sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CNBB pede fim da corrupção e aprovação do Ficha Limpa


O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) divulgou na tarde desta quinta-feira, 10, uma nota exigindo “um basta à vergonhosa situação de corrupção” que atinge o país. O Conselho iniciou na quarta-feira sua última reunião do ano, na sede da Conferência dos Bispos, em Brasília.

Os bispos se referiram também às denúncias de corrupção no governo do Distrito Federal “em que agentes públicos, eleitos para promover o bem comum, são descobertos repartindo o fruto de seu crime”.

O Conselho condenou a oração feita por alguns dos envolvidos no esquema da propina. “Causa-nos repulsa mais ainda quando tais pessoas unem-se numa blasfêmia em forma de oração como a pedir que Deus lhes seja companheiro no roubo praticado”.

Os bispos reafirmaram a necessidade do Congresso discutir e aprovar o projeto de lei de iniciativa popular, que recolheu 1,5 milhão de assinaturas, propondo a inelegibilidade de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves e por parlamentares que renunciam ao mandato para não serem cansados.

“A corrupção deturpa a democracia que tem no povo o princípio do poder”, diz a nota.

Fonte: C.N.B.B.