sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

No carnaval da bahia as obras de Irmã Dulce puxam o bloco

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estarão entre as atrações deste ano do carnaval de Salvador. A instituição foi convidada pelo governo do Estado da Bahia para abrir os festejos do centro histórico soteropolitano percorrendo o popular Circuito Batatinha, nesta sexta-feira, às 17h, com o Bloco Renascer OSID.

A concentração para o desfile começará às 15h, na Praça da Cruz Caída (Praça da Sé). Com cerca de 600 integrantes, o bloco é formado por pacientes e seus acompanhantes, moradores da entidade, além de colaboradores e voluntários da Obra, fundada pela religiosa.

O principal objetivo da iniciativa é promover a integração entre a comunidade e os colaboradores da maior instituição filantrópica do Brasil com pessoas que enfrentam problemas de saúde e de exclusão social.

A renda obtida com a venda dos “abadás” será destinada às necessidades da instituição.

Fonte: Católicanet

Anatel regula publicidade e tamanho de letras em contratos

Uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve proteger o consumidor e evitar que operadoras de telefonia usem letras miúdas nos contratos e enviem publicidades incômodas pelo celular sem autorização do cliente.

A agência enviou às empresas do setor uma circular determinando que, a partir de 1º de maio, os contratos sejam adequados de modo que a letra não tenha corpo menor que tamanho 12 – conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.

A determinação da Anatel segue recomendação do Ministério Público Federal, que também solicitou à agência providências sobre a publicidade por celular. O MPF considera que o consumidor tem sua privacidade invadida quando recebe propagandas pelo telefone sem autorizar.

Assim, na mesma circular, a Anatel também determinou que os contratos devem passar a conter uma cláusula em que o cliente indica se quer ou não receber mensagens publicitárias. Nos contratos já vigentes, o consumidor poderá entrar em contato com sua operadora caso não queira receber as propagandas e promoções.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BB, Bradesco e Santander vão unir caixas eletrônicos externos

Os bancos Bradesco, Banco do Brasil (BB) e Santander Brasil anunciaram nesta quinta-feira (11) que assinaram memorando de entendimentos para compartilhar caixas eletrônicos fora do ambiente das agências, como aqueles em aeroportos, supermercados, postos de combustíveis, farmácias e rodoviárias, por exemplo.

Com a parceria, a intenção é aumentar a eficiência em relação à forma atual de uso individualizado dessas redes de autoatendimento. Além disso, os clientes das três instituições vão ter acesso a cerca de 11 mil terminais.

"Esse modelo proporcionará significativo aumento da disponibilidade e capilaridade da rede", informou documento enviado ao mercado.

De acordo com o documento, a operação deverá ser concluída em cinco meses a partir desta quinta-feira.

"O memorando de entendimentos não tem efeito vinculante", informaram os bancos.

Para identificar os terminais de autoatendimento externos compartilhados, haverá a criação de uma marca.

Fonte: G1

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fotos inéditas dos atentados de 11/9 são divulgadas nos EUA










Imagem inédita da polícia de Nova York mostra momento da queda de uma das torres do WTC
Foto: AP

A rede ABC News publicou 12 fotos em sua página na internet, mas diz ter recebido 2.779 imagens que mostram o ataque aos prédios do World Trade Center de um novo ângulo. Elas foram tiradas por helicópteros da polícia de Nova York.

A obtenção das imagens só foi possível porque a ABC fez um requerimento ao Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST na sigla em inglês) utilizando a Lei de Liberdade da Informação. O NIST utilizava o material na investigação das causas do atentado.

A maioria das imagens nunca havia sido mostrada ao público.

Fonte: Agência AP/Terra

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Congresso Eucarístico: Brasília vive expectativa para o encontro

A Igreja Católica em Brasília já vive a expectativa para o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Faltam pouco mais de 90 dias para o encontro.

"Foi uma graça muito grande dada pela Santíssima Trindade a realização do evento em Brasília. Houve o apoio e a aprovação unânime da CNBB. Justamente porque estamos celebrando os 50 anos da Arquidiocese e da capital federal, o CEN seria um acontecimento digno para dar toda a solenidade a esse jubileu de Ouro", destaca o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.

Dom João explica que toda a Igreja local está muito feliz e a preparação, bastante adiantada.

Nos próximos três meses, uma série de eventos pretende oferecer preparação espiritual para o Congresso. Um dos destaques é o retiro de Carnaval, que acontecerá entres os dias 12 e 16 de fevereiro no Centro Cultural de Brasília, L2 Norte, sob a orientação de pe. Iglesias. "Retiros de carnaval já são uma tradição. Como o XVI Congresso Eucarístico está próximo, não há melhor ocasião para refletir sobre a vida eucarística. Por isso, o tema escolhido foi Eucaristia", afirma o sacerdote.

Além disso, cine-fóruns, palestras e manhãs de aprofundamento também acontecerão até meados de abril.

Para acessar a programação completa dos eventos de preparação, clique aqui.

Sobre o Congresso

O Congresso acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A capital brasileira sediará o Congresso Eucarístico pela segunda vez - a primeira foi durante os 10 anos da fundação da cidade.

Nos mesmos dias do Congresso, acontece um Simpósio Teológico. Representantes delegados das dioceses refletirão sobre o tema e lema do evento.

A inscrição para o Congresso pode ser feita até o dia 26 de fevereiro. Para acessar a ficha de inscrição e obter melhores informações, clique aqui.

Excursão saindo de Vitória da Conquista-Bahia, informações com João Porto (77) 9989-0211.

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova/XVI Congresso Eucarístico Nacional

Bento XVI dá dicas de preparação ao matrimônio

O Papa destacou três etapas de formação e resposta à vocação do matrimônio.

Bento XVI ofereceu as dicas aos participantes da XIX Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, recebidos em audiência na manhã desta segunda-feira, 8, no Vaticano.

O departamento está envolvido na elaboração de um Vademecum (documento) sobre a preparação ao matrimônio. Com base nas indicações de João Paulo II na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, o Santo Padre destacou três fases: remota, próxima e imediata.

Íntegra do discurso do Papa (Clique e leia)

"A preparação remota diz respeito às crianças, adolescentes e jovens", ensina. É a fase em que se busca educar para entender a vida como uma vocação para o amor e a sexualidade como uma capacidade de relação a ser incorporada no amor autêntico.

Já a preparação próxima "deve ser engajada e configurada em um caminho de fé e vida cristã, que conduza a um conhecimento aprofundado do mistério de Cristo e da Igreja, do sentido da graça e das responsabilidades do matrimônio". Bento XVI chama a atenção para que os namorados revivam a própria relação pessoal com o Senhor Jesus, através da Palavra, dos sacramentos e da Eucaristia.

"A preparação imediata se realiza próximo ao casamento", destaca. O Papa indica que deve ser feito um trabalho que incentive a consciência de que tal união é um presente para toda a Igreja e contribui para seu crescimento espiritual.

Crianças e família

A Assembleia Plenária tem por tema "Os Direitos da Criança", devido à comemoração dos vinte anos da Convenção adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1989.

O Papa explica: "é a família, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, a maior ajuda que pode ser oferecida às crianças. Elas querem ser amadas por um pai e uma mãe que se amam, e precisam habitar, crescer e viver com ambos os pais, porque as figuras materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção de sua personalidade e sua identidade. É importante, portanto, que se faça todo o possível para que elas cresçam em uma família unida e estável".

O Pontífice também destacou o trabalho que a Igreja realiza, há séculos, na proteção dos pequenos. "Infelizmente, em diversos casos, alguns dos seus membros, agindo em contraste com este empenho, têm violado tais direitos: um comportamento que a Igreja não admite e não deixará de lamentar e condenar", enfatizou.

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Encontro de Noivos - Área Catedral - 05,06 e 07/Fevereiro 2010

O Matrimônio é uma das maneiras de realizar essa vocação. É para isso que o Encontro de Noivos prepara os casais de noivos, para bem celebrarem o Sacramento Matrimonial e, principalmente, desenvolver uma vida a dois harmoniosa e cristã. O trabalho não para por aí, mas também quer incentivar os casais a perseverarem na fé após o casamento, freqüentando nossa paróquia, ou àquela mais próxima de onde residem, participando das pastorais na comunidade. Temos plena convicção que casais maduros que porventura assumam o Sacramento do Matrimônio irão gerar famílias sadias, portanto esta é a nossa forma de contribuir com uma sociedade melhor.

Ao final do encontro, os noivos recebem um certificado de participação do Encontro de Noivos preparatório para o matrimônio.

Encontro de Noivos (Dias 05,06 e 07 de Fevereiro 2010)
Realização: Movimento Familiar Cristão - Área Catedral
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias

"Ao criar por amor a humanidade à sua imagem, Deus
inscreveu no homem e na mulher a vocação, e, portanto,
a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão"