sexta-feira, 27 de março de 2009

Arcebispo Dom Celso José agradece homenagem do Legislativo

Em seu discurso de agradecimento, o arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva, que foi homenageado em sessão especial da Câmara, na noite desta quinta-feira (26), agradeceu a manifestação de carinho e amizade feita pelos vereadores e por dezenas de convidados.

Afirmou que sempre teve como exemplo maior o próprio Senhor Jesus Cristo, que foi amigo dos pobres e dos marginalizados pela sociedade. “Fico feliz em reencontrar tantos amigos que consegui durante os 20 anos em que morei aqui”, ressaltou.

O arcebispo destacou que, após 50 anos de serviço à Igreja Católica e ao próximo, tem o sentimento de gratidão a Deus e a todas as pessoas com as quais teve o privilégio de conviver. “Agradeço a todos, especialmente a esta Casa, pela homenagem”, declarou, agradecendo a presença de todos.

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Convidados especiais prestam homenagem ao arcebispo Dom Celso

Dezenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal na sessão que celebrou os 50 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva.









Cacilda Sales, que representou o Movimento de Leigos da Arquidiocese Vitória da Conquista, fez um resgate histórico do ministério sacerdotal de Dom Celso José, citando diversos textos da Bíblia em homenagem ao arcebispo. “Para mim foi um privilégio ter a relação de amizade com Dom Celso durante os 20 anos em que ele nos pastoreou aqui em Conquista”.




Hélio Ribeiro, destacou sua convivência com Dom Celso, especialmente na organização dos Cursilhos promovidos pela Igreja Católica. Ribeiro salientou o apoio decisivo que recebeu do arcebispo quando engajou na vida política. “Quero parabenizar Dom Celso pelos 50 anos de dedicação à nossa Igreja e pelo legado de testemunho e amor que deixou para todos nós aqui de Vitória da Conquista”.




Já o Pe. Estevam Santos, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Poções, destacou a trajetória episcopal de Dom Celso, desde sua ordenação em 1959 até sua transferência para a então diocese de Vitória da Conquista. “Tenho certeza que a presença de Dom Celso em Vitória da Conquista marcou positivamente o rebanho do Senhor aqui nesta cidade”.




O Pe. Uilton Pereira da Silva, vigário geral da arquidiocese de Vitória da Conquista, que representou o arcebispo Dom Luís Gonzaga Pepeu, ressaltou a grandeza de ser separado por Deus para o sacerdócio, mesmo com todas as fragilidades peculiares ao ser humano. “O Sacerdote está à serviço do Bom Pastor, que é o Senhor Jesus Cristo. Dom Celso completa 50 anos de serviço ao Reino de Deus”.




O professor e ex-prefeito, Dr. José Raimundo Fontes, parabenizou a Câmara pela homenagem prestada ao arcebispo, destacando que Dom Celso teve importante colaboração na construção de uma Vitória da Conquista melhor durante os 20 anos em que esteve à frente da diocese conquistense. “Esta homenagem é mais que justa”, afirmou.





O deputado estadual, Waldenor Pereira, parabenizou o vereador Gildásio Silveira pela iniciativa em homenagear Dom Celso e destacou a importância do arcebispo para a Igreja em Conquista e região. Para Pereira, a Igreja Católica em Vitória da Conquista foi privilegiada por ter sido pastoreada por Dom Celso por 20 anos.






Dom Zanoni Demettino Castro, bispo da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, afirmou que Dom Celso sempre pautou sua vida pelo serviço e amor ao próximo, se desprendendo das coisas materiais e priorizando o bem-estar espiritual de suas ovelhas. “Dom Celso é um exemplo para nós”.






O prefeito Guilherme Menezes afirmou que a homenagem que a Câmara fez ao arcebispo é um gesto simples, significativo e oportuno. Para o prefeito, a sessão serviu para relembrar a trajetória de Dom Celso enquanto líder da Igreja Católica em Conquista. “Eu tive a honra de ser prefeito de Vitória da Conquista no período em que Dom Celso foi bispo”, disse Menezes, destacando as ações do arcebispo durante os 20 anos em que morou na cidade.


Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

quinta-feira, 26 de março de 2009

Nota oficial sobre a micareta de Vitória da Conquista

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista vem a público informar que, em função dos desdobramentos imprevisíveis da crise financeira mundial e do volume de recursos financeiros aplicados, inclusive, na indenização dos contratos temporários não-renovados, a Administração Municipal não participará da Micareta no ano de 2009.

A crise, que afeta fortemente os municípios brasileiros, já apresenta efeitos como a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios/FPM, cujos resultados são, dentre outros, a diminuição do poder de investimento em atividades que exijam aplicação de recursos financeiros próprios do município.

A equipe econômica do Ministério da Fazenda começou a refazer a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano em razão da queda significativa (-3,6%) no último trimestre de 2008; além disso, a nova expectativa de crescimento econômico está levando o governo federal a rever o orçamento para 2009, promovendo cortes nas despesas correntes; a receita total do município de Vitória da Conquista, por exemplo, incluindo transferências constitucionais e voluntárias e mais a receita própria, no primeiro bimestre de 2009 teve uma redução de 16% (em relação ao primeiro bimestre de 2008.

O Governo Participativo, com a responsabilidade administrativa que marca suas sucessivas gestões, tem adotado várias medidas para contenção de gastos e manutenção da qualidade na prestação dos serviços públicos. Assim, dá prioridade, nessa fase inicial da Administração, aos necessários investimentos em saúde, educação, iluminação e limpeza pública de ruas, praças e feiras livres, obras de recuperação das estradas rurais e manutenção dos programas sociais, além de atender o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre as metas fiscais.

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

domingo, 22 de março de 2009

Encontro de Casais MFC (Momentos)

Foi realizado mais um encontro conjugal do Movimento Familiar Cristão (MFC). Nele o casal é chamado a se desvincular de tudo para repensar o relacionamento. Com essa finalidade, os participantes se dirigem ao Educandário Padre Gilberto e participam de diversas atividades na noite de sexta, tarde/noite de sábado e no domingo pela manhã. O Retiro é marcado por uma dinâmica diferente, pois não possui palestras e sim um reencontro com o matrimônio. O Encontro foi realizado nos dias 06, 07 e 08 de Março com a coordenação do M.F.C. área Catedral de Vitória da Conquista - Bahia.


"De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou".

William Shakespeare