sábado, 20 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 12,8-12)
Sábado, 20 de Outubro de 2012
28ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 12,1-7)
Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2012
São Paulo da Cruz


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3 Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4 Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 10,1-9)
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2012
São Lucas, evangelista


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 11,42-46)
Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2012
Santo Inácio de Antioquia


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45 Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 11,37-41)
Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012
28ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Câmara entrega Título de Cidadão Conquistense e Medalha do Mérito ao Padre Rafael


A Câmara Municipal homenageou nesta sexta-feira (12) o Padre Antônio Rafael do Nascimento com o Título de Cidadão Conquistense e com a Medalha do Mérito Legislativo. As honrarias foram entregues durante a celebração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Ginásio de Esportes.

O Título foi concedido pelos relevantes serviços prestados pelo presbítero durante o período em que atuou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, entre os anos de 1992 a 2001.

“Pe. Rafael coordenou o vicariato São Lucas, na função de Vigário Regional e teve uma participação destacada na organização de movimentos sociais, comunidades de base e criação das comunidades da Paróquia de Aparecida”, disse o vereador Gildásio Silveira (PT), autor da indicação.

Em julho deste ano, em Nápoles, na Itália, Pe. Rafael foi eleito Superior Geral da Congregação Vocacionistas, o que lhe valeu o reconhecimento dos vereadores que lhe concederam a Medalha do Mérito Legislativo.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), esta foi “uma clara demonstração do reconhecimento pelo trabalho destacado do Pe. Rafael, pela sua dedicação e responsabilidade, pelas suas significativas contribuições não somente à comunidade católica, mas à toda Vitória da Conquista”, finalizou.

Ainda participaram da homenagem os vereadores Alexandre Pereira (PT) e Lúcia Rocha (DEM).

Fonte: Camara de Vereadores

Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém

Uma leve brisa refrescou a multidão que assistia emocionada a missa que antecedeu o Círio de Nazaré, em frente a Igreja de Sé, na madrugada deste domingo (14), em Belém. Após a bênção final, milhares de pessoas participaram da procissão, que percorreu cerca de 3,6 km pelas principais avenidas da capital paraense até a Basílica Santuário. Por onde passava, a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi louvada e recebeu homenagens dignas de chefe de estado.

Ainda estava escuro quando a estudante Brenda Andrade, 20 anos, chegou na praça Frei Caetano Brandão para acompanhar o Círio. A jovem carregava um pé de cera para pagar uma promessa. Ela conta que a virgem de Nazaré intercedeu por ela em uma causa considerada impossível pela medicina. “Na véspera do dia das mães do ano passado torci o tornozelo, foi grave. No hospital, os médicos disseram que eu só voltaria a andar depois de dois anos”, explica Brenda. “Foi então que eu fiz a promessa: se ficasse boa, ia levar um pé de cera na procissão. Em outubro do mesmo ano eu já estava boa e pude pagar a promessa”, conta emocionada a estudante. “Foi ela que me curou, tenho certeza!”, afirma.

Terminada a missa, o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira conduziu a imagem peregrina até a berlinda para o início da romaria que, segundo a Diretoria da Festa, é a maior procissão católica do mundo. Os fiéis, que lotaram a praça em frente à Catedral, estenderam as mãos em sinal de devoção e entoaram o coro: “Viva Nossa Senhora de Nazaré!”.

Os promesseiros já aguardavam a berlinda chegar para atrelar a corda, símbolo da festa católica. Com o sol escondido entre as nuvens, Nossa Senhora de Nazaré foi a única a brilhar, todos os olhares estavam voltados para ela, todos os pedidos e todos os agradecimentos eram direcionados a ela.


Homenagens

Várias homenagens marcaram o caminho que a imagem peregrina faz por Belém. Cerca de 15 demonstrações de carinho e fé são tradicionais no trajeto do Círio de Nazaré. Os fogos dos pescadores do Ver-o-Peso e dos Estivadores deram início às homenagens, que seguiram pela avenida Presidente Vargas.

Uma das homenagens mais marcantes foi realizada por um banco. Com a chegada da berlinda em frente a empresa, uma chuva de pétalas de rosas nas cores branca e amarela caiu sob a berlinda e os peregrinos que a acompanhavam. A cantora Joanna  deixou os fiéis emocionados com o hino “Maria de Nazaré”.

“É um sentimento indescritível. Em nenhum lugar do mundo vemos isso. Quando ela passa, é difícil segurar... O que mais emociona é ver essa fé inabalável, gente feliz, o coração feliz!”, explica Joanna.

 Promesseiros da corda

Cerca de 7 mil devotos acompanharam a corda do Círio, um símbolo da procissão que conecta os devotos e a berlinda que carrega a imagem de forma umbilical. Caminhar na corda é sacrificante, e com fé inexplicável e aparentemente inabalável aquelas pessoas ganhavam força a cada minuto para puxar a corda da berlinda e fazer a procissão caminhar até o seu destino.

Rostos suados e aparentemente exaustos não condiziam com a força no braço dos fiéis, que erguiam a corda e cantavam com uma alegria de deixar quem assistia a cena de olhos marejados. Ao final, um sutil sorriso no rosto dos devotos expressava a sensação de dever cumprido. A corda que puxou a berlinda foi cortada a poucos metros antes do destino final, os promesseiros disputaram um pedaço para levar de recordação deste momento especial junto à virgem de Nazaré.

Após 6 horas de procissão, por volta das 12h30, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou a Praça Santuário, em frente a Basílica. O coordenador da festa retirou a pequena imagem da berlinda e a entregou ao arcebispo auxiliar, Dom Theodoro, que a conduziu, em um tapete vermelho, até o altar da praça, onde é realizada uma missa encerrando o Círio de Nazaré 2012.


Por Thais Rezende Do G1 PA
Foto: Ingrid Bico/ G1 PA - Gustavo Pêna/ G1 PA - Ingrid Bico/ G1 PA
Fonte: G1

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 11,29-32)
Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2012
Santa Teresa de Jesus


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 14 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 10,17-30)
Domingo, 14 de Outubro de 2012
28º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.
20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28 Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.