sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O destino do Lixo! Problema que muitos prefeitos vão enfrentar



Em outros tempos, revirar o lixo era sinônimo de miséria. Hoje, pode ser sinônimo de dignidade. Em um país onde metade do esgoto e do lixo continua sem a devida atenção, algumas pessoas podem fazer a diferença. A segunda reportagem especial sobre os "Desafios das Cidades" para os próximos anos, mostra iniciativas populares que deram certo no combate à poluição do meio ambiente.

O número dos que trabalham no lixo, os chamados catadores, chega a 800 mil em todo país. Eles conseguem arrancar dos lixões cerca de 5 bilhões de reais por ano. A iniciativa cresceu depois da Eco92 no Rio de Janeiro.

Para o urbanista, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Victor Zveibit, os resíduos sólidos do lixo resolvem problemas ambientais e sociais. "Os catadores são parceiros do meio ambiente que ajudam reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterros sanitários", afirma.

Atualmente apenas 12% do lixo são reciclados, o que representa 60 milhões e 500 mil toneladas recolhidas por ano, mas o destino da maior parte é o lixão. A cada ano a consciência do poder público tem feito aumentar a quantidade de aterros controlados e aterros sanitários que impedem o vazamento do volume para os lençóis freáticos.

Outro problema de grande proporção vem dos esgotos. Em Ubatuba, interior de São Paulo, um grupo de moradores criou uma cooperativa para resolver o problema de poluição da praia. A estação construída pelos moradores, coleta mais de 4 milhões de litros de esgoto em mês de alta temporada. A cooperativa é um exemplo de iniciativas populares que reciclam a consciência social.

Por Pedro Teixeira/Canção Nova

Mostra Cinema Conquista evidencia a crescente produção brasileira

Longas, curtas e vídeos. A quarta edição da Mostra Cinema Conquista vai presentear o público com 50 das mais recentes produções nacionais. Este ano, o evento traz para Vitória da Conquista uma mostra da diversidade que tem marcado a crescente produção audiovisual do país.

"Os Desafinados", de Walter Lima Jr., é o longa-metragem que vai abrir o evento, no dia 7 de outubro, às 20 horas. Mais 12 longas fazem parte da programação, entre eles os de ficção "Mutum", de Sandra Kogut, "Estômago", de Marcos Jorge, "Pequenas Histórias", de Helvécio Ratton, "Nossa vida não cabe num opala", de Reinaldo Pinheiro, “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira, “O Grão”, de Petrus Cariry, “A Via Láctea”, de Lina Chamie, e “Garoto Cósmico”, de Alê Abreu. Para os amantes do gênero documentário: "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader, "Waldick, Sempre No Meu Coração", de Patrícia Pillar, "Santiago", de João Moreira Salles, e "Crítico", de Kleber Mendonça Filho.

Antes dos longas, serão sempre exibidos curtas-metragens. Ao todo, são 25, entre os gêneros de ficção, documentário, animação e experimental, vindos de diversos lugares do país. É uma oportunidade de o público conhecer essas produções, que encontram nas mostras e festivais uma possibilidade de difusão. E os vídeos baianos, incluindo conquistenses, também estão com espaço garantido na mostra.

Exceto a sessão de abertura no dia 7, as exibições serão de 8 a 11 de outubro, no Centro de Cultura (vídeos às 10 horas, curtas e longas às 15 e às 20 horas); na Cine Tenda Brasil, localizada na Praça Nossa Senhora dos Verdes, Bairro Brasil (com exibições de curtas e longas sempre às 19 horas); e no Cine-Cidadão, em praças dos bairros Urbis VI, Alto Maron, Patagônia e Guarani (também com curtas e longas, às 19 horas).

Mais informações, confira no site www.mostracinemaconquista.com.br

129 milhões de brasileiros devem ir às urnas nestas eleições

A campanha, como de costume, foi intensa. Os debates, na maioria das vezes, acirrados. Os eleitores tiveram a oportunidade de conhecer os planos e projetos de governo dos candidatos. A eleição do próximo domingo vai decidir quem irá ocupar as cadeiras das prefeituras e das Câmaras Municipais espalhadas pelo Brasil.




Fonte: Uol

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

TRE divulga o que pode e o que não pode no dia das eleições

Quarta-feira foi o último dia da transmissão do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão para os candidatos a prefeito. Quinta (2) termina o horário para os candidatos a vereador. Foi também o fim do prazo para a realização de debates, comícios, reuniões públicas e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.

A propaganda paga em jornal impresso e na página do candidato na internet pode ser feita até sexta-feira (3). Até sábado (4) é permitido caminhada, carreata, passeata ou carro de som entre 8 e 22 horas e distribuição de material de propaganda.

A lei eleitoral discrimina uma série de atos e situações que são proibidos no domingo (5), dia das eleições municipais. Tudo que pode caracterizar uma boca-de-urna está proibido: uso de alto-falantes e amplificadores de som; comícios e carreatas; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna; quem divulgar, distrinuir, qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário, estará sujeito a pena de detenção de 6 meses a 1 ano (substituível por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período) e multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Porém, será permitido ao eleitor expressar sua preferência por candidato, partido político ou coligação através do uso de camisas, bonés, broches ou adesivos em carros particulares, desde que seja manifestação individual e silenciosa, para não caracterizar boca-de-urna.

Nos trabalhos de votação, o vestuário dos fiscais partidários só pode conter o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam. O cidadão que tiver conhecimento de qualquer infração penal deve informar ao juiz da zona eleitoral onde ela ocorreu.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Tomou posse Dom Pepeu, novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista.

Tomou posse neste domingo o novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luis Gonzaga Pepeu, de 51 anos de Idade, vindo da Diocese de Afogados da Ingazeira/PE.

A chegada foi às 10:30h no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, quando Dom Pepeu, acompanhado da mãe Izabel Silva Pepeu, do representante do Papa Bento XVI, o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; do Cardeal Dom Geraldo Magela, Arcebispo Primaz do Brasil e dezenas de Arcebispos, Bispos e Padres.

Esperado por centenas de pessoas, que lotaram a área de desembarque, o saguão e o estacionamento do aeroporto, Dom Luis não teve pressa em deixar o local, atendendo com muita alegria aos acenos, cumprimentos e abençoando a todos os que compareceram para recebê-lo. Ali mesmo, em um palco montado no estacionamento, proferiu suas primeiras palavras ao povo baiano, expressando sua gratidão pela manifestação de acolhida e falando de sua expectativa em iniciar o trabalho à frente da Arquidiocese.

Após deixar o aeroporto, Dom Luiz seguiu em uma carreta pelas principais ruas da cidade, até sua residência, onde descansou até o início da tarde.



Às 15 horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias, foi empossado solenemente pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, em ato que teve a presença de autoridades religiosas, civis e de uma caravana que veio de Afogados da Ingazeira “trazer o seu Bispo para a nova casa”. Na solenidade, o Prefeito José Raimundo Fontes entregou a Dom Pepeu as chaves da cidade.

Empossado o novo Arcebispo, toda a comitiva se dirigiu ao Vocacionário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde se prepararam para a celebração festiva que aconteceria no Ginásio de Esportes. De Aparecida, seminaristas, padres, bispos, Cardeais e o novo Arcebispo de Vitória da Conquista saíram em procissão até o Ginásio, onde eram esperados por cerca de 4 mil pessoas, ansiosas por ter o primeiro contato com seu pastor.