sábado, 13 de agosto de 2011

Fiéis celebram padroeira Nossa Senhora das Vitórias

Desde o dia 6 até o 15, a Arquidiocese de Vitória da Conquista está festejando a sua padroeira Nossa Senhora das Vitórias, padroeira também da Paróquia da Catedral Metropolitana. “Maria, Mãe e mestra da Igreja: modelo de escuta, acolhida e anúncio da Palavra de Deus” é o tema geral da festa de Nossa Senhora das Vitórias. Diariamente a igreja Catedral tem ficado repleta de fiéis e devotos de Nossa Senhora que acorrem para celebrar o Novenário em preparação à grande festa 2011 da padroeira.

O povo de Deus tem demonstrado seu carinho e grande devoção para com a mãe de Jesus e de sua Igreja. Alguns bispos e vários padres têm presidido ou concelebrado a Eucaristia nestes dias, durante a celebração do Novenário. Dom Egidio Bisol, Bispo de Afogados da Ingazeira, presidiu a celebração de abertura do Novenário. Dom Zanoni Demettino, Bispo de São Mateus, celebrou no domingo dia 7. Dom Valdemir Ferreira, Bispo de Floriano, celebrou o 4º dia do Novenário.

Os demais dias têm sido alternados por vários sacerdotes na presidência da celebração: Pe. Alessandro (Itabuna). Pe. Graciomar, Frei Liomar, Pe. José Carlos, Pe. Alessandro e Pe. Valmir. Muitos outros sacerdotes religiosos e diocesanos têm concelebrado ao longo destes dias de festa.

O encerramento do Novenário será presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. O dia 15, Festa de Nossa Senhora das Vitórias, iniciará com uma alvorada às 5h da manhã. Às 9h a celebração com as crianças será presidida pelo Pároco Mons. Uilton Pereira. A celebração de encerramento da festa iniciará às 15h no Ginásio de Esportes Raul Ferraz e terá como presidente o Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão.

Fonte: Arquidiocese de Vitória da Conquista

Segunda etapa da campanha contra a pólio começa neste sábado

Crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite devem retornar aos postos de saúde neste sábado, 13, para a segunda etapa da imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, menores de 5 anos que não se vacinaram contra a doença, conhecida como paralisia infantil, também devem ser levados às unidades de saúde.

A meta é imunizar mais de 14,1 milhões de crianças, o equivalente a 95% da população nessa faixa etária. Ao todo, 115 mil postos de vacinação em todo o país estarão em funcionamento. A primeira etapa da campanha contra a poliomielite foi promovida em 18 de junho.

O Distrito Federal e 18 estados – Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins – também vacinam crianças de 1 a 7 anos contra o sarampo.

Fonte: Agência Brasil

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 19,13-15)
Sábado, 13 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Igreja quer proteger a família para o bem da sociedade

A Igreja Católica sempre exaltou o valor da família para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. Para o membro do Conselho Diretor da Pontifícia Academia para a Vida, orgão do Vaticano, Mounir Farag, a família é uma pequena igreja doméstica, assim como descrevia o Beato João Paulo II.

Na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, João Paulo II fala sobre o papel da família na sociedade e ela é descrita como a composição de um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

É nesta célula mãe da sociedade que uma pessoa aprende primeiramente o que é o amor. Este é o papel fundamental da família, antes de tudo, ensinar a amar. O membro do Vaticano recorda que existem ainda outros documentos escritos por João Paulo II como o Mulieris Dignitatem, que fala da dignidade da mulher, e a Cartas às Famílias que abordam assuntos ligados a formação da família.

“Vemos em nosso tempo, coisas dolorosas e dramáticas, que colocam em risco este tipo de família: o individualismo, permissivismo, egoísmo, a exaltação do prazer (e o marketing encoraja isso), a sexualidade irresponsável , crises familiares, divórcio, aborto, carência educativas, etc. Estas são coisas que degradam a ética. Talvez essas coisas não feitas com uma má intenção, mas porque faltou uma instrução e informação”, salienta o Mounir Farag.

Mas ao mesmo tempo, o especialista destaca que existem muitos exemplos positivos em todo mundo, tanto por parte da Igreja, quanto pela sociedade, como movimentos à favor da família em diversas partes do mundo - Ásia, África, em países do oriente dentro da cultura árabe, muçulmana e africana - que colocam em destaque esta estrutura composta por um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

Modelo da Trindade

“Se somos cristãos, para consolidar esta estrutura de família, podemos ver o modelo da Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas completamente diferentes uma da outra, mas que foram um. Se acreditamos na Trindade, a família nos dá a possibilidade de realmente crer e entender esta Trindade Divina”, ressalta o especialista do Vaticano.

Mounir Farag explica que a imagem de Trindade Divina, para os cristãos, se realiza na forma de união entre um homem e uma mulher, que buscam a unidade em todos os sentidos, também no âmbito corporal, unidade ao ponto de se tornar uma só carne. “Esta imagem é muito importante para consolidar este conceito de estrutura de família”, destaca.

“Penso que esta estrutura se apoia também na lei natural, quando se fala do homem e mulher, macho e fêmea, que são completamente diferentes, mas com a unidade formam uma coisa só, algo muito belo. Esta estrutura de família não é vista apenas pela Igreja Católica, mas na cultura oriental, árabe e muçulmana”, salienta o médico egípcio que também faz parte da Organização Mundial da Saúde.

Igreja presente

Neste segundo domingo do mês de agosto, a Igreja celebra a vocação familiar, recordando que aqueles que são chamados a gerar a vida, a continuar com a obra criadora de Deus.

E para proteger e enfatizar a importância dessa instituição que é a base da sociedade, a Igreja conta diretamente com o trabalho da Pastoral Familiar.

“A Igreja auxilia na preparação e na reflexão junto àqueles que querem assumir com responsabilidade a vocação do matrimônio e, assim, constituir uma família”, destaca o assessor da Pastoral Familiar de Aparecida, padre José Carlos de Melo.

Esta pastoral trabalha nas bases da formação da instituição familiar, começando pela formação das crianças na catequese e passando pela preparação dos noivos para o casamento. E ao longo do casamento, os casais fazem encontros de reflexão para renovar sempre esta vocação e este chamado.

“A fé, que nós adquirimos no nosso Batismo e que foi passada por nossos pais, deve ser vivida todos os dias de nossa vida, sem isso não podemos ter uma vida em família”, salienta os responsáveis pela Pastoral da Família de Aparecida, Maria José e Edson Ambrósio Ribeiro.

Para eles, a harmonia em casa é conquistada com o testemunho pessoal dos pais que são exemplos para seus filhos.

“O pai tem que estar sempre presente na vida dos filhos, nos afazeres, na escola, passando os valores, sendo responsável pela educação de seus filhos para que eles sejam bons cidadãos e cristãos autênticos”, destaca o marido.

Nos casos especiais, junto às famílias com problemas de ordem psicológica ou material, em casos de separação e com casais de segunda união a Pastoral da Família faz um acompanhamento especial.

Padre José Carlos salienta também que muitas pessoas se tornam pais e mães sem fazer um planejamento, mas a pastoral está ali justamente para ajudar a despertar essa vocação.

Também muitas crianças são criadas com muito amor por avós, tios ou padrinhos que desejam que elas se tornem pessoas de bem. Neste sentido, a pastoral busca auxiliar “dando formação e a assistência material necessária para que se caminhe bem a formação e o crescimento dessas crianças”, explica o padre.

Por Nicole Melhado
Fonte: Canção Nova


Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 19,3-12)
Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7
Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11
Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 18,21–19,1)
Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2011
Santa Clara


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
25
Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29
O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muitos tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34
O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Consumo de frutas no Brasil está abaixo do recomendado pela OMS

Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgada nesta terça-feira, 9, sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. Outro dado da pesquisa é que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras.

O hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo, avalia o estudo da CNA. A entidade levou quatro meses ouvindo 1.420 pessoas responsáveis pela alimentação de suas famílias, com diferentes níveis de escolaridade, de todas as classes sociais e regiões do país.

O presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Carlos Prado, considera que a pesquisa ajudará nas próximas ações da entidade e, a partir dela, será possível conversar com outras instituições sobre o problema da alimentação.

“Atribuo esses resultados, primeiro, à alimentação brasileira, que ainda não é muito saudável. Segundo, ao volume de produção do Brasil, que ainda tem que crescer e, com isso, conseguir uma redução de custo para que todos comam mais”, avaliou Prado.

A presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu, acredita que é necessário fazer uma pesada campanha de marketing para aumentar o consumo de frutas. “Nós estamos constatando, por meio dos números da saúde, que os problemas nutricionais têm trazido uma carga muito pesada para o SUS [Sistema Único de Saúde]. O aumento do consumo de frutas serviria não só para o privilégio das questões econômicas, mas, principalmente, para as questões da saúde”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Liturgia Diária

Evangelho (João 12,24-26)
Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2011
São Lourenço


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 18,1-5.10.12-14)
Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­ver­terdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Colírio da vida! - Quem vê somente o óbvio não enxerga

A vida é sempre imprevisível. Aliás, se fosse programada seria muito triste. Que bom que a vida foge de nossos programas. Ela é sempre maior que nossos planos e projetos. Nem sempre veremos os resultados do que fazemos. Nenhuma semente jamais vê a flor ou o fruto. É bom lembrar essa verdade, especialmente diante dos momentos difíceis que teremos de superar.

Um dos grandes segredos para um coração curado é aprender a enxergar a vida pelo ângulo correto. Ainda que os acontecimentos sejam difíceis, a chave para nossa felicidade está no modo como reagimos.

Do mesmo jeito que a poeira atrapalha nossa visão, e de vez em quando é preciso pingar algumas gotas de colírio para limpar os olhos e tirar o ardume, os olhos do nosso coração precisam receber muitas gotas do colírio da vida, com o qual Jesus veio nos presentear pela graça da cura nterior.

“[...]desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus (…) e não vos deixeis abater pelo desânimo (Hb 12,1b.3).

O desânimo que nos abate é muito mais fruto do modo como olhamos para os problemas do que dos problemas em si. Temos aqui dois grandes segredos: enxergar com os olhos do coração e mirar no alvo seguro apontado por Jesus.

Assim como um bom músico educa seu ouvido para perceber as pequenas vibrações dos acordes, precisamos educar nossos olhos e os olhos do nosso coração. Isso requer tempo e persistência. Para isso necessitamos de um bom mestre, tal como um aluno de artes plásticas necessita que seu professor lhe empreste os olhos para observar os detalhes de uma obra: cor, luz, sombra, profundidade, entre outros.

Nosso Mestre é Jesus! Sua postura é sempre de alguém que enxerga além do óbvio. Quem vê somente o óbvio não enxerga. Jesus manda olhar para as coisas, para as pessoas e para os acontecimentos de um jeito novo. Ele tem um olhar que vai além da convenção social. Por isso, enquanto todos viam uma prostituta, Ele enxergava uma discípula. Jesus não olhava a partir dos preconceitos. Ele estava sempre desarmado e ajudava as pessoas a se desarmarem.

O Senhor não tinha medo de se aproximar das pessoas. Permitia que elas O tocassem. Sentava-se com elas. Frequentava a casa até de pessoas de má fama. E se misturava com os pecadores e marginalizados. Sua opção pelos excluídos é um ensino espetacular de cura interior. Jesus enxergava a alma da pessoa. Por isso acreditava na capacidade de mudança. Só quem vê o que está escondido é capaz de projetar algo novo. Quem não vê além do óbvio não sonha!

O colírio de vida, receitado e usado por Jesus, precisa ser empregado com muita frequência por todos aqueles que se encontram sedentos dessas gotas de cura interior.

(Extraído do livro: Gotas de cura interior).

Padre Leo, SCJ
Fundador Comunidade Bethânia


Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 17,22-27)
Segunda-Feira, 8 de Agosto de 2011
São Domingos


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Ca­far­naum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25
Pedro respondeu; “Sim, pa­ga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 7 de agosto de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 14,22-33)
Domingo, 7 de Agosto de 2011
19º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Depois da multiplicação dos pães,
22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
23
Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
24
A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
25
Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
26
Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo.
27
Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”
28
Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”.
29
E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
31
Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?”
32
Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
33
Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.