sábado, 12 de outubro de 2013

Comunidade católica de Conquista celebra Nossa Senhora Aparecida em missa no ginásio de esportes


Na tarde deste sábado (12) a comunidade católica de Vitória da Conquista compareceu ao ginásio de esportes Raul Ferraz para a missa festiva em celebração a Nossa Senhora Aparecida.

Com o tema ‘Com a Mãe Aparecida Seguimos Jesus, Nossa Luz’, a missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luiz Gonzaga Pepeu, reuniu fiéis de toda a região Sudoeste.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz
Fotos: Teresa Bittencourt

8ª edição do Criança vai à Praça é realizada em Conquista


A Praça da Saudade permanece lotada nesse sábado (12), onde acontece o Criança vai à Praça, em Vitória da Conquista. O evento que chega a sua 8ª edição, é promovida por um grupo de amigos com apoio de diversas empresas da Capital do Sudoeste Baiano.

Durante todo a manhã desse Dia da Criança, diversas atividades lúdicas, distribuição de presentes animam a criançada. O radialista Maciel Junior comanda às atividades que também conta com palhaços e DJS, tudo de forma voluntária.


Fonte: Blog do Anderson

Empresários realizam 8ª edição do Projeto Criança vai à Praça em Vitória da Conquista

Até às 13h de hoje (sábado), dia das crianças, acontece na Praça da Saudade a oitava edição do projeto Criança vai à Praça, em Vitória da Conquista. A iniciativa foi idealizada por um grupo de empresários da cidade com o objetivo de promover um dia de ação social para as crianças.

Brincadeiras, diversão, palhaços, dentistas aplicando flúor, brinquedos e sorteio de brindes compõem a programação do evento. A apresentação ficou a cargo de Maciel Junior da Mega Rádio

Cerca de 900 crianças participam do evento. Todas as atividades são gratuitas!














Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Liturgia Diária




Nossa Senhora Aparecida – Sábado 12/10/13

Leitura do Livro de Ester:
1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Liturgia Diária




27º Semana Comum – Sexta-feira 11/10/13
Conheça a história de Santo Alexandre Sauli
Primeira Leitura (Jl 1,13-15; 2,1-2)

Leitura da Profecia de Joel.
1,13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações.
14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, con­gregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade.
2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, pois está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Semana da Criança - Marcos Antonio & Adriana Távora

Ahh como é gostoso ser criança e brincar
Ter no coração tanta alegria pra sonhar...

Eu tenho um cavalo, tão bonito, um alazão
Às vezes ele some pra mamãe varrer o chão
Então eu me transformo no morcego voador
Que leva a justiça onde existe o desamor...



Liturgia Diária



27ªSemana Comum – Quinta-feira 10/10/13
Conheça a história de São Daniel Camboni
Primeira Leitura (Ml 3,13-20a)

Leitura da Profecia de Malaquias.
13“Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14‘Que dissemos contra ti?’ Vós estais dizendo: ‘É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?
15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes’.
16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento.
17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Liturgia Diária

27º Semana Comum – Quarta-feira 09/10/13
Conheça a história de São João Leonardo
Primeira Leitura (Jn 4,1-11)

Leitura da Profecia de Jonas.
1Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 2orou então ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que eu receava, quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Senhor benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição. 3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”.
4Disse o Senhor: “Achas que tens boas razões para irar-te?” 5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental e ali fez para si uma cabana, onde repousava à sombra, a ver o que ia acontecer à cidade.
6O Senhor fez nascer uma hera, que cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 7Mas, ao raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera e ela secou.
8Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade de morrer, e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 9Disse Deus a Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?”
“Sim”, respondeu ele, “tenho razão até para morrer de raiva”. 10O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que nasceu numa noite e na outra morreu. 11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Semana da Criança - Alan & Aline

Como é bom ser criança, ser livre, ser feliz, 
ser infantil, mas saber se manter na maturidade da idade, 
ser criança é a melhor fase da vida, 
e em alguns casos ‘’ser criança’’ nasce e morre com nós, 
ser levado a serio é crescer, 
mas continuar achando graças das coisas 
é ser mais infantil isso não é errado, 
isso é bom, isso é forte, 
isso é poderoso isso é um dom que poucos 
sabem lidar sem ser criticados 
por não levar nada a serio ou algo do tipo.
Não deixe de ser criança, sonhar com contos de fadas, 
de olhar para o céu e achar aquilo tudo lindo, refletir sob o céu, 
agradecer pelo sol, homenagear as estrelas, 
não esqueça dessa parte boa da vida. 



Semana da Criança - Maciel & Maisa

Como é bom ser criança,
Isso às vezes nos convém.
Nós temos direitos
Que gente grande não tem.
Só brincar, brincar, brincar,
Sem pensar no boletim.
Bem que isso podia nunca mais ter fim. 

Maciel & Maisa




Liturgia Diária

27º Semana Comum – Terça-feira 08/10/13
Conheça a história de São Luis Beltran
Primeira Leitura (Jn 3,1-10)
Leitura da Profecia de Jonas.
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de azia


Mais de 20 milhões de brasileiros adultos sofrem de azia, segundo estudo publicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Isso corresponde a 15% da população brasileira acima dos 20 anos, de acordo com dados de 2013 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Queimação no trajeto do esôfago e gosto ácido na boca são os sintomas mais comuns da azia. Mas também podem surgir outros sintomas, como crises de asma noturna, tosse e até dores no peito que às vezes podem parecer o início de um ataque cardíaco.

"A azia é causada, muitas vezes, pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago", explica o gastroenterologista Silvio Gabor, professor  de Cirurgia Geral e do Trauma da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa).

Esse refluxo é causado pelo mau funcionamento do esfíncter, uma espécie de válvula que se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago, fechando-se em seguida. Quando ele não funciona direito, o conteúdo ácido pode escapar do estômago, causando a típica sensação de queimação.

Se não for tratado, esse refluxo pode causar problemas mais sérios, como ulcerações no esôfago, diminuição do diâmetro esofágico causada por cicatrização de úlceras e o chamado esôfago de Barrett, caracterizado por alterações específicas da mucosa do esôfago e aumento da probabilidade de câncer.

O refluxo gástrico, causador da azia, é um problema que vem se tornando cada vez mais comum. Um estudo norueguês, publicado no periódico científico Gut (International Journal of Gastroenterology and Hepatology) no ano passado, revelou que o número de pessoas que sofrem de refluxo pelo menos uma vez por semana subiu quase 50% nos últimos dez anos.

"Uma explicação para o refluxo de ácido cada vez mais comum pode ser o aumento do número de pessoas com excesso de peso e obesos. Estar acima do peso é um fator de risco para o refluxo ácido", alerta Gabor.

Conheça alguns mitos e verdades sobre azia ( Clique aqui )

Alimentação da pesada

Vários fatores podem contribuir para o refluxo e, consequentemente, para a sensação de azia. Porém, o principal deles é a alimentação. Alimentos excessivamente temperados ou gordurosos, frutas cítricas, tomate e molho de tomate, cafeína e refrigerantes são os maiores vilões.

"Este grupo de alimentos é associado a uma maior chance de surgimento da azia", diz o gastroenterologista Laercio Tenório Ribeiro, membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Ele ainda aponta que as pessoas têm sensibilidades diferentes (algumas podem sentir azia mesmo após consumir pequenas quantidades desses alimentos) e que outras, como os portadores da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), podem ter essa sensação de queimação após consumir os mais diversos alimentos – até mesmo um biscoito cream cracker.

"Não há, a priori, nenhum alimento absolutamente proibido. Cada um deve evitar comer o que desencadeia seu sintoma", conta Ribeiro.

Queimação constante

Mas nem sempre a comida ou a bebida são as responsáveis pela queimação. "O problema pode ser um sintoma de pirose funcional, situação em que a azia não acontece em decorrência de refluxo ácido, ou a esofagite eosinofílica, uma doença inflamatória do esôfago, por exemplo", diz Ribeiro.

Além disso, sentir azia constantemente pode ser sinal da Síndrome do Refluxo Ácido ou Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). "A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago sobe para o esôfago frequentemente determinando sintomas capazes de impedir que o indivíduo leve uma vida normal", aponta o gastroenterologista Drausio Jeferson de Morais, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Mudança de hábitos

Existem vários medicamentos que ajudam a aliviar a sensação de azia e a tratar o refluxo. Mas o melhor remédio contra a queimação é a mudança de hábitos.

A principal alteração deve ocorrer na alimentação –  no que se come e em como se come. Controlar o consumo de alguns alimentos ajuda a evitar crises de azia. Frituras, frutas ácidas, condimentos e embutidos devem ser consumidos com muita moderação, ou até mesmo evitados.

Outra dica importante é não exagerar: nem para mais, nem para menos. Comer demais ou passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso porque comer demais pode "superlotar" o estômago, aumentando o risco do suco gástrico atingir o esôfago. Por outro lado, quando o estômago fica vazio, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago.

"O ideal é fazer mais refeições ao dia, com menores quantidades de cada vez. Dessa maneira, evita-se aumentar muito a pressão dentro do estômago, o que favorece o refluxo", explica Ribeiro.

Existem ainda outros hábitos que a pessoa que sofre de azia pode adotar para evitar o problema. Um exemplo é não ingerir bebida alcoólica e não fumar, pois isso estimula o refluxo.
"O fumo, bem como o álcool, atua relaxando a válvula que impede que o conteúdo do estômago suba para o esôfago. Assim, essas substâncias podem levar o indivíduo a ter azia", aponta Morais.

Além disso, o estresse também pode contribuir para deflagrar ou agravar a sensação de queimação. "Situações de estresse podem causar modificações funcionais (motoras, secretoras etc.) no aparelho digestivo que podem favorecer o refluxo gastroesofagiano e, desta maneira, fazer surgir ou piorar a azia", afirma Ribeiro.

Por Chris Bueno
Do UOL, em São Paulo

Liturgia Diária

Nossa Senhora do Rosário – Segunda-feira 07/10/13
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.
Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 6 de outubro de 2013

Liturgia Diária



27º Domingo do Tempo Comum – Domingo 06/10/13
Conheça a história de São Bruno
Primeira Leitura (Hab 1,2-3; 2,2-4)

Leitura da profecia de Habacuc.
2Senhor, até quando chamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres?
3Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia.
2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.