sábado, 28 de agosto de 2010

Dia do Catequista - Ide e pregai o Evangelho a toda criatura

A Igreja Católica celebra no dia 29 de agosto deste ano o dia nacional do catequista. Na ação pastoral da vida eclesial é tão importante a missão do catequista, verdadeiros evangelizadores, que Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.

O número 12, na Sagrada Escritura, tem um sentido de totalidade, plenitude e, realmente, esses doze discípulos se multiplicaram em progressão geométrica e, entre eles, nós temos os catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.

Os catequistas e as catequistas lembram o próprio Senhor Jesus, pois, além de apresentarem o projeto do Pai a outras pessoas, pretendem formar novos discípulos missionários.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em seus métodos de evangelização, catequese e apostolado: Ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de forma a levar o povo à revelação do seu Evangelho.

Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.

O mundo está tão conturbado com guerras, violência, ganância, egoísmo que pouca gente quer escutar a Palavra de Deus. É por isto que é muito louvável o trabalho do catequista nos nossos dias porque ele precisa abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus.

Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Que eles continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor, na escola da nova evangelização de discípulos-missionários.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MACIEL JR: A voz do Festival

A voz do radialista Maciel Jr foi consagrada em seu dinamismo nos palcos da 6ª edição do Festival de Inverno Bahia, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto em Vitória da Conquista. “Foi um convite muito especial para assumir a apresentação oficial de um evento com essa magnitude”, disse Maciel, que destacou a atitude da coordenação do evento pelos créditos concedidos aos profissionais, artistas e mídias alternativas locais.

Fonte: Blog do Anderson

Susan Boyle cantará para o papa no Reino Unido

Susan Boyle, a ex-desempregada escocesa que ganhou fama internacional no concurso de talentos na televisão Britain's Got Talent, cantará para o papa, que visitará o Reino Unido em setembro, confirmou nesta quarta-feira um porta-voz da cantora. Susan atuará durante a missa ao ar livre que Bento XVI vai realizar em Glasgow (Escócia) no dia 16, interpretando três canções, entre ela sua versão de I Dreamed A Dream, do musical Os Miseráveis, que fez com que ganhasse fama em 2009.

"Poder cantar para o papa é um grande honra, é algo com o que sempre sonhei. É indescritível. Sempre quis cantar para Sua Santidade, e não posso expressar com palavras minha felicidade pelo fato de este desejo se tornar realidade", disse a cantora de 49 anos ao jornal Daily Record.

"A visita do papa é um acontecimento muito grande para os católicos escoceses. Minha fé é a base da minha vida. Eu rezo o terço todos os dias, e me sinto muito próxima de minha religião", disse Susan, que antes de se tornar famosa trabalhava como voluntária em uma igreja da localidade onde vivia.

A cantora disse que a visita será especial como lembrança de sua falecida mãe Bridget, de quem cuidou até os últimos dias: "sei que ela não estará ali fisicamente, mas esteve em Bellahouston Park em 1982 (durante a visita do papa João Paulo II) e sei que voltará a estar espiritualmente, sei que estará com todos nós".

O porta-voz de Susan ressaltou que a atuação "não será um show, mas fará parte de um evento religioso", do qual também participará um coro formado por 800 pessoas. A cantora cantará também o hino religioso How Great Thou Art e interpretará uma canção de despedida para Bento XVI no momento em que o Pontífice deixar do parque onde acontecerá a missa rumo ao aeroporto de Glasgow, de onde voará rumo a Londres para seguir sua visita de quatro dias ao Reino Unido.

A visita de Bento XVI ao Reino Unido será a primeira oficial de um papa ao país, já que a viagem realizada por João Paulo II há 28 anos teve caráter pastoral. Durante a visita, o Pontífice será recebido pela rainha Elizabeth II, que é a maior representante da Igreja da Inglaterra, no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo (Escócia).

Foto: AP
Fonte: Terra