trabalho do reino.

Teatralmente, o CONDIR CENTRO OESTE apresentou os tipos de explorações que nos fazem tanto mal a ponto de impedir a nossa aproximação com Deus e com os irmãos. A apresentação foi aplaudida pelo público presente no Teatro Carlos Jeová, do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

A Liturgia foi encerrada na esperança e na certeza dos resgates das atitudes corretas e coerentes, observando as boas aventuranças para a construção do reino de Deus.

Ainda no Teatro Carlos Jeová, a programação do 18º ENA teve continuidade às 9 horas com a Provocação do Assessor – Mário Betiato, da Coordenação Nacional de Metodologia do Movimento Familiar Cristão no Brasil.

Às 9h30min, teve inicio o 2º dia de atividades nas comunidades do 18º ENA com os encontristas discutindo o “Julgar”, dentro do tema: “Abram os olhos diante dos desafios do século XXI. Quais?”.

Às 12h30min houve uma pausa nas comunidades para o almoço, retornando às 14h30min para a continuidade dos trabalhos. Às 15h30min, às comunidades se deslocaram para o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima onde aconteceu o “Fechamento do Dia” com o Assessor Mário Betiato, graduado em filosofia e teologia, pós-graduado em didática do ensino superior, mestrado em educação e doutorado em teologia.

Às 16h45min foi servido o lanche, e às 17h15min teve reinicio a AGN – Assembleia Geral Nacional do MFC, na presidência do casal José Newton e Ariadna, Coordenadores Nacional da gestão anterior e a participação de coordenadores estaduais, regionais e membros dos diversos Estados presentes no 18º ENA.

O jantar foi servido às 20 horas e em seguida houve uma palestra do professor Mário Betiato no Teatro Carlos Jeová, do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, aberta a comunidade conquistense.

Fonte: MFC Brasil

Liturgia Diária

Santa Paulina – Terça-feira 09/07/13
Primeira Leitura (Gn 32,23-33)
Leitura do Livro do Gênesis
Naqueles dias, 23 Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc. 24 Depois de tê-los ajudado a passar a lutar com ele até o raiar da aurora.
26 Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27 O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28 O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29 Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”. 30 Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas-me o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31 Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e tive poupada a minha vida”.
32 Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33 Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Rádio ENA no ar!


A  novidade deste 18º ENA é a RÁDIO ENA, montada pela Equipe de Comunicação do 18º ENA que transmite ao vivo a programação do evento. A RÁDIO ENA tem um estúdio montado no Instituto de Educação Euclides Dantas.

A primeira transmissão da RÁDIO ENA foi ao ar às 13 horas deste domingo (07), durante o horário do almoço, com apresentação dos locutores Eliza Batista e Clóvis Leoni.

Durante a programação deste domingo a RÁDIO ENA tocou musicas típicas da região Norte e teve como entrevistado o coordenador do CONDIR NORTE, Alzenir Barroso Lopes, que destacou a cultura da região e a história do CONDIR.

Outro que falou aos microfones da RÁDIO ENA foi o Padre Edilberto Amorim, que é natural de Vitória da Conquista, presidente da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE), entidade sem fins lucrativos, localizada na zona rural do município de Barra do Choça, a 30 km de Vitória da Conquista.

Padre Edilberto falou da sua felicidade em estar participando do 18º ENA, que trará bons frutos para o MFC e toda comunidade conquistense.

A Equipe de Comunicação tem na coordenação do casal Rubens e Rosana e é formada pelos jornalistas Elisa Batista, Maria Luiza Ferraz, Anderson Ferreira, Ezequiel Sena, Adélia Brito, Everard Lucas, Alexsandra Andrade.

Fonte: MFC BRASIL

Liturgia Diária



14ª Semana Comum – Segunda-feira 08/07/13
Primeira Leitura (Gn 28,10-22a)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 10 Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11 Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12 E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.
13 No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14 A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15 Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te recon­du­zirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.
16 Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17 Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.
18 Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19 E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20 Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21 e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 7 de julho de 2013

2º dia do 18º ENA em Vitória da Conquista


Teve sequencia no domingo (07), o 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO que acontece em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, com o Tema: “FAMÍLIAS: ABRAM OS OLHOS PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI” e o Lema: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, VIDA EM ABUNDÂNCIA” (Jo 10,10).

As atividades tiveram inicio às 7h30min com um delicioso café da manhã servido no Instituto de Educação Euclides Dantas e logo após a Liturgia do CONDIR NORTE com o tema “Famílias: Abram os olhos para a ecologia e a sustentabilidade” (Ez 37,1-4).

A Liturgia do CONDIR NORTE convidou todos a refletir e compartilhar sobre a ecologia e a sustentabilidade, pedindo que as pessoas olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, causando sérias ameaças ao planeta.

Dando sequencia ao evento, às 10 horas, houve a apresentação e dinâmica da Metodologia do 18º ENA com Gení Dariva – coordenadora de metodologia do 18º ENA e membro do MFC Erechim – RS. A dinâmica de apresentação teve o tema: “Abram os olhos diante dos desafios do século XXI. Quais?”. Os quarenta facilitadores escolhidos entre os participantes do 18º ENA posicionaram os mefecistas nas vinte comunidades existentes.

Às 12h30min houve uma pausa para o almoço e às 14h30min as comunidades retornaram as atividades e o fechamento com o relatório das atividades da comunidade no domingo. Às 16h45min foi servido um lanche.

A AGN – ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL DO MFC, onde se elegem os novos Coordenadores Regionais e, entre eles, os novos Coordenadores Nacionais que, juntos, formarão o CONDIN – Conselho Diretor Nacional, teve sua instalação às 18 horas na presidência do casal José Newton e Ariadna, Coordenadores Nacional da gestão anterior. Participaram da mesa os atuais Coordenadores Nacional - Eduardo e Ismari, Frei Davi - Assessor Eclesiástico Nacional e Helio Amorim - MFC Rio de Janeiro. Para secretariar a AGN foi convidado o casal Gilson e Lourdes, atuais SENCOM.

É na AGN que se define o plano de metas e prioridades de ações do MFC para os próximos três anos, a partir dos estudos e debates realizados no presente ENA. A AGN é composta pela Equipe de Coordenação Nacional, pelos Coordenadores Regionais, Coordenadores Estaduais e Coordenadores Nacionais da gestão anterior.

Na AGN é definido também o local da realização do próximo Encontro Nacional. Ocorrendo dificuldades para se definir a cidade, define-se ao menos a região ou o estado, a cargo do qual recai a responsabilidade da escolha da cidade-sede.

A AGN deste ENA é numa versão diferente das dos Encontros anteriores. Nesta AGN os trabalhos permanecem abertos até a quarta-feira (10), quando e permanecendo aberta até às 19h30min da quarta-feira (10) quando acontecem às eleições para a coordenação nacional, coordenações regionais, conselho fiscal e escolha do local que sediará o 19º ENA. Neste primeiro dia de AGN foram apresentados os candidatos as coordenações regionais dos cinco CONDIR's.

Finalizando o segundo dia do 18º ENA, foi servido um jantar às 19 horas e às 20 horas iniciou-se uma atividade cultural no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima.

Fonte: MFC BRASIL

Liturgia Diária




14ª Domingo do Tempo Comum – Domingo 07/07/13
Primeira Leitura (Is 66,10-14c)

Livro do profeta Isaías:
10 Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela, todos vós, que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós, que choráveis por ela, 11 para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória.
12 Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. 13 Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. 14c Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.