sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tudo pronto para a campanha da fraternidade

Depois das reuniões dos últimos dias 15, 16 e 17 de janeiro, que serviram como treinamento de lideranças com formação sobre a Campanha da Fraternidade 2010, os detalhes estão praticamente definidos. O lançamento será no dia 21 de fevereiro, na concha acústica em Rio Branco, no Estado do Acre.

O tema este ano é “Fraternidade e Economia” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

As palestras de formação foram dadas por Padre Adalberto Vanzela, Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB. Participaram também equipes das paróquias, o grupo de Economia Solidária do Estado e do Município de Rio Branco, os coordenadores diocesanos de pastorais, serviços, movimentos e organismos, coordenadores de comunidades e pastores de outras confissões cristãs.

Pela terceira vez, a Campanha será ecumênica, em coordenação nacional com o CONIC - Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil.

Fonte: Radio Vaticano/Católicanet

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Veja conselhos para tornar realidade as promessas que você faz

"Em 2010, eu vou.... largar o cigarro, emagrecer, pegar mais leve, ter mais tempo para a família."

Há três semanas, nove em cada dez pessoas comemoraram a virada do ano brindando, pulando ondas, comendo uvas e fazendo muitas promessas para os próximos 12 meses. A noite de Réveillon costuma ser o momento para colocar em prática todo tipo de mudança.

O problema é que, menos de um mês depois, 44% apagaram as promessas junto com os fogos de artifício, mostra uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR). E, para 26%, elas não sobrevivem à primeira semana. Para não se juntar ao contingente que vai terminar 2010 assim como começou, veja dicas para transformar as promessas em realidade.

Vencer o sedentarismo

O primeiro passo é escolher uma atividade que lhe dê prazer, em que se sinta bem. Leve em conta se prefere praticar em grupo ou sozinho. Se quer manter o condicionamento, atividades como andar ou dançar são boas opções. Se o objetivo for manter a força, exercícios de resistência. Se quer evitar dores nas costas, prefira atividades de flexibilidade.

Depois, encontre o momento na sua rotina que reservará para a atividade e marque o compromisso na agenda. O ideal é meia hora todos os dias. "Mas não faça tudo de uma vez; dez minutos são importantíssimos para quem está parado há muito tempo", diz Timóteo Araújo, assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo, coordenado pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O American College of Sports Medicine dá outras dicas para quem vai começar: listar um plano de metas com o objetivo que se quer alcançar com a atividade física e os riscos de autossabotagem, fazer do exercício um ritual como escovar os dentes e sempre pesar prós e contras da atividade.

Ou seja, lembre que se, por um lado, exercitar-se significa mais um compromisso, por outro significa ganhos à saúde. "Espere pelo menos 90 dias para se cobrar algo, mas os benefícios psicológicos chegam antes, como melhoras no humor, na autoestima e no prazer", diz Araújo. Atividades como andar para o trabalho ou passear com o cachorro contam para a semana de atividade física.

Ser mais organizado

A bagunça, às vezes, é tão grande que não se sabe por onde começar. E a decisão de finalmente organizar a casa, as finanças e os papéis acaba ficando para depois. A procrastinação, aliás, é um hábito comum entre os desorganizados, segundo José Luiz Cunha, diretor da empresa de consultoria OZ! - Organize sua Vida. Para ele, o primeiro passo para organizar sua vida é colocar no papel aquilo que você quer colocar em ordem.

Depois, é preciso tomar uma atitude. "Em vez de olhar a confusão como um monstro, comece arrumando as gavetas da cozinha. Na outra semana, a prateleira. O importante é começar, e não tem melhor hora para isso. Quanto mais a confusão acumula, mais as pessoas adiam." Outra dica é escolher uma agenda que você use durante o ano todo --e não apenas nas primeiras semanas. Para isso, é preciso que ela esteja o tempo todo com você --tanto faz um "smartphone" ou uma agenda de papel, desde que você anote ali todos os seus compromissos.

Cunha também recomenda vencer o medo de jogar coisas fora. "As pessoas acham que podem ter problemas quando jogam algo no lixo. Mas o ideal é se perguntar: 'Eu vou precisar disso realmente?', e não imprimir coisas à toa", sugere. Ele recomenda guardar contas e seus comprovantes de pagamento em pastas específicas durante cinco anos e doar livros escolares e presentes nunca usados. Para quem tem dificuldades em organizar melhor o tempo, a dica é não marcar uma coisa em seguida da outra e deixar 20% do seu dia livre (se você trabalha oito horas, isso equivale a uma hora e meia), já que podem surgir imprevistos. Para quem convive com o trânsito, é preciso planejar os compromissos com mais tempo de folga e avaliar a quantidade de tempo disponível para distribuir as atividades ao longo do dia.

"A tendência das pessoas é achar que vai dar tempo. Por isso é importante usar a agenda e planejar sua rotina diariamente", aconselha.

Emagrecer

Em primeiro lugar, não se imponha desafios impossíveis. "Não radicalize, isso desmotiva", diz Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Isso significa não riscar alimentos do cardápio ou pular refeições.

"As proibições que a pessoa se coloca não levam à reeducação alimentar", diz ele. "Ela fica sem comer um tempo e depois volta." Em geral, um programa de emagrecimento leva à perda de 0,5 a 1 kg por semana.

Se a pessoa tem obesidade grave, pode perder mais. Se tem ligeiro sobrepeso, pode perder até menos. Por isso, não se guie por exemplos. Marque uma data para iniciar e comece com mudanças simples como comer mais salada e diminuir a quantidade de guloseimas ou, ainda, reduzir as pizzas para uma vez por mês.

Se for preciso, procure um nutricionista ou médico para orientar a dieta, mas nunca tome remédios por conta própria. Eles são indicados em casos específicos. Para seu programa de emagrecimento ser bem-sucedido, não faça nada diferente enquanto come --como ver TV ou ler jornal. Não coloque travessas na mesa para não se servir demais e aprenda a mastigar devagar, pousando os talheres entre os bocados.

Outra dica essencial é não fazer compras com fome e preferir alimentos que requerem preparo.

Por fim: não se pese mais do que uma vez por semana. "Concentre-se no comportamento; a perda de peso será uma consequência", afirma Mancini.

Ser menos estressado

Para quem quer uma vida mais tranquila, o caminho é avaliar a rotina e identificar a origem do estresse, afirma Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. O cansaço e a angústia vêm do trânsito, do ambiente profissional ou da falta de tempo? Depois de fazer esse diagnóstico, é preciso tentar criar novos comportamentos, com flexibilidade para encarar os erros e aprender com eles.

"As falhas e a desistência podem gerar ainda mais estresse", diz Rossi. Uma das fontes de problemas para quem mora em cidades grandes é o trânsito. Rossi recomenda: é preciso assumir que ele caótico.

Com isso em mente, as pessoas podem se programar para tentar tornar as viagens menos estressantes.

Algumas alternativas são escapar dos horários de pico e se programar para sair antes ou depois da hora do rush, criar novas rotas e pensar em maneiras de se entreter no carro, como ouvir uma boa seleção de músicas, aprender idiomas ou organizar o trabalho mentalmente.

Ter boas noites de sono e cultivar o círculo de amizades também ajudam a aliviar a tensão.

Isso significa manter contato com os amigos (nem que seja por telefone ou e-mail) e reservar um dia para um encontros -pode ser um "happy hour" ou um almoço semanal.

Organizar melhor seu tempo, para, de fato, descansar nas horas de lazer é essencial. "Tenha disciplina para executar o trabalho no horário correto e não leve tarefas para casa", sugere Rossi. Além disso, tente não monitorar nem planejar o trabalho nos fins de semana.

Exercícios físicos são outra alternativa para descarregar e recarregar energias. Além dos que trazem relaxamento, como ioga e tai chi chuan, os esportes podem ser boas válvulas de escape. Tanto faz a modalidade: o que importa é que o exercício seja prazeroso para que ele não vire outra fonte de estresse.

Parar de fumar

Ok, sua saúde agradece se você largar o cigarro o quanto antes. "Mas cuidado com as decisões impulsivas. O tabagismo é uma doença e parar de fumar exige um trabalho interior e mudanças de comportamento", avisa o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, chefe do ambulatório antitabagismo do hospital Oswaldo Cruz. Por isso, primeiro é preciso admitir a dependência da nicotina. Quando se sentir pronto, estabeleça um dia na agenda e prepare-se para isso. Decida se vai procurar um médico e tomar remédios.

Escreva num papel por que quer parar e leve-o sempre com você.

Cinco dias antes, faça algumas mudanças: atrase em uma hora o primeiro cigarro, tente não fumar após o almoço, procure passar mais tempo sem fumar. No dia D: elimine todos os cigarros de casa, do trabalho e do carro, além dos cinzeiros. Procure manter-se ocupado, mas em atividades de pouco estresse, e prefira os locais onde é proibido fumar. Na hora da fissura, lembre-se que a vontade de fumar desaparece em um ou dois minutos. Beba dois copos de água e evite atividades que estejam associadas a fumar, como tomar um cafezinho ou cerveja. Se perceber que é muito dependente, procure um médico e um grupo de apoio.

"Hoje há um grande arsenal terapêutico e qualquer um pode largar o vício sem grandes sofrimentos", avisa Kirchenchtejn. E não se iluda: mesmo após alguns meses você ainda sentirá vontade de fumar. Uma tragada pode pôr todo o esforço a perder.

Por Gabriela Cupani e Mariana Versolato
Fonte: Folha de São Paulo

Defesa da vida e da família é garantida em município brasileiro

Agora, a defesa da vida e a promoção da família são garantidas por lei em São Bento do Sapucaí.

O município do interior paulista é pioneiro no Brasil em propor mecanismos legislativos neste sentido. Dessa forma, torna-se a primeira cidade pró-vida do país.

"Isso é importante porque damos o primeiro passo para motivar outros municípios a assumir o compromisso com a vida humana. É um trabalho que deve começar nas bases", enfatiza o presidente da Câmara de Vereadores de São Bbento, Hermes Rodrigues Nery.

Durante os trabalhos de reforma da Lei Orgânica da cidade, uma espécie de constituição local, os vereadores tiveram formação, encontros e debates para analisar os 129 artigos do texto.

Nesse período, os legisladores buscaram deixar explícita uma afirmação que não é clara na Constituição Federal, como explica Hermes.

"Na Constituição do Brasil, quando se fala sobre a defesa da vida, falta dizer quando a vida começa e termina. É essa omissão que buscamos suprimir, ao deixar claro que é 'compromisso assegurar o direito à vida, desde a concepção até a morte natural, o primeiro e principal de todos os direitos humanos'", esclarece, citando o preâmbulo da nova Lei.

Objetivo fundamental

Além disso, o texto também aponta que garantir o direito à vida humana é objetivo fundamental do município.

Na prática, a Câmara deve trabalhar para estabelecer e implementar políticas públicas que promovam, valorizem e protejam a vida e a família. Em um primeiro momento, o foco é na formação. Logo após, o trabalho será na captação de recursos para instituições e espaços que atuem na defesa da vida.

Devem ser criadas estratégias em inúmeros campos: amparo à maternidade; cuidados com os idosos; implementação de um Conselho de Desenvolvimento Social e Promoção da família.

Também deve ser construída uma unidade focada em pediatria e acompanhamento de gestantes. Na área da educação, os profissionais de saúde e os professores de educação básica devem receber formação específica.

A revisão da Lei iniciou em janeiro do ano passado e foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, em dezembro do mesmo ano.

"Temos a esperança de que o Brasil ainda seja o primeiro país a defender constitucionalmente o primeiro e fundamental direito de todo o ser humano, que é a vida, desde a concepção até a morte natural", finaliza o vereador Hermes.

Leia o texto da nova Lei Orgânica da cidade na íntegra

Reivindicação histórica

A vitória pró-vida em São Bento do Sapucaí não é isolada. Em 2005, começou o Movimento Legislação e Vida, na Diocese de Taubaté (SP), que tem foco em sugerir leis que promovam a família e a vida humana.

O vereador Hermes Nery também é coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida na Diocese. Ele conta que há diversos movimentos similares espalhados pelo Brasil. Hoje, todas estas iniciativas mantém contato entre si e formam uma espécie de rede no trabalho de evangelização do campo político.

"As decisões tomadas na política influenciam muito e podem tornar legal o que é condenável moralmente. O trabalho desses movimentos é propor uma perspectiva moral para a compreensão das problemáticas sociais", declara Hermes.

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Campanha SOS Haiti já arrecadou R$ 285 mil

A Campanha SOS Haiti já arrecadou mais de R$ 285 mil reais desde o seu lançamento na última sexta-feira, 15. A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira.

Segundo o assessor da Cáritas, José Magalhães de Sousa, este valor será depositado ainda esta semana em conta da Cáritas da República Dominicana, aberta especificamente para socorrer as vítimas do terremoto no Haiti. Ainda de acordo com Magalhães, os recursos serão destinados à compra de materiais de primeira necessidade e alimentos.

"Enviaremos os recursos ao Haiti através da Cáritas de Santo Domingo, que acompanha de perto o socorro ao Haiti. O secretário latinoamericano da Cáritas, Antonio Sandoval, também está no Haiti", disse Magalhães.

No próximo domingo, 24, a maioria das dioceses do Brasil realizarão, em suas paróquias e comunidades, coletas em favor da Campanha atendendo à solicitação da CNBB e da Cáritas. De acordo com o assessor da Cáritas, a expectativa é de que as doações cheguem a pelo menos dois milhões de dólares.

Foram abertas três contas para receber as doações:

- Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0;
- Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1;
- Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.

Denúncia

Na diocese de Ji-Paraná (RO), padres receberam telefonemas de desconhecidos dando números de contas para depósitos em favor das vítimas do Haiti como se fosse a Campanha da Igreja. A denúncia foi feita pelo bispo diocesano, Dom Bruno Pedron, em telefonema à Assessoria de Imprensa da CNBB. Segundo o bispo, é importante que todas as dioceses estejam atentas às contas divulgadas pela CNBB-Cáritas a fim de que ninguém seja enganado.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Presidente da CNBB preside missa de exéquias da Drª Zilda Arns

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, vai presidir hoje, às 14h, em Curitiba (PR), a missa de exéquias da fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns, que morreu em Porto Príncipe, no Haiti, vítima do terremoto que arrasou o país no dia 12. Drª Zilda estava no país a convite da Conferência dos Religiosos para falar sobre a Pastoral da Criança. No momento do terremoto ela fazia uma palestra numa igreja que ruiu completamente e matou dezenas de pessoas.

Dom Geraldo chegou ao velório da Drª Zilda ontem à noite, no momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixava o local. Estiveram no velório também o presidente da Câmara, Michel Temer; os governadores do Paraná, Roberto Requião, de São Paulo, José Serra, e de Santa Catarina, Luiz Henrique, entre outras autoridades. Participam também das despedidas da Drª Zilda o cardeal primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo; o presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano, dom Raymundo Damasceno; o presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, dom Algo Pagotto e inúmeras outras personalidades religiosas.

“O clima é muito sereno e de reconhecimento da Drª Zilda Arns e de sua obra. Todos estão muito consolados”, disse o presidente da CNBB acerca do velório que acontece no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico de Curitiba.

Uma multidão visita o corpo da fundadora da Pastoral da Criança, que será sepultado após a missa no Cemitério da Água Verde. A missa será transmitida pela TV Paraná Educativa em rede aberta de TV e pela Internet.

Fonte: Católicanet