sábado, 15 de dezembro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 17,10-13)
Sábado, 15 de Dezembro de 2012
2ª Semana do Advento




— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 11,16-19)
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2012
São João da Cruz



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 11,11-15)
Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2012
Santa Luzia


 


— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Liturgia Diária


Evangelho (Lucas 1,39-47)
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2012
Nossa Senhora de Guadalupe



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aniversário de casamento de Jorge & Denise


Como é maravilhoso hoje agradecer a Deus por mais uma data a completar,
o dia em que um sim representou a vida de um casal.

Parabéns, e que essa união permaneça por toda a eternidade
e que as pedras pelo caminho sejam eliminadas com amor,
humildade, respeito.

Não deixe de lado a compreensão,
persevere para conquistar todos os objetivos da vida,
lute para vencer todos os obstáculos.

Desejamos infinitas benções em suas vidas.

Parabéns,
que o Senhor possa cobrir vocês
com o manto sagrado e abençoar toda a trajetória de suas vidas.

Parabéns!!!


São os votos do Grupo Novos Amigos!

Liturgia Diária

Evangelho (Mateus 18,12-14)
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2012
2ª Semana do Advento




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 5,17-26)
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2012
2ª Semana do Advento




— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


domingo, 9 de dezembro de 2012

Padre comenta evangelização no ambiente virtual

Desde sua origem, a Igreja esteve presente nas realidades próprias de cada tempo, cumprindo o mandato de Jesus de ser sal da terra e luz do mundo. A Igreja esteve presente no surgimento da imprensa, depois no cinema, no rádio e na TV. Nos dias atuais, o desafio da Igreja é ser presença nas novas tecnologias que estão inovando o processo de comunicação.

TVs, rádios, sites, redes sociais e novas ferramentas tecnológicas estão à disposição da Igreja para a propagação da fé, da espiritualidade e dos valores cristãos. E é expressivo o número de organismos católicos já presentes nos meios de comunicação social, especialmente nas novas tecnologias.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade, da Comunidade Canção Nova, é necessário compreender as realidades do tempo presente, suas linguagens próprias e a diversidade de formas e símbolos. Entendendo estes ambientes, a Igreja é convidada a anunciar o Reino de Deus aos homens e mulheres de hoje, inseridos em uma nova cultura, em novos sujeitos e em novas relações.

Os frutos da presença da Igreja nos meios virtuais

Padre Clóvis afirma que é possível verificar resultados positivos nas diversas iniciativas da Igreja Católica nos meios virtuais. Segundo ele, estas iniciativas explicitam a forma de evangelizar na web de cada organismo religioso, que do seu jeito, constroem uma verdadeira riqueza para a Igreja e a sociedade como um todo.

Uma das iniciativas oficiais da Igreja Católica é a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), organismo ligado ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Seu objetivo é viabilizar a ação evangelizadora da comunidade eclesial no Brasil, articulá-la em rede, torná-la mais dinâmica e ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração entre os católicos. Atualmente, padre Clóvis Andrade é o responsável pelos trabalhos da RIIBRA.

Além desta, outras atividades como portais, sites, blogs, iniciativas de formação humana, de evangelização direta e indireta, catequese para os jovens, games educativos para crianças, uma grande diversidade de ações concretas são realizadas nos mais variados segmentos. 

Segundo o padre, o grande desafio atual é fortalecer as iniciativas já existentes, gerando comunhão para que possam crescer cada vez mais e aprofundar a formação para o real sentido da presença da Igreja na Rede.

Evangelização dos jovens nas redes

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostram que 83% dos jovens brasileiros, com idade entre 15 e 16 anos, possuem perfil em alguma rede social.

Ao contrário do que se imagina, a eficácia da evangelização dos jovens nos ambientes virtuais não está primeiramente ligada às técnicas, ao potencial de marketing ou à criatividade das postagens. De acordo com padre Clóvis, o testemunho de vida fora e dentro das redes é o melhor caminho para quem quer evangelizar a juventude por meio das novas tecnologias.

“A autenticidade, a coerencia e a vivência do Evangelho são fundamentais. Arrisco dizer que sem isso, qualquer esforço seria estéril; poderia até ser bem sucedido no início, mas não resistiria à prova do tempo,” afirma o sacerdote.

Para o padre, a linguagem da Igreja precisa se adequadar à dos jovens. “Não se pode colocar vinho novo em odres velhos”, lembra o sacerdote, citando a frase de Jesus no Evangelho de Lucas (Lc 5,38). Segundo ele, é preciso questionar: será que a Igreja não está levando a graça de Deus que é sempre nova, em “recipientes velhos”, com linguagens e métodos que os jovens não entendem?

“Não tenhamos receio de buscar entender as novas linguagens deste tempo tão desafiador para todos. Com a criatividade do Espírito Santo é preciso interagir com essa multidão sedenta de Água Viva, desejosa da verdade não simulada e que busca, talvez sem ter muita consciência disso, um encontro real e presencial, num tempo em que parece prevalecer a virtualidade.”

Desafios e riscos da evangelização virtual

Desafios e riscos também marcam esta nova forma de evangelizar. Segundo o padre Pedro Gilberto Gomes, Jesuíta, Doutor em Ciência da Comunicação e Pesquisador também na área da comunicação, deve-se ter cuidado para não formar uma “espiritualidade apenas virtualizada” e distante do concreto.

Padre Pedro recomenda um cuidado especial para não se perder o inter-relacionamento pessoal e a vida de comunidade. Para ele é necessário que se viva uma vida eclesial, que se esteja num espaço onde a formação humana e espiritual possa acontecer também frente-a-frente, num ambiente onde se possa exercitar, concretamente, os princípios cristãos.

Padre Clóvis Andrade acredita que a presença da Igreja nos meios de comunicação não trata-se de um fascínio pelas tecnologias ou um modismo desse ou daquele equipamento de última geração. Isto seria um risco para os cristãos. Segundo ele, trata-se na verdade de entender que a Igreja é chamada a fazer-se presente onde o homem se encontra e ali ajudá-lo a encontrar-se com Cristo e ter uma vida repleta de sentido.

Na opinião de padre Clóvis, estar nas novas mídias é uma maneira de formar o homem e a mulher, de modo especial os jovens, para uma visão crítica que lhes ajude a repensar alguns conceitos e até mesmo dosar o tempo que passa no ambiente virtual e o tempo que investe nos relacionamentos presenciais tão importantes e insubstituíveis.

Por André Luiz
Fonte: Canção Nova






Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 3,1-6)
Domingo, 9 de Dezembro de 2012
2º Domingo do Advento


 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.