sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Doença atinge anualmente 250 mil pessoas

Domingo, 25 de janeiro, o mundo recorda os doentes de Hanseníase, comumente chamada de lepra. O Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os agentes de Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, lançou um apelo a não nos esquecermos destas pessoas.

O Dia Mundial dos Doentes de Hanseníase é um grande evento de solidariedade que quer levar ao centro da atenção internacional uma doença muitas vezes ignorada pelos meios de comunicação, e que ainda hoje, atinge anualmente mais de 250 mil pessoas, das quais 40 mil, crianças. Em uma mensagem, o Cardeal Barragán pede aos governos uma "atenção especial" às crianças doentes.

Socialmente falando, prossegue a mensagem, ainda existe certo temor, infelizmente gerado pela ignorância; um medo que provoca sentimentos de exclusão e muitas vezes de estigma em relação aos doentes, o que os torna ainda mais vulneráveis. Ao contrário, sugere o cardeal, é preciso oferecer informações corretas, amplas e difusas sobre a lepra e seus efeitos devastadores para suscitar a solidariedade ativa e fraterna, nas pessoas e na sociedade.

"Inspirando-se no exemplo de Jesus Cristo, médico do corpo e do espírito", afirma ainda o cardeal mexicano, "a Igreja sempre teve uma solicitude especial em relação aos doentes de lepra". A mensagem cita dois exemplos: o Bem-aventurado Padre Damien de Veuster, que deu sua vida pelos leprosos, e o jornalista católico Raoul Follereau, idealizador do Dia Mundial dos Doentes de Lepra, que rodou o mundo para sensibilizar a opinião pública sobre a dramática condição destes doentes.

No Brasil, temos o exemplo do Padre Bento Dias Pacheco, que no século XIX, ao assumir o comando da fazenda de sua família, entrou em contato com os escravos portadores deste mal e se aproximou desta realidade. A partir deste momento, optou por consagrar-se ao serviço dos leprosos da região, o que fez por 42 anos.

"É bonito, e consolador, frisa ainda a mensagem do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, constatar que desta luta ao mal de Hansen, participam associações e organizações não-governamentais que vão além das pertenças religiosas, ideológicas e culturais, encontrando-se todos na finalidade comum de levar aos doentes a oportunidade de readquirir o bem estar social, sanitário, e espiritual".

Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vaticano lança canal no Google

O Vaticano vai lançar, na próxima semana, um canal próprio no Google. O objetivo é disponibilizar diretamente discursos, imagens, gravações e notícias do Papa Bento XVI.

O projeto vai ser apresentado no próximo dia 23 de janeiro, durante uma conferência de imprensa, na qual o Vaticano vai apresentar a Mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Socais. A coordenação do canal Google é da responsabilidade da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano e do próprio Google.

Na ocasião vão estar presentes o diretor da Google, Henrique de Castro, e o diretor do Centro televisivo e da Rádio Vaticano, padre Federico Lombardi.

Este projeto expressa a vontade da Santa Sé de utilizar o potencial que a Internet dispõe. João Paulo II foi pioneiro ao disponibilizar, transmissão exclusivamente via Internet, um documento pontifício. Foi também o antecessor de Bento XVI a enviar a primeira mensagem escrita via telemóvel com pensamentos papais.

Bento XVI utilizou este recurso recentemente, quando enviou uma mensagem, em julho de 2008, a todos os jovens católicos que participavam da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Sydney, na Austrália.

Mensagem do Papa será dedicada às novas tecnologias

A mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações que se celebrará em 24 de maio deste ano, será dedicada às novas tecnologias e terá como Tema: "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura do respeito, do diálogo e da amizade".

A mensagem do Santo Padre será apresentada na próxima sexta-feira, 23, na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, e pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, Diretor da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano.

A Rádio Vaticano e o Centro Televisivo são protagonistas de uma nova iniciativa, em colaboração com Google, a empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, que será apresentada aos meios de comunicação.

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Transamérica Hits marca mais um golaço na sua programação.

A partir desse domingo a Galera Gol entra em campo para transmissão do Campeonato Baiano de Futebol 2009 acompanhando o nosso E.C. Vitória da Conquista.

A equipe formada pelo Narrador Walter Luis (foto) - O Fera da Bola, nos trabalhos de reportagem: Maciel Júnior e Neto Comander, José Nilton no plantão esportivo e Edmundo Vieira nos comentários, ainda conta com as participações especiais de Chico Medonho e Prof. Gilmar levando toda descontração a transmissão esportiva, a equipe tem a coordenação geral de Mário Borim e na equipe técnica Paulo Bola e Gilmar Cardoso.

A equipe Gol promete ainda muitas novidades durante as transmissões, portanto apartir desse domingo é só sintonizar e conferir nos 100,1 da Rádio Transamérica Hits.

Fonte: Blog do Anderson