sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arquidiocese de Vitória da Conquista realiza Ordenação de 3 novos Padres

O Arcebispo Metropolitano de Vitoria da Conquista, Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu, anunciou no dia 6 de junho, a Ordenação Presbiteral três novos Padres: André Costa Santos, Frenilson da Conceição Brito e Geneildo Almeida Lima. O evento será realizado na tarde dia 17 de julho no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Vitória da Conquista.

Com informações do Blog do Anderson

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Família Matrimônio, caminho de santidade

O interessante Capítulo 6 do Diretório da Pastoral Familiar aponta o Matrimônio e a Família como caminho de santidade. A exiguidade do espaço não me permite trazer toda a riqueza ali contida. Destacarei apenas as ideias principais. Recomendo, pois, a quem tiver acesso, ler o texto completo. Posso garantir que será gratificante.

Valor santificador do matrimônio

Pelo batismo, todos os cristãos são chamados à santidade. Cônjuges e pais cristãos devem viver concretamente esta vocação universal à santidade nas realidades próprias da existência conjugal e familiar. “O sacramento do matrimônio, que retoma e especifica a graça santificante do batismo, é a fonte própria e o meio original de santificação para os cônjuges”, lembra João Paulo II, na Familiaris Consortio (56).

Marido e esposa tornam-se, no dizer do apóstolo Paulo (Ef 5,32), “o grande sacramento” da união e do amor fecundo entre Cristo e a sua Igreja. “O dom de Jesus Cristo não se esgota na celebração do matrimônio, mas acompanha os cônjuges ao longo de toda a sua existência.” (Idem.)

O casal cristão é chamado a alcançar a santidade por uma espiritualidade inserida nas realidades concretas de sua vida conjugal: amor humano (afetividade e sexualidade), geração e educação dos filhos, oração, vida sacramental e inserção na comunidade eclesial.

Fugir da família é fugir de Deus

O Diretório alerta para uma realidade um tanto comum em certas paróquias e comunidades: alguns casais pensam que são tanto “mais católicos” quanto mais se engajam nas pastorais e demais serviços da paróquia e da Igreja, mas descuidando de alguns de seus deveres familiares.

Essa maneira de pensar sua vocação de casados, às vezes, representa uma grave tentação que os leva a fugir dos deveres e obrigações próprios do lar. Para um casal que se recebeu em matrimônio, fugir da família e dos deveres inerentes a ela seria como fugir de Deus.

Crescer no amor conjugal

O amor conjugal sadio e nobre precisa crescer no mesmo ritmo que o amor a Deus. Para crescer, o amor tem que se renovar. O Diretório cita Santo Agostinho para quem o amor não pode parar: se não se renova o combustível, o fogo do amor se apaga. O crescimento do amor conjugal tem de acompanhar o crescimento da vida interior e vice-versa. Aumentar o amor mútuo é o mesmo que dilatar o amor de Deus. O amor conjugal tem que ser profundo e progressivo, como o amor a Deus.

Aqueles que foram chamados por Deus para formar um lar devem amar-se sempre, com aquele amor entusiasmado que tinham quando eram namorados ou noivos. O matrimônio, que é sacramento e vocação, não pode se abalar quando chegam as dores e os contratempos que a vida sempre traz consigo. Aí é que o amor aprende a tornar-se mais firme.

Mais ainda: a chave da felicidade pede a luta para vencer o egoísmo, a saída do comodismo pessoal, para cooperar, com toda a capacidade, na manutenção do lar e na educação dos filhos. Não haverá uma autêntica felicidade e santidade, se não houver esse esforço pessoal para superar o egoísmo.

O fruto mais substancial desse amadurecimento espiritual dos pais e a lição pedagógica mais importante que devem dar aos filhos é a de sua união sólida e inquestionável. O primeiro dever-compromisso dos pais para com os filhos é o de se amarem um ao outro. E não há presente maior para um filho, não há nada que lhe dê tanta segurança e equilíbrio emocional do que perceber que os pais são apaixonados um pelo outro, que se amam de verdade.

A oração conjugal e familiar

Embora cada membro da família deva ter a sua vida interior, deve existir também a vida de piedade própria da família como tal, que represente verdadeiramente a “alma” do lar.

Os pais têm a missão de educar os filhos para a oração, de ajudá-los a descobrir progressivamente o mistério de Deus e a se relacionar com ele. Elemento fundamental e insubstituível da educação para a oração é o exemplo concreto, o testemunho de oração dos pais. Somente rezando com os filhos, pai e mãe entram na profundidade do coração deles, deixando marcas que os acontecimentos futuros não conseguirão apagar. “A oração reforça a estabilidade e a solidez da família, fazendo com que ela participe da ‘fortaleza de Deus’”. (J. Paulo II, Carta às Famílias, 4.)

O capítulo 6 dá especial destaque à escuta da Palavra de Deus em família e ao dever catequético dos pais.

Família e Eucaristia

Se toda a vida sacramental é indispensável para a santificação da família, “o centro e a raiz” da família, porém, é a Eucaristia. Ela é a fonte própria do matrimônio cristão. A esta altura, o Diretório cita um texto precioso de João Paulo II: “O sacrifício eucarístico, de fato, apresenta a aliança de amor de Cristo com a Igreja. Neste sacrifício da Nova e Eterna Aliança é que os cônjuges cristãos encontram a raiz da qual brota e é interiormente plasmada e continuamente vivificada a sua aliança conjugal. Como representação do sacrifício de amor de Cristo pela Igreja, a Eucaristia é fonte de caridade. E no dom eucarístico de caridade, a família cristã encontra o fundamento e a alma da sua ‘comunhão’ e da sua ‘missão’: o Pão eucarístico faz dos diversos membros da comunidade familiar um único corpo, revelação e participação na mais ampla unidade da Igreja; a participação, pois, no Corpo dado e no Sangue derramado de Cristo torna-se fonte inesgotável do dinamismo missionário e apostólico da família cristã”. (FC 57.)

O Domingo, dia do Senhor, é o momento central da semana da família cristã. É belo ver uma família inteira, pais e filhos, participando unidos da Santa Missa. “A participação na Eucaristia seja verdadeiramente para cada batizado, o coração do domingo: um compromisso irrenunciável, assumido não só para obedecer a um preceito, mas como necessidade para uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente”. (J. Paulo II, NMI, 36.)

Fonte: O Lutador

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bento XVI cria nova diocese no Brasil e nomeia seu primeiro bispo

O Papa Bento XVI criou, nesta quarta-feira, 16, uma nova diocese no Brasil e nomeou seu primeiro bispo. Trata-se da diocese de Salgueiro, no Pernambuco, desmembrada das dioceses pernambucanas de Petrolina e Floresta.

O primeiro bispo da nova diocese será o frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Frei Magnus

Natural de Assu, no Rio Grande do Norte, frei Magnus nasceu no dia 31 de julho de 1965. Entrou para o Ordem dos Capuchinhos em 1988, cursando Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Olinda. Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1996.

Com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, frei Magnus foi animador vocacional dos Capuchinhos do Nordeste, mestre de postulantes em Maceió, ecônomo em várias fraternidades da Província, vigário paróquia de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió.

Atual guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio em Natal, frei Magnus foi também Definidor Provincial, ministro dos Capuchinhos do Brasil e diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Fonte: C.N.B.B.

Lula sanciona aumento de 7,7% para aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 15, o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, depois de cerca de quatro horas de reunião com a equipe econômica do governo, além do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. A queda do fator previdenciário foi vetada.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste. Ele voltou a afirmar que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares.

"Além dos cortes que já fizemos [no Orçamento], de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento".

O deputado Vacarezza disse que deixou claro para o presidente que não passaria na Câmara ou no Senado qualquer percentual que fosse inferior aos 7,7%.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dom Zanoni participa de audiência com Papa Bento XVI

Na última segunda-feira (14), o bispo de São Mateus, dom Zanoni Demettino Castro, participou de uma audiência com o Papa Bento XVI. O encontro durou pouco mais de uma hora. Além dos sete bispos presentes na audiência, o padre Delcy Correa também acompanhou o início da visita ao Papa. Os bispos apresentaram os trabalhos realizados em suas dioceses e nas pastorais e comunidades. "O Papa Bento XVI foi muito atencioso e acolhedor. Ele ouviu todas as informações passadas pelos bispo, perguntava, intervia e questionava durante o encontro. Foi uma conversa sobre a igreja atual e os desafios do mundo contemporâneo." - disse dom Zanoni.


Na sexta-feira, 11, o dia foi dedicado ao Encerramento do Ano Sacerdotal, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus. A Solene Concelebração Eucarística foi presidida pelo Santo Padre, contou com a participação de cardeais, arcebispos e bispos de todo o mundo e cerca de quinze mil sacerdotes, segundo dados oficiais. Do Regional Leste 2, todos os bispos presentes na visita participaram da concelebração. O Santo Padre, em sua homilia, ressaltou a importância do ministério presbiteral, usando a metáfora do cajado do pastor, não para humilhar, mas para ajudar as pessoas. Por ocasião desta celebração, um dado de profundo sentido histório foi o fato do Santo Padre presidir a Eucaristia com uma túnica usada por São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono de todos os sacerdotes.

Como muitos padres foram, em peregrinação do Brasil para Roma, para este dia especial, alguns bispos tiveram a tarde livre, para se encontrarem com os padres de sua diocese presentes no evento.


No sábado,12, os bispos tiveram um rico momento de estudos, tanto em profundidade quanto na atualidade dos temas. Este momento foi conduzido pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e por seus colaboradores, o Arcebispo Mons. Gianfranco Ravasi.

Os temas tratados foram Fé e Ciência, Fé e Arte, Neurociências e Teologia, Criação e Evolução e o diálogo com os Não-Crentes. Foi uma manhã muito interessante, do agrado de todos os bispos. Mons. Ravasi e seus colaboradores deram provas de grande erudição, ao mesmo tempo, de abertura e simplicidade.


No domingo, 13, o grupo dos bispos do Regional Leste 2, foram ao mosteiro fundado por São Bento, local onde estão seus restos mortais, na cidade de Casino, ao sul da Itália. O local é conhecido como Monte Cassino, inclusive palco de um lapso da história, por ocasião da Segunda Grande Guerra, quando foi bombardeado já depois de ter sido assinado o armistício. A visita constou, de um passeio pelo Mosteiro, que é, todo ele, uma obra de arte; visita ao museu, onde se encontram peças de até 6 séculos antes de Cristo; soleníssima concelebração eucarística, com participação de fiéis; e um almoço muito simpático e agradável, com a presença do sr. Abade, dom Pedro. O grupo retornou à Roma, no fim da tarde, ficando o restante do domingo para o descanso.


Fonte: Diocese de São Mateus