sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Festival de Música da Bahia tem representantes de vários estados

Sem fronteiras

Dois mil quinhentos e doze quilômetros. Essa é a distância que separa Macapá, no Amapá, de Vitória da Conquista, na Bahia. Mas, para o macapaense Enrico Di Miceli, ela nada significou. Ele e mais 23 compositores vindos, além da Bahia, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal, tiveram as composições selecionadas para concorrerem na VI Edição Nacional do Festival de Música da Bahia.

Promovido em Vitória da Conquista, o evento vai contar com cinco representantes da terra. São eles: Bruno Rodrigues, do grupo Brincando de Cordas; Edílson Dhio, do Kandango Doido; Massumi, do Tonarii; e os cantores solo, Papalo Monteiro e Paulo Macedo. Também subirão ao palco outros nomes conhecidos do público, a exemplo do mato-grossense Paulo Monarco e da carioca Vytória Rudan, segundo colocado e melhor intérprete, respectivamente, na última edição do festival.

Nesta sexta edição, foram inscritas aproximadamente 500 canções. Os prêmios a serem entregues para os 12 primeiros colocados, além do melhor intérprete, somam mais de R$ 15 mil. As apresentações ocorrem entre os dias 25 e 27, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

O Festival de Música da Bahia é uma iniciativa do Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista (MAC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. O patrocínio é da Petrobras. Confira o site do evento (www.festivaldemusicadabahia.com.br) e as músicas classificadas.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Feliz Aniversário amigo Jorge

Doze meses se passaram
e outra vez nos reunimos
muitas coisas já mudaram
mas na amizade persistimos

Não há o que substitua
o valor desse sentimento
quem seus amigos cultua
não perde jamais o alento.

Feliz aniversário, amigo.
neste dia tão especial
seja Deus o teu abrigo
a livrar-te de todo o mal

Parabéns !

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dom Pepeu tomará posse em Vitória da Conquista

Currículo de Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap
Arcebispo Eleito de Vitória da Conquista

Está na atual função desde: 27/10/2001
Ordenação episcopal: 06/10/2001 - Caruaru-PE
Nomeação:13/06/2001
Ordenação presbiteral: 08/12/1982 - Caruaru - PE
Profissão religiosa: 17/01/1978
Nascimento: 18/02/1957 - Caruaru, Brasil

Lema: "Ne timeas tecum ego sum"(Jr 1,8) Não temas estou contigo.

Atividades exercidas durante o episcopado

Moderador do Tribunal Eclesiástico Regional NE2; Membro efetivo da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB; Membro do Conselho Econômico do CONSER-NE 2.

Atividades exercidas antes do episcopado

Pároco e Administrador Paroquial (Brasil); Ministro Provincial dos Capuchinhos (Província do Nordeste do Brasil); Guardião (Superior local) no Brasil e na Cúria Geral dos Capuchinhos (Roma); Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB); Mestre de Noviços; Ecônomo Provincial.

Estudos realizados

Doutorado
Direito Canônico (Pontifícia Universidade S. Tomás-Roma (1999-2001).

Especialização

Licença em Direito Canônico na The Catholic University of America, Washington, EUA (1996-1998).

Teologia

Integrado com teologia em Nova Veneza-SP - Seminário Capuchinho (1978-1981) e último ano no (ITER) Recife-PE (1982).

Filosofia

Obras publicadas

The Diocesan Bishop and Major Superiors: Mutual relations in the synod of Bishops on Consecrated Life (Tese de Licenciatura, Washington-DF, USA 1998); Leigos e Leigas, Membro do Conselho Econômico Diocesano: Uma participação no poder de regime de maior significado no atual Código de Direito Canônico.

Brasão do Novo Arcebispo

DESCRIÇÃO E LEMA

Escudo: dividido em dois campos superiores: azul e branco, centralizados por uma estrela em prata e um Tau marrom; e um campo inferior contendo a terra em ocre e um monte verde com um cruzeiro; por trás do monte serras aniladas, e acima o céu em azul claro, com algumas brancas nuvens.
Insígnias: próprias do Arcebispo, chapéu prelatício com quatro fileiras de borlas em verde; cruz arquiepiscopal de braço transversal duplo, centralizados com ametistas, cor episcopal; e o pálio de cor branca com cruzetas de sable, assente no escudo.

Lema: “Não temas estou contigo” – Ne timeas tecum ego sum (Jr 1,8) escrito em faixa sob o escudo.

Interpretação: No campo superior à esquerda em azul, dimensão espiritual na qual todo homem se identifica com o Criador, está a Estrela da primeira e da nova evangelização – Maria, a quem o eleito, com sua origem e sentimento marianos, confia a sua missão.

O campo branco superior à direita, retrata a paz de que o mundo tanto aspira e a saudação franciscana de “Paz e Bem”. Nele o prelado imprime o seu ser franciscano-capuchinho no t (Tau), letra grega, marrom, em forma de cruz, sinal da redenção de Cristo.

O campo inferior em azul celeste delineia o horizonte no contato com a Mãe terra, ocre, fonte de vida e morada de todos. Nascido em pleno Agreste pernambucano, Dom Luís Pepeu sai de Caruaru, com o seu Morro do Bom Jesus, simbolizado no Monte verde, lugar do encontro com Deus, e vai sem temor para a missão com a certeza de que Deus está com ele, motivo que o levou a escolher como lema episcopal “Não temas estou contigo”.

Programação detalhada da Posse Do Novo Arcebispo

CERIMONIAL – PROGRAMAÇÃO.
DATA: DIA 28 DE SETEMBRO 2008

11H: CHEGADA NO AEROPORTO

Será recebido pelo Administrador Arquidiocesano Pe. Uilton Pereira da Silva, pelos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas (freiras), pelo Prefeito Municipal e demais autoridades. Espera-se no Aeroporto mais de mil fieis.

Informação Importante: O novo Arcebispo virá junto com o Núncio Apostólico D. Lorenzo Baldisseri (Representante oficial do Papa); No avião virão também a mãe do Arcebispo; e ainda a confirmar o Governador do Estado da Bahia.

No Aeroporto será saudado por um coral de Crianças e dará a sua primeira bênção. Receberá pelas mãos do Prefeito Municipal as Chaves da Cidade e Falará brevemente com a imprensa.

Uma breve carreata até a sua nova residência.

15H: NA CATEDRAL: POSSE CANÔNICA

Sendo a Catedral a principal Igreja da Arquidiocese (mãe de todas as Igrejas – Catedral do Bispo), a sua posse canônica será realizada nesta Igreja.

Com a presença do Exmo. Revmo. Núncio Apostólico do Brasil D. Lorenzo Baldisseri que neste ato representará oficialmente o Papa, D. Luiz Gonzaga se tornará oficialmente o novo Arcebispo.

CERIMONIAL DA POSSE

15h - D. Luiz Gonzaga será recepcionado nas escadarias da catedral pelo Colégio dos Consultores, pelo Administrador Diocesano e pelo Pároco da Catedral Pe. Tobias Patriota.

Entrará solenemente abençoando os fieis que se encontrarem na catedral de maneira especial os padres da Arquidiocese.

Rezará durante alguns minutos na Capela do Santíssimo e em seguida será saudado pelo Núncio Apostólico quem iniciará a cerimônia.

Em seguida será feita a leitura da Bula Papal, documento assinado pelo Papa, que examinado a autenticidade pelo colégio dos Consultores, após a sua leitura, será declarado oficialmente preenchida a missão de Arcebispo Metropolitano a D. Pepeu.

O novo Arcebispo será convidado pelo Núncio Apostólico a sentar-se na Cátedra (Cadeira principal), os padres farão a promessa de obediência ao novo Arcebispo.

O prefeito municipal fará uso da Palavra saudando-o em nome da cidade de Vitória da Conquista.

Será declarado encerrado esta cerimônia e todos se dirigirão ao Ginásio de Esportes para a Santa Missa.

Espera-se para esta cerimônia na Catedral aproximadamente 600 pessoas, entre elas, padres e bispos.


16H30 - GINÁSIO DE ESPORTES RAUL FERRAZ, a celebração será presidida pelo novo Arcebispo que será no inicio apresentado oficialmente ao Povo pelo ex-administrador Diocesano Pe. Uiton Pereira da Silva.

Nesta celebração no ginásio de esportes espera-se mais de 50 bispos – 100 padres e aproximadamente 7 mil fieis das mais de 28 paróquias da Arquidiocese.

Uma porção de representantes de bispos de Pernambuco e de ex-diocesanos de Afogados da Ingazeira estarão presentes.

Espera-se que a celebração termine antes das 19h30.

Nota Importante: O novo Arcebispo estará a disposição da Imprensa de maneira especial na segunda feira dia 29 de setembro na parte da manhã.

Contatos: Pastoral Arquidiocesana da Comunicação
Pe. Estevam Santos (77) 8811-0012





segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aposentadoria: Dom Celso José deixa Arquidiocese de Teresina com aval do Papa

A transferência de cargo acontece às 19h na Igreja de Nossa Senhora das Dores no Centro de Teresina. Natural do Rio, Dom Celso José foi bispo de Vitória da Conquista por mais de 20 anos

Com a aposentadoria de Dom Celso José, após sete anos comandando a Arquidiocese de Teresina, nesta segunda-feira (15), o arcebispo fará a transferência do cargo às 19h na Igreja de Nossa Senhora das Dores no centro de Teresina. Dom Celso José passará o cargo para Dom Sérgio da Rocha (à esq. na foto). De acordo com o padre Amadeu Matias que vai coordenar a solenidade , juntamente com a transferência de cargo acontecerá também o encerramento dos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira da arquidiocese.

Dom Celso José é natural do Rio de Janeiro. Foi bispo na capital carioca e também na cidade de Vitória da Conquista na Bahia por mais de 20 anos. Em Teresina ele esta há sete anos à frente da Arquidiocese. “A grande marca de Dom Celso é a formação dos padres e a reestruturação da arquidiocese, além de acompanhar todo o clero”, destacou o padre Amadeu Matias.

Ele explicou ainda que Dom Celso está se afastando com o aval do Papa Bento 16 porque já completou 75 anos e segundo a constituição religiosa ao chegar nessa idade, o arcebispo precisa se afastar. Dom Celso José será arcebispo emérito de Teresina que passará a ter três arcebispos: Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, Dom Celso José Pinto da Silva e Dom Sérgio da Rocha, natural de São Paulo. Dom Sergio é proveniente da Diocese de São Carlos (SP) .

Fonte: cidadeverde.com

Receita libera 4º lote de restituição do IR 2008

A Receita Federal do Brasil liberou nesta segunda-feira o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Nesse lote foram liberadas 1.275.298 restituições, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146 e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O dinheiro terá correção total de 4,93% referente à taxa Selic de maio a agosto e 1% de setembro.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do BB ou para o "BB responde" nos telefones 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na Internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico, disponível na Internet.