sábado, 19 de janeiro de 2013

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,13-17)
Sábado, 19 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quais são os seus maiores medos? - Não nos deixemos vencer pelo desânimo e sentimento de derrota

Quais são os seus maiores medos?
Não nos deixemos vencer pelo desânimo e sentimento de derrota

Quem não tem medo nesta vida? Convivemos com muitos medos todos os dias, mas eu os tenho vencido pelo poder da Palavra e da oração. Quais são os seus maiores receios, aqueles que o impedem de caminhar, o paralisam? É hora de darmos um grande passo e vencer nossos medos.

"Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra" (cf. 2Tm 3, 14-17).

"Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus!" (Ef 6, 16-17).

Essa carta de amor escrita por Deus é uma maneira muito concretas de comungar Jesus, pela Santíssima Eucaristia e pela Palavra de Deus. Hoje, o Senhor quer disser para você: “Nada de medo, homem predileto! Calma! Coragem! Coragem!”. Basta Ele falar para que nos sintamos mais fortes e digamos: “Fale este meu Senhor, que me devolveu as forças!” (Daniel 10, 19).

Este é o poder da Palavra de Deus em nossa vida, quantos de nós passamos por situações agora de aflição, que nos enchem de medo e de insegurança. E essa Palavra vem trazer conforto e fortaleza. O Senhor está dizendo para você: 'Nada de medo, meu filho, minha filha predileta! Calma! Coragem! Coragem!'

Senhor, escuta o meu clamor e atende as minhas preces. Estende a Tua mão e me arranca desta situação, põe Tua Palavra em meu coração e devolve as minhas forças para viver. “É em Deus que eu ponho minha esperança; nada temo. Que mal me pode fazer um ser de carne?” (Salmo 55,12).

Não nos deixemos vencer pelo desânimo e sentimento de derrota: “O Senhor é minha luz e minha salvação. De quem eu terei medo? O Senhor é quem defende a minha vida; a quem eu temerei?” (Salmo 27, 1.)

Diante dos nossos inimigos e das coisas que nos ameaçam está o nosso Deus, que é fiel e cumpre Suas promessas. Nestes dias, estou batalhando com problemas de saúde na família e, quando chequei em casa, meus irmãos estavam organizando um Cerco de Jericó com este tema. Que conforto para minha alma saber que não estou sozinho e que a Palavra de Deus me alimenta e sustenta! “Eis o Deus que me salva, eu confio e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi para mim libertação.” (Isaías 12).

Assim como eu, você também pode estar passando por situações diversas no casamento, com seus filhos, no trabalho, um problema sério de saúde física ou esíritual. Não temas! “Lâmpada para meus pés é tua Palavra e luz para os meus caminhos. Meu sofrimento passa dos limites, senhor, dá-me vida segundo tua palavra.” (Salmo 118, 105). Deixe-se guiar pela direção de Deus em Sua Palavra e interceda junto conosco. Você não está sozinho!

Jesus também animava e encorajava com Sua presença terna e Suas palavras fortes e confortantes. Ele dizia aos discípulos e à multidão: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11,28-30).

Jesus disse aos Seus discípulos: “No mundo terei aflições, mas coragem eu venci o mundo!” (João 16,33). Vou partilhar com você esta palavra que é o lema da minha vida como padre: “Tudo posso naquele que me dá forças” (Filipenses 4,13).

Vamos nos deixar conduzir e encorajar pela Palavra, pois, assim, venceremos um obstáculo a cada dia, pois muitos eu já tenho vencido com esta Palavra que é um grito de fé e de vitória.


Por Padre Luizinho, sacerdote da Comunidade CN

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 2,1-12)
Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A graça só é dada no momento certo

Deus nos ajuda em nossos medos, e poucas coisas nos assustam tanto como ficar sozinhos. Quem nunca se sentiu assim no escuro? Mas com a luz os medos se dissipam. No nosso coração, quando nos sentimos na escuridão, perdidos, sem saber o que fazer, Deus nos ajuda com os nossos medos.

O Senhor não faz as coisas pela metade, quando ele nos ilumina, o faz para o nosso bem. Ele vence o mal com o bem e, com Seu amor, extingue o ódio no coração daqueles que nos odeiam.

A própria Palavra diz que aquele q está em pé precisa tomar cuidado para não cair, pois não só de enganos estamos passíveis, mas de pecado também.

Você deve ter rezado varias vezes e recorrido a este Salmo, pedindo ao Senhor para arrancar esse mal para longe de você. O Senhor é quem defende a sua vida.

A Palavra de Deus não nos diz que os malvados não vão nos atacar, mas sim que não devemos temê-los.

É o Senhor quem defende a nossa vida, a nossa causa está nas mãos d'Ele, por isso não devemos temer. Diante do medo, algumas pessoas são arrastadas por ele, outras o enfrentam, pois sabem que Deus está com elas.

Todo mundo faz na vida a experiência do fracasso. Nós não nascemos prontos, mas, muitas vezes, é pelo fracasso que aprendemos as coisas, pois o Senhor está ao nosso lado.

Ele não nos prometeu que jamais aconteceria alguma coisa ruim conosco nem que não passaríamos por momentos de escuridão, por períodos de dúvidas, pois isso tudo faz parte da vida.

Já imaginou a dor que a dúvida traz? Ela faz parte de nossa, e, nessa hora, Deus continua ao nosso lado. A razão para não temermos o mal é que Ele nos deu meios para enfrentá-lo. Quando a dificuldade chegar a você, o Senhor vai lhe dar forças para superá-la.

Já percebeu que, às vezes, nos sentimos mal, antecipadamente, diante do que vai nos acontecer, mas quando acontece tiramos uma força que não sabemos de onde vem.

A graça só é dada no momento certo e vem como um conforto.

Quando um combate é travado contra nós e quando alguém se põe em marcha para destruir nossa, é Deus quem nos conforta. Se estávamos desanimados, com Ele podemos levantar a cabeça, porque Ele nos dá forças.

Vivemos num mundo cheio de problemas, mas onde está escrito que temos de passar por tudo sozinhos? O Senhor colocou as pessoas ao nosso lado para serem um apoio para nós, assim como estamos ao lado de alguém para ser apoio para ele.

O importante não é o medo, mas o que fazemos em relação a ele. O que você faz quando está com medo? Você se esconde ou estende a mão, pedindo ajuda, olha à sua volta e vê que existem pessoas que amam e vão ajudá-lo se você realmente quiser mudar de vida.

O medo é algo natural, mas quando o enfrentamos, encaramos nossos temores, pânicos. Podemos aprender muito, pois lutamos pelo que é certo.

Devido ao assombro que muitos passavam, acabam escolhendo o pior: retirar a própria vida. Todas as vezes que tomamos as decisões na hora do medo, fazemos as coisas erradas.

Ainda que seja enorme o perigo, eu sei que Deus está ao meu lado, sei que sou capaz de enfrentá-lo. O medo é um aviso que o Senhor implantou no nosso coração para aprendermos que não podemos domá-lo sozinho. Nos momentos de crise, temos de buscar ajuda.

Recorra a Deus, busque o Senhor, peça a Ele que lhe dê sabedoria, peça a Ele que lhe mostre alguém que possa ajudá-lo.

Bendito seja, Senhor, por esta palavra! “Pela confiança no Senhor, eu digo que eu posso levantar a cabeça, pois Ele está comigo!”


Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Liturgia Diária


Evangelho (Mt 19,16-26)
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2013



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?”
21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Campanha da Fraternidade completa 50 anos em 2013


Este ano, a igreja no Brasil estará mais voltada para as temáticas relativas à juventude. No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Mas além da atenção voltada à juventude, outro motivo de celebração é que a campanha estará completando o seu cinquentenário de fundação.

A Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja católica, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define sob qual perspectiva a solidariedade será despertada, em relação a questões que envolvem toda a sociedade brasileira.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirma que um dos papéis da CF é ser um “elo” entre a igreja, os fiéis e a sociedade. “A campanha da Fraternidade é a igreja a serviço da sociedade, é uma evangelização que ultrapassa as fronteiras da igreja e, dessa forma, a igreja cumpre, de fato a sua missão, que é evangelizar de uma forma bem ampla”, explica o padre.

Sobre a celebração aos 50 anos da CF, padre Luiz Carlos revela que este é um momento de “voltar às raízes do espírito que levou ao nascimento da CF”. Para o lançamento, ficou definida na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro, uma visita ao município de Nísia Floresta (RN), localidade onde a Campanha teve início.

A programação seguirá ainda no dia 14, à tarde, quando haverá uma entrevista coletiva com a imprensa. No dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17h, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, será celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Natal (RN).

Histórico

A história da fundação da CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira, em 1961, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos.

No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. A princípio não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.

Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental para a concepção e estruturação da CF. Ao longo de quatro anos, durante as sessões do Concílio, onde houve diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências, nasceu e cresceu a CF.

Fonte: C.N.B.B.

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,29-39)
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Primeira chamada do Sisu já pode ser consultada na internet


O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser consultado na página do programa, nas instituições participantes e na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161. A consulta foi aberta inicialmente apenas pelo 0800, enquanto o sistema fazia o carregamento dos dados na internet.

Os convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos obedece à seguinte ordem de critérios: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota obtida na prova de matemática; maior nota obtida na prova de ciências da natureza; maior nota obtida na prova de ciências humanas.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisa manifestar, no site do programa, seu interesse, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou este mês a bolsa assistência estudantil. O valor de R$ 400 é uma das formas encontradas pelo governo para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. A medida está prevista para entrar em vigor em maio deste ano.

O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e ainda depende da aprovação do Orçamento no Congresso Nacional. Terão direito garantido à assistência os alunos aprovados no Sisu, por meio de cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Fonte: Agência Brasil

Liturgia Diária


Evangelho (Marcos 1,21b-28)
Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Liturgia Diária

Evangelho (Marcos 1,14-20)
Segunda-Feira, 14 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Aniversário de casamento Maísa & Maciel


Foi assim
Como ver o mar
A primeira vez
Que meus olhos
Se viram no seu olhar...
.
Não tive a intenção
De me apaixonar
Mera distração e já era
Momento de se gostar...
.
Quando eu dei por mim
Nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu
Dentro do seu olhar...
.
Quando eu mergulhei
No azul do mar
Sabia que era amor
E vinha prá ficar...
.
Daria prá pintar
Todo azul do céu
Dava prá encher o universo
Da vida que eu quis prá mim...
.
Tudo que eu fiz
Foi me confessar
Escravo do seu amor
Livre prá amar...
.
Quando eu mergulhei
Fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul
De todo azul do mar...
.
Foi assim
Como ver o mar
Foi a primeira vez
Que eu vi o mar
Onda azul
Todo azul do mar...
.
Daria prá beber
Todo azul do mar
Foi quando mergulhei
No azul do mar...
.
(14 Bis - Todo azul do mar)
.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 3,15-16.21-22)
Domingo, 13 de Janeiro de 2013
Batismo do Senhor



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.