.jpg)
Nascida em 26 de maio de 1914, Maria Rita de Sousa Lopes Pontes, a Mariinha, ficou órfã de mãe aos 7 anos, mas teve uma infância alegre, marcada pela fiel torcida ao Esporte Clube Ypiranga de futebol. A partir dos 13 anos, porém, influenciada pela tia Madalena, que lhe recordou de seus deveres como cristã, e impressionada pela condição miserável da população pobre de Salvador, passou a acolher mendigos e doentes em casa, sentindo o despertar do desejo de se dedicar à vida religiosa.
O pai ainda tentou dissuadi-la e conseguiu protelar sua partida até a conclusão do curso Normal. Mas a decisão estava firmemente tomada e, assim que cumpriu o desejo paterno, ela deixou a casa e a família para entrar para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Aos 20 anos, no dia 15 de agosto de 1934, foi ordenada freira e recebeu o nome de Dulce, em homenagem à mãe. Sua vida, desde então, foi de devoção aos pobres, enfermos e abandonados, seguindo o lema “amar e servir”.
O historiador Passarelli fala também sobre a visita do Papa João Paulo II, sobre as Obras Sociais Irmã Dulce - um complexo de 15 núcleos, que presta atendimento nas áreas de saúde, assistência social, educação, ensino e pesquisa médica - e sobre a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o País quando, em 13 de março de 1992, Irmã Dulce partiu para a Casa do Pai. Em reconhecimento de suas virtudes cristãs de fé, esperança e caridade vividas em grau heroico, foi declarada “Venerável” pelo Papa Bento XVI, em abril de 2009.
O autor: Gaetano Passarelli nasceu em Castrovillari (Cosenza), na Itália, e vive em Roma. Foi professor de História Bizantina na Universidade Roma III e de Espiritualidade Oriental no Instituto Superior de Estudos Medievais e Franciscanos da Pontifícia Universidade Antoniana e também do Pontifício Instituto Oriental. É diretor responsável da revista Estudos sobre o Oriente Cristão e consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos. Possui numerosas publicações científicas sobre iconografia, liturgia e história bizantina, traduzidas em diversas línguas. Além disso, é autor de biografias, romances e cenografias.
Título: Irmã Dulce - O anjo bom da Bahia
Autor: Gaetano Passarelli
Coleção: Luz do Mundo
Paulinas Editora
Formato: 14,0 x 21,0
Págs.: 232
Preço: R$ 24,90
Código: 516813
ISBN: 9788535626025
Contato para imprensa
Roberta Molina
Fone: 55 11 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br