sábado, 3 de novembro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 14,1.7-11)
Sábado, 3 de Novembro de 2012
São Martinho de Lima


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


1
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conquistenses celebram missas para Finados




A Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrou missas em cemitérios de todas as cidades sob sua governança. Na Capital do Sudoeste Baiano fieis participaram ativamente das celebrações que foram realizadas em todos os campos santos da cidade. Abaixo algumas imagens registradas pela jornalista Teresa Bittencourt no Cemitério da Saudade e ainda uma visita ao túmulo do padre italiano Bruno Baldacci, morto em 2006.

Fotos: Teresa Bittencourt
Fonte: Blog do Anderson

Liturgia Diária

Evangelho (João 11,17-27)
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2012
Comemoração dos Fiéis Defuntos


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

17 Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?”
27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Audiência Pública homenageou Movimento Familiar Cristão


A Câmara realizou na noite desta quarta feira (31), uma audiência pública em comemoração ao Dia do Movimento Familiar Cristão - MFC. A audiência foi uma iniciativa do vereador Beto Gonçalves (PV). Segundo o vereador o MFC, comemora 44 anos de existência mostrando que é um movimento forte.

“Durante esses anos podemos observar a seriedade do trabalho que é realizado e o compromisso com a nossa comunidade não só religiosa, mas também social”,disse Gonçalves.
 
Cícero Amorim um dos fundadores do MFC se lembrou do inicio dos trabalhos em 1968 quando o movimento tinha apenas nove casais e muitas dificuldades para realizar as suas atividades.
 
“Hoje é gratificante ver o crescimento do grupo que conta  com milhares de pessoas determinadas em ajudar outras famílias”, ressaltou o Sr. Cícero.
 
Marli Ribeiro que é membro do movimento no Seminário Nossa Senhora de Fátima destacou a importância da Câmara de Vereadores em estar homenageando o MFC.
 
“Muitas pessoas não conhecem o trabalho que o MFC realiza na cidade, mas aos poucos muita gente vai se unindo a nós e fazendo com que o movimento cresça e alcance novas famílias”, acrescentou Marli.
 
Maria do Carmo presidente da Casa do Amor disse que desde o inicio do seu trabalho social na cidade, contou com a parceria importante do Movimento Familiar Cristão.
 
“Este movimento tem um exemplo de vida muito bonito e as famílias devem se espelhar nesse trabalho missionário que é desenvolvido na cidade”, disse Maria do Carmo.
 
Tênio Cirino coordenador do 18º ENA – Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão destacou o momento de consagração proporcionado pela Câmara Municipal nessa justa homenagem aos 44 anos de existência do MFC e falou sobre a importância do Encontro Nacional que será realizado no próximo ano em Vitória da Conquista.
 
“ O ENA é um encontro que visa justamente a preparação das famílias para os desafios que vivenciam no seu cotidiano, sendo também um momento de grande integração”, resaltou Cirino.
 
Eduardo Moraes Coordenador Geral do MFC disse que o movimento tem um papel importante em tornar fortes as bases familiares que muitas vezes são abaladas pelo egoísmo, consumismo e o individualismo.
 
“Através desta audiência nós queremos chamar a atenção das pessoas que estão pensando em constituir família, é preciso buscar uma consolidação para não serem dispersados pelos problemas que o mundo atual oferece”, ressaltou Moraes.
 
No final da audiência pública o MFC apresentou o novo site da instituição, onde são publicados os trabalhos desenvolvidos pelo movimento e a agenda dos principais eventos.
Fonte: Câmara de Vereadores

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 13,31-35)
Quinta-Feira, 1 de Novembro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

31 Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34 Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 13,22-30)
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dom Celso comemora ’79 Anos’







Os 79 anos de Dom Celso Ribeiro, ex-bispo de Vitória da Conquista, foi celebrado em uma missa na Igreja Nossa Senhora das Candeias, na Capital do Sudoeste Baiano, nessa segunda-feira (29). 

Padres de toda a Arquidiocese compareceram à celebração, bem como diáconos, religiosa, seminaristas e fieis da cidade, participaram do evento em homenagem ao líder católico que governou a Diocese de Vitória da Conquista entre 1981 e 2001.

Em sua homilia, o Arcebispo Emérito de Teresina, capital do Piauí, destacou que tudo que Deus permite em nossa vida, as alegrias, sofrimentos, a velhice e todas as suas dificuldades, serve para o nosso proveito: “O Senhor quer o nosso bem e devemos ser gratos com o amor, porque assim estaremos respondendo a Deus da mesma maneira com que Ele nos fala: com amor”, disse.

Fonte/fotos: Blog do Anderson

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 13,18-21)
Terça-Feira, 30 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Vitória da Conquista - Bahia 2º turno



Vitória da Conquista

  • 3
  • 616
100% da urnas apuradas
 
  • 169.190
  • 161.832 (95,65%)
  • 2.122 (1,25%)
  • 5.236 (3,09%)
  • 46.109 (21,42%)
Eleito / 2º turno (resultados matematicamente definidos; fonte: TSE)

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 13,10-17)
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14 O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15 O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 28 de outubro de 2012

Denise: Parabéns por hoje, felicidade para sempre!



Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para nós.

Felicidades pelo seu aniversário.

Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!

Sínodo: Um compromisso de renovação espiritual na Igreja

Milhares de fiéis e peregrinos participaram do Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, conduzido pelo Papa, após a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos.

"Com a Santa Missa celebrada esta manhã na Basílica de São Pedro, concluiu-se a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Durante três semanas, refletimos sobre a realidade da nova evangelização para transmissão da fé crista: toda a Igreja foi representada e envolvida nesse compromisso, que não deixará de dar frutos, com a graça de Deus" – frisou o Santo Padre em sua alocução.

O Pontífice ressaltou que o Sínodo é sempre um momento forte de comunhão eclesial. "Quero junto com todos vocês agradecer a Deus, que mais uma vez nos fez experimentar a beleza de ser Igreja e sê-lo hoje, neste mundo assim como é, no meio desta humanidade com suas fadigas e suas esperanças. Muito significativa foi a coincidência desta Assembleia sinodal com o 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e depois com o início do Ano da Fé. Repensar ao Beato João XXIII, ao Servo de Deus Paulo VI, e na temporada conciliar, foi muito favorável, porque nos ajudou a reconhecer que a nova evangelização não é uma nossa invenção, mas um dinamismo que se desenvolveu na Igreja especialmente a partir da década de 50 do século passado, quando se tornou evidente que também os países de antiga tradição cristã tornaram-se território de missão" – sublinhou Bento XVI.

O Papa disse que durante o Sínodo emergiu a necessidade de um renovado anúncio do Evangelho nas sociedades secularizadas, na certeza de que Jesus Cristo é a novidade verdadeira que responde aos anseios de ser humano de todos os tempos, e sua mensagem pede para ser transmitida de maneira adequada nos vários contextos sociais e culturais.

Bento XVI sublinhou que ouviu e anotou algumas reflexões e propostas e agora, com a ajuda da Secretaria do Sínodo e seus colaboradores, irá elaborar uma síntese orgânica e indicações coerentes que serão oferecidas à Igreja.

"Podemos dizer que neste Sínodo foi reforçado o compromisso por uma renovação espiritual da Igreja, a fim de renovar espiritualmente o mundo secularizado. Esta renovação virá da redescoberta de Jesus Cristo, de sua verdade e graça, de sua face, tão humana e divina, em que resplandece o mistério transcendente de Deus" – destacou o Pontífice.

"Confiemos à Virgem Maria, Estrela da nova evangelização, os frutos dos trabalhos da Assembleia sinodal. Que ela nos ensine e nos ajude a levar Cristo a todos, com coragem e alegria" – concluiu o Santo Padre. (MJ)

Fonte: Rádio Vaticano

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 10,46-52)
Domingo, 28 de Outubro de 2012
30º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49 Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51 Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52 Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.