quinta-feira, 24 de julho de 2008

A esperança é o combustível da vida

Vida sem sabor é uma vida sem perspectivas de quem se cansou de tentar

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa. Interessante observar que quem perde a esperança mais profunda perde o sentido de sua vida; sem esperança viver não tem sentido. O próprio antônimo dessa palavra é DESESPERO, ou melhor, a perda quase que em estado definitivo da esperança. E este [desespero] é capaz de corroer o coração.

A esperança é a vacina contra o desânimo e contra a possibilidade de invasão do egoísmo, porque apoiados nela nos dedicamos à construção de um mundo melhor. A perda da esperança endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos, deixa a vida cinza, faz a vida perder parte do seu sabor. Porém, todos os dias somos atingidos por inúmeras situações que podem nos desesperar.

A esperança é o combustível da vida, a forma de mantê-la viva é não prender os olhos nas tragédias, pois a cada desgraça que contemplamos corremos o risco de perdê-lo [combustível]. Existe na mitologia grega a presença de uma figura interessante: uma ave chamada fênix, que quando morria entrava em autocombustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. A fênix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.

A impressão causada em outros animais por sua beleza e tristeza chegava a lhes provocar a morte. Nossa vida passa por este processo várias vezes num único dia, ou seja, sair das tragédias para contemplar a beleza que não morreu, a vida que existe ainda, como fazia essa ave mitológica. Alguns historiadores dizem que o que traria a fênix de volta à vida seria somente o seu desejo de continuar viva, depois de completar quinhentos anos elas perdiam o desejo de viver e aí se morressem não mais reviviam. O desejo de continuar a viver era sua paixão pela beleza, que é a vida.

Vida sem sabor é uma vida sem perspectivas; quem cansou de tentar, cansou de lutar e desistiu de tudo, uma vida que apenas espera o seu fim, por pensar que nada que se faça pode mudar coisa alguma. Quem perdeu a capacidade de sonhar, o desejo de felicidade confundiu-se com a utopia. Felizmente não existe motivo para desanimar, lembrando as palavras de São Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Não falamos aqui de qualquer esperança, mas da autêntica esperança, que não se apóia em ilusões, em falsas promessas, que não segue uma ilusão popular em que tudo se explica.

A esperança verdadeira, vinda de Deus, é uma atitude muito realista, que não tem medo de dar às situações seu verdadeiro nome e tem sempre Deus como fator principal. Não tem medo de rever as próprias posições e mudar o que deve ser mudado.

À medida que perdermos ilusões e incompreensões temos o espaço real no qual pode crescer a esperança, que nada mais é do que a certeza de que tudo pode ser melhor do que o que já vemos. E o desejo de caminhar na direção da vida, atraídos pela sua beleza que no momento pode somente ser sonhada, mas é contemplada pelo coração.

O homem pode ser resistente às palavras, forte nas argumentações, mas não sobrevive sem esperança. Ninguém vive se não espera por algo bom, que seja bem melhor do que o que já conhece, já possui ou já experimentou. Deus alimenta nossa vida por meio da esperança!

Por: Pe. Xavier
http://blog.cancaonova.com/padrexavier

Antigo manuscrito da Bíblia estará disponível na internet

Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, uma das cópias mais antigas da Bíblia se tornará globalmente acessível via internet pela primeira vez nesta semana. A partir de quinta-feira, partes da Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estarão disponíveis na web, afirmou a Universidade de Leipzig (Alemanha), um dos quatro conservadores do texto antigo.

Imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão em www.codex-sinaiticus.net, num primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho próximo.

Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que a publicação online do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão, acrescentou.

Especialistas acreditam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia, afirmou Schneider. "Acho que é fantástico que graças à tecnologia agora podemos tornar acessíveis os artefatos culturais mais antigos -- aqueles que de tão preciosos não poderiam ser vistos por ninguém -- numa qualidade realmente alta", explicou Schneider.

Fonte: Globo Notícias

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mutirão para entrega de 1,7 milhão de cartas na Bahia

Os carteiros baianos começam nesta terça-feira, 22, um mutirão para entregar as 1,7 milhão de correspondências em atraso. Desde 1º de julho a categoria estava em greve e retoma o trabalho amanhã, depois de conquistar alguns benefícios. Cerca de 85% do material acumulado é de Salvador. Por isso, todos os carteiros terão de trabalhar duas horas a mais durante a semana para entregá-las. Nos sábados e domingos um efetivo maior de carteiros será deslocado para que o estoque seja desfeito em até dez dias.

O retorno ao trabalho foi decidido na manhã desta segunda, em assembléia na antiga sede dos Correios, no Comércio. Na ocasião, os trabalhadores dos Correios na Bahia aceitaram a decisão tomada no último sábado em Brasília, quando representantes da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) chegaram a um acordo junto com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (Fentect).

Em todo País, foi estabelecido um abono de 30% no salário-base de 43 mil carteiros nas áreas de distribuição e coleta externa. Aos demais trabalhadores da distribuição e aos atendentes em guichê de agência, a empresa manterá um benefício de R$ 260.

EFETIVO – De acordo com o diretor-regional dos Correios, Cláudio Garcia, cerca de 1.100 carteiros estavam de braços cruzados em Salvador e Região Metropolitana, além das cidades de Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

“Agora teremos de trabalhar muito diante da demanda em atraso. Só não foi pior porque 30% dos funcionários não aderiram a greve", pontua Garcia.

Apesar da aparente tranqüilidade na relação trabalhista, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba), Reinaldo Leal, lembra que existem duas pendências: o projeto de participação nos lucros e o Plano de Carreiras, Cargos e Salários.

Sobre a participação nos lucros, o sindicalista lembra que a categoria irá continuar negociando para que haja uma distribuição de renda igual para todos. Hoje, a participação nos lucros é maior para os gestores e menor para o trabalhadores da área operacional.

Outra cobrança é a implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários. "O plano foi aprovado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. É a única chance do funcionário progredir na empresa. Hoje, os carteiros não conseguem ser promovidos a cargos técnicos e administrativos", completa.

NEGOCIAÇÕES – A presidente do Sincotelba, Simone Lopes, afirma que em agosto os representantes dos Correios voltam a se reunir com a Fentect para discutir os itens em aberto. Sobre os dias de paralisação, ficou acertado que os grevistas não serão descontados, uma vez que o período de greve será compensado durante o mutirão com um banco de horas.

Outra reclamação é que, durante os dias de greve, os trabalhadores tiveram benefícios cortados, como a gratuidade no cartão de meia-passagem (Salvador Card) e o vale-alimentação.

No entanto, os representantes dos Correios garantiram que esses itens serão devolvido assim que os funcionários voltarem aos seus postos de trabalho.

“Fica um saldo positivo nessa greve. Os trabalhadores perceberam que as reivindicações são justas, em especial o plano de cargos e salários", completa a presidente do Sincotelba, Simone Lopes.

Fonte: A Tarde

Madri é escolhida para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude

“Chega agora o momento de vos dizer adeus, ou melhor, até logo. Agradeço-vos por terem participado na Jornada Mundial da Juventude de 2008, aqui em Sydney, e espero que voltemos a nos ver em três anos”, disse Bento XVI ao se despedir dos mais de 200 mil jovens que participaram da XXIII Jornada Mundial da Juventude em Sydney. “A Jornada Mundial da Juventude de 2011 acontecerá em Madri, na Espanha”, anunciou Bento XVI sob a explosão de gritos e aplausos de milhares de espanhóis que balançaram bandeiras vermelhas e amarelas.

O anúncio foi feito neste domingo, 20, após a missa de encerramento da JMJ, que teve inicio no dia 15. Esta será a segunda vez que a Espanha aconherá os jovens para o encontro com o papa. Em 1989, Santiago de Compostela sediou o evento que teve a presença do papa João Paulo II.

Fonte: CNBB

Trabalhadores dos Correios fazem assembléias

Os trabalhadores dos Correios em todo o país fazem assembléias hoje, 21, para decidir se aceitam ou não os termos do acordo firmado no sábado, 19, à noite pelo Ministério das Comunicações, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e lideranças sindicais para o fim da greve da categoria, que completa 22 dias.

A proposta prevê pagamento, em definitivo, de 30% do salário-base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008. Aos demais empregados que trabalham na distribuição e aos atendentes em guichês de agências, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260,00.

Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008, o assunto volta a ser discutido em agosto. Também foi acordado que não haverá descontos dos dias parados e que o crédito do vale-refeição/alimentação/cesta será feito após o encerramento da greve.

Hoje, o Ministério das Comunicações, a ECT e Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) encaminham o texto do acordo para homologação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Fonte: AGência Brasil

É lançada campanha nacional pelo aumento de doação de sangue


Apenas 1,8% da população brasileira tem o hábito de doar sangue.
Segundo a OMS, o ideal é que 3% a 5% das pessoas de país sejam doadores.


Com o slogan "Ajudar está no sangue", o Ministério da Saúde lança hoje, 20, uma campanha para ampliar e tornar freqüente a doação de sangue no País. Segundo dados do ministério, no Brasil, apenas 1,8% da população adulta faz doações regulares de sangue, quando o ideal, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é que de 3 a 5% da população de cada país seja doadora.

Para divulgar a campanha, o Ministério da Saúde vai veicular filmes na televisão e nos cinemas e também spots em rádios das capitais e do interior dos estados. Também serão distribuídos folhetos informativos nos hemocentros de todos os estados da federação.

Conscientização

"Nós temos que, de um lado, fazer com que as pessoas que já são doadoras mantenham esse hábito de generosidade, mas também outro grande desafio é fazer com que pessoas que nunca doaram passem a ser doadores", enfatizou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao falar sobre o lançamento da campanha na última sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro.

Temporão destacou, ainda, que no Brasil faltam doadores pois a demanda cresce em proporções muito maiores. "O país precisa de um estoque estratégico de sangue para o atendimento das mais variadas patologias. Além disso, o sangue também é muito importante no seu fracionamento, de onde se tira imunoglobulinas e plasma, fatores de coagulação que também são utilizados no tratamento de outras doenças".

Para a chefe do setor de Hemoterapia do Instituto de Hematologia do Rio de Janeiro, Ester Lopes, a Campanha Nacional de Doação de Sangue é uma estratégia do governo para evitar a evasão de doadores em função da campanha de vacinação contra a rubéola, que será iniciada em 9 de agosto.

Ela explicou que ao receber a vacina, a pessoa não pode, pelo menos por um mês, fazer doação de sangue, o que provoca uma queda acentuada no número de doadores, como aconteceu em maio do ano passado, quando foi realizada a campanha de vacinação contra a rubéola.

"Para este ano, a queda será maior ainda, já que o foco da campanha contra a rubéola são os homens com idades entre 20 e 39 anos, justamente o nosso maior público doador. Assim, para evitar esta evasão, nós do Hemocentro já iniciamos uma busca a doadores e logo no início do mês de agosto, quem doar sangue já vai receber a vacina no posto onde fizer a doação", acrescentou.

Fonte: Agência Brasil