sábado, 8 de março de 2008

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Maria, Maria, é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria, mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania de ter fé na vida
(Milton Nascimento - Maria, Maria
Milton Nascimento E Fernando Brant)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Grupo Novos Amigos visitou a COTEFAV

O tempo passa, as coisas mudam, os sonhos se realizam, as vitórias são conquistadas. Já é uma realidade a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança.Ao longo da história da humanidade, o uso de substâncias psicoativas está presente tanto em nível espiritual quanto em nível terapêutico ou mesmo lúdico. Porém, o uso dessas substâncias, ou melhor, o abuso vem tomando proporções alarmantes, verificadas nas várias interfaces sociais: no trabalho, na família no trânsito, na disseminação do vírus HIV, no aumento da criminalidade etc.Tudo isso se traduz em "Custos Sociais" que poderiam ser direcionados para outras áreas. Não há como mensurar o sofrimento das pessoas envolvidas neste flagelo.Esta com certeza é uma missão árdua que só será possível com a união de todas as esferas da sociedade.
A COTEFAVE é um passo para a esperança

A Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança, é uma entidade que assiste de modo intensivo, pronto, especializado e, principalmente humano, todos aqueles que ali são ingressados para tratamento do abuso do álcool e outras drogas, buscando a partilha solidária das necessidades, dos problemas, das tarefas e das soluções dos problemas.Sem, contudo discriminar, cor, raça, sexo, ideologia política e sem perder o seu caráter ecumênico, porém despertando o sentido religioso para uma vivência da espiritualidade que motiva o encontro com o Deus da vida, do acolhimento e da misericórdia. É uma entidade sem fins lucrativos (filantrópica) com a iniciativa da Arquidiocese com ajuda da Comunidade e outras entidades.


COTEFAVE - COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAZENDA VIDA E ESPERANÇA

INSCRITO NO CNPJ: 05.264.921/0001 - 85

ENDEREÇO: KM 2 DA RODOVIA MUNICIPAL BARRA DO CHOÇA - SOSSEGO.

CIDADE: BARRA DO CHOÇA - BA.

ESCRITÓRIO DE TRIAGEM: PRAÇA JOÃO GONÇALVES, 156 - CENTRO

CAIXA POSTAL: 280

CEP: 45.015-210

CIDADE: VITÓRIA DA CONQUISTA - BA.

DIRETOR GERAL: PADRE. EDILBERTO ARAÚJO AMORIM

FONES: (77) 8108-7751 E 3422-9387

SITE: http://www.cotefave.org.br

E-MAIL: cotefave@clubenet.com.br




Hoje vai ser uma festa!!!!!

Elís (Aniversariante de hoje 07/Março/2008)
.
Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar, e os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja
Sempre doce emoção
Bate, bate palma
Que é hora de cantar
Agora todo juntos vamos lá
Parabéns, parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz
Parabéns, parabéns
Cante novamente
Que a gente pede bis!
É big, é big, é big, é big, é big
É hora, é hora, é hora, é hora, é hora
Rá tim bum!

Feliz Aniversário!!!!!!!
Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

Coletânia Novos Amigos

Cantora: Maria Bethânia

Musica: Lábios de Mel

Indicação: Flaulles (Prof. Pardal)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Melhor Mel do Brasil

O mel produzido na Região Sudoeste da Bahia atingiu nota máxima em qualidade novamente. Desta vez o reconhecimento veio em um evento de porte nacional. O prêmio de primeiro lugar na categoria mel de abelhas foi recebido pelo apicultor Luiz Jordans durante o III Encontro Nacional dos Apicultores Produtores de Pólen e IV Seminário de Própolis do Nordeste, realizado em Ilhéus/ BA entre os dias 24 e 26 de outubro.

A amostra coletada na Fazenda Nova Estância em Barra do Choça, onde fica a produção da Apis Jordans, concorreu com os melhores produtos da Bahia, do Nordeste, além de representantes de estados de outras regiões do país. Após testes de laboratório que analisam propriedades como coloração, aroma e sabor, os especialistas concederam à Apis Jordans o título de melhor mel de abelhas.

A presença de autoridades e de pesquisadores renomados em apicultura no Brasil atestou o alto nível técnico do evento e do concurso, a exemplo do Dr. José Gomercindo Cunha, Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, Lucimar Peres, da Universidade Estadual de Maringá/ PR e Lígia Bicudo, da Universidade de São Paulo



Coletânia Novos Amigos

Cantor: Xangai

Musica: Galope a Beira Mar Soletrado

Indicação: Alan Violeiro



CERIS alerta para comercialização indevida do Anuário Católico

A Diretoria do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), organismo responsável pela elaboração e publicação do Anuário Católico, comunica que ninguém está autorizado, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ou pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a comercializar qualquer versão do Anuário.

Esse esclarecimento por parte do CERIS, organismo criado pela CNBB e pela CRB em 1962, se deve ao fato de ter aparecido no mercado uma versão atualizada e informatizada do Anuário Católico, oferecida às Igrejas de todo o país. O CERIS informa que brevemente será lançada a versão atualizada do livro e que todos devem aguardar sua nova publicação.

Publicado pela primeira vez, em 1965, o Anuário Católico contém os nomes e endereços de todos os bispos, padres, religiosos e religiosas, diáconos, dioceses, paróquias, congregações e institutos da Igreja no Brasil. O Anuário Católico “se constitui no principal instrumento de identificação, registro e estatística da Igreja Católica em nosso país”, lembra a apresentação da edição de 2003.
.
Fonte: CNBB
Local:Brasília (DF)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Páscoa (Por Frei Ildo - Paraná)

A história da Festa da Páscoa na Bíblia é muito antiga. Páscoa era a festa dos pastores de ovelhas, que sacrificavam um animal novo, para obter a fecundidade e a proteção dos rebanhos. Outra festa era dos Ázimos, celebrada pelos agricultores, por ocasião da primeira colheita. Comiam os primeiros frutos, com pão sem fermento para lembrar que tudo era novo e sem nada de velho.
Em Ex 12,1ss temos a celebração da Páscoa (junto com a Festa dos Ázimos). Foi celebrada, às pressas, antes da partida do Egito, rumo à Terra Prometida. Comeram de pé, com o cajado na mão, prontos para partir.
.
O verbo hebraico Pesah, pode significar pular e também passar. Deus “pulava” a casa onde a família estivesse celebrando a Páscoa. Depois passou a significar “passagem” da terra do Egito para a Terra Prometida; da escravidão para a libertação. Além de Ex 12-15, outros textos bíblicos lembram a festa: Ex 23,14-15; Ex 34,18; Lv 23,5-8; Nm 28,16; Ez 45,21. Em Nm 9,2-14 são mencionados os requisitos de pureza para a festa. Era celebrada no Templo e também nas casas.
.
No início da celebração o menino pergunta ao pai: “Por que esta noite é diferente das demais? Por que em todas as outras se come o pão fermentado e nesta noite o pão sem fermento? Por que nesta noite comemos as ervas amargas? Por que em todas as outras noite comemos sentados e nesta noite comemos de pé? ”. A própria celebração responde às quatro perguntas. “Foi porque um dia nós, os hebreus, éramos um povo escravo no Egito e Deus se lembrou de nós, Ele interveio a favor do seu povo e os levou para uma terra nova. Deus libertou o seu povo das mãos do opressor” (cf. Ex 12,26-27; Dt 6,20-23). Assim, cada hebreu lembra a saída do Egito como se fosse a sua própria saída. “Éramos escravos no Egito, hoje somos servos do Senhor”.
.
Celebra-se a festa comendo o cordeiro, pães ázimos, ervas amargas e quatro copos de vinho. O cordeiro lembra que Deus poupou a casa dos hebreus, que estava marcada com o sangue, e passou adiante. Os pães ázimos lembram a pressa da saída do Egito, sem tempo para deixar levedar o pão. As ervas amargas lembram como os egípcios haviam tornado amarga a vida dos hebreus, com os duros trabalhos (Ex 1,14). O vinho lembra a alegria da libertação.
.
Jesus também celebrou a Páscoa. O cristianismo deu a ela outro sentido: Cristo, Cordeiro de Deus, é imolado (a Cruz) e o pão e o vinho (a nova Ceia), se transformam em seu Corpo e Sangue, e como no quadro da Páscoa judaica, temos a Semana Santa. Na Páscoa temos a instituição da Eucaristia que é o centro da liturgia cristã, que se organiza ao redor da Missa, sacrifício e redenção. Cristo é o verdadeiro cordeiro pascal (Jo 19,36): “Cristo, nossa Páscoa, foi imolado” (1Cor 5,7). Ele destruiu o antigo fermento do pecado e tornou possível uma nova vida simbolizada na Eucaristia (pão sem fermento); é a Páscoa definitiva que nos convida à nova vida (cf. 1Cor 5,9-10).
.
Páscoa é, portanto, a passagem da morte para a Vida. É isso que a Ressurreição ensina: Jesus vence a morte. A morte não é o fim. Não tem a última palavra. Mas é Deus que ressuscita Jesus e vai nos ressuscitar também. Assim, a Páscoa se torna a “passagem” para a vida nova! É Jesus que nos fez passar da morte para a vida! Hoje celebramos a Páscoa como a passagem da morte para a vida; das trevas à luz; da guerra à paz; da doença à saúde, de todas as situações de opressão para a liberdade e a esperança!

Nunca perca sua alegria

A primeira coisa que acontece quando estamos afastados de Deus é perder a alegria. Assim, a vontade divina do “estai sempre alegres” não é realizada. É nesse momento que a tristeza nos “pega”. Mas, no momento em que fazemos as pazes com o Senhor, a alegria invade nosso coração novamente.

É a própria Palavra de Deus que nos afirma “a alegria é um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna longa a sua vida” (Eclo 30, 23b-c). Essa é uma grande verdade.

O grande risco é que o contrário também é verdadeiro, já que a conseqüência das decepções e tristezas é a morte. Por isso, a Palavra de Deus nos ordena: “Afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos” (Eclo 30, 22-27).

Para estar sempre alegre, é necessário dar graças em tudo e orar sem cessar. Assim, você ficará cheio de vida e a tristeza passará bem longe. Fomos criados para o louvor, a adoração e a ação de graças. Portanto, nada nos satisfaz realmente, a não ser as “coisas do alto”. Esse é o maior desejo do coração de Deus a nosso respeito. “Estai sempre alegres, orai incessantemente, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito” (1 Tes 5, 16-18).

Como nos ensina Jesus, enquanto estivermos na terra, problemas sempre existirão. Pode ser que falte tudo: dinheiro, saúde e até comida. Só não pode faltar alegria, porque ela é a força que mantém a família unida.
Não perca nunca a alegria!
.
Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib (Canção Nova - Cachoeira Paulista - SP)



terça-feira, 4 de março de 2008

Árvore de Amigos

Maísa Ferraz (Aniversariante de hoje 04/Março/2008)


Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

A todas elas chamamos de amigo.
Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo, mãe.
Mostram o que é ter vida .
depois vem o amigo irmão,
com quem dividimos os nossos espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas,
a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos,
aos quais não sabemos que iam cruzar os nossos caminhos.
Muitos desses são denominados amigos do peito, do coração.

São sinceros, são verdadeiros.

Sabem quando não estamos bem,
sabem o que nos fazem feliz...

Mas também há aqueles amigos por um tempo,
talvez umas férias ou até mesmo um dia ou uma hora.
Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face,
durante o tempo em que estamos por perto.

Falando em perto, não pudemos esquecer dos amigos distantes.
Aqueles que ficam nas pontas dos galhos,
mas que, quando o vento sopra,
sempre aparecem novamente entre uma folha ou outra.

O tempo passa,
o verão se vai,
o outono se aproxima,
e perdemos algumas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.

Mas o que nos deixa mais feliz
é que os que caíram continuam por perto,
continuam alimentando a nossa raiz.

Te adoro, amigo.
Mensagem do Grupo Novos Amigos.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Comitê brasileiro cria banco de leite para ajudar mães da África

A infância africana encontrou um salva-vidas para não sucumbir a uma doença silenciosa. Em combate à disseminação do vírus da Aids aos recém-nascidos, o Comitê brasileiro de luta contra a doença criou um banco de leite materno destinado às mães soropositivas de Cabo Verde.

A iniciativa faz parte de um programa de colaboração com a África que já envia medicamentos e oferece assistência especializada às gestantes infectadas. Uma soma de instrumentos de prevenção para que, em 2010, todas as mulheres grávidas de Cabo Verde consigam diagnosticar a doença e ainda seguir os cuidados indicados.

O problema também afeta o Quênia. Em outubro de 2006, 64 mil mulheres tiveram resultado positivo ao teste de pesquisa de anticorpos do anti-vírus do HIV. Uma difusão que chega aos 7,7% entre as mulheres e que atinge diretamente os filhos. Pesquisas do Conselho Nacional de Controle indicam que a taxa de difusão do HIV e Aids diminuiu 6,1 por cento no país, mas que 39 mil crianças, hoje, precisam de remédios para controlar a doença, sem falar nos mais de um milhão de órfãos em conseqüência da epidemia.

A nação africana é a mais atingida, principalmente pela pobreza que assola o país, que é um dos fatores predominantes para disseminação da doença. A ONU alerta que, a cada minuto, uma criança menor de 15 anos morre de Aids e que o número de órfãos pode aumentar para 18 milhões em 2010, com um crescimento de 10 por cento ao ano.

O impacto social e econômico das nações atingidas poderá ser tão grande quanto as conseqüências do superaquecimento do clima. A situação alarmante é sempre foco de debate em conferências organizadas por instituições não-governamentais em todo o mundo.

Entrega da declaração do IR 2008 já pode ser feita

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2008 de pessoas físicas começa hoje, 3, e vai até 30 de abril. Neste ano, a Receita anunciou alterações como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado. Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.

O contribuinte terá à disposição, pela internet, um sistema de consulta para verificar o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007. Os ajustes para oferecer o serviço pela internet estão sendo finalizados por técnicos da Receita Federal. A estimativa da Receita é que o sistema esteja funcionando até a próxima sexta-feira (7).

Segundo informações da assessoria de comunicação da Receita Federal, a consulta pela internet estará atrelada a uma série de perguntas pessoais que o contribuinte terá que responder. Depois de validar os dados, o contribuinte só terá acesso ao número do recibo da declaração entregue no ano passado, já que os extratos com declarações anteriores só estão disponíveis para quem tem certificado digital.

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro manifestou-se contrário à exigência da apresentação do número do recibo da declaração de 2007 para a entrega da declaração do imposto de 2008 e encaminhou à Receita, no último dia 26, pedido de suspensão da obrigatoriedade. O órgão chegou a alertar a Receita sobre um possível questionamento judicial.

O autor da solicitação, o procurador da República Gustavo Magno Albuquerque teme que haja grandes filas nas unidades da Receita Federal e argumenta que a exigência pode acarretar prejuízos à arrecadação e também aos contribuintes. A declaração do IR 2008 tem que ser entregue até 30 de abril. O contribuinte que entregar depois do prazo fica sujeito a multa e juros sobre o atraso no pagamento.

No ano passado, a Receita recebeu 23,2 milhões de declarações. A expectativa para 2008, de acordo com o coordenador nacional do Programa de Imposto de Renda, Joaquim Adir, é de que sejam entregues 24 milhões. A estimativa é que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração do imposto de renda. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios.

Entre os que devem declarar estão os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 15.764,28 e os que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
Utilize o site da Receita Federal ( clique aqui)