sábado, 2 de abril de 2011

Assessora da CNBB fala da presença da Igreja no mundo universitário

Assessora nacional do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia. Foto: Zé Silva

Aconteceu hoje (02), às 15h, um encontro no Auditório Geisa Pithon da Paróquia Nossa Senhora das Graças, um encontro com a assessora nacional do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, para falar sobre o papel da Igreja Católica frente aos estudantes universitários, através da Pastoral Universitária e sobre o Encontro Baiano de Universitários Católicos, que vai acontecer no mês de outubro, em Salvador.

A Pastoral Universitária representa a presença da Igreja no meio universitário: “realizamos um acompanhamento na comunidade acadêmica, com a intenção de mostrar aos estudantes como levar e viver a fé na academia”, comenta irmã Eugênia. Ela explica que muitos jovens engajados de paróquias católicas, quando chegam à universidade se deparam com dúvidas, advindas do próprio estudo, com preconceitos em relação à instituição da igreja. “Por isso ajudamos esse jovem a renovar sua fé, mostrar a ele, que é possível estabelecermos um diálogo entre a razão e a fé”, fala irmã Eugênia.

Jovens universitários no encontro de hoje
discutiram sobre a Pastoral Universitária. Foto: Zé Silva

A assessora da CNBB comenta que são os jovens universitários os detentores do saber: “são eles que poderão nos ensinar com seus estudos. Se pudermos unir o saber deles com a fé, atingimos nosso objetivo”. Segundo irmã os trabalhos da Pastoral Universitária pretendem mostrar aos jovens a presença da igreja em sua caminhada acadêmica: “gostaríamos que a fé católica pudesse contribuir com a qualificação da educação brasileira, uma qualificação integral, que é aquela que não visa apenas os conhecimentos tecnicistas, mas para além disso: a humanização do saber”, fala a irmã.

Encontro Baiano de Universitários Católicos

Coordenador da Pastoral Universitária em Salvador, Padre Carlos André.
Foto: Zé Silva

O Coordenador da Pastoral Universitária em Salvador, Padre Carlos André, fala sobre o Encontro Baiano de Universitários Católicos, que vai acontecer em outubro deste ano, em Salvador, e explica que o encontro é fruto de outro encontro que aconteceu em nível nacional no ano passado: “quisemos aproveitar a experiência do ano passado e colocar em prática agora a nível regional”. Para o Padre Carlos André, o encontro é um momento importante para se fazer novos contatos com pessoas que já atuam no ambiente universitário, a partir de um referencial cristão.

Segundo o Padre, o encontro se resume numa discussão baseada no tripé: religioso-espiritual; humano-afetivo; político-social. “Queremos dialogar sobre a conexão de vidas na era do saber, sobre o encontro entre fé e razão. As pessoas devem compreender que eu posso crer na minha fé de modo que a minha razão não precisa ser anulada”, fala Padre André.

Para a estudante do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba, campus de Salvador), Joyce Amorim, o encontro é um momento para conhecer outros jovens engajados e perceber que não se está sozinho nessa caminhada: “é importante saber que existe outras pessoas interessadas em discutir fé e razão no ambiente da universidade. Conhecer essas pessoas, fazer essas redes de relacionamento nos dá mais ânimo para nos aprofundar nas questões da fé”, fala a jovem.

Encontro Arquidiocesano de Estudantes Universitários

Pároco da Igreja N. Sa. Das Graças, Padre João Santos Cardoso
fala sobre o Encontro em Conquista. Foto: Zé Silva

A Arquidiocese de Vitória da Conquista não fica de fora das discussões que acontecem a nível nacional, por isso, nos próximos dias 09 e 10 de abril, acontecerá o Encontro Arquidiocesano de Estudantes Universitários, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Pautado no tema “Viver como cristãos” e no lema “Ninguém se engane com filosofias e vãos sofismas (Cl 2,8)”, o evento está sendo programado para um público-alvo de 200 estudantes universitários DA arquidiocese de Conquista e de outras dioceses da Bahia. Os interessados podem fazer a inscrição e conhecer maiores detalhes da programação do encontro no site da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Por Laís Vinhas

Fonte: vitoriadaconquista.com.br

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 18,9-14)
Sábado, 2 de Abril de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13
O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 12,28b-34)
Sexta-Feira, 1 de Abril de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32
O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 11,14-23)
Quinta-Feira, 31 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16
Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18
Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 5,17-19)
Quarta-Feira, 30 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 29 de março de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 18,21-35)
Terça-Feira, 29 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22
Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26
O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28
Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que ele pagasse o que devia.
31
Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35
É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 4,24-30)
Segunda-Feira, 28 de Março de 2011
3ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga:
24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 27 de março de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 4,5-15.19b-26.39a.40-42)
Domingo, 27 de Março de 2011
3º Domingo da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
8
Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
10
Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
11
A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
13
Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
15
A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
21
Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23
Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25
A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”. 39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.