sábado, 28 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,35-41)
Sábado, 28 de Janeiro de 2012
Santo Tomás de Aquino

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 4,26-34)
Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2012
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aniversário de Casamento de Marcos & Adriana




Como é maravilhoso hoje agradecer a Deus por mais uma data a completar,
o dia em que um "sim" representou a vida de um casal.

Parabéns. Que essa união permaneça por toda a eternidade
e que as pedras pelo caminho sejam eliminadas com amor,
humildade e respeito.

Não deixe de lado a compreensão,
persevere para conquistar todos os objetivos da vida,
lute para vencer todos os obstáculos.

Admiramos e desejamos infinitas bençãos em suas vidas.

Parabéns, Marcos & Adriana
que o Senhor  possa cobrir vocês
com o manto sagrado e abençoar toda a trajetória de suas vidas.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 10,1-9)
Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2012
São Timóteo – São Tito


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 16,15-18)
Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2012
Conversão de São Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,31-35)
Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2012
São Francisco de Sales


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Feliz Aniversário Dom Zanoni!!

 Dom Zanoni de Castro, (Vitória da Conquista, 23 de janeiro de 1962), 
padre da ordem diocesana, é o terceiro e atual bispo da Diocese de São Mateus.


Nasceu no dia 23 de janeiro de 1962 na cidade de Vitória da Conquista. É Filho de Gildo Barbosa de Castro e Valdelice Demettino Castro. Estudou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus.

Após sua ordenação sacerdotal licenciou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1986. Desenvolveu as seguintes atividades: Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Itarantim (1987-1990); Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da Paróquia São José em Itapetinga desde 1998; Vigário Forâneo a partir de 2000; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral a partir de 2002; Vigário Geral (2002-2007); Professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; Professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal;participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano como convidado.

No dia 26 de junho de 2007 foi eleito Administrador Diocesano de Vitória da Conquista. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI terceiro Bispo da Diocese de São Mateus, no dia 3 de outubro de 2007, ano que completou 20 de sacerdócio. Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista e tomou posse da Diocese de São Mateus na Catedral Diocesana no dia 15 de dezembro de 2007 com o lema: "Ecce mitte me" (Eis-me Envia-me)

Fonte: Wikipédia

Hóstia: O que a palavra lhe sugere? - Os cristãos adotaram a palavra hóstia para referir-se ao Cordeiro

Certa vez, pensando sobre o "Sacramento da Caridade", me fiz a seguinte pergunta: Por que será que costumamos associar "eucaristia" com "hóstia".

Fala-se em adorar a hóstia, ajoelhar-se diante da hóstia, levar a hóstia em procissão (na festa de Corpus Christi), guardar a hóstia... Uma criança chegou certa vez para a catequista e perguntou: "Tia, quanto tempo falta para eu tomar a hóstia?" (Referia-se à primeira comunhão).

Tive então a idéia de ir atrás da origem da palavra "hóstia". Corri para um dicionário (aliás, vários), e me dei conta que esta palavra vem do latim. Descobri que, em latim, "hóstia" é praticamente sinônimo de "vítima". Ao animal sacrificado em honra dos deuses, à vítima oferecida em sacrifício à divindade, os romanos (que falavam latim) chamavam de "hóstia". Ao soldado tombado na guerra vítima da agressão inimiga, defendendo o imperador e a pátria, chamavam de "hóstia". Ligada à palavra "hóstia" está a palavra latina "hóstis", que significa: "o inimigo". Daí vem a palavra "hostil" (agressivo, ameaçador, inimigo), "hostilizar" (agredir, provocar, ameaçar). E a vítima fatal de uma agressão, por conseguinte, é uma "hóstia".

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 3,22-30)
Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2012
3ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,14-20)
Domingo, 22 de Janeiro de 2012
3º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


14
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
15
“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16
E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
17
Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”.
18
E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19
Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.