sábado, 18 de dezembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 1,18-24)
Sábado, 18 de Dezembro de 2010
18 de Dezembro — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


18
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19
José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 1,1-17)
Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010
17 de Dezembro

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


1
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12
Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mensagem do Papa para o 44º dia mundial da paz

Foi apresentada hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial da Paz sobre o tema “Liberdade religiosa, caminho para a paz”. Participou da apresentação, entre outros, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

Na sua mensagem do ano passado o Papa Bento XVI lançou um apelo para “combater a pobreza” e “construir a paz”. O Santo Padre assinalou que a miséria, pisando os direitos de centenas de milhões de pessoas, favorece e agrava os conflitos. A mensagem denunciou ainda “o aumento da desiguldade entre ricos e pobres”. Um drama ainda mais inaceitável, advertiu o Papa, porque ocorre enquanto aumentam os gastos militares e não se interrompe a corrida armamentista.

Para combater a pobreza, foi a exortação do Papa Bento XVI, todos nós podemos fazer alguma coisa, em primeiro lugar, mudando “estilos de vida, modelos de produção e consumo”, bem como “as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades”.

Na mensagem, o Papa insistiu fortemente “no respeito pela criação”, auspiciando uma nova “responsabilidade ecológica” e uma nova solidariedade para com aqueles que vivem na pobreza. “Se você quiser cultivar a paz, proteja a criação” foi o tema do documento que recorda como hoje muitos conflitos surgem por razões ambientais, tais como o acesso aos recursos naturais. Bento XVI mostrou mais uma vez como é essencial a mudança no estilo de vida e auspiciou “a adoção de um modelo de desenvolvimento baseado na centralidade do ser humano”.

Fonte: Rádio Vaticano/Católica Net

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 7,24-30)
Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010
3ª Semana do Advento — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


24
Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Definido o tema da Campanha Missionária 2011

"Missão e Ecologia" é o tema da Campanha Missionária, para o mês de outubro de 2011. A Campanha, coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) tem como lema "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo" (Eclo 18,12b). Com o objetivo de iniciar a elaboração da Campanha, representantes de organismos ligados ao Conselho Missionário Nacional (Comina), reuniram-se na sede da POM em Brasília, no dia sete deste mês.

Para os organizadores a Campanha Missionária 2010 foi muito positiva a reunião com destaque para a produção da Novena em DVD que popularizou o tema e sensibilizou as comunidades. Segundo as POM, entre outros subsídios, foram distribuídos 120 mil exemplares do livrinho com a Novena e 12 mil cópias do DVD para todas as paróquias do Brasil.

Na opinião do diretor nacional das POM, monsenhor Daniel Lagni, que coordena os trabalhos, "a produção do DVD foi uma inovação muito acertada e bem recebida por todos. Isso é visível não só na avaliação feita pelas POM, mas na resposta concreta da coleta realizada no Dia Mundial das Missões. Por isso, em 2011, a iniciativa deve se repetir refletindo o tema Missão e Ecologia, em sintonia com a Campanha da Fraternidade", explicou.

O maior desafio continua sendo o de garantir a distribuição do material que, por vezes, fica empilhado nas dioceses e paróquias. As coletas do Dia Mundial das Missões, recolhidas pelos Diretores Nacionais das POM das nações, constituem o Fundo Universal de Solidariedade para financiar projetos de evangelização em diversos países do mundo.

Fonte: C.N.B.B.

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 7,19-23)
Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2010
3ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
19João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Papa cria nova diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo

O Papa Bento XVI fundou nesta quarta-feira, 15, a Diocese de Camaçari, no território demarcado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo ligada à Igreja Metropolitana.

O Santo Padre nomeou como primeiro bispo desta nova Diocese o Monsenhor João Carlos Petrini, então Bispo Auxiliar de Salvador.

Biografia de João Carlos Petrini

Monsenhor João Carlos Petrini nasceu em 18 de novembro de 1945 em Fermo, Itália. Depois do curso fundamental, frequentado entre 1965 e 1970, os estudos de Ciência Política foi realizado na Universidade de Perugia, Itália. Como membro do Movimento de Comunhão e Libertação foi enviado como missionário leigo ao Brasil, na Arquidiocese de São Paulo.

No Brasil frequentou a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Depois da ordenação, laureou-se em Ciência Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975 pela Arquidiocese de Fermo, e designado fidei donum pela Arquidiocese de São Paulo, e em 1988, pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Depois da ordenação sacerdotal, exerceu os seguintes cargos: em São Paulo foi assistente na Pastoral Universitária; em Salvador, Bahia, foi prefeito dos estudantes do Seminário São João Maria Vianney, membro do Conelho Presbiteral, vigário forâneo, assistente eclesiástico da fraternidade da Comunhão e Libertação em Salvador, assessor da Comissão Família e Vida da Conferência Episcopal Nacional, professor do Instituto Teológico São Bento, membro do Conselho Editorial da Revista “Análise e Síntese”, coordenador do curso de especialização em Ciência da Família na Universidade Católica de Salvador e diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para os estudantes de Matrimônio e Famíliam em Salvador, Bahia.

Em 12 de janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de Salvador, Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março de 2005.

Atualmente é membro da Comissão Episcopal da Pastoral para a Vida e a Família.

Dados estatísticos da nova Diocese de Camaçari

Superficie = 2.382 km2
População = 708.122 habitantes
Católicos = 481.523
Paróquias = 16
Sacerdotes = 20
Seminaristas = 15
Religiosos = 8
Religiosas = 47

Dados da Arquidiocese de Salvador depois do desmembramento

Superficie = 2.718 km2
População = 3.247.278 habitantes
Católicos = 2.208.149
Paróquias = 106
Sacerdotes = 175
Seminaristas = 49
Religiosos = 208
Religiosas = 624

Os municícios que formam o território da nova Diocese de Camaçari são: Camaçari, Candeiais, Dias D’Avila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Simões Filho e Terra Nova.

Por
Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 21,28-32)
Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010
São João da Cruz

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:
28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrepen­des­tes para crer nele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A felicidade que se busca no Natal - Presente algum poderá eliminar o vazio de nosso coração

É praticamente impossível não deixar de perceber que o Natal está chegando. As casas ganham uma ornamentação especial, árvores são iluminadas, jardins decorados e o comércio se movimenta traçando estratégias para melhores faturamentos. As pessoas se mobilizam de tal maneira que nenhuma outra celebração do ano parece igual. Os mais desavisados podem pensar que dezembro é o mês das festas. O comércio se desdobra em turnos de trabalho, promovendo competições, distribuindo prêmios por meio de sorteios, entre muitas outras ações.

Nas empresas, colaboradores brindam a chegada de mais um Natal, com festas, brincadeiras e troca de presentes... Toda essa movimentação parece revigorar nas pessoas a força de encontrar um sentido para suas vidas que, por muitas vezes, não passam de dias rotineiros, repletos de superficialidades, os quais se repetem por anos a fio.

Não é raro nós vermos pessoas reclamando ou tristes exatamente na noite em que a humanidade se rejubila com a graça que Deus dispensou à humanidade. Talvez, essas pessoas esperassem viver – na atitude de presentear e de serem presenteadas – o verdadeiro significado dos votos de felicidade expressos nos cartões ou nas frases, muitas vezes, repetidas quase que automaticamente. Para outras, os votos de felicidades são traduzidos na esperança de gozarem de muita saúde e muito dinheiro para realizar todos os sonhos de consumo.

Infelizmente, devido à necessidade de se alcançar a alegria vendida pelo mundo, muitos de nós mal nós damos conta da grandeza da oferta concedida por Deus a cada um de nós neste tempo. A felicidade que se busca não está contida num pacote ou, simplesmente, nos votos de dias sem preocupações, crises ou sofrimentos. Sabemos que presente algum poderá eliminar o vazio de nosso coração ou tirar a inquietude de nossa alma com as diversas preocupações e decepções. O grande diferencial que supre as lacunas de nossa alma e que revitaliza nossas forças, especialmente quando somos assolados pelas tempestades da vida, tem sido proclamado pela Igreja há mais de 2.000 anos.

Talvez esteja faltando em nossa vida – entre as atividades agendadas para o feriado de Natal – o compromisso de buscarmos viver o encontro com Aquele que é a salvação para ricos e pobres; brancos e negros; livres e cativos; e razão de toda existência. Em nossos dias, grandes transformações continuam acontecendo na vida daquelas pessoas que se dispõem a conhecê-Lo. Pois, ao vivermos uma experiência com Ele não nos encontramos com um personagem histórico que viveu há milhares de anos, mas com Alguém que vive e realiza prodígios na vida de quem O acolhe como Amigo.

Não se conhece alguém que, ao assumir a participação de Jesus Cristo na sua vida, tenha sido decepcionado ou abandonado às margens do caminho; ou que, ao ter clamado por Sua ajuda, tenha sido desprezado.

Neste novo tempo, em vez de permitirmos que o Menino Deus nasça numa manjedoura fria, que possamos testemunhar a alegria de acolher em nosso coração Aquele que pode preencher a nossa alma e nos propor um novo caminho em direção à almejada felicidade.

Abraços e votos de feliz Natal repleto de mudanças!

Foto
Dado Moura
contato@dadomoura.com
Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista.
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/dadomoura

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 21,23-27)
Segunda-Feira, 13 de Dezembro de 2010
Santa Luzia— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.
27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Confraternização Novos Amigos 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 11,2-11)
Domingo, 12 de Dezembro de 2010

3º Domingo do Advento
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4 Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9 Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.