sábado, 27 de novembro de 2010

Evangelho (Lucas 21,34-36)
Sábado, 27 de Novembro de 2010

34ª Semana Comum
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

História do futebol de Vitória da Conquista (BA)

Fotos: conquistaesportes.com
O Portal do Esporte Conquistense


Bahia Futebol Clube,time amador da Rua dos Fonseca, em Vitória da Conquista (BA), foto de 1955. Da esquerda para direita: Miltinho Labamba (mascote) - Ildon - Antônio - Raí - Marcos (fundador do time) - João Uzura - Geraldo Correia - Manoel - ??? - Dudu - Geraldo da Granja e José Coqui.

Seleção de Vitória da Conquista 1962: de Pé: Matias - Diva - Ailton - Nêgo - Wesley - Tolica - Wilson e Detinho. Agachados: Dilson - Zinho - Milton Chefe - Piolho e Neto.

SAMUR E.C., foto de 1979. de Pé: Sinvaldo - Atracador - Zó - Clíssio - Paraná e Clóvis. Agachados: Aderbal - Branco - Missias - Ronaldo e Oberval

Seleção de vitória da Conquista em 1979. De pé: Pedrinho - Dazo - Nade - Wilton - Simões e Tifá. Agachados: Joãozinho (massagista) - Cavalinho - Almir - Milson - Venal - Galego e Cacau (roupeiro).

Bahia de Guimarães, 1980. De pé: Bola Sete - Reubem - Patinho - Guimarães - Dedezinho e Flor. Agachados: Gileno - Orflândes - Abelmiro - Washington e Adeilton. Local da foto: Estádio Lomanto Júnior. Campeonato da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), 1ª Divisão

Serrano Sport Club, 1981. De pé: Matias (Massagista) - Nelson - Luis Carlos - Nade - Mailson - Lulinha - Dino e Naldinho(Preparador Físico). Agachados: João Cavalinho - Djalma - Palinha - Diva e Orlando.

Ponte Preta, de Campinas em jogo no "Lomantão". No time paulista estavam jogadores como Juninho, Carlos, Dicá, Tuta e outros.

Vasco da Gama, do Rio de Janeiro no "Lomantão". No time carioca Roberto "Dinamite", Mauricinho, Acácio, e outros.

Bahia, campeão Brasileiro de 1988. Em pé: João Marcelo - Ronaldo - Paulo Rodrigues - Tarantini - Paulo Robson e Claudir. Agachados: Marquinhos - Bobô - Charles - Zé Carlos e Gil.




HISTÓRICO DO FUTEBOL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O casamento de Vitória da Conquista com o futebol ganhou força no final da década de 50. O Humaitá Futebol Clube, talvez o mais tradicional dos clubes do Sudoeste do Estado, era tido como a força do futebol conquistense, que arrastava multidões para assistir seus jogos no Estádio Edvaldo Flores. O Humaitá era comandado pelo presidente Lourival Cairo, maior incentivador de futebol na cidade, e que por muitas vezes viajava para Salvador somente para comprar uniformes para o Alviverde. Coisas de um apaixonado por futebol.
Há quem diga que o Estádio Lomanto Junior se chamaria Estádio Lourival Cairo, mas a política da cidade não deixou. Lomanto, baiano de Jequié, foi um político exemplar. Mas, Lourival, gente da terra, era um desportista exemplar. Tão exemplar que até os adversários do Humaitá iam "comemorar" a derrota junto com a turma verde e branca, na Confeitaria Araci, point da cidade na época. Se o estádio conquistense não possui seu nome, a história do futebol da Bahia o possui.
O Humaitá, que não conseguiu vingar como clube profissional, deu lugar ao Serrano Sport Club no coração dos moradores de Vitória da Conquista. Nascido em 1979, o Rubro-verde caiu no gosto do torcedor graças aos memoráveis jogos contra Bahia, Vitória, Galícia e Ypiranga, forças da capital até o final dos anos 80. Liderado pelo desportista Nelival Pereira Sá, o futebol de Vitória da Conquista se profissionalizava e ganhava projeção nacional.
Desembarcaram no Sudoeste clubes como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Santa Cruz, Ponte Preta e Náutico, todos para encarar o "encardido" Serrano, que sempre se caracterizou como um time de muita raça dentro de campo. No entanto, faltaram os títulos e os jogadores da cidade começaram a procurar outros centros para atuarem. Ausente do futebol desde 2003, o Serrano Sport Club tenta reescrever, em 2008, uma história que ficou perdida nos últimos anos.
E foi neste hiato no futebol conquistense, após tentativa frustrada de uma nova profissionalização Conquista Futebol Clube, que surgiu o Esporte Clube Primeiro Passo. Criado em 2001, a partir de um projeto social que visava unir menores carentes ao esporte, além de preparar futuros atletas para o futebol profissional, transformou-se em clube profissional em 2005, com o nome de Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista. Venceu a segunda divisão estadual de forma invicta em 2006 e chegou à elite do futebol baiano trazendo milhares de admiradores, que passaram a declarar seu amor pelo novo Alviverde do Sudoeste.
Tido como o clube mais profissional do interior do estado, o Vitória da Conquista almeja vôos maiores nos próximos anos. Chegou à terceira colocação no Campeonato Baiano de 2008 e leva a cidade conquistense, após 14 anos, à disputa de uma competição nacional, já que está classificado para a Série C do Campeonato rasileiro.
E assim, o futebol da cidade de Vitória da Conquista ganha continuidade. E Glauber Rocha, Xangai, Elomar Figueira, João Gonçalves da Costa, Luiz Caldas e Ricardo Castro agradecem.

Estádio Edvaldo Flores: berço do futebol de Vitória da Conquista.

CLUBES PROFISSIONAIS DE VITÒRIA DA CONQUISTA


Conquista Futebol Clube. Foi fundado em 7 de janeiro de 1978. Seu uniforme é camisa azul com detalhes brancos na gola, calção azul, meias azuis e brancas. Manda seus jogos no estádio, Lomanto Júnior, o “Lomantão”, que tem capacidade para 15 mil pessoas. Títulos: Campeonato Baiano da Segunda Divisão: 1994.

O Serrano Sport Club foi fundado em 22 de dezembro de 1979. Manda seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, o “Lomantão”. Seu uniforme é camisas com listras verticais vermelhas e verdes, calções brancos e meias vermelhas. Títulos: campeão baiano da segunda Divisão em 1982.

O clube foi fundado pelo ex-jogador Ederlane Amorim, com a proposta de resgatar as conquistas do futebol da cidade, outrora famoso, graças a times como o Conquista Esporte Clube, Humaitá, Serrano Sport Clube e Conquista Futebol Clube. Foi iniciado, de fato, em 2001, com um trabalho voltado para a inclusão social, com objetivo de preparar os futuros atletas para o clube profissional. Essa proposta foi consolidada com algumas participações em campeonatos locais e com a expansão do então Projeto Primeiro Passo para outras regiões do estado. Em janeiro de 2005 foi fundado o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, legalmente instituído como equipe profissional. A ascensão do ECPP foi meteórica. Seu único título do time profissional foi conquistado na Segunda Divisão (Campeonato Baiano) em 2006, quando a equipe terminou invicta após 14 partidas, enfrentando equipes como o tradicional Galícia e o (então) forte Jacuipense. No ano seguinte, fez uma campanha razoavelmente boa na primeira divisão estadual, levando o status de defesa menos vazada do campeonato.

ESTÁDIO MUNICIPAL LOMANTO JÚNIOR, O "LOMANTÃO"



Localização: Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
Capacidade: 15.000 pessoas
Inauguração: 5 de novembro de 1966
Jogo Inaugural: Seleção de Vitória da Conquista x Seleção de Jequié
Endereço: Av. Luis Eduardo Magalhães - Alto da Boa Vista
Público Recorde: 15.728 (31-01-2007, Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista x Vitória) (Fonte: Wilkipédia)

BB, Bradesco e Santander dão início a testes para compartilhamento de caixas eletrônicos

Brasília - O Banco do Brasil (BB), o Bradesco e o Santander iniciaram nesta quinta-feira (25) os testes para o compartilhamento de caixas eletrônicos instalados fora do ambiente das agências. Serão compartilhados caixas localizados em shopping centers, aeroportos, postos de combustíveis, farmácias e supermercados.

Segundo a assessoria do BB, nesta etapa foram colocadas em operação cerca de 700 máquinas dos três bancos, que poderão ser identificadas com adesivo contendo a logomarca dos bancos participantes.

A interligação dos terminais deve durar cerca de 180 dias, mas pode ser prorrogada. Durante esse período, os bancos darão continuidade aos estudos e às negociações iniciadas em fevereiro deste ano, para análise de eventual implementação de modelo de compartilhamento das redes de terminais de autoatendimento.

Por Kelly Oliveira
Fonte: Agência Brasil

Arquidioceses do Brasil realizam vigílias pela vida

Fiéis das arquidioceses de todo Brasil se unirão ao Papa e os cristãos de todo mundo em oração pela vida dos nascituros (ser humano concebido, mais ainda não nascido), neste sábado, 27.

No Vaticano, a Vigília, presidida pelo Papa Bento XVI, incluirá a Adoração Eucarística, para agradecer o Senhor que, através da entrega total de si próprio, deu sentido e valor a toda vida humana, e também para invocar a sua proteção sobre cada ser humano.

O pedido pela adesão à Vigília pela Vida Nascente foi enviado, em nome do Papa Bento XVI, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Ennio Antonelli, e pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino, Dom Antonio Cañizares Llovera, em carta endereçada a todas as Conferências Episcopais do mundo.

“O tempo de preparação para o Santo Natal é um momento propício para invocar a proteção divina sobre todo ser humano chamado à existência, também como agradecimento a Deus pelo dom da vida, recebido dos nossos pais”, salientou o Papa.

Segundo os cardeais, Bento XVI gostaria que celebrações semelhantes acontecessem em outras dioceses. “O Santo Padre deseja que os bispos presidam nas Igrejas particulares celebrações análogas e envolvam as paróquias, as comunidades religiosas, as associações e os movimentos. Por esse motivo, nos pede que façamos em seu nome este convite”, afirmam.

Conscientes dos perigos que ameaçam a vida humana, especialmente hoje com a cultura relativista e utilitarista, os cardeais salientam que os fiéis são chamados mais do que nunca a serem o “povo da vida”, como dizia o Servo de Deus João Paulo II. “Nessa Vigília, celebrada por todas as Igrejas particulares unidas ao Santo Padre, Pastor universal, pediremos a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e daremos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor”, elucidam.

União de preces

Para o Presidente da Comissão Episcopal “Vida e Família” e Arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes é muito importante participar deste momento de comunhão com a toda a Igreja, realizando uma vigília no mesmo dia e nas mesmas intenções.

Em Londrina, a Vigília organizada pela Pastoral da Família, reunirá os fiéis na matriz da Paróquia São Vicente de Paulo, às 22h30 para oração do terço meditado. Em seguida, a meia noite, será celebrada uma Missa pela Vida dos Nascituros.

“Ficamos muito felizes em atender o pedido do Papa e unir nossas vozes a de todo povo de Deus, que reza pelas vida desses indefesos, vida tão ameaçada no mundo todo”, destacou a coordenadora da Pastoral da Família da Diocese de Londrina, Marly Pupim.

As paróquias pertencentes à Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) foram convocadas pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a celebrarem o momento, cada uma com sua programação própria. A Catedral Metropolitana, por exemplo, realiza Missa às 19h30, no salão paroquial.

“Além do grupo jovem da paróquia, que vai ajudar na Celebração, estamos convidando todas as pastorais e movimentos”, destaca o vigário paroquial da Sé Metropolitana, padre José Domício, que celebrará essa Missa.

Para o sacerdote, o Papa escolheu esta data por causa da importante representação do tempo litúrgico para a Igreja. “O advento é a espera de Cristo que vem, no mistério do Natal, entrar na história da humanidade. Em cada mulher grávida, revivemos Maria a espera do Menino Jesus. Assim, em cada vida nascente temos uma fonte de paz e esperança”, enfatiza padre José Domício.

Na Arquidiocese de Brasília também será celebrada uma Missa com uma benção especial às gestantes, e os fiéis farão uma oração diante do Santíssimo pelas crianças nascentes de todo mundo, na paróquia do Santíssimo Sacramento.

Por Nicole Melhado
Fonte: Canção Nova

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,29-33)
Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lu­cas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mande notícias - Nem sempre seguimos quem realmente precisamos seguir

O mundo hoje corre desesperadamente atrás de informação. Pessoas que fabricam notícias existem por todos os lados. Pessoas que falam a verdade também. A internet trouxe agilidade e também acelerou todos nós. Ainda me lembro do tempo em que a velha máquina de escrever era uma companheira e tanto. A tecla “alte” ditava a pausa para a inspiração. Era uma arte escrever nas entrelinhas e estimular o raciocínio de quem iria ler ou ouvir seu texto.

Hoje estamos mais preocupados em ter centenas, milhares, bilhares de seguidores no Twitter. E o pior de tudo é que nem sempre seguimos quem realmente precisamos seguir. Nós nos preocupamos em mandar e receber notícias de gente que nem sempre vamos ter a chance de conhecer pessoalmente e, às vezes, nos esquecemos dos que nos amam e há meses não temos tempo de falar com eles.

Conheci, recentemente, Willian, um andarilho artesão, que não fala com a mãe há vários meses. Sem recursos, sem rumo, sem esperança de mandar notícias para a genitora. Na conversa ele abriu o coração e foi ousado. “Me ajude a falar para minha mãe que estou bem”, disse-me ele. E, por Providência Divina, conseguimos ligar para ela e, em menos de um minuto, ele conseguiu dizer que estava bem e que estava decidido a ir para uma casa de recuperação e que, em breve, mandaria, ele mesmo, boas notícias para ela. O mais importante é que finalizou a conversa dizendo: “Mãe, eu te amo!”. Foi comovente. Mais tarde a mãe de Willian, Dona Elzir, me ligou querendo saber mais do filho (...).

Você já parou para pensar quantos corações de mãe estão apertados por este mundo. Filhos preocupados com os milhares de seguidores e se esquecendo de apenas dar um “olá” para quem sempre os seguiu, antes mesmo de virem ao mundo. Willian não desperdiçou a primeira chance que Deus lhe deu e tranquilizou a mãe e expressou seu sentimento por ela.

Agora cabe a cada um de nós encontrar um tempinho, em nossa vasta lista de seguidores, para também expressarmos o que sentimos por aqueles que realmente nos amam e sentem saudades.

Deus abençoe!

Por Wallace Andrade - Com. Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/folhaseca

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,20-28)
Quinta-Feira, 25 de Novembro de 2010
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.
25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fundação para promover ideias de Bento XVI será criada no Vaticano

A apresentação oficial da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI acontece nesta sexta-feira, 26, durante coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O organismo terá como função principal promover o estudo e o pensamento do Pontífice alemão.

Participarão da coletiva o presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini; o presidente da Fundação, Dom Giuseppe Antonio Scotti; e o presidente do "Ratzinger Schülerkreis" e da "Joseph Ratzinger Papst Benedict XVI. - Stiftung" (Munique da Baviera), padre Stephan Otto Horn, S.D.S.

Tanto a "Ratzinger Schülerkreis" quanto a "Joseph Ratzinger Papst Benedict XVI. - Stiftung" são instituições alemãs que possuem objetivos semelhantes aos da futura Fundação Vaticana, com a qual manterão diálogo constante.

Por Leonardo Meira
Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,12-19)
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010

Sto. André Dung-Lac e Comps. Mts.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não per­dereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SAMU - divulga nota para atendimento de emergência

Nesta segunda-feira (22), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) divulgou um comunicado para melhor atendimento dos feridos em acidentes de trânsito. O órgão orienta que as pessoas acrescentem em seus celulares um telefone específico para contato em casos de emergência. Veja o informativo!

O sertão vai virar ópera


Fonte: Estado de Minas

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,5-11)
Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010

34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas vo­tivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”
8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.
10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fiéis reverenciam Nossa Senhora das Graças

Começou quinta-feira (19) a festa em louvor à Nossa Senhora das Graças na paróquia de Vitória da Conquista. As comemorações vão até sábado (27), dia que a Igreja estará recebendo o Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu. Com 50 anos de história, a festa vem se tornando tradicional a cada ano que passa, e já faz parte do calendário cultural e religioso do município. A Igreja está localizada na Avenida Valdemar Sá Porto, Bairro Recreio. As missas do novenário acontecem todas as noites sempre às 19 horas.

Com informações do Blog do Anderson

Um bilhão de pessoas não pode pagar pela saúde, diz OMS

Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo todo não tem condições de arcar com gastos relativos à saúde, e cerca de 100 milhões caem na pobreza todos os anos por causa desse tipo de gasto, disse a Organização Mundial da Saúde nesta segunda-feira, 22.

Em relatório sobre a questão do atendimento médico, a agência da ONU afirmou que todos os países - ricos ou pobres - poderiam se empenhar mais no sentido de oferecer atendimento universal.

O texto propõe que os governos melhorem a eficiência dos seus sistemas de saúde e usem novos impostos e medidas inovadoras de arrecadação para financiar isso.

A Índia, por exemplo, poderia arrecadar 370 milhões de dólares por ano se impusesse uma taxa de 0,005% sobre transações cambiais.

O Gabão, no ano passado, obteve 30 milhões de dólares para a saúde com a adoção de um imposto de 1,5% sobre empresas que fazem remessas financeiras, e 10% sobre operadores de telefonia celular.

Segundo a OMS, 20 a 40% dos gastos com saúde acabam sendo desperdiçados - na compra de medicamentos caros e desnecessários, ou pela ineficiência hospitalar, por exemplo.

O estudo acrescenta que metade de todos os remédios no mundo são prescritos, distribuídos ou vendidos inadequadamente, e que metade dos pacientes não tomam os remédios conforme a receita.

O melhor uso dos medicamentos poderia representar uma economia de até 5 por cento nos gastos nacionais com saúde, diz a OMS.

Fonte: Canção Nova/Reuters

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 21,1-4)
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010
Santa Cecília

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 21 de novembro de 2010

Programa da ONU contra Aids celebra 'passo significativo' da Igreja

O diretor do programa Unaids, criado pela ONU para combater a propagação do vírus da Aids, chamou de "passo adiante significativo e positivo" o fato do Papa Bento XVI ter admitido o uso da camisinha em certos casos.

"É um passo adiante significativo e positivo do Vaticano", afirma em um comunicado o diretor executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. "Este avanço reconhece que um comportamento sexual responsável e o uso do preservativo têm um papel importante na prevenção do HIV-Aids", completa a nota.

Pela primeira vez, um papa, Bento XVI, admite o uso do preservativo "em certos casos", "para reduzir os riscos de contaminação" do vírus HIV, em um livro de entrevistas que chegará às livrarias na terça-feira.

Sidibé disse ainda que em 2009 teve conversas de longo alcance com representantes do Vaticano sobre a prevenção da Aids. "Juntos podemos construir um mundo sem novas infecções por Aids, sem discriminação e sem mortes como consequência da doença", destacou.

Em um livro que será lançado na Alemanha, o Papa Bento XVI considera que o uso do preservativo é aceitável em "certos casos" como forma de proteção, em particular para reduzir o risco de infecção, o que aparenta uma flexibilização da postura severa da Igreja a respeito do tema.

Em trechos publicados no jornal do Vaticano neste sábado, o papa menciona o exemplo do uso de camisinha por prostitutas como 'o primeiro passo para a moralização,' mas diz que os preservativos 'não são realmente a maneira de lidar com mal da infecção por HIV.'

Fonte: France Press/G1
* Com informações da Reuters

Uso de preservativo pode ser justificado, diz Papa

Bento XVI em cerimônia no Vaticano, neste sábado (20) (Foto: AFP)

Em um livro de entrevistas a ser lançado na terça-feira (23), o Papa Bento XVI afirma que o uso de preservativos é justificado "em certos casos", especialmente para reduzir o risco de contaminação pelo vírus da Aids. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização".

O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título "Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald.

Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema.

Fonte: G1, com informações de agências

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 23,35-43)
Domingo, 21 de Novembro de 2010
Jesus Cristo Rei do Universo


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.
43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.