sábado, 21 de março de 2009

Dia mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou, em 22 de dezembro de 1993, a resolução A/RES/47/193 para que o dia 22 de março fosse declarado Dia Mundial da Água, a celebrar-se a partir de 1993.

A cada ano, este dia é destinado à discussão de diversos temas relacionados a este importante bem natural. Em 2009, enfatizará as questões relacionadas às águas compartilhadas entre nações.

Um relatório do Banco Mundial, datado de 1995, alerta para o fato de que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política". O perigo é maior entre nações que vivem escassez e compartilham o uso de rios e lagos.

"A água teve um papel determinante em 37 guerras nos últimos 60 anos. Até 2025, faltará água para dois terços da população mundial. Não há dúvida de que os conflitos do século 21 serão sobre as matérias-primas, a começar pela água que será rara em toda parte." A constatação é de Bruno Riesen, chefe de campanha da seção suíça da Anistia Internacional e membro da coordenação "água como bem público".

O tratamento dado às águas doces pelas várias Constituições brasileiras, principalmente quanto à competência legislativa dos componentes da Federação e ao respectivo domínio hídrico, é tema da obra Direito de Águas no Brasil , de Cid Tomanik Pompeu.

Consistente, atual e precisa, a obra cuida das formas de utilização das águas públicas, as outorgas, os aspectos peculiares de certos usos e suas relações com o direito ambiental. Examina a legislação hídrica aplicada ao gerenciamento das águas, nos aspectos quantitativos, qualitativos e de utilização, a cobrança pelo direito de uso, os crimes pertinentes, o saneamento ambiental e as águas em terras indígenas. Apresenta a organização administrativa federal, as normas legais estaduais, as respectivas estruturas administrativas e a evolução administrativa e legislativa ao longo do tempo. Tendo em vista os compromissos internacionais do País, aborda, ainda, os principais atos subscritos pelo Brasil, referentes ao campo hídrico.

A Editora Revista dos Tribunais dispõe ainda de outros títulos sobre o tema: Coletânea de Legislação de Direito Ambiental e Constituição Federal, A Constituição Federal e a Efetividade das Normas Ambientais, Direito do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Vs. 1, 2 e 3, Direito Fundamental ao Meio Ambiente e Ações Coletivas, Ecocivilização e Política Ambiental.

Sobre o autor:

Cid Tomanik Pompeu é especialista em Direito do Estado e Direito Administrativo, mestre e doutor em Direito do Estado pela USP, onde lecionou em cursos de graduação, assim como na FMU/SP. Em pós-graduação, lecionou na FAAP/SP, na UnB/DF, na UFBA e UCSAL, em Salvador, e na UFAM, em Manaus. Também é procurador aposentado do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de São Paulo.


Mais informações:
Líbia Flamini
Assessoria de Imprensa
Tel.: (11) 3613-8497

Fonte: Católicanet

quinta-feira, 19 de março de 2009

Aniversário de Maciel Júnior

Os amigos são verdadeiras preciosidades
que recebemos como dádivas de Deus
viver sem amigos é como perder o rumo
e a direção da verdade e do companheirismo.

É vital saber que eles existem
e que são o equilíbrio
para nos manter em harmonia como todo o universo.

Este vínculo verdadeiro é uma condição
que nos encoraja a seguir em frente pela vida.

Amigos não se compram, se conquistam e nos reconhecemos dia-a-dia.

E que nossa amizade se fortaleça
com o passar dos dias, dos meses, dos anos
para que a idade nos encontre ainda firmes
no propósito da sinceridade e do companheirismo.

Obrigado meus amigos (Grupo Novos Amigos)

Maciel Júnior

Oração de São José

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção e implorado o vosso socorro e não fosse por vós consolado.
Com esta confiança, venho a vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo.
Oh! Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de as acolher piedosamente.
Amém!

terça-feira, 17 de março de 2009

A bordo do avião Bento XVI fala sobre AIDS e crise econômica

No avião em que segue para Camarões, o papa Bento 16 concedeu entrevista coletiva aos jornalistas. Sobre a AIDS, doença que assola o continente africano, o Papa disse que o problema não pode ser resolvido com a distribuição de preservativos. Afirmou também que a solução passa por um 'despertar espiritual e humano' e pela 'amizade com os que sofrem'.

O papa lançou ainda um apelo à comunidade internacional para que o continente africano não seja esquecido diante da crise econômica mundial. Bento XVI também declarou que a crise econômica deve retomar a centralidade da ética. "Esta crise econômica é o produto de um déficit de ética", afirmou.

Entre outros assuntos, o Pontífice também falou sobre sua próxima encíclica, a terceira, que será destinada aos problemas sociais e econômicos. "Estava quase pronta, mas veio a recessão mundial e tivemos que retrabalhar o conteúdo para oferecer uma mensagem à humanidade nesta conjuntura".

Em resposta à imprensa italiana, que sugeriu a 'solidão' de Bento 16 depois da suspensão da excomunhão do bispo britânico Richard Williamson, o Santo Padre disse que não se sente só. Sorriu e destacou que todo o dia está cercado de amigos.

Fonte: Canção Nova

CNBB se pronuncia sobre aborto de menina de 9 anos

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniu esta tarde em Brasília para conceder uma entrevista coletiva à imprensa. A CNBB se pronunciou sobre o caso do aborto da menina de nove anos em Pernambuco.

Assista à reportagem




A excomunhão é uma pena prevista na lei da Igreja para restaurar o mal praticado. Foi assim que a CNBB explicou a excomunhão no caso do aborto da menina de nove anos que foi violentada no interior de Pernambuco.

De acordo com o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, neste caso não se pode dizer individualmente quem foi excomungado. A pena vale para quem praticou o ato tendo a consciência de que está indo contra os princípios da Igreja.

"A criança de nove anos, com toda certeza, não sabia o que estava fazendo, muito pelo contrário, é uma pobre criança que vinha sendo explorada, violentada pelo seu próprio padrasto. A mãe, ou seja, a avó dos bebês, incorreu em excomunhão? Pelo que nós tivemos de notícias, a partir dos noticiários, da carta do pároco que acompanhou no primeiro momento, ela não queria o aborto. Ela foi de certa maneira pressionada, por uma desinformação, porque começaram a colocar na sua cabeça que ela iria perder a filha, e aí, de consequência também os bebês, se ela não autorizasse. Uma pessoa simples, que acabou sendo levada por este medo grave e pela desinformação, dizer que ela incorreu em excomunhão? Provavelmente não. Para que a pessoa incorra em excomunhão, precisa realmente saber que havia esta pena, ela precisa querer e precisa fazer".

O assessor juridico canônico da CNBB, padre Enrique Pérez Pujol, também explicou que excomungar não quer dizer condenar. "Ninguém, nem o Papa, nem o bispo, nem o padre na confissão, pode dizer: você foi pro inferno. Eu posso dizer: sua atitude é uma atitude de pecado".

É a primeira vez que a CNBB fala sobre o assunto, e uma das questões tratadas pelos bispos, foi o uso do aborto como uma forma de única solução. Eles destacaram que a Igreja tem a missão de defender todas as vidas e que quem viola o direito à vida, automaticamente se exclui da comunhão.

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha disse que "o caso do estupro é gravíssimo, isso não atenua coisa nenhuma, e querer comparar qual dos dois é mais grave é uma perda de tempo, os dois são gravíssimos. Por que a Igreja declara a excomunhão para o aborto e não para o estupro? Pelo seguinte, porque na consciencia muitos estão admitindo o aborto como solução. Muitos estão lutando pela legalização do aborto. A consciência dos próprios cristãos vai se tornando muito flexível diante da gravidade do aborto. Então por isso a Igreja chama a atenção sobre isso com a questão da excomunhão. No caso do estupro não há necessidade de chamar a atenção, porque a consciência coletiva de cristãos e não-cristãos, a consciência da própria humanidade já considera este um ato abominável, todos repudiam".

Dom Dimas destacou ainda que a excomunhão pode ser revogada, em caso de arrependimento. "A excomunhão não é uma vingança, não é um capricho, mas é uma iniciativa para fins medicinais, para que a pessoa se converta e viva. Um pouco aquilo que Jesus diz no Evangelho, "se teu irmão pecar chama-o em particular, se ele não te ouvir chama duas ou três testemunhas, se ele não ouvir chama a Igreja e se ele não ouvir que seja tratado como um pecador", para que? Dirá São Paulo, para que caia em si e assim possa voltar ao caminho do Senhor".

Por Helen Bernardes
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 16 de março de 2009

CNBB participa do Fórum de Universidades em Roma

No último fim de semana, entre os dias 12 e 15, aconteceu em Roma o Fórum de Universitários, com o tema “Evangelho, cultura e culturas”. A assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Maria Eugênia Lloris Aguado participou do evento, além de outros sete brasileiros.

O Encontro começou com a cerimônia inaugural na sala da Promoteca-Campidoglio, com a presença do secretario de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone; a ministra da Educação, da Universidade e Pesquisa, Mariastella Gelmini, o padre Gianfranco Ravassi, entre outros.

Durante a abertura, secretário de Estado relembrou que o Jubileu do ano 2000 abriu a reflexão e o debate do verdadeiro humanismo. Sublinhou também que o encontro do Evangelho com as culturas realiza-se de maneira existencial, e que neste encontro é necessário ver qual é o núcleo gerador do ser humano que é um ser sempre em busca da verdade.

“O Evangelho não se identifica com nenhuma cultura, mas é a ‘alma’ que movimenta a cultura. A vocação da Universidade é buscar o núcleo da cultura que é a verdade sem perder o contato com o ser humano em todas as suas dimensões, e não só a intelectual”, disse o cardeal.

Foram temas do Encontro, entre outros: A pessoa humana: genealogia, biologia, biografia; Sociedade, Instituições, Meio Ambiente e Economia, Visão das ciências e da tecnologia; Memória e Criatividade: história, linguagem, literatura e arte. Outro objetivo que entrou em pauta foi a partilha das experiências de pastoral junto aos países da América Latina presentes: Equador, Argentina e Chile. Todas as palestras estão disponíveis na página: www.university.2000.org.

Fonte: CNBB
Local:Roma (Itália)

Remédio fica mais caro no fim do mês

Cerca de 20 mil medicamentos sofrerão reajuste de até 5,9%. Entre os remédios estão os antiinflatórios, antigripais, e antibióticos. O reasjuste foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, e começa a valer a partir do dia 31 de março.

Assista à reportagem



Por Hélen Bernardes
Fonte: Canção Nova

domingo, 15 de março de 2009

Feliz Aniversário Marcos!!!

Feliz Aniversário Amigo

Hoje queremos recitar palavras...
Mas não são palavras qualquer...
Queremos recitar palavras lindas...
Para poder decifrar nossa amizade
Que é feita de carinho, reciprocidade...
Hoje nossos corações...
Estão cheios de emoção...
Querendo cantar uma linda canção...
Que toque na alma...
Que transmita calma...
Que a energia possa fluir...
A energia do amor, do carinho e da amizade...

Estamos muito felizes...
Por hoje ser um dia especial...
Por hoje ser o seu dia...
Nosso querido amigo...
Como transformar nossa amizade em poesia?
Você já é um poema!!
Um poema amigo...
Um amigo que sabe hora certa...
De falar...
De ouvir...
De escutar...
Um amigo...
Que simplesmente...
Faz questão de demonstrar...
Seu carinho...
Sua amizade...

Ahh sua amizade!!

Sua amizade para nós é...
O sol que ilumina e transmite energia...
São as estrelas cujo seu brilho são infinitas...
Que multiplicam sem parar...
Nas quais não conseguimos somar...
Nossa amizade por você é assim...
Sem soma...
Infinita como as estrelas...
Forte como o sol...

Nosso querido amigo...
Nesse lindo dia em que faz anos que você nasceu...
Queremos desejar, paz, amor, carinho, sonho e amizade...
Que Deus ilumine seus passos...
Aqui deixamos nosso carinho por você...
Nosso abraço...
Nossa amizade...
Parabéns!!!
Muita paz!!
Muito amor!!
Muita alegria em todos os dias...
Felicidades!!!
Feliz aniversário querido amigo...
Sempre estaremos contigo...

Dos seus amigos de hoje, de amanhã e de sempre....

Grupo Novos Amigos

Feliz aniversário